Anuncio !

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Análise Mafia: The City of Lost Heaven e Mafia II


A poderosa dupla Máfia é formada obviamente por 2 jogos, intitulados como "Máfia: The City of The Lost Heaven", lançado em agosto de 2002 e "Máfia II", lançado 8 anos depois, em 2010. O primeiro jogo foi desenvolvido pela empresa Tcheca Illusion Softworks e publicada pela Gathering of Developers. O segundo jogo foi desenvolvido pela 2K Czech e publicado pela 2K Games. O primeiro jogo inicialmente seria lançado apenas para PC, mas obteve versões para Playstation 2 e Xbox. O segundo título teve as versões para Playstation 3, Xbox 360 e PC.


Info:

Lost Heaven, anos 30. Tudo corria bem com Thomas Angelo, um nobre cidadão que ganhava a vida como taxista em um belo Falconer Yellowcar 6 cilindros, até que a máfia cruzou o seu caminho. Um dia, enquanto descansava e deliciava um cigarro, Thomas é abordado por dois capangas do Sr. Salieri, o mafioso mais respeitado da cidade, que estavam sendo perseguidos por um carro. Ele então é obrigado a “dar carona” para a dupla de encrenqueiros em seu táxi e ajudá-los na escapada em baixo de muito chumbo grosso. O pega é difícil, mas ele consegue despistar os perseguidores e acaba recebendo uma boa propina pelo seu ato heroico, e vai embora. 

No dia seguinte, Thomas achou que tudo tinha acabado e seria fácil retomar sua jornada normal de trabalho, mas os homens do mafioso rival, Sr. Morello, marcaram sua cara e agora querem matá-lo. Ele busca proteção do homem que ajudou, Salieri, e acaba decidindo entrar para a família. Tommy passa a ser um homem de confiança na máfia e sem perceber vai se envolvendo em um mundo de corrupção, crime, violência, poder e dinheiro, que mais tarde ele vai lutar para sair.

Parágrafo acima representa o enredo do 1° game

Enredo Original e Revolutivo:

Essa história é formada no primeiro jogo, obviamente com vocês perceberão existe sim uma certa originalidade no assunto de Máfia, muito importante na Itália e em alguns outros países, que trocam o nome do assunto, mas o significado continua o mesmo. A história do primeiro jogo é muito boa, tendo assuntos envolventes e personagens com um certo ponto de carisma, mas nada de super inovador. A história tem sim seus furos, como o final do jogo por exemplo, que deixa muita dúvida no ar, mas que felizmente é respondida com a sequência: Máfia II.

Info - Máfia II:

Máfia II se passa em "Empire Bay", uma cidade fictícia baseada fortemente em New York. O novo protagonista do jogo é Vito Scalleta, filho de uma família pobre que se mudou quando criança para a cidade, em busca de melhor vida economicamente. Lá, a família de Vito apenas percebe que nada foi o mar de rosas que era esperado, muito pelo contrário, o pai de Vito acabou por ter que arrumar trabalhos com salários muito baixos e a família tendo apenas maiores problemas econômicos. Eis que o pai de Vito morre misteriosamente no trabalho. O rapaz vai crescendo, e como esperado na cidade grande acaba virando um ladrãozinho barato com seu amigo Joe Barbaro, assaltando pequenas joalherias e outros tipos de trabalhos sujos. Em uma noite de roubo, Vito é capturado pela polícia e sendo forçado a fazer trabalho no Exército, ou senão ficaria o tempo inteiro preso. 

O jogador começa com Vito no Exército, no meio de uma guerra na Itália, sendo assim mostrando um pouco o lado sofrido do pais na época. Logo depois já vemos Vito voltando para "Empire Bay" em busca de se ajustar na vida. Ele novamente vive com seu amigo Joe, sendo assim, continuando tendo a influência do crime. Vito tem problemas atuais com dívidas da sua família, e também acaba sendo apresentado aos poucos por pessoas cada vez mais importantes do rumo. Vito ao longo do jogo vai crescendo na vida novamente, porém o poder tem um custo alto e isso poderá custar tanto a sua, quanto a vida das pessoas com que ele mais se importa.

"Máfia II" trouxe um enredo bem desenvolvido, não tão esclarecido, 
porém um melhor que do seu antecessor

O Resultado Repete:

Novamente a história do jogo foi muito bem feita para a continuação, tendo um novo protagonista que será lembrado por vários fãs por muito tempo. O enredo novamente está original envolvendo a Máfia, mas infelizmente podemos dizer que o rumo naquela época era mais pesado do que foi mostrado no jogo, na maioria das vezes, nós ainda não conseguimos nos ver como mafiosos, mas sim ainda como ladrões baratos. Isso não estragou a história, claro que não, mas talvez tenha ficado para trás em certos momentos importantes de revelações que o jogador acaba se sentindo realmente confuso, principalmente no final, que agente é obrigado a tomar ações que talvez alguns não consigam compreender o porque daquilo. Tirando isso, a história do jogo é boa, mas nada surpreendente.

Thomas Angelo e Vito Scaletta:

Como já foi dito, os 2 jogos juntos apresentam dois protagonistas diferentes: Thomas Angelo e Vito Scaletta, ambos com um certo nível de carisma, que por muitos é fundamental em um jogo. Podemos dizer que nos jogos não teve nada de surpreendente nos personagens, mas também não faltou muita coisa. Thomas Angelo conseguimos perceber que faz o tipo mais bravo, mais durão. Já Vito parece ser o aprendiz de Thomas, pois não apresenta o mesmo nível de segurança, mesmo por fazer ações no jogo que acabam por atrapalhar em toda a trama. Sei que é triste dizer, mas infelizmente, no jogo Máfia II, o parceiro e braço direito do protagonista, Joe Barbaro, tem dez vezes mais carisma que o mesmo, tem mais atitude, é mais engraçado e consegue fazer o maior papel de gangster.

Tommy Angelo, protagonista do 1° game

Vito Scaletta, protagonista do 2° game

Gráficos que no Geral se Saem bem:

Os gráficos de ambos os jogos são considerados bons para a época. No primeiro título, lançado em 2002 para as plataformas passadas como Playstation 2, Xbox, enfim, foram gráficos parecidos com o outro grande sucesso da época, "Max Payne", sendo que tal jogo foi bem elogiado pelos seus gráficos, ou seja, já que o game foi para o mesmo caminho, o resultado final foi muito bom. 

Em Máfia II, os gráficos já são para a geração atual, e foram lançados em 2010. Não podemos reclamar deles no jogo, pois não mostraram defeitos, talvez apenas em alguns bons momentos em que cutscines mostram algo de se notar nas expressões, algo infelizmente errado, que não deveria estar ali, como deslocamento de alguns membros da face, sendo a boca, ou os olhos, que as vezes dão a impressão de um certo tipo de defeito durante essas cutscines, mas nada que não deixe os gráficos realmente bonitos.

Jogabilidade Bem Feita:

A jogabilidade é outra coisa que não podemos reclamar. Sistema de tiros não apresenta defeitos e os controles para se atirar, pegar covers e se agachar são simples. A movimentação dos carros é boa, mas talvez um pouco pesada, podemos perceber bem esse defeito nos momentos de curvas, que o carro demora para virar completamente e nós devemos levar o analógico todo ao lado para podermos fazer uma curva ótima.

A movimentação dos personagens é que podemos reclamar, e muito... Conseguimos ver em todas as cenas esses personagens parecendo robôs se movimentando, eles andam completamente retos e não aparentam mostrar curvas no jeito de caminhar. Esse foi um dos maiores defeitos do jogo. 

O sistema de tiros é bom por possuir controles simples e fáceis de decorar...

O sistema de movimentação dos personagens é defeituoso, 
pois conseguimos parecer robôs andando nas ruas de New York dos anos 30 

Expansões Bem Sucedidas:

Foram lançados duas expansões principais para o jogo. A primeira foi intitulada como: Jimmy's Vendetta, que possuía novas missões, um novo personagem para ser usado e novos carros e armas. O segundo dlc foi intitulado como Joe's Adventures, foram adicionados uma nova mini-história, novamente com algumas missões, novos níveis de dificuldade e novos desafios. 

Wallpaper oficial das duas principais expansões lançadas para os games

Resultado Final:

Como resultado final eu acho que todos deveriam experimentar algum dos jogos, principalmente o mais atual. Isso eu digo pelo fato de mesmo esses jogos terem seus defeitos eles apresentam também uma grande variedade de pontos positivos, como por exemplo Máfia II, que é um dos jogos mais realistas que eu mesmo, ADM do blog, já joguei na vida. Portanto, não tenha dúvida de experimentar esses dois ótimos jogos.

_____________________________________________________________________


Mafia: The City of Lost Heaven
PC / Playstation 2 / Xbox 
Agosto de 2002

Mafia: The City of Lost Heaven é um jogo de tiro em terceira pessoa inicialmente desenvolvido para PC e lançado em 2002. Foi mais tarde lançado para PlayStation 2 e Xbox em 2004. Foi desenvolvido pela empresa Tcheca Illusion Softworks e publicada pela Gathering of Developers.

Enredo: Lost Heaven, anos 30. Tudo corria bem com Thomas Angelo, um nobre cidadão que ganhava a vida como taxista em um belo Falconer Yellowcar 6 cilindros, até que a máfia cruzou o seu caminho. Um dia, enquanto descansava e deliciava um cigarro, Thomas é abordado por dois capangas do Sr. Salieri - o mafioso mais respeitado da cidade - que estavam sendo perseguidos por um carro. Ele então é obrigado a “dar carona” para a dupla de encrenqueiros em seu táxi e ajudá-los na escapada em baixo de muito chumbo grosso. O pega é difícil, mas ele consegue despistar os perseguidores e acaba recebendo uma boa propina pelo seu ato heróico, e vai embora. No dia seguinte, Thomas achou que tudo tinha acabado e seria fácil retomar sua jornada normal de trabalho, mas os homens do mafioso rival, Sr. Morello, marcaram sua cara e agora querem matá-lo. Ele busca proteção do homem que ajudou, Salieri, e acaba decidindo entrar para a família. Tommy passa a ser um homem de confiança na máfia e sem perceber vai se envolvendo em um mundo de corrupção, crime, violência, poder e dinheiro, que mais tarde ele vai lutar para sair. Porém, esse é um caminho sem volta... 

Nota: 9,0

__________________________________________________________________


Mafia II
Playstation 3 / Xbox 360 / PC
Agosto de 2010

Mafia II é um jogo de ação-aventura em terceira pessoa, sequência de Mafia: The City of Lost Heaven. Desenvolvido pela 2K Czech, conhecida anteriormente como Illusion Softworks, e publicado pela 2K Games. Anunciado originalmente em Agosto de 2007 na Leipzig Games Convention, foi lançado para PlayStation 3, Xbox 360 e PC em Agosto de 2010.

Enredo: Máfia II se passa em "Empire Bay", uma cidade fictícia baseada fortemente em New York. O novo protagonista do jogo é Vito Scalleta, filho de uma família pobre que se mudou quando criança para a cidade, em busca de melhor vida economicamente. Lá, a família de Vito apenas percebe que nada foi o mar de rosas que era esperado, muito pelo contrário, o pai de Vito acabou por ter que arrumar trabalhos com salários muito baixos e a família tendo apenas maiores problemas econômicos. Eis que o pai de Vito morre misteriosamente no trabalho. O rapaz vai crescendo, e como esperado na cidade grande acaba virando um ladrãozinho barato com seu amigo Joe Barbaro, assaltando pequenas joalherias e outros tipos de trabalhos sujos. Em uma noite de roubo, Vito é capturado pela polícia e sendo forçado a fazer trabalho no Exército, ou senão ficaria o tempo inteiro preso. O jogador começa com Vito no Exército, no meio de uma guerra na Itália, sendo assim mostrando um pouco o lado sofrido do pais na época. Logo depois já vemos Vito voltando para "Empire Bay" em busca de se ajustar na vida. Ele novamente vive com seu amigo Joe, sendo assim, continuando tendo a influência do crime. Vito tem problemas atuais com dívidas da sua família, e também acaba sendo apresentado aos poucos por pessoas cada vez mais importantes do rumo. Vito ao longo do jogo vai crescendo na vida novamente, e acabam por acontecer ações inesperadas com ele, que custará talvez sua vida e de seus amigos.

Nota: 9,2

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Um comentário:

  1. estou amando jogar mafia 2,acredite gostei mais do mafia 2 do que o proprio gta 5 pela historia em si e pelo senso de ralidade e acontecimentos envolvidos na trama que nos prende a ponto de querermos jogar mais e mais,enfim o jogo é envolvente a trama nos prende e nós faz pensar que o crime custa um preço alto...

    ResponderExcluir