Anuncio !

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Análise Batman: Arkham Knight


"Batman: Arkham Knight" é um game de ação-aventura, desenvolvido pela Rocksteady Games e publicado pela Warner Bros. Interactive Entertainment. O título foi lançado no dia 23 de junho para Playstation 4, Xbox One e PC. Graças à problemas na última plataforma citada, a mesma foi removida de venda nas lojas virtuais, como a Steam

Info:

"Arkham Knight" começa 9 meses após os eventos ocorridos em "Arkham City", no qual a morte do Coringa, a partir de sua doença transmitida pelo uso do Titan (uma substância química que provocava alterações no corpo), afetou toda a cidade. Capangas e seu respectivos chefes se esconderam nas sombras com medo de que o Batman, até então culpado pela morte do vilão, não cometesse mais "assassinatos". 

Contudo, durante a noite de Halloween, o Espantalho libera sua arma bioquímica na cidade de Gotham, forçando todos seus cidadãos a saírem do local, restando nas ruas apenas a escória. Cabe ao Batman descobrir os motivos do Espantalho e prendê-lo no GCPD. Porém, o Homem-Morcego descobre que uma reunião com os maiores vilões da cidade foi feita, com o intuito de matá-lo, além do misterioso Cavaleiro de Arkham, um novo indivíduo que aparentemente tem histórico com o Batman, e pretende matá-lo a todo custo. 

Enredo Extraordinário:

Ambos os dois games anteriores da série "Arkham" (com exceção do spin-off, "Arkham Origins") traziam enredos magníficos ao já extraordinário universo do Batman. A questão é que: para ninguém é segredo que o personagem é um dos heróis mais sombrios já existentes nas HQ's e filmes, seja por sua própria personalidade ou a de seus vilões. Mas, "Arkham Knight" ultrapassa essas barreiras, e simplesmente trás uma das histórias mais macabras e sombrias já vistas do herói, com o próprio Batman tomando atitudes que os fãs nunca imaginariam serem vistas. Não é em vão que o game recebeu uma faixa etária para maiores de 18 anos. 

Mas, isso é uma característica ruim? Obviamente que não, tendo a série "Arkham", apesar de pequenos furos no roteiro, encaixado essa atmosfera perfeitamente com os principais vilões da trama. O Espantalho é o maior deles, trazendo sua famosa toxina do medo como um personagem à parte no game. Mas, evidentemente, a figura que se destaca na trama, é o misterioso Cavaleiro de Arkham, que, antes mesmo do lançamento do título da Rocksteady, fãs já criavam teorias de quem seria a pessoa por trás da máscara. O fato é que, a própria desenvolvedora decidiu criar um mistério e chamar a atenção do jogador para esta característica: "Quem é o Cavaleiro de Arkham?". A resposta, apesar que um pouco esbanjada demais em determinados momento da trama, empolga demais os fãs do personagem.

"Batman: Arkham Knight" trás um enredo magnífico, sendo sombrio 
ao extremo. Além disso, a identidade do misterioso Cavaleiro de Arkham 
é altamente abordada pelo game, que só faz a ansiedade do jogador aumentar.

Gráficos Maravilhosos:

"Batman: Arkham Knight" é o primeiro jogo da série a sair para consoles da nova geração. Fazendo extremo jus à tecnologia atual, o game está maravilhoso, graficamente falando. Vale destacar, este parece ser um dos poucos jogos que não houveram 'downgrades' gráficos em relação ao que se foi apresentado em eventos anteriores ao lançamento. Isso já está virando uma característica rara!

No geral, o que impressiona no game é o seu ambiente. Novamente, o jogo se passa em uma noite, dessa vez chuvosa, que abrange efeitos mais específicos. Esses, por sinal, são de cair o queixo. O detalhe da água batendo na máscara do Batman, as partículas de chuvas colidindo em sua capa, isso sem falar na realista fumaça imitida pela potência motora do Batmóvel (que pode ser, inclusive, melhorada na versão com as placas Nvidia de PC). Nos games anteriores, porém, o que ficavam devendo eram as expressões faciais, que, para o nosso deslumbre, foram altamente melhoradas aqui. É possível ver mais emoção e destaque para os rostos dos personagens, com detalhes lindíssimos. 

Os gráficos de "Batman: Arkham Knight" estão simplesmente fantásticos

Jogabilidade Com Acréscimos e Calibrada:

A jogabilidade da série "Arkham" é algo que todos os jogos decidiram manter um padrão. Isso, obviamente, não é algo ruim, tendo em vista que "Arkham Asylum" trás um sistema de jogo que acabou servindo de exemplo para muitos outros títulos do gênero. Contudo, "Arkham Knight" trás sim alguns acréscimos. Dentre eles, agora nossos ataques estão mais fluídos, com o jogador podendo interagir com objetos randômicos durante o combate (para nocautear inimigos), pegar bastões e tacos para batê-los, usar o novo "Multi-Intimidação" (nocautear até 3 inimigos com apenas um toque do botão, em sequência) e o grande destaque da vez: o "Dual-Play". 

Particularmente, quando esse sistema de jogo foi anunciado antes do lançamento do título da Rocksteady, eu como eterno fã fiquei com lágrimas no rosto. O fato de podermos jogar como não apenas o Batman, mas como Robin, Asa Noturna e Mulher-Gato com um simples toque de um botão é algo incrível. Mas, para minha pequena decepção, esse sistema não recebeu tamanho destaque. São poucos os momentos que estamos com nossos aliados na jogatina, além de não podermos usá-los livremente no mapa, sendo períodos específicos que eles aparecem. A Rocksteady, podia, sem problemas, tê-los colocado livremente pelo menos após o fechamento do game. Ainda assim, é um sistema incrível, além de um fascínio para os olhos nos raros momentos. 

A jogabilidade do game adquiriu novos acréscimos, sendo o "Dual Play" um 
dos sistemas mais empolgantes da jogatina, infelizmente mal explorado

Batmóvel - Divertido e Calibrado:

A característica que a Rocksteady mais deu destaque para a campanha de distribuição do novo jogo da série "Arkham", sem sombra de dúvida, foi o fato de que poderíamos controlar, pela primeira vez em um jogo, o Batmóvel. Essa característica, por sinal, prendeu tanto a atenção dos desenvolvedores que grande parte da jogatina gira em torno do carro, sendo ele um personagem à parte na trama. 

De fato, controlarmos o carro é algo que se torna até mesmo forçado pelo game (tendo nós que enfrentarmos grandes chefes através do automóvel, e não dos punhos). Isso chega a irritar de vez em quando. Mas, acima de tudo, o sistema do Batmóvel é incrivelmente bem feito. Havia uma preocupação sobre a física do carro, mas o resultado final foi altamente bem desenvolvido, e através de um bom 'drift', podemos nos sentir imparáveis. Isso sem falar no visual do automóvel, sendo seu sistema bélico inspirado pelo Tanque da trilogia "Cavaleiro das Trevas" e seu design inspirado pelos filmes do Tim Burton. É, talvez, o melhor Batmóvel já visto em um universo do Batman. 

O Batmóvel pode ter sido destacado demais na trama do jogo, com momentos 
desnecessários que necessitamos usá-lo, mas seu visual e sistema calibrado são magníficos

Versão de PC - Problemas e Mais Problemas:

Eu acho que não é surpresa para ninguém que "Batman: Arkham Knight" foi uma extrema decepção na sua versão de PC. No geral, o trabalho entrego mal-feito pela equipe da Warner Bros. Interactive (sim, a Rocksteady não teve participação direta no processo dessa versão) gerou diversas polêmicas em relação a qualidade do título. Basicamente, jogadores encontraram-se incapazes de aproveitar o jogo, tendo uma limitação de atualização de quadros centrada nos 30 FPS (para quem não tem noção sobre isso, só imagine que, independente da sua placa de vídeo, o jogo irá travar muito), além de uma otimização ridícula. 

Particularmente, eu joguei na versão de PC, e mesmo com uma máquina potente, o game dava engasgadas bruscas, que atrapalharam demais o gameplay. Contudo, as táticas usadas pelos jogadores de retirar o limite de 30 FPS ajudou a ter uma experiência mais dinâmica. O jogo começou a trabalhar bem, contudo dois problemas sempre existiam: o uso do Batmóvel e a ridícula otimização. O primeiro, por sua vez, causa as maiores quedas de quadros do jogo. Já em relação à otimização, você simplesmente se sente dentro de uma grande massinha de modelar. É uma grande IRRESPONSABILIDADE da Rocksteady, uma das empresas mais respeitadas do mercado, que vacilou feio dessa vez. Vale lembrar, os jogadores dessa plataforma não estão podendo comprar o jogo, que foi retirado de vendas após inúmeras críticas negativas. 

Gotham - Lindíssima e Clássica, Mas...

Quando foi anunciado que em "Batman: Arkham Knight" estaria trazendo TODA  a Gotham City para a liberdade do mapa, os fãs ficaram ainda mais animados. Como era de se esperar, a Gotham apresentada na versão "Arkham" é altamente bem feita, trazendo diversos elementos conhecidos pelos fãs, como a Química Ace, a Torre do Relógio e até mesmo a lendária Torre Wayne, vislumbrada de maneira sensacional no jogo. 

Contudo, outro ponto interessante de conferir no resultado final seria saber o tamanho da nossa Gotham City. A cidade de Arkham, no jogo anterior, por exemplo, era teoricamente pequena, mas já deslumbrante. Aqui, temos sem dúvida um espaço muito maior, talvez até 3 vezes maior, mas o fato é que, comparado a outros games lançados no mercado atual, ele podia ser ainda mais abrangente. Não é algo que decepciona, longe disso. Mas, inclusive, uma pequena ilusão de óptica no cenário do game leva o jogador a acreditar que o mapa seria MUITO maior. 

A Gotham City é lindíssima e trás pontos clássicos do universo do herói, 
mas seu tamanho poderia não se limitar a ilusões de óptica criada pelo cenário

Novos Inimigos:

"Batman: Arkham Knight" inovou em uma característica muito especial: trouxe novos inimigos. E não, não estou me referindo aos vilões novos da campanha principal ou missões secundárias, e sim os nossos oponentes durante os combates abertos ou salas de predador. Por exemplo, agora temos os Médicos, que, como o nome sugere, irão reviver aliados que estiverem nocauteados pelo Batman. O intuito, portanto, é eliminá-los primeiro. Temos também os Brutos com Minigun's automáticas que, ao lhe avistarem, podem te nocautear em poucos tiros. Esses já devem ser derrubados por último. Esses foram alguns exemplos, mas ainda existem outras figuras inimigas bem interessantes, que o game acertou em trazê-los e aumentar o desafio. 

Os "Brutos" são exemplos de novos inimigos existentes no combate do jogo

Chefes Chatos:

Algo que me decepcionou extremamente no game foi o combate contra chefes. Essa característica, nos jogos anteriores da série, como a luta contra o Crocodilo ("Arkham Asylum"), Solomon Grundy ("Arkham City") e até mesmo o Bane ("Arkham Origins") foram lutas extremamente bem feitas e empolgantes, que aumentam significantemente a dificuldade do jogo.

Porém, em "Arkham Knight", as tão vibrantes lutas contra chefes ficaram bem sem graça. Basicamente, não existe NENHUM combate corpo-a-corpo contra um inimigo mais poderoso. Esses encontros sempre se dão através do Batmóvel (que fez muitas pessoas reclamarem) ou em salas de Predador, que bastam você estar no stealth que nenhum problema existirá. É uma pequena decepção para os fãs!

Dublagem Boa:

"Batman: Arkham Knight" possuí legendas e dublagem em português brasileiro. Para os fãs, era a hora de conferir se o trabalho de dublagem estaria semelhante de algo do universo do Batman que nós já conhecíamos. Felizmente, essa é a situação, pois o elenco é o mesmo pessoal que fez as vozes da versão dublada da trilogia "Cavaleiro das Trevas", de Christopher Nolan. Basicamente, todo o elenco faz um excelente trabalho, como o dublador do Espantalho, do Cavaleiro de Arkham, da Mulher-Gato e principalmente de um certo personagem que não podemos revelar aqui. 

Mas, ironicamente, a única voz que incomoda de ouvir é a do Batman, dublado por Ettore Zuim, que fez a trilogia de filmes, mas que não consegue soltar um trabalho natural ou engrossar a voz o suficiente, como a do fabuloso Kevin Conroy, na versão original, que chega a arrepiar em certas falas. Mas, tirando isso, é uma boa dublagem. 

O elenco da dublagem brasileira do game se sai muito bem, com exceção, ironicamente, do 
próprio Batman, dublado por Ettore Zuim, que não faz um de seus melhores trabalhos

Resultado Final:

"Batman: Arkham Knight" foi uma espera pessoal de 4 anos, desde quando eu virei pela primeira vez "Arkham City" e disse para mim mesmo: "eu necessito da continuação disso!". O tempo foi passando, e esses rápidos 4 anos se foram. Durante esse tempo, como fã vibrei por cada nova informação ou gameplay que era liberada pela Rocksteady, que só fazia aumentar minha expectativa. No geral, "Batman: Arkham Knight" se tornou o título que eu estava mais esperando para o ano de 2015. 

Pois bem, dito sobre esse pequeno histórico, chegou a hora de saber se "Arkham Knight" viveu as minhas expectativas. Com toda certeza, eu digo que sim! O game é simplesmente magnífico, um final de novela digno de uma das minhas franquias de jogos favoritas. A história que leva muito consigo do fabuloso final de "Arkham City" faz os fãs (como eu) vibrarem a cada reviravolta, a cada revelação e a cada arco fechado (como nas missões secundárias, nos quais fatos que ficaram em aberto nos jogos anteriores foram finalmente acabados aqui). Isso tudo sem falar no final, que ARREPIA qualquer fã do Homem-Morcego, e só se faz pensar uma coisa: "Essa série irá causar saudade!"

Mas não é só a história que trás extrema qualidade. Os gráficos impressionam a competência da Rocksteady em trazer a franquia para a nova geração, e a jogabilidade trás mecânicas novas que ninguém esperava. O Batmóvel pode até ter sido destacado demais na trama (tendo nós que usarmos o veículo inclusive nas lutas contra os chefes), mas é compreensível o ênfase que a empresa deu para tal característica. E mesmo com a polêmica da versão de PC, que eu tenho certeza que será arrumada o mais rápido possível, "Batman: Arkham Knight" é um jogo que pode divertir a todos, seja você um fã do herói, um fã do gênero ou mesmo fã de games. É um dos melhores jogos do ano, e o final de novela que todos esperavam...

__________________________________________________________________


Batman: Arkham Knight
PS4 / Xbox One / PC
Junho de 2015

"Batman: Arkham Knight" é um game de ação-aventura, desenvolvido pela Rocksteady Games e publicado pela Warner Bros. Interactive Entertainment. O título foi lançado no dia 23 de junho para Playstation 4, Xbox One e PC. Graças à problemas na última plataforma citada, a mesma foi removida de venda nas lojas virtuais, como a Steam. 

Enredo: "Arkham Knight" começa 9 meses após os eventos ocorridos em "Arkham City", no qual a morte do Coringa, a partir de sua doença transmitida pelo uso do Titan (uma substância química que provocava alterações no corpo), afetou toda a cidade. Capangas e seu respectivos chefes se esconderam nas sombras com medo de que o Batman, até então culpado pela morte do vilão, não cometesse mais "assassinatos". Contudo, durante a noite de Halloween, o Espantalho libera sua arma bioquímica na cidade de Gotham, forçando todos seus cidadãos a saírem do local, restando nas ruas apenas a escória. Cabe ao Batman descobrir os motivos do Espantalho e prendê-lo no GCPD. Porém, o Homem-Morcego descobre que uma reunião com os maiores vilões da cidade foi feita, com o intuito de matá-lo, além do misterioso Cavaleiro de Arkham, um novo indivíduo que aparentemente tem histórico com o Batman, e pretende matá-lo a todo custo.

Nota: 9,5

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário