Anuncio !

sábado, 20 de outubro de 2012

Análise BioShock e BioShock 2


BioShock é uma dupla de jogos que foram desenvolvidos pela 2k Boston e pela 2k Marin e publicados pela 2K Games. Foram lançados para Playstation 3, Xbox 360 e PC, sendo os jogos formados pelos títulos BioShock e BioShock 2 e futuramente o título BioShock Infinite para fechar a trilogia.


Info:

Para muitos BioShock contém uma história um pouco complicada, mas na verdade, basta apenas prestar um pouco a atenção. O jogo começa mostrando a cidade de "Rapture" (cenário do jogo)  construída no fundo do Oceano Atlântico, por um industrialista chamado Andrew Ryan. Durante o início de 1950, a população de Rapture (com milhares de pessoas) foi composta apenas por pessoas que Ryan considerava os melhores exemplos da humanidade, uma economia grande e rica produzida por muitas pessoas, fornecendo diferentes produtos de qualidade para todas as classes sociais. 

"Rapture", a cidade onde o game se passa, construída no fundo do oceano pacífico

"Andrew Ryan", criador de Rapture na trama do jogo

Uma descoberta científica acabou com o equilíbrio da sociedade, uma jovem cientista alemã nomeada de Brigid Tenenbaum descobriu uma espécie de parasita aquático que poderia esconder puras células-tronco, chamado depois de "ADAM". ADAMs podiam ser usados para melhorar um corpo, aumentando suas capacidades físicas e mentais, curando doenças e ferimentos. Muito confusão foi criada em torno desses ADAMs, pois criaturas tiveram de ser criadas para melhor desenvolvimento da cidade. 

Entretanto, as descobertas vieram a um custo: a sociedade de Rapture foi enfrentada com esforços internos do poder e muitos começaram a politicamente e financeiramente desafiar as leis de Andrew Ryan. E o uso excessivo de ADAM fez com que muitas pessoas começassem a ficar loucas. A sociedade inteira desmoronou na Véspera de Ano Novo de 1959, aqueles que foram injetados com ADAM quebraram violentamente o descanso da população. Tudo muda quando Jack, o protagonista do jogo sofre um acidente de avião e acaba entrando na cidade de Rapture, lá acaba tendo várias aventuras que formaram todo o enredo do jogo.

Não Chega a Ser "Survival Horror":

Bioshock é um jogo de tiro em primeira pessoa de gênero dado como "Survival Horror", mas muitos acabam percebendo que o jogo não possuí nenhuma característica assustadora (talvez só o cenário, que acaba também sendo mais levado para o lado bizarro), podemos então considerar o jogo como ação-aventura de tiro em primeiro pessoa.

Mascotes da Série:

As criaturas mencionadas no 2° parágrafo são as "Little Sisters" que são meninas de aparência em torno dos 5 anos de idade que estão com as mentes influenciadas para retirarem todo ADAMs que conseguirem achar nos corpos de cadáveres convertendo o material de dentro destes corpos de volta para uma forma usável. As outras criaturas que foram criadas são os carismáticos "Big Daddys", eles foram criados para proteger as Little Sisters, pois elas estavam sendo mortas por loucos habitantes da cidade que queriam roubar os ADAMs que elas haviam possuído. Os Big Daddys foram tão carismáticos que acabam roubando a cena do jogo, sendo que em BioShock 2 o nosso protagonista é um Big Daddy. 

As "Little Sisters" não lhe machucam, mas se você pensar 
em tocá-las terá que lidar com um nervoso "Big Daddy"

Os "Big Daddys" ficaram tão famosos no 1° game, que na sequência a trama 
se passava em torno de um deles...

Gráficos Caprichadíssimos:

Os gráficos do jogo são realmente muito bons, tendo as expressões faciais dos personagens muito detalhada, mas podemos perceber que os personagens foram inspirados em desenhos e sendo assim retirados para a forma da face. Outra coisa muito boa dos gráficos foram os detalhes no cenário, tudo muito bem feito deixando cada ponto dele interessante de se ver. Os gráficos praticamente não mudaram no segundo jogo, mas também não precisaram muito.

Jogabilidade Pesada e Robótica:

Talvez uma coisa que fique um pouco para trás no jogo, seja a jogabilidade de combate e movimento robótica, que acabou não melhorando muito no segundo jogo, pois os fatos complicaram ainda mais para ficarem melhores.

A jogabilidade no segundo game complicou ainda mais, 
com um personagem mais pesado do que antes

Grande Arsenal de Armas:

O jogador coleta Weapons (armas), First Aid Kit (Kit de Primeiro Socorros), Eve Hypos, Gene Tonics (Tônicos) e Plasmids que lhe dão poderes especiais tais como telekinesis (telecinese) e Electro-Shock (eletro-choque), enquanto luta para se livrar da população enlouquecida da cidade subaquática de Rapture. O jogador às vezes necessitará usar habilidades furtivas para escapar das câmeras de segurança e inimigos. E também podem invadir o sistema de alguns robôs voadores equipados com armas para ajudá-lo. 

O jogador inicia o jogo apenas com uma chave inglesa, ao longo do jogo encontrará um revolver, uma "Metralhadora Thomson", uma espingarda calibre 12, um lançador de granadas, uma atiradora besta e uma arma de ataques químicos. Cada arma dispõe de três munições diferentes.

Variedade de Inimigos:

Os principais inimigos em Bioshock são os Splicers, mutantes alterados pelo ADAM de forma tão grande que ficaram deformados fisicamente e mentalmente, além de desenvolver um certo vício pela substância. Existem algumas poucas variações mecânicas de Splicers no jogo, mas muitas variações estéticas: ou seja, apesar dos inimigos serem diferentes fisicamente, os poderes e habilidades são pouco variados. Em fases mais avançadas, os inimigos são mais fortes, mas ainda são basicamente, os mesmos.

"Splicers": os principais inimigos do jogo

Resultado Final:

Se na questão artística Bioshock é excelente, contando com história, visuais e áudio surpreendentes, pode-se dizer que faltou pouco para que a jogabilidade alcançasse esse mesmo nível técnico, mas não podemos dizer que BioShock e BioShock 2 não são excelentes jogos, porque eles realmente são, são jogos surpreendentes que ainda prometem muito mais no próximo título: BioShock Infinite.

__________________________________________________________________


BioShock 
Playstation 3 / Xbox 360 / PC
Agosto de 2007

BioShock é um jogo de videogame desenvolvido pela 2K Boston/2K Austrália para o Xbox 360 e Microsoft Windows. Em 9 de janeiro de 2006, a Take-Two Interactive anunciou a compra da Irrational Games, e estariam então publicando BioShock pela 2K Games. O jogo foi lançado em 21 de agosto na América do Norte e 24 de agosto na Europa. Em 28 de Maio de 2008 o jogo Bioshock foi confirmado para a Playstation 3.

Enredo: O jogo ocorre em 1960, em uma fictícia metrópole subaquática chamada Rapture, construída no fundo do Oceano Atlântico, por um industrialista chamado Andrew Ryan. Rapture foi projectada para ser inteiramente auto-suficiente, produzindo energia elétrica, produção de alimento, purificação de água e sistema de defesa reforçado por aberturas vulcânicas submarinas. Durante o início de 1950, a população de Rapture com milhares de pessoas foi composta por pessoas que Ryan considerava os melhores exemplos da humanidade, uma economia grande e rica produzida por muitas pessoas, fornecendo diferentes produtos de qualidade para todas as classes sociais. Uma descoberta científica acabou com o equilíbrio da sociedade, uma jovem cientista alemã nomeada de Brigid Tenenbaum descobriu uma espécie de parasita aquático que poderia esconder puras células-tronco, chamado depois de "ADAM". ADAMs podiam ser usados para melhorar um corpo, aumentando suas capacidades físicas e mentais, curando doenças e ferimentos. ADAM foi desenvolvido em séries de modificações genéticas que poderiam dar aos humanos poderes especiais (que usa um soro chamado EVE) e adicionava ao usuário poderes próprios. Drª. Tenenbaum criou as Little Sisters (Irmãs Pequenas) como maneira de recuperar o ADAM dos mortos, convertendo o material de dentro destes corpos de volta para uma forma usável, como os loucos habitantes da cidade começaram a matar Little Sisters para pegar ADAM, o médico chinês Yi Suchong e o projetista Gilbert Alexander, criaram uma espécie de protetor encouraçado chamado Big Daddy (Apha Series, Rosie, Rumbler, Lancer(Minerva's Den)) Entretanto, as descobertas vieram a um custo: a sociedade de Rapture foi enfrentada com esforços internos do poder e muitos começaram a politicamente e financeiramente desafiar as leis de Andrew Ryan. E o uso excessivo de ADAM fez com que muitas pessoas começassem a ficar loucas. A sociedade inteira desmoronou na Véspera de Ano Novo de 1959, aqueles que foram injetados com ADAM quebraram violentamente o descanso da população. Tudo muda quando Jack, o protagonista do jogo sofre um acidente de avião e acaba entrando na cidade de Rapture, lá acaba tendo várias aventuras que formaram todo o enredo do jogo.

Nota: 9,8

__________________________________________________________________


BioShock 2
Playstation 3 / Xbox 360 / PC
Fevereiro de 2010

BioShock 2 é a segunda edição da futura trilogia. O sucesso da primeira edição foi tão satisfatório que decidiram dar continuação, utilizando a Unreal Engine 2.5 (teóricamente uma Engine produtiva e muito leve).

Enredo: Em Bioshock 2, o personagem principal é um Big Daddy, ou seja, o garoto propaganda da série, que é um daqueles personagens de escafandro, roupas de mergulho pesadas e uma broca (geralmente), que escoltam as Little Sisters pelos corredores alagados e escuros da cidade no fundo do mar. Toda a sua aventura envolve resgatar uma Little Sister que foi tomada dele há anos, por ninguém menos que a própria mãe da garota, a doutora Lamb, uma médica psiquiatra do Rapture que perdeu a própria sanidade mental. Não seria um grande desafio para um homem com uma broca liquidar uma psiquiatra tresloucada, mas o grande problema é que ela conseguiu formar um culto quase religioso de seguidores Splicers no Rapture. E para conseguir seu objetivo, Delta terá que passar por cima de todos eles.

Nota: 9,4

__________________________________________________________________


~ Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário