sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Análise PayDay: The Heist e PayDay 2


"PayDay" é uma dupla de games em primeira-pessoa de gênero ação, desenvolvido pela Overkill Software e primeiramente publicado pela Sony Online Entertainment, sendo substituída em seguida pela 505 Games. Ambos os jogos foram lançados para Playstation 3 e PC, mas apenas "PayDay 2" teve versões para Xbox 360. Os games foram lançados em outubro de 2011 e agosto de 2013, respectivamente.


Info:

Ambos os games não possuem enredos concretos, quase nem mesmo conceituais. Graças a isso, podemos apenas criar hipóteses sobre o por quê estamos fazendo todas aquelas ações. Os jogos começam com os 4 protagonistas: Dallas, Hoxton, Chains e Wolf, que como podemos perceber não são os nomes reais dos personagens, mas sim seus apelidos "artísticos". Na verdade nós não sabemos absolutamente nada relacionado a nenhum desses homens, apenas que eles são grandes ladrões de bancos, que vão aumentando seus assaltos a cada novo capítulo.

Não tem Enredo:

Como vocês podem perceber, nenhum dos dois games possuem enredos concretos. Tudo que temos é hipóteses, as vezes criadas pelos próprios jogadores. Temos os 4 protagonistas, e o nosso único objetivo é sair vivo do assalto com a quantia exata de dinheiro adquirida. Os produtores não tiveram o mínimo interesse em criar sinopses ou muito menos as origens dos próprios personagens principais. Mas, pensando por um lado, não podemos culpar os responsáveis pro essa área, até porque, é extremamente difícil achar um game com o foco de jogatina online ter bons enredos, e as vezes ocorre de histórias não existirem, como é o caso de "PayDay".

Ambos os games não apresentam absolutamente enredo nenhum, 
praticamente nem sequer conceitos do que está ocorrendo

Gráficos Regulares:

Podemos dizer que os gráficos de ambos os games são regulares. Em "The Heist" tínhamos computações apenas bonitinhas, nada nem perto de espetacular. Em "PayDay 2" os gráficos melhoraram bem, foram mais para o lado realista, mas ainda assim, outros games da atualidade estão bem mais avançados tecnologicamente. Mas apesar de tudo, podemos afirmar que o destaque nesse ponto são os cenários, em que os detalhes tomam conta do ambiente. Porém, também podemos dar destaque aos nível de realismo visto nas máscaras que os assaltantes protagonistas usam consigo, que são realmente lindas, algo que apenas entra como detalhe para a jogatina, mas que vale a pena acrescentar. 


Prestem a atenção, que através desta imagem podemos ter noção do 
tamanho realismo e belo trabalho que são os cenários e ambientações do game

Jogabilidade Já Conhecida - Assaltando os Bancos:

Sem sombra de dúvida, a jogabilidade de ambos os games é bem semelhante aos principais games do gênero, como "Call of Duty", isso mais necessariamente no primeiro título, pois em "PayDay 2" temos uma gororoba de misturas, ainda sim com 'COD', mas juntamente com mínimos detalhes de "Far Cry 3", vários elementos de KS, além de detalhes de Warface. Mas mesmo assim, devemos explicar a mecânica do game.

Em ambos os jogos podemos correr, atirar, mirar e abaixar, usando nesse caso o início furtivo, que na maioria das vezes não ocorre em sucesso. No game para assaltarmos o algum local podemos exigir inicialmente que todos os habitantes dentro do ambiente se deitem no chão, mas sempre acontece de algum deles inesperadamente alertar o alarme, e com essa ação, começa a vir os policiais por todos os lados, e devemos segurá-los até o cofre ser arrombado. Porém, isso leva um belo tempo, e cada vez mais existiram problemas no caminho. Encerrando o assalto, devemos combinar com todos os outros jogadores sobre a fuga, que nada mais é que retirar toda a grana disponível e colocá-las em uma van que fica a alguns metros do local.

As ações dos assaltos são divertidas e por certo lado, bem realistas...


Dificuldade Distribuída, Mas Ainda Assim Alta:

"PayDay" tem uma marca registrada: a sua dificuldade, criativa, mas ainda sim extremamente alta. Eu digo distribuída pois a cada nova missão que possuímos existe um nível de dificuldade estampado. No começo, teremos missões apenas de níveis regulares, mas em diversas vezes ocorrerá de você se deparar com um objetivo do nível mais alto possível, e é nessa hora que você deve chamar seus amigos que melhor sabem jogar. 

A dificuldade ambos os games é divida dessa maneira, e realmente é algo que poucos games possuem, ou seja, não há apenas uma dificuldade única para se classificar, e sim diversificadas que mudarão de rumo a cada nova missão, e irão progredir juntamente com o processo do seu roubador. 

Que Título!!!!

Acho que todos já devem ter se tocado e até mesmo pronunciado a "piadinha do PayDay" para seus amigos. Eu tenho certeza que se você ainda não se tocou, pense fortemente no título de ambos os jogos, que acabará se dando conta. Sim, é um nome bem engraçado para nós brasileiros, mas para quem não sabe, obviamente esse não chega nem perto de ser o título original do game. "PayDay" na tradução significa "Dia do Pagamento", abreviado em uma palavra só para o inglês. E para os piadistas de plantão, eu deixo um recado que um sábio homem disse há poucos dias: "se você deseja ser um cara mais culto e uma pessoa mais feliz, pare com essa estúpida piada de "PayDay". Mas eu sei, realmente é muito engraçada!!!". 

Mapas Diversificados:

Ambos os games tem uma características própria que favorecia e aumenta a diversão de todos os jogadores. Para cada partida que você entrar e executar o assalto, uma das coisas que você deverá fazer é primeiramente é escolher um dos mapas de assaltos disponíveis, que são formados por 8 cenários distintos, e aumentam a diversificação dos jogadores, que mesmo assim reclamam no alto nível de repetição que os dois games possuem. 

Mas o realmente interessante nesse ponto, é que se tem uma alguma coisa que muda realmente a cada nova missão é o estilo do cenário. Em algum momento você estará em uma pequena agência de banco, no outro dentro de um shopping recheado de grana, e finalizando com a volta aos bancos, mas dessa vez os universais. Você sempre escolherá antes de começar o assalto todas as características da missão, dentre elas as suas armas, o local de assalto, seu personagem, e é claro, todas as características do mapa. 

A imagem não explica direito, mas é mais ou menos dessa maneira que escolhemos o 
local de assalto, além de outras características essenciais para o roubo

Personalização de Máscaras:

Não se se todos sabem, mas as máscaras das faces dos assaltantes que apareceram nos trailers antes dos lançamentos do game não são necessariamente as reais do jogo, até porque, de uma forma altamente caprichada, você pode personalizar sua máscara. Esses artefatos de forma geral são um dos principais marketings da dupla, que até mesmo em edições especiais decidiu trazê-las para todos há conhecerem mais afundo. 

Na personalização, temos várias opções, e cabe a você escolher a cor, o estilo do desenho, e até mesmo criar a representação de protesto da máscara. Os assaltantes usam esses artefatos para esconderem os rostos, e assim não serem identificados, mas ao mesmo tempo, os produtores do jogo as criaram para representarem a série de certa maneira, pois como já foi dito, elas são os marketings dos dois games. 


A personalização das máscaras são bem distribuídas e 
servem para mais de um objetivo

Inspirações Óbvias:

É realmente impossível você não perceber alguns "easter eggs" que ambos os PayDay apresentam. Só a figura de assaltante mascarado já é uma referência a diversos filmes, e até mesmo da vida real. Quem não se lembra do assaltante de bancos que usava a máscara do Obama em 2011, obviamente como forma de protesto. 

Mas, acima de tudo, chega a ser ridículo a inspiração vinda da clássica cena do filme "Batman: O Cavaleiro das Trevas", em que já nos momentos iniciais somos apresentados ao vilão Coringa, que de forma estupenda rouba um banco com seus "parceiros". Aqui a semelhança se dá pela máscara de todos os ladrões, inspiradas em rostos de palhaços, basicamente a mesma usada em ambos os casos. Mas o mais legal também ocorreu em um dos trailers de lançamento do título, que pode ser visto um dos protagonistas segurando a máscara com sua mão esquerda, ao mesmo que espera um carro e sua mochila já está no ombro.





Alguma semelhança??

E agora?? É basicamente a mesma cena!!

Protagonistas que Poderiam Existir no "Roteiro" do Game:

Como já foi dito, o game lhe apresenta 4 assaltantes de banco, que eram para ser os protagonistas do game, mas infelizmente, em ambos os jogos nós nos esquecemos disso, pois todos estão ali apenas para fachada, podemos sim dizer que até as suas máscaras tem mais personalidade que eles mesmos. Os protagonistas são compostos por Dallas, Hoxton, Chains e Wolf, seus apelidos de trabalho. 

Eu tenho certeza que esses 4 homens juntos dariam um ótimo enredo, se tivessem um objetivo concreto por suas ações, origens passadas, carisma pessoal e ao menos se nós soubéssemos algo sobre essas pessoas, o que tornaria a jogatina em si muito mais divertida e interessante ao mesmo tempo. Personalidades boas jogadas no lixo.  

Os quadro protagonistas de ambos os games

Repetitivo? Cabe há Você Decidir:

Muitos jogadores, incluindo os fãs dessa dupla de games já gastaram bastante saliva para falar que "PayDay" é um jogo realmente repetitivo, e depois de um tempo, enjoativo. Mas isso, cabe há você decidir, pois vai na opinião de cada um sobre se você tem ou não uma boa paciência para aguentar quase sempre a mesma coisa, várias e várias vezes. Pois é isso que o jogo lhe oferece: o objetivo sempre será o mesmo, em diferentes cenários, mas que uma hora também acabam enjoando. 

Mas claro, que uma característica positiva em jogos co-op é que quase nunca eles acabam sendo enjoativos, ainda mais em games de ação frenética, em que você pode jogar com todos os seus amigos, e ao mesmo tempo combinar diferentes táticas de infiltração no território de roubo, o que você mesmo poderá mudar ao longo dos tempos. 

Sensibilidade Padrão Estranha em "PayDay 2":

Um sério problema que o novo jogo da dupla apresenta é uma sensibilidade padrão completamente estranha, pois não é do jeito que deve ser, acaba sendo lenta da mesma maneira. Isso é algo estranho que ocorre, pois é raro você achar algum game que lhe trás controles padrão inferiores ao de costume, e forçando o jogador a mudar nas edições de menu do jogo. Isso pode algo que você se irrite de início, mas que obviamente pode ser consertado, porém é algo que não deveria acontecer.

Movimentação Robótica:

Algo que hoje em dia é realmente raro de acontecer, são jogos de primeira-pessoa que possuem uma movimentação ruim, indo sempre para o lado robótico. Eu digo isso pois é difícil você perceber algo desses em games como "Call of Duty", "Battlefield", "Far Cry 3" e até mesmo no fraquinho "Dead Island". Mas algo assim, acontece justamente em "PayDay", uma coisa que se iniciou no primeiro game, e não foi aperfeiçoada no segundo. 

Nós podemos perceber tal fato com o personagem de nós mesmos, que anda extremamente reto, mas além de nós, temos os outros jogadores e inimigos, que não ficam de fora, e é frustante ver algo do tipo. Isso talvez possa ser justificado pelo fato novamente de ser um título com a base feita em partidas onlines, mas devemos ressaltar um o exemplo visto no multiplayer de "The Last of Us", que apesar de ser um game de outro gênero, possuem tanto a sua quanto há de seus companheiros, uma movimentação ótima.  

A Divisão da Inteligência Artificial:

Fato que favorece muito ambos os games em questões de críticas é a boa inteligência artificial dos NPC's. Isso realmente os título PayDay possuem, principalmente por parte dos seus inimigos, que reagem a todas as suas ações, se escondem, criam táticas de se infiltrar no seu ambiente, e muitos mais. Claro que de vez em quando ocorre da máquina virar estúpida, se jogar na frente da tela, atirar nos próprios policiais, entre outros fatos. Mas no geral, esse ponto do game não decepciona. 

Apesar da imagem não demonstrar, os policias do game possuem 
inteligências artificiais bem trabalhadas 

Já a inteligência artificial dos seus colegas é algo diferente, que não favorece em nada ao jogador. É por isso que devemos entrar em outro assunto neste parágrafo, e explicar sobre o por quê você deve jogar apenas com os seus amigos. Como já foi dito, o jogo possui uma dificuldade alta, e sendo assim, depender sua partida aos NPC's é algo torturante para o jogador. Por isso, o game foi feito, assim como outros vários títulos, para partidas online com seus amigos ou jogadores anônimos. Pessoas que já estão acostumadas com títulos como "Left 4 Dead" ou "Dead Island", em que jogar sozinho é mais estrese do que diversão.

Os seus parceiros de roubos artificiais não possuem altos níveis de inteligência, 
por isso vale muito mais a pena se divertir com seus amigos

Edição Limitada de "PayDay 2" Interessante:

Foi lançada também na "América do Sul" uma edição especial para "PayDay 2" extremamente interessante, intitulada "Collector's Edition". Essa edição vinha com complementos extras e únicos para o processo do jogador como um ladrão de bancos, novas armas, e itens físicos, como uma carteira feita de bordo de dinheiro, luvas de roubo (usadas pelos protagonistas), a trilha sonora completa e a extraordinária máscara de palhaço do Dallas, a mais conhecida pelos jogadores. Algo que realmente vale a pena adquirir, ainda mais você que gostou do primeiro jogo, e sabe que o segundo continua exatamente a mesma receita.

A "Collector's Edition" de "PayDay 2" é algo 
que realmente vale a pena ser adquirida pelos fãs

Resultado Final:

Como resultado final temos uma resposta óbvia ao desempenho dessa dupla de games em primeira-pessoa. "PayDay" são jogos feitos para aquelas pessoas que não ligam para enredos, não fazem questão de gráficos, e jogam apenas para se divertir. E falando sobre diversão, ambos os títulos só conseguem lhe divertir se você jogar online, ou com os amigos, ou com outros jogadores. Não se atrevam a jogar nenhum dos games sozinhos com a máquina, pois você irá mais se irritar do que se divertir. Só não vai assaltar bancos de verdade após jogar os títulos (se é que vocês me entendem). 

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PayDay: The Heist
Playstation Network / PC
Outubro de 2011

"Pay Day: The Heist" é um jogo de 2011, lançado por download para Playstation Network e PC. Foi desenvolvido pela Overkill Software e publicado pela Sony Online Entertainment. Foi lançado no dia 18 de outubro na América do Norte e 2 de Novembro na Europa.

Enredo: Os jogos começam com os 4 protagonistas: Dallas, Hoxton, Chains e Wolf, que como podemos perceber não são os nomes reais dos personagens, mas sim seus apelidos "artísticos". Na verdade nós não sabemos absolutamente nada relacionado a nenhum desses homens, apenas que eles são grandes ladrões de bancos, que vão aumentando seus assaltos a cada novo capítulo.

Nota: 7,0

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PayDay 2
Playstation 3 / Xbox 360 / PC
Agosto de 2013

"PayDay 2" é um jogo de gênero de primeira-pessoa, desenvolvido pela Overkill Software e publicado pela 505 Games. O jogo usa o motor Diesel 2.0 e foi lançado no dia 13 de agosto na América Latina e 16 de agosto na Europa. 

Enredo: O novo capítulo da série novamente não possuí história, e os objetivos são os mesmos: combinar uma sala com os amigos, criar as características da missão, e assaltar as lojas, bancos, shoppings, etc...

Nota: 7,5

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~Lolo GM

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