Anuncio !

sábado, 1 de junho de 2013

Análise The Walking Dead - Season 1


"The Walking Dead: The Game" é uma série de jogos dividido em 5 episódios inéditos, desenvolvidos e publicados pela Telltale Games, sendo o 1° episódio lançado em 24 de Abril de 2012 na América do Norte, e o último no dia 20 de Novembro do mesmo ano. O game lançou para várias todas as plataformas principais, como Playstation 3, Xbox 360, PC e PS Vita, além de dispositivos celulares. 


Info:

O jogo começa com Lee Everett sendo levado a uma delegacia do interior de Atlanta, sobre motivo ainda não revelado. Já no início do caminho ele sofre um acidente dentro do carro da polícia, e logo que acorda percebe que o mundo não é o mesmo de horas atrás, e as pessoas que ele vê estão com uma espécie de doença ou infecção que ele não consegue reconhecer, apenas já sabe que não se pode ter contato com essas pessoas. Tentando fugir da floresta onde o carro da polícia parou capotado, Lee encontra Clementine, uma menina de aparentemente 9 anos que estava sozinha casa com sua babá, porém naquele momento ela estava totalmente sozinha. Lee se vê na obrigação de ajudar essa garotinha nesse novo mundo, e os dois entraram em uma  longa jornada de vida ou morte.

Enredo SENSACIONAL:

Não existe apenas um termo para definir o enredo de "TWD: The Game", mas sim várias horas de pensamentos e mais pensamentos refletindo essa magnífica história que o game apresenta. O parágrafo acima foi apenas uma brecha de uma das maiores e menos reconhecidas aventuras de dois e mais personagens que são simplesmente incríveis. 

Uma jornada de 5 longos capítulos, com emoções, surpresas, revelamentos, mistérios e um enorme interesse por estar jogando com aqueles personagens, o que pelo menos no meu caso, me fez conhecer um dos melhores enredos que eu já tive o prazer de presenciar em um game. E eu não preciso nem dizer do emocionante final do 5° capítulo do game, que quem tem sentimentos, apenas irá se emocionar. Para quem gosta de enredos incríveis, e é um daqueles jogadores que necessitam de um jogo de história, aqui vocês estarão satisfeitíssimos.

O enredo de "The Walking Dead: The Game" é simplesmente perfeito!

Gráficos Cartoonizados:

Fiquem em mente que o destaque do jogo vencedor do "GOTY" de 2012 era seu enredo fantástico, o resto devemos dar, no mínimo, um desconto. Por começar dos gráficos, que são totalmente cartoonizados, incluindo principalmente os personagens e cenários. Talvez o que mais todos tenham reclamado no game foi esse ponto, que é uma das coisas que estão na moda hoje em dia, que são os gráficos cartoonizados. Porém, jogos como "Borderlands" apresentam o mesmo gráfico mas com um capricho absurdo, comparado a "TWD". Não podemos reclamar muito disso, pois o jogo tem como um dos principais objetivos nos entreter como se tivéssemos dentro de uma revista de quadrinhos, através do seu sistema de lançamento e seus gráficos. 

Os gráficos do jogo são cartoonizados, mas mesmo assim 
pode decepcionar um pouco os jogadores mais críticos

'Point-and-Click Caprichado:

A jogabilidade do game é a famosa "point-and-click", que para quem não sabe é o deslocamento por meio de determinados lugares específicos, demonstrados a todos os momentos na tela qual seria esse ponto em que o jogador pode ir. Você acha o ponto, aperta com o botão do vídeo-game ou do computador em cima dele e automaticamente o personagem irá se deslocar até lá. 

O game é em terceira-pessoa, mostrando todo o corpo do protagonista Lee Everett na tela. O jogo decepcionou alguns nesse ponto da jogabilidade, pois games com o mesmo estilo, como League of Legends, tem o mesmo sistema mas a liberdade é mais ampla, pois em TWD nós só podemos ir aos pontos que o game deixa, o que causou, em vários jogadores, uma certa tediosidade.

Escolhas Próprias são Tudo:

Hoje em dia, o que podemos dizer que é um dos pontos que mais está acontecendo nos games é as escolhas próprias durante a jogatina. Isso já é considerado a "modinha" dos títulos de hoje em dia, mas nunca um jogo apresentou tanto esse fato como "TWD: The Game", que a TODO momento, é você que decide o seu e o destino de todos os outros personagens do grupo. Isso não acontece só no início, meio e o no fim do game, mas sim o tempo inteiro. 

A mensagem do início do game é: "Esta série de jogos se adapta nas escolhas que você faz. A história é contada de acordo com a forma que você joga". Essa frase vocês devem ter na mente o tempo todo, pois você é praticamente o criador do seu próprio jogo, o destino está em suas mãos. 

Mudanças o Tempo Todo:

Ainda dentro do assunto de escolhas próprias, fique sabendo que de acordo como você está jogando o game, várias situações do destino dos outros personagens estarão em suas mãos, e cabe a você salvá-los ou deixá-los para trás, salvar um e abandonar o outro. Provavelmente chega algum momento que você se apega, não apenas com você mesmo ou Clementine (dito sobre ela mais a frente), mas também com todo o grupo. Então, chega uma hora que algum personagem não consegue sobreviver ao novo mundo, e a saudade pega, pelo menos para quem leva o jogo a sério.

Personagens Carismáticos Demais:

Lee Everett é o protagonista do game, um personagem muito interessante no universo dos vídeo-games. Eu digo interessante pelo fato de nós o conhecermos no início do jogo e criarmos a sua vida a partir dali. Você decidi se Lee é mesmo um pervertido por estar indo a prisão, ou se ele é apenas um homem bom que cometeu uma besteira. Você decidirá se Lee é um homem arrogante com todos ou se ele realmente se preocupa com o destino do grupo. Isso é simplesmente sensacional, uma jogada esplêndida do game, só de imaginar que agente pode decidir o caráter de um protagonista. Você decidi se ele tem ou não carisma.

Lee Everett, protagonista do game

Clementine é a antagonista principal do game. Clen é uma menina de aproximados 9 anos (não me lembro a idade exata nesse momento) que como já foi dito, nós a encontramos logo no início do game, e somos obrigados a cuidar dela durante a jornada. O mais legal nesse assunto é que Clementine é outra personagem muito marcante, e que acaba fazendo com que nós nos preocupamos com ela a todo momento, e assim como Lee demonstra querer ela viva acima de tudo, nós também queremos, pelo menos foi assim na minha jogatina pessoal. O que todos reclamaram da menina foi dela não ajudar muito em momentos de combates contra os zumbis, mas temos que ter em mente apenas isso: ela é uma criança, do jeito que ela conseguiu ajudar, já ajudou muito.

Clementine, uma personagem com que acabamos nos importando

E ainda não acabou a sessão de personagens marcantes no game, pois assim como o protagonista Lee e Clementine, os outros membros do grupo a quem conhecemos ao longo dos episódios também são bem importantes para o próprio jogador, e provavelmente, qualquer um acaba se apegando a tal personagem e realmente não quer ver ele morto. No grupo existem todas as classes de pessoas possíveis, adultos, idosos, crianças, pessoas que apoiam suas decisões, e pessoas com altos temperamentos, que em algum momento, você pode desejá-las mortas. Porém, o ponto que queremos chegar aqui é de que, mesmo alguns morrendo em algum momento, você sentirá falta desse personagem durante o resto dos episódios.


Alguns dos personagens que restaram até certo ponto do game, em destaque ao meio Kenny, um dos mais interessantes e focados personagens dessa parcela de episódios

Mundo Paralelo:

No jogo, um dos pontos mais interessantes e que muita gente não conseguiu notar foi o mundo paralelo a outras mídias, que acabou não tendo destaque no game, mas que vários jogadores trocaram suas opiniões em vídeos e chats. Eu digo isso pois no jogo, é possível ver que em um momento um dos personagens está se despedindo (não na forma de morte) é também um personagem que existe nas HQs e na fantástica série de TV. Não irei dar spoilers por dizer que personagem é esse, mas se vocês prestarem a atenção, existe um momento no game que ele diz ir para "Atlanta" para encontrar seus amigos. É nessa cidade, é onde conhecemos Rick Grimes, o protagonista do universo original de The Walking Dead.

Ainda relacionado ao mundo paralelo, no game somos apresentados a alguns personagens que são ou foram essências no progresso das HQs e da série de TV. Esses personagens são Herschel e Gleen. Para começar a explicação, Herschel é um dono de uma fazenda que vive com a sua família, e nôs é apresentado nas outras mídias perto das segundas edições e temporadas. Já no game ele é visto brevemente no 1° episódio. Por sua vez, Glenn é um ex-entregador de pizzas, que se encontra sem maiores explicações no grupo que está a mulher e filho do protagonista das mídias originais. No game, Glenn tem uma aparição mais longa, e fica com o grupo durante o 1° episódio inteiro e o início do 2°. 

Em ordem, a representação de Glenn e Herschel em "TWD: The Game"

Episódios Rentáveis:

Como já foi mencionado diversas vezes, "TWD: The Game" foi dividido em 5 episódios, cada um deles lançado em um período de 1 mês e meio comparado ao anterior, funcionando exatamente igual aos lançamentos de edições de quadrinhos. Cada capítulo durava em torno de 2 horas e meia se jogado pela primeira vez, pois se for repetição, esses capítulos são completados em 1 hora mais ou menos. Mas comparando todos os episódios juntos, "TWD" tem uma ótima duração de tempo de gameplay. Depois dos 5 capítulos serem lançados via download, o game recebeu uma versão física com todos os episódios juntos. 

Precisa do Inglês:

Sinto informar que o jogo é feito para aqueles que sabem inglês, ou seja, se você que é brasileiro e está sempre feliz quando um jogo sai com legenda do nosso país ou até mesmo dublagem, você terá muitos problemas em "TWD: The Game". Isso eu digo pois o inglês é essencial no jogo, ao menos que você não se importe com seu progresso, e não tenha problemas em fazer todos os caminhos errados, selecionando as opções de fala que você acha a mais "legalzinha" na tela. 

O jogo não possuí legendas e muito menos dublagens em português, apenas em inglês. Pois então, pense antes de jogá-lo ou cria vergonha na cara e aprenda a língua mundial dos vídeos-games para ficar mais atualizado do que acontece nos jogos.

Jogo Premiado:

"TWD: The Game" foi um jogo muito premiado, tanto pela crítica, como também pelo VGA 2012, que o nomeou em 5 prêmios. Entre os prêmios temos "Melhor Jogo Por Download", que de fato era o mais indicado, temos "Melhor Jogo Adaptado", ganhou por fazer jus ao universo de Robert Kirkman, "Melhor Performance Humana Feminina" para a dubladora de Clementine, que simplesmente encarnou a personagem, temos também "Estúdio do Ano" para a Telltale Games, a empresa responsável do jogo, e por último o prêmio mais desejado do evento, "Jogo do Ano" (GOTY). 

Essa última categoria citada foi bem polêmica nas primeiras semanas após o evento, pois "TWD" não foi altamente jogado antes como os outros títulos a categoria, pois então, várias pessoas reclamaram do resultado, que no final, não foi o mais catastrófico de todos os tempos, até porque, só a história do game já justifica o prêmio merecido.

Robert Kirman, criador do universo The Walking Dead, 
recebendo o prêmio de "Estúdio do Ano"

Resultado Final:

Como nossa sentença final, eu pelo menos só tenho impressões positivas, mas principalmente ao destaque da história, que eu do fundo do coração, não vejo a hora de uma nova temporada de episódios. Os gráficos, apesar de um gênero muito apreciado por muitos, decepcionou alguns se comparado a outros títulos, mas mesmo assim, não são feios, nem perto disso. E encerrando uma jogabilidade simples, mas fazendo jus ao estilo "point-and-click". "The Walking Dead" é o Jogo do Ano de 2012 e será lembrado por todos que apreciam uma ótima história.

__________________________________________________________________


The Walking Dead: The Game
Playstation 3 / Xbox 360 / PC / PS Vita
Abril de 2012 / Novembro de 2012

"The Walking Dead: The Game" é uma série de jogos dividido em 5 episódios inéditos, desenvolvidos e publicados pela Telltale Games, sendo o 1° episódio lançado em 24 de Abril de 2012 na América do Norte, e o último no dia 20 de Novembro do mesmo ano. O game lançou para várias todas as plataformas principais, como Playstation 3, Xbox 360, PC e PS Vita, além de dispositivos celulares. 

Enredo: O jogo começa com Lee Everett sendo levado a uma delegacia do interior de Atlanta, sobre motivo ainda não revelado. Já no início do caminho ele sofre um acidente dentro do carro da polícia, e logo que acorda percebe que o mundo não é o mesmo de horas atrás, e as pessoas que ele vê estão com uma espécie de doença ou infecção que ele não consegue reconhecer, apenas já sabe que não se pode ter contato com essas pessoas. Tentando fugir da floresta onde o carro da polícia parou capotado, Lee encontra Clementine, uma menina de aparentemente 9 anos que estava sozinha casa com sua babá, porém naquele momento ela estava totalmente sozinha. Lee se vê na obrigação de ajudar essa garotinha nesse novo mundo, e os dois entraram em uma  longa jornada de vida ou morte.

Nota: 9,8

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário