Anuncio !

terça-feira, 10 de junho de 2014

Análise Watch Dogs

analise watch dogs

"Watch Dogs" é um jogo de gênero ação e aventura em mundo aberto, desenvolvido pela Ubisoft Montreal e publicado pela Ubisoft. O game tem versões para todas as principais plataformas, dentre elas Playstation 4, Playstation 3, Xbox One, Xbox 360 e PC. A versão de Wii U está prometida para ser lançada até o final de 2014. O título foi anunciado em 2012 e finalmente chegou no mundo inteiro no dia 27 de maio. 

Info: 

O game conta a história de Aiden Pearce, um hacker altamente habilidoso que sofre de um trauma muito profundo. Após ele e seu parceiro tentarem invadir as contas do maior hotel de Chicago, outro hacker atrapalha os seus planos, e faz com que Aiden aborte a missão. Um tempo depois, o protagonista é marcado para morrer, mas quem paga pelos seus crimes, é a sua sobrinha, Lena Pearce, de apenas 6 anos. 

Aiden sobrevive, e 2 anos após a morte da menina, ele jura vingança contra todos aqueles que estiveram envolvidos na morte de Lena, e parte numa jornada que descobrirá diversos segredos, que envolvem, além sua vida pessoal, todo o mercado mafioso e corrupto de Chicago. 

Enredo Muito Bom, Porém...

"Watch Dogs" não tinha uma premissa de marketing focada no seu enredo, mas mesmo assim, a Ubisoft se garante nesse quesito, e sempre consegue nos proporcionar histórias de excelente qualidade. Com o seu mais novo título no mercado, isso não é diferente, mas ainda sim, "Watch Dogs" apresenta alguns furos no seu desenrolar. 

O conceito inicial do game, ou seja, a sua premissa, são realmente interessantes, e mostra que o jogo pretende levar o enredo para o lado do clássico "Grand Theft Auto IV", que misturava conflitos de gangues, máfias italianas e japonesas. E realmente, o jogo gosta de ser levado para este lado, mas o game demora, e muito, para emplacar. Contando com 5 atos, é importante destacar que tanto o 2° quanto o 3° ato, servem para bastante enrolação, e os conflitos que queríamos ver na tela, apenas aparecem no início, e depois, só no final da jogatina.

analise watch dogs
Watch Dogs tem um enredo de ótima qualidade, 
porém demora um pouco para emplacar nos seus conflitos

Gráficos Lindos:

Uma das melhores características do game, sem dúvida, são os seus gráficos. Mesmo com comparações entre o que foi mostrado na E3 2012, e o resultado final apresentado aos jogadores, "Watch Dogs" ainda sim é um jogo lindíssimo. Porém, isso eu digo em relação as versões de Playstation 4, Xbox One e PC. 

Eu pretendo dar um destaque maior as 'cutscenes', pois é nesses momentos que eu particularmente me impressionei com os gráficos do jogo. Não sei ao certo se existem momentos computadorizados no game, mas de qualquer modo, os "verdadeiros gráficos" do jogo são belíssimos. Vale destacarmos também a ótima iluminação, e belos efeitos de chuva. 

analise watch dogs
Os gráficos do game, principalmente nas 'cutscenes', são belíssimos

Jogabilidade Boa:

Se o marketing de vendas não era focado no enredo do game, podemos dizer que ele era na jogabilidade. E em ambas as características o jogo não deixa a desejar. Aqui, temos uma jogatina levada para o lado realista, e cheia de detalhes que enchem os olhos. No game, podemos escolher se querermos efetuar as nossas missões de modo mais aberto, ou seja, bem escandaloso, ou em 'stealth', sendo o modo silencioso. Vale destaque também a locomoção do personagem, que é muito bem feita. 

No método mais escandaloso, Aiden acabará ficando agachado, mas a única diferença é que você poderá usar todos os meios de hackeamento sem precisar se preocupar com os inimigos lhe verem. Ou seja, você pega as suas melhores armas do arsenal e simplesmente mata todos os inimigos até não restar mais nenhum deles. Lembrando que aqui podemos também usar o ataque corpo-a-corpo, que finaliza instantaneamente o adversário.

analise watch dogs
No modo de combate mais escandaloso, a única diferença é que Aiden poderá
 usar seus métodos de hackeamento sem se preocupar em ser detectado pelos inimigos

Já no modo 'stealth' temos o verdadeiro capricho do jogo. Sem dúvida, os produtores queriam que os jogadores utilizassem mais esse método de combate, pois mostra o brilhantismo da jogabilidade, além de certas missões, que nas quais se você for detectado, receberá a famosa 'mission failed'. Enfim, aqui Aiden irá agachar novamente, e poderá usar os seus hackeamentos para confundir os inimigos (deixando eles assim em alerta), adormecer um por um com golpes por trás, ou mesmo usar armas silenciosas e ir matando cada um na região. Sem dúvida, esse é o foco de jogabilidade que deve ser usado na maioria das missões. 

analise watch dogs
O método silencioso de "Watch Dogs", sem dúvida, 
é o correto a se utilizar na maioria das missões

Veículos - Problemas na Física:

Logo quando "Watch Dogs" lançou no mercado, as primeiras horas e dias de comentários sobre o jogo se deram em torno da locomoção dos veículos do game, e o quão ruim a física de calibramento estava. De fato, a produtora pecou nessa característica, e poderia muito bem ter ajustado melhor esse ponto na jogabilidade. No game, nós podemos dirigir carros, motos e barcos. Aeronaves simplesmente não existem na cidade de Chicago. 

O grande problema aqui é que a direção é levada mais para o lado da série "Saint's Row", e como muitos sabem, a franquia é conhecida pela péssima jogabilidade geral. Mas enfim, o fator que chega a ser mais gritante nesse quesito, sem dúvida, é nos momentos de colisões entre os carros. 

Se existiam pessoas que reclamavam disso em "Grand Theft Auto V", irá ter ataques de raiva quando experimentar o que "Watch Dogs" nos trás. De fato, essa foi a pior característica do jogo, e nós esperamos que caso uma sequência for entrar em desenvolvimento, que a produtora responsável tome bastante cuidado com este ponto no 'gameplay'.

analise watch dogs
"Watch Dogs" peca na jogabilidade dos veículos, que ignora 
as leis da física, principalmente nos momentos de colisões

Hackear é MUITO Divertido:

Se por um lado a Ubisoft Montreal errou na jogabilidade dos veículos, por outro ela acertou em cheio no que o game ganhava o seu marketing: os momentos de hackear. Sendo Aiden um excelente hacker, o jogo divide as nossas sabedorias na nossa "Árvore de Habilidades", e o bom é que tudo é dividido em XP, e esses pontos não são nada difíceis de se desbloquear, o que faz com que o jogador tenha fácil todos os tipos de hackeamento existentes no game. 

No jogo, existem muitas coisas para se hackear com o nosso 'smartphone', mas algumas que eu particularmente achei as mais legais foram a possibilidade de retirar o dinheiro da conta de vários cidadães, estourar tubos de ventilação, para assim explodir os carros dos seus inimigos, trocar os sinais dos semáforos, para causar distrações ou acidentes, parar a comunicação dos policiais, tanto no momento em que eles começam a lhe procurar, quanto a de helicópteros que já estejam te incomodando e claro, causar apagões temporários em TODA a Chicago (esse sem dúvida é o mais divertido). Óbvio que esses não são os únicos afazeres possíveis do jogo, mas se fossemos comentar a respeito de todas as habilidades, iria acabar consumir o espaço de toda a análise. 

analise watch dogs
Hackear sem dúvida é a coisa mais divertida de se fazer em "Watch Dogs"

Revolução de NPC's:

Para quem não sabe, NPC's são os IA do jogo, ou seja, os cidadães da cidade de Chicago. No game, eles ganham mais destaque do que em qualquer outro título do gênero de mundo aberto. Isso eu digo com toda a certeza, pois outra tática de marketing de "Watch Dogs" foi justamente existir a possibilidade de espionarmos quaisquer cidadão da extensa cidade de Chicago. E de fato, é QUALQUER CIDADÃO. O game mostra que revoluciona, e fica na frente da franquia "Grand Theft Auto" nesse sentido. 

No momento que descobrimos que o jogo proporciona a oportunidade de sabermos o nome, profissão, segredos e até renda mensal de qualquer pessoa de Chicago, é deixar o queixo caído. Mas, isso não acaba por aí, pois essa característica se supera ainda mais no momento em que é muito raro ver uma descrição de um cidadão ser igual ao do outro. Literalmente, as pessoas são a sociedade diferenciada de Chicago, e cada um tem as suas diferentes ligações ou mensagens de textos, e nosso personagem, sendo um hacker, sabe de tudo isso. Sem dúvida uma das características mais fortes de jogo, e uma verdadeira revolução de NPC's. 

analise watch dogs
Aiden pode saber da vida pessoal de QUALQUER cidadão de Chicago, 
e o diferencial é que essas descrições raramente se repetem ao longo da jogatina

Aiden Pearce - Um Protagonista de Peso:

Como já foi dito algumas vezes nesta análise, Aiden Pearce é o protagonista de "Watch Dogs". Aiden é um homem muito fechado, altamente anti-social, e que no jogo inteiro pretende fazer o que for preciso para vingar-se e salvar a vida de sua família. Em relação ao personagem em si, podemos afirmar que Aiden é um protagonista de peso. As coisas que Pearce faz em nome de sua família são realmente heroicas, e chamando-se "Vigilante" a partir de um certo ponto da jogatina, acaba lembrando, obviamente, o nosso querido Batman. 

analise watch dogs
Aiden Pearce é um protagonista de peso, e o seu apelido dado ao longo do jogo, 
"Vigilante", lembra até mesmo as ações do nosso querido Batman

Personagens Secundários Memoráveis:

Mas não é só Aiden que domina a tela durante a jogatina. Em muitos momentos, somos apresentados a diversos personagens secundários de muito peso, e que acabam por fazer mais parte da história do que esperávamos. O chinês mercenário Jordi, a belíssima Clara, o habilidoso T-Bone e até mesmo os malignos Lucky Quinn e Damien Brenks fazem parte desta trupe de coadjuvantes, que não passaram despercebidos no game. 

analise watch dogs
A trupe de coadjuvantes no game conseguem 
roubar diversas cenas durante a jogatina

Missões Chatas:

É fato afirmar que "Watch Dogs" é um jogo bem longo. Porém, esse excesso de tempo não compensa tanto, pelo simples fato da história contar coisas um pouco fora do contexto geral do game. Mas isso não se atribuí apenas ao enredo. 

Quem é fã das franquias "Grand Theft Auto", sabe que a série tem como uma das melhores características apresentar extensas horas de jogatina, e missões nunca chatas de se fazerem. Em "Watch Dogs", isso é diferente, desde momento em que diversas missões principais ou secundárias não serão divertidas de se fazer, e podem estressar aqueles com menos paciência.

Muitos Afazeres:

Sempre é bom um jogo apresentar bastante conteúdo. Isso acaba fazendo com que o preço que pagamos por ele seja realmente válido. E felizmente, "Watch Dogs" tem essa característica positiva no currículo. Isso pois, apenas de história o jogo conta com em torno de 30 horas de jogatina, além de MUITAS missões secundárias e colecionáveis, que juntos podem formar tranquilamente as 60 horas ou mais de 'gameplay'. 

Online - Muito Tenso e Divertido:

O modo online de "Watch Dogs" é uma tacada em cheio no alvo. O jogo fez muita questão de trazer parte do marketing para esta área, e realmente, valeu a pena eles acrescentarem este modo ao game. O online funciona com alguns tipos diferentes de partidas, dentre elas corridas, perseguições, mata-matas, entre outros. 

Porém, o que mais ganha destaque, sem dúvida, é o "hackeamento online". Aqui, o jogador será notificado que está sendo hackeado por outro jogador, e com isso, ele deve achá-lo ao meio da multidão e matá-lo. O legal é que este modo é muito tenso, e o jogador fica aflito a cada segundo que o tempo passa e o seu adversário continua hackeando o seu jogo. 

analise watch dogs
O modo online em geral é muito divertido, porém o 
"Hackeamento Online" ganha um destaque por ser tenso ao extremo

Resultado Final:

Sem sombra de dúvida, "Watch Dogs" é um jogo de peso. Isso nós já sabíamos desde 2012, quando ele foi anunciado pela primeira vez. Porém, ao longo desses 2 anos, o jogo acabou sendo muito idolatrado, e infelizmente, mais do que ele poderia ser. Isso pois o jogo é muito bom, mas as pessoas colocaram um 'hype' tão grande no título da Ubisoft, que quando ele lançou, teve pessoas que o xingaram ao extremo. 

Isso é uma injustiça a se fazer, pois o game é um trabalho de 4 anos, e a Ubisoft realmente esperava que os fãs tivessem, ao menos, um pouco mais de respeito. O jogo aqui ganhará nota 8,2/10, pelo simples fato de trazer uma história empolgante, gráficos lindíssimos e uma jogabilidade realista. O game pode até pecar na sua física, mas isso não estraga a diversão e muito menos vale os xingamentos que o título recebeu. Continua sendo um dos melhores jogos do ano. 

__________________________________________________________________

analise watch dogs

Watch Dogs
PS4 / PS3 / Xbox One / Xbox 360 / PC
Maio de 2014

"Watch Dogs" é um jogo de gênero ação e aventura em mundo aberto, desenvolvido pela Ubisoft Montreal e publicado pela Ubisoft. O game tem versões para todas as principais plataformas, dentre elas Playstation 4, Playstation 3, Xbox One, Xbox 360 e PC. A versão de Wii U está prometida para ser lançada até o final de 2014. O título foi anunciado em 2012 e finalmente chegou no mundo inteiro no dia 27 de maio. 

Enredo: O game conta a história de Aiden Pearce, um hacker altamente habilidoso que sofre de um trauma muito profundo. Após ele e seu parceiro tentarem invadir as contas do maior hotel de Chicago, outro hacker atrapalha os seus planos, e faz com que Aiden aborte a missão. Um tempo depois, o protagonista é marcado para morrer, mas quem paga pelos seus crimes, é a sua sobrinha, Lena Pearce, de apenas 6 anos. Aiden sobrevive, e 2 anos após a morte da menina, ele jura vingança contra todos aqueles que estiveram envolvidos na morte de Lena, e parte numa jornada que descobrirá diversos segredos, que envolvem, além sua vida pessoal, todo o mercado mafioso e corrupto de Chicago. 

Nota: 8,2

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário