Anuncio !

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Análise Alien: Isolation


"Alien: Isolation" é um jogo de survival-horror e elementos 'stealth', desenvolvido pela The Creative Assembly (criadora da franquia 'Total War') e publicado pela grandiosa Sega. O jogo é totalmente inspirado no universo cinematográfico de "Alien", filme de 1979 dirigido por Ridley Scott e estrelado por Sigourney Weaver. O jogo possuí versões para os principais consoles do mercado, incluindo Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360, Xbox One e PC

Info:

O jogo se passa 15 anos depois dos eventos do primeiro filme da franquia "Alien", tendo Amanda Ripley como protagonista, filha de Ellen Ripley, personagem central dos filmes da série. Amanda recebe um convite de Christopher Samuels para ir à nave Nostromo, na qual um gravador de voo se encontra danificado, e ela inclusive possuí a chance de reencontrar a sua mãe, à 15 anos perdida. 

Porém, quando Amanda chega na nave, um acidente ocorre, e ela se separa de toda sua equipe. Já dentro do local, a protagonista precisa achar uma maneira de sair daquele lugar misterioso, e aos poucos ela percebe que uma criatura medonha se encontra na nave.

Um Pano de Fundo Caprichado:

"Alien: Isolation" deixa bem claro que não pretende trazer um enredo muito profundo, e na verdade ele serve mais de um pano de fundo para os eventos mais tensos da jogatina. Ainda assim, é uma história muito caprichada, pois definitivamente ela consegue nôs fazer lembrar dos eventos do primeiro (e talvez o melhor) filme da franquia "Alien". 

Além de tudo isso, o enredo consegue se conectar diretamente com os filmes, gerando assim uma nostalgia gigantesca para quaisquer fãs da série. Isso é provado no momento que temos Amanda Ripley, protagonista pouco conhecida no universo da saga, e que gerou apenas participações pequenas em HQ's. 

O enredo de "Alien" serve mais de pano de funo para os eventos da jogatina, 
mas ainda assim é caprichoso, no momento que causa uma 
nostalgia muito grande aos fãs do primeiro filme

Gráficos Divisores de Águas:

Os gráficos gerais de "Alien" são, como um todo, razoáveis. O jogo não se preocupa muito com as expressões faciais dos seus personagens, nem mesmo nos momentos de 'cutscenes'. Por outro lado, o potencial gráfico do game se destaca na categoria de ambientação, essa que além de muito bem retratada (se comparada novamente ao universo dos filmes), possuí mínimos detalhes impressionantes. 

É perceptível que "Alien: Isolation" não se preocupa com as expressões faciais de 
seus personagens, porém recompensa com sua detalhista ambientação

Jogabilidade Boa:

A jogabilidade geral do game é boa, e sua mecânica é simples e eficaz, o que trás uma experiência divertida e tensa para o gênero. No básico, o jogo tenta focar no stealth, portanto você poderá andar e correr, mas na grande maioria das vezes você estará agachado (e acredite, você NECESSITARÁ ficar abaixado). 

Porém, o mais curioso na jogabilidade geral é que a personagem Amanda simplesmente não pula, não interessa a altura ou distância, ela simplesmente dificulta o processo de caminharmos, e prolonga a jornada mais do que deveria. Em termos de locomoção o jogo se saí bem, e os movimentos da protagonista são bem fluídos, assim como o do nosso Alien, ficando apenas os humanos um tanto quanto estranhos ao caminharem. 

A jogabilidade geral do game é boa, ainda que apresente 
furos não justificáveis, como a falta da possibilidade de pularmos

Franquia Alien - Altos e Baixos:

Como já foi dito (e a grande maioria das pessoas já sabem), "Alien" foi originalmente um filme de 1979, dirigido por Ridley Scott e estrelado por Sigourney Weaver. O filme contava a história de Ellen Ripley e suas batalhas contra uma forma de vida extraterrestre, intitulada "Alien". O filme original contou com 3 sequências principais, além de 2 crossovers e um 'prequel', chamado "Prometheus". 

"Alien" é um filme de 1979, no qual gerou 
três sequências, dois 'crossovers' e um 'prequal'

No universo dos vídeo-games, a franquia "Alien" nunca se deu muito bem. Claro que é perceptível que "Isolation" faz jus a todo esse universo, mas nós já vimos cada bizarrice... Para quem está mais adiantado na situação, reconhece o estrondoso fracasso de "Alien: Colonial Marines", lançado em 2013, sendo hoje em dia considerado um dos piores games de todos os tempos. Mas deixando esse passado amargo para trás, temos também HQ's envolvendo a série, estes já mais bem estruturados, como por exemplo a extensão da obra original, intitulado "Aliens", que inclusive mostra mínimos detalhes sobre Amanda Ripley, nossa atual protagonista no jogo em questão analisado. 

"Aliens", HQ lançada para explicar fatos interligados aos filmes

MUITO Tenso:

Talvez a característica mais abrangente e marcante de "Alien: Isolation" seja a sua atmosfera. Relembrando de maneira esplêndida o clássico filme de 1979, ou seja, começando lentamente, sem mostrar o inimigo uma hora e meia de jogo, apenas criando aquele ótimo ar de suspense. 

Mas, quando finalmente temos contato com o temível "Alien" do título, a atmosfera passa de medo para desespero. Sim, o jogo causa MUITO medo, e a tensão de perseguição é um ótimo exemplo de caçador e presa. De fato, nós já vimos situações parecidas com os jogos do "Slender", mas "Isolation" atinge um level muito maior de terror. 

A atmosfera de "Isolation" faz uma singela 'homenagem' 
aos primórdios da série, lembrando inclusive o clássico original de 1979

IA Magnífica, Porém:

A inteligência artificial dos nossos inimigos é muito boa, porém, ela possuí seus altos e baixos. Sem dúvida a característica se destaca através do nosso inimigo principal: o Alien. Este filho da mãe consegue ter um raciocínio imprevisível, e mesmo quando você acha que irá escapar dele, logo em seguida virá a sua presa. VÁRIAS serão as vezes que você morrerá, mas isso apenas mostra a qualidade do game neste aspecto. 

Depois, temos também os nossos queridos robôs (sim, as máquinas também são nossos inimigos em certos momentos da jogatina). Estes, por sua vez, também possuem uma ótima IA, representando bem a categoria deles. Porém, ao fecharmos o tópico, ainda temos os humanos. A nossa raça, para variar, é a menos inteligente da jogatina, mas dessa vez a sua IA realmente não é boa, e deixa a desejar nos momentos que os mesmos aparecem na tela. 

Boa Duração:

A duração de "Alien: Isolation" foi um dos fatores mais elogiados pelos jogadores. Alguns afirmam que o jogo sabe explorar de forma espetacular os processos da atmosfera da série, trazendo um início lento e cheio de suspense, e enfim apresentando o nosso inimigo principal, seguindo por momentos tensos até o final da jornada. 

Porém, outros jogadores acusam o jogo de exceder o seu tempo de jogatina, e em muitos momentos o mesmo parecer enjoativo. De fato, o jogo possuí alguns objetivos nada agradáveis (como atravessar uma estação inteira para acionar uma porta, em seguida voltando todo o caminho para achá-la novamente), mas uma boa duração nada mais é que o resultado do preço que pagamos por esses jogos, e na minha opinião, todos os outros títulos do mercado brasileiro deveriam ser assim. 

Dificuldade Elevadíssima:

Se "Isolation" ficar na história dos jogos de terror e 'survival horror', sem dúvida o título da Sega será lembrado principalmente pela sua altíssima dificuldade. Quem jogou sabe, o maldito Alien nos caça ATÉ O ÚLTIMO MOMENTO disponível. Muitas vezes você inclusive irá se frustar com tamanha dificuldade do jogo, e necessitará desligar a máquina por um tempo, esfriar a mente e voltar ao trabalho. Ainda assim, é um ótimo desafio para jogadores que gostam do gênero. 

Dublagem Brasileira Fraquíssima:

Ao que percebemos, cada vez mais empresas de jogos estão disponibilizando legendas e dublagem brasileira no mercado de games. Isso é uma ótima característica, mas infelizmente o trabalho visto em "Alien: Isolation" não é dos melhores. Conseguimos ver dubladores conhecidos que não se importaram muito em fazer uma boa voz aos seus respectivos personagens, isso sem falar na sincronização das falas, que também não é das melhores. Por fim, fora dos momentos de 'cutscenes', a voz dos personagens simplesmente fica baixíssima, e quase não é possível ouvi-las.

A dublagem de "Isolation" não é das melhores,
 principalmente nos momentos de 'cutscenes'

Resultado Final:

Como já foi dito, a franquia "Alien" nunca se deu bem no mercado de games. Isso foi mais do que comprovado com o desastre de "Colonial Marines". Mas, "Isolation" trouxe uma proposta nova e muito empolgante: reerguer o legado e a atmosfera do primeiro filme da série, lançado em 1979. De forma magnífica, o jogo consegue fazer isso. 

Mesmo que apresente gráficos moderados no quesito de personagens, uma locomoção desequilibrada em certos momentos e uma dublagem brasileira fraquíssima, "Isolation" também nôs trás um dos climas mais tensos em jogos do gênero nos últimos tempos. Sem dúvida é um título obrigatório para os fãs da franquia "Alien", e enfim um vídeo-game que faça jus a este maravilhoso universo cinematográfico. 

__________________________________________________________________


Alien: Isolation
Playstation 4 / Playstation 3 / Xbox One / Xbox 360 / PC
Outubro de 2014

"Alien: Isolation" é um jogo de survival-horror e elementos 'stealth', desenvolvido pela The Creative Assembly (criadora da franquia 'Total War') e publicado pela grandiosa Sega. O jogo é totalmente inspirado no universo cinematográfico de "Alien", filme de 1979 dirigido por Ridley Scott e estrelado por Sigourney Weaver. O jogo possuí versões para os principais consoles do mercado, incluindo Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360, Xbox One e PC.

Enredo: O jogo se passa 15 anos depois dos eventos do primeiro filme da franquia "Alien", tendo Amanda Ripley como protagonista, filha de Ellen Ripley, personagem central dos filmes da série. Amanda recebe um convite de Christopher Samuels para ir à nave Nostromo, na qual um gravador de voo se encontra danificado, e ela inclusive possuí a chance de reencontrar a sua mãe, à 15 anos perdida. Porém, quando Amanda chega na nave, um acidente ocorre, e ela se separa de toda sua equipe. Já dentro do local, a protagonista precisa achar uma maneira de sair daquele lugar misterioso, e aos poucos ela percebe que uma criatura medonha se encontra na nave.

Nota: 8,6

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário