Anuncio !

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Análise Trilogia Far Cry


"Far Cry" ou simplesmente FarCry é uma trilogia de jogos desenvolvidos inicialmente pela Crytek, seguindo nos outros jogos pela Ubisoft Montreal. Todos os games foram publicados pela Ubisoft e lançados para Playstation 3, Xbox 360 e PC. A trilogia se originalizou em 2004 com o primeiro lançamento, intitulado simplesmente como Far Cry, que colocou na série a jogabilidade de tiro em primeira-pessoa. 


Info:

Os enredos de todos os jogos são contados em ilhas (no 2° jogo na verdade em uma ilha da África do Sul), e com isso se originalizando histórias inspiradas fortemente na série "Lost" ou até mesmo os cenários, inspirados talvez no filme "Náufrago", lançado em 2001. O primeiro game conta a história de Jack Carver, ex-fuzileiro naval que fica preso em uma ilha paradisíaca e deve resgatar uma mulher chamada Constantine sã e salva. Porém, Jack não esperava que tantas surpresas iriam lhe acontecer em sua jornada.

Enredos Sensacionais:

A trilogia tem ótimas histórias, em alguns casos um pouco curtas, mas muito satisfatórias. O que também deixa esses enredos especiais são os protagonistas ou antagonistas marcantes a quem somos apresentados, desde do personagem principal Jack Carver do 1° game, até o carismático Vaas, de "Far Cry 3". Esses gloriosos personagens ficam marcados nas memórias dos fãs, o que acaba deixando a história cada vez mais grandiosa. 

Toda a trilogia apresenta enredos satisfatórios e com personagens marcantes

Gráficos Espetaculares:

Novamente não temos o que reclamar dos gráficos de cada jogo, que foram obviamente melhorando ao longo dos tempos, porém foi em "Far Cry" que a série disponibilizou aos jogadores a evolução e detalhação dos cenários, expressões faciais, detalhes das armas, dos inimigos, tudo isso com muito capricho pelos produtores dos games. No lançamento mais recente, "Far Cry 3" podemos ver os gráficos da atual geração e com o ótimo trabalho da equipe responsável. Eu acho que vocês já até imaginam então o que conseguimos presenciar no jogo, obviamente uma detalhação monstruosa, que encanta os olhos de quem vê. 

Jogabilidade Muito Realista:

A jogabilidade de todos os jogos são em primeira-pessoa, ao estilo "Call of Duty", mas claro, com a originalidade da série. Os games também são em um vasto mundo-aberto com várias localizações, o que fica impossível de se reclamar de tédio com ou falta do que se fazer pelos territórios. A jogabilidade de combate sempre foi revolucionadora e muito realista, ou seja, nada a reclamar. 

O combate dos games, principalmente em Far Cry 3, 
podem considerados revolucionários pelo alto nível de realismo 

Inteligência Artificial Exagerada Inicialmente:

No primeiro game, um pequeno problema que podemos presenciar foi a inteligência artificial dos inimigos, que acabou ficando boa até de mais. No jogo, quando você está escondido no meio do mato ou até mesmo camuflando perto de algum inimigo, sempre haverá alguém que lhe verá e tentará lhe matar, o problema nisso é que existem certas vezes que se é impossível dessa pessoa ter lhe visto, mas o jogo então "força a barra" descaradamente, pois se você quiser tentar um modo stealth na sua jogatina, você provavelmente levará muitas horas para completar uma campanha que é curta.

Cenários Absolutamente Lindos:

Um dos maiores atributos da série são os cenários de ilhas, muito bem retratados em "Far Cry" e "Far Cry 3". No 1° game se deve uma observação para a época, final da geração de consoles passada, ou seja, devemos ter em mente o capricho dos produtores em fazer um ótimo trabalho tanto na época, como ainda hoje em dia. Em "Far Cry 3" podemos ver a tecnologia dos dias de hoje em seu auge de detalhação, o cenário paradisíaco retratado no game é absurdamente LINDO, com certeza um dos jogos que conseguiram retratar um dos cenários mais bonitos já vistos na atual geração de consoles. 

Acima vocês podem conferir apenas uma imagem 
de parte das ilhas dos games Far Cry e Far Cry 3, respectivamente

Capricho até na África do Sul:

Se em "Far Cry" e "Far Cry 3" os criadores haviam decidido retratar ilhas paradisíacas, no segundo lançamento eles decidiram retratar o cenário do game na África Central. Os criadores realmente mostraram mais uma vez um cenário com muito capricho, mais dessa vez ainda decidiram acrescentar um pouco do gostinho do lugar no protagonista, o deixando com malária, a doença que causa pânico real nos habitantes do continente. Mais uma vez existiu a detalhação nos cenários, dessa vez com várias plantas com menos vida, floresta com animais muito selvagens e várias outras novas características, mas obviamente para retratar o lugar com maior realismo possível.

A imagem acima mostra o que todos nós conhecemos da África, animais como zebras, 
águas ao pôr-do-sol, e muito mais... Isso tudo muito bem retratado em Far Cry 2

Ficção Científica? Pois é.....

Mais um curioso fato em "Far Cry", que eu acho que talvez algumas pessoas que estiverem lendo esse texto não sabem, é que o primeiro jogo da trilogia apresentava gênero de ação e "ficção científica". Isso se dá pelo fato de em certo momento do enredo do game sermos apresentados a mutantes criados por um cientista louco chamado Krieger, que por sinal é o vilão da história. Alguns sites na época afirmaram assim mesmo que o jogo era survival-horror, ou seja, um jogo de terror. Isso todos nós sabemos que não são verdades, pois o game é para ser ação-aventura e esses monstros bizarros são apenas acrescentos do enredo.  

As criaturas acima na foto são os monstros criados pelo cientista vilão do enredo

Diversidade de Animais:

Graças ao fato dos cenários de todos os jogos serem absurdamente grandes, existem neles diversos animais, que servirão igualmente como seus inimigos, tanto para sua caça quanto para a caça deles. Dentre esses animais, podemos citar alguns exemplos, como: cachorros, tigres, tubarões, ursos, diversos pássaros, jacarés, javalis, galinhas, vacas, peixes, carneiros e MUITAS outras espécies. A variedade desses animais são realmente incríveis, e é claro as detalhações de cada um deles também. 

A variedade de animais nos games são realmente
 incríveis, assim como suas detalhações

Protagonistas Carismáticos:

No jogo existem seus protagonistas, no primeiro game temos Jack Carver, ex-fuzileiro naval do exército dos Estados Unidos. O personagem tem sim seu carisma, mas nada de surpreendente como vemos hoje em dia. No 2° game temos a disposição 9 protagonistas (que serão comentados mais para frente na análise) e no 3° e último game até o momento temos a dispor Jason Brody, que possuí um fato interessante, pois ele começa como um personagem muito playboyzinho, de férias com os amigos, até que tudo dá errado, e sua personalidade vai mudando muito ao longo do jogo. Graças a isso, ele é mais protagonista um que possuí um belo carisma, mas com certeza não é ele o personagem mais marcante no game. 

Da esquerda para direita: Jack Carver (protagonista do 1° game) e 
Jason Brody (protagonista do 3° game)

Assim como já foi dito, em Far Cry 2 temos a disposição 9 personagens para usarmos em nossa jornada na África Central. As suas habilidades não mudam, o que mudam apenas são suas histórias no passado antes de estarem ali, e também características físicas, como cor da pele, tamanho, peso, sexo, etc... Entre os personagens temos: Marty Alencar, Josip IdromenoQuarbani SinghHakim EchebbiFrank BildersPaul FerencAndre HyppoliteXianyong Bai e Warren Clyde

Vaas - Um dos Maiores Vilões dos Últimos Tempos:

Assim como os mais atualizados sabem, o personagem mais marcante e carismático, tanto do 3° game como também de toda a trilogia é "Vaas", o pirata que torna a vida de Jason Brody num inferno da noite pro dia. Vaas é um homem que não é normal, ele é psicótico e se alegra quando vê a o sofrimento de outras pessoas. Como você podem então deduzir, ele foi fortemente inspirado em um dos maiores vilões de todos os tempos, o Coringa (The Joker). Vaas podia fácil concorrer a personagem do ano no VGA 2012, mas isso não aconteceu, essa foi uma das poucas injustiças que o evento fez ao game. 

 
"Vaas" é sem dúvida o personagem mais marcante, 
tanto do 3° game, como de toda a trilogia

Multiplayer - Diversidades:

Além do modo multijogador competitivo, na E3 2012, foi anunciado que o jogo também tem uma campanha cooperativa com a sua própria história e personagens. Pode ser jogado com quatro jogadores online ou dois jogadores em ecrã dividido. Esse modo é bem divertido para jogar com os amigos, de preferência montando planos, pois como foi dito, possuí até mesmo uma história para os personagens no modo cooperativo. Outra característica já presente em jogos anteriores da série é o editor de mapas, permitindo aos jogadores criar os seus próprios mapas do multijogador. Estes também podem ser partilhados online com outros jogadores.

Tanto o modo cooperativo, quanto o editor de mapas que o 
jogo apresenta são bem variados e divertidos para jogarem com os amigos

Injustiça sem Limites:

O último lançamento da trilogia até o momento, Far Cry 3, foi talvez o jogo mais injustiçado no maior evento de vídeo-game anual, o Video Game Awards. Em 2012, o jogo não recebeu indicação para NENHUMA categoria do evento, sendo que tanto em vendas, quanto na crítica, Far Cry 3 foi o melhor jogo do ano. Para vocês terem noção, a menor nota de sites profissionais que o jogo ganhou foi 8 de 10, ou seja, o game foi sim muito elogiado, idolatrado, e com certeza amado por diversos fãs. 

Spin-Offs:

Alguns consideram Far Cry como uma saga, pois além de possuir os 3 jogos principais também existem spin-offs. O 1° spin-off lançado foi chamado de "Far Cry: Instincts", que era nada mais nada menos que a versão de Far Cry 1 para os consoles, porém com uma história modificada, que agradou alguns e deixou outros decepcionados. O outro spin-off lançado foi "Far Cry: Instincts - Evolution" que era um dlc para o jogo anterior, ou seja, trazia novas localidades, um novo enredo básico, nada além dos pacotes tradicionais de expansões. 

Acima a capa de lançamento de "Far Cry: Instincts" e 
"Far Cry: Insticts - Evolution", ambos spin-offs da série

Resultado Final:

Chegando então ao resultado final podemos sim dizer que TODOS os jogos valem muito a pena conferir, pois vocês não se decepcionaram com o resultado. Indico mais ainda para quem ainda não jogou "Far Cry 3", o último laçamento, que jogue, pois com certeza vocês viciaram na jogatina. Desejo a todos um ótimo jogo!

__________________________________________________________________


Far Cry
PC
Março de 2004

Far Cry é um jogo de computador de FPS e ficção científica criado pela empresa Alemã Crytek Studios e públicado pela Francesa Ubisoft em 23 de Março de 2004. Far Cry vendeu mais de 730.000 unidades em apenas quatro meses de lançamento. Recebeu uma versão modificada para os consoles, intitulada como "Far Cry: Instincts". 

Enredo: Far Cry apresenta um enredo curto porém satisfatório para o gênero: o protagonista, Jack Carver, tem um passado obscuro e é ex fuzileiro naval do exército dos Estados Unidos. Para arrecadar algum dinheiro, ele se propõe a escoltar uma jornalista, Valerie Constantine, a uma ilha tropical deserta. Os problemas começam quando um misterioso ataque ao seu barco é feito, deixando-o preso na ilha. Logo Carver descobre que as ameaças que pairam na ilha não são apenas humanas, muitos deles são criaturas monstruosas, criadas por um Doutor chamado Krieger, geneticamente modificadas, uma experiência que não deu certo. Cabe a ele, então, voltar para a sociedade trazendo consigo a Srta. Constantine sã e salva.

Nota: 9,2

__________________________________________________________________


Far Cry 2
Playstation 3 / Xbox 360 / PC
Outubro de 2008

Far Cry 2 é um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Ubisoft Montreal e publicado pela Ubisoft. Foi lançado em 21 de outubro de 2008 na América do Norte, dois dias depois na Europa e Austrália, e em dezembro do mesmo ano no Brasil pela Synergex, para o Playstation 3, Xbox 360 e Microsoft Windows. Far Cry 2 foi desenvolvido sem qualquer envolvimento da desenvolvedora do jogo original, Crytek.

Enredo: Far Cry 2 se passa durante o final de 2008 em um pequeno estado falido fictício chamado bowa-seko, na África Central, envolvido em uma guerra civil. O governo recentemente caiu, deixando duas facções competindo pelo controle. Estão em guerra a United Front for Liberation and Labour (UFLL, liderada por Addi Mbantuwe, um antigo líder de oposição) e a Alliance for Popular Resistance (APR, liderada por Oliver Tambossa, Chefe do Estado Maior do antigo governo). Ambas as facções afirmaram ter os interesses do povo em seu coração, mas, mostraram brutalidade, instigações de guerra, cobiça e uma indiferença geral com o bem-estar do povo. Ambos os lados contrataram muitos mercenários estrangeiros para manter suas forças através do conflito. A recente exaustão das minas de diamante do país jogou a nação em um tumulto maior, deixando muitos mercenários estrangeiros sem pagamento e sem saída. O objetivo do personagem é encontrar e assassinar The Jackal, um negociante de armas que tem vendido mercadorias aos dois lados do conflito. O jogador deve completar este objetivo utilizando qualquer meio necessário para tal, até mesmo se tiver que chegar ao nível de imoralidade empregado pelas facções em guerra e pelo próprio Jackal.

Nota: 9,0

__________________________________________________________________


Far Cry 3
Playstation 3 / Xbox 360 / PC
Dezembro de 2012

Far Cry 3 é um videojogo de tiro na primeira pessoa desenvolvido pela Ubisoft Montreal em conjunto com a Ubisoft Massive, Ubisoft Reflections e Ubisoft Shanghai. Foi publicado pela Ubisoft para PlayStation 3, Xbox 360 e Microsoft Windows.

Enredo: O protagonista é Jason Brody, ele e seus amigos estão de férias em uma ilha paradisíaca. O grupo de jovens acaba se separando quando decidem fazer pará-quedismo, o que resulta no sequestro por piratas, liderados pelo psicótico Vaas. Jason e seu irmão estão juntos no momento, porém durante uma suposta fuga dos dois acaba resultando na morte de seu irmão. Jason consegue fugir e acaba conhecendo pessoas da localização que lhe ajudaram a resgatar o resto de seus amigos, e quem sabe tem um reencontro com Vaas. 

Nota: 9,5

__________________________________________________________________


~Lolo GM

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado, o que nos faz continuar com o blog é a opinião de vocês. Fazemos todas as postagens na esperança de vocês se satisfazerem com o resultado...

      Se por acaso você ainda não curtiu a página do facebook, tente conferi-lá, pois é lá que deixamos avisos matinais...

      Grande Abraço!!!

      Excluir