Anuncio !

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Análise Batman: Arkham Asylum e Arkham City


A poderosa dupla "Batman" são jogos em terceira-pessoa desenvolvidos pela Rocksteady Studios e publicados pela Warner Bros Interactive, sendo os dois games lançados para Playstation 3, Xbox 360 e PC, porém uma versão para Wii U foi feita especialmente para o segundo game: "Arkham City". Os jogos foram lançados em 2009 e 2011, respectivamente.


O Morcegão Mais Querido do Mundo:

Batman é um super-herói, personagem de histórias em quadrinhos publicadas pela editora norte-americana DC Comics, cuja primeira aparição alguns acreditam ter sido em desenhos de Frank Foster em 1932, e publicado, em maio de 1939, na revista Detective Comics #27. Mais tarde, juntamente com a revista Superman (também da DC Comics) e Homem-Aranha (da Marvel Comics), Batman seria um dos mais conhecidos super-heróis do mundo. 

"I'm Batman"

Info:

Os enredos de ambos os jogos situam-se um "Homem-Morcego" em sua faze mais crucial, em que ele já é conhecido como o maior "bad-ass" de Gotham City, que para quem não sabe, é a cidade fictícia criada especialmente para o herói. Batman na época de destaque dos games já conhecia praticamente todos os vilões principais existentes em seu universo, isso obviamente quer dizer que ele já havia colocado cada um na cadeia, porém como todos e até mesmo o próprio Batman sabe, eles irão fugir mais cedo ou mais tarde.

Enredos Muito Bem Trabalhados:

As histórias dos dois jogos são realmente muito bem feitas, pois os produtores dos games decidiram situar-se o enredo nos melhores períodos possíveis do herói, portanto, a história ficou merecida de respeito, variando também, em ambos os jogos, nas apresentações dos vilões, desde do Coringa, até pequenas situações com personagens memoráveis em missões secundárias.

Combate Viciante:

A jogabilidade dos jogos são sem dúvida um dos melhores pontos na dupla. Isso é justificado pelo ótimo sistema de combate apresentado, com controles simples, porém, com variações de golpes extraordinários. Batman possui junto com si vários equipamentos, que o ajudam no trabalho da luta contra o crime, que, como muitos devem saber, esses "brinquedinhos" fazem parte dos características do herói, pois ele, ao contrário de muitos outros justiceiros, não possuí poder nenhum, apenas é milionário (ou bilionário, dependendo do período) o bastante para investir nesses equipamentos. Os games são em terceira-pessoa, que sem dúvida facilitam mais para um jogo de tal gênero, com combates abertos, lutas variadas, etc... 

No combate dos games, o jogador pode desviar de golpes de inimigos quando uma luz na cabeça deles é apresentada, além também de dar contra-ataques quando essa luz estiver azul...

Existe também nos games uma bela variação dos aparelhos em combates

Além dos brinquedinhos especiais do morcegão, uma característica no jogo, (já existentes em outras franquias) é o seu "Modo Detetive", que proporciona para o Batman uma visão em que é possível ver os principais elementos do local através da parede, sendo entre eles, humanos e principais objetos de interesse. Esse modo já foi visto outras diversas franquias de sucesso, como Metal Gear, Splinter Cell, no último jogo do Hitman (Hitman: Absolution) e no jogo de sucesso "Dishonored", porém todos com outros nomes e algumas vezes funções mais variadas...

O "Modo Detetive" funciona como a imagem acima mostra, porém, 
no segundo-game, essa visão sofreu pequenas mudanças...

Gráficos que não Decepcionam:

Os gráficos de ambos os games são bons, porém eles não são tão tops de linha, mas de fato, devemos dar muito crédito pelas lindas "CG's" que são apresentadas, que ai sim, mostram gráficos altamente revolucionários. Mas mesmo sem essas cutscines especiais os gráficos dos jogos não deixam a desejar, muito pelo contrário, eles acabam proporcionando mais beleza ainda para os currículos dos games.

Fazendo jus ao Universo "Batman":

Nos dois jogos, para a alegria dos fãs, foram apresentados diversos vilões na trama, tanto na trama principal, quanto em missões secundárias (mais especialmente em "Arkham City" que mostrou em torno de 6 vilões inéditos em jogos do Morcegão). Entre esses vilões, estão alguns exemplos, como: o Coringa, Bane, Duas-Caras, Pinguim, Charada (nas principais missões secundárias), Mulher-Gato, Sr. FrioArlequina, Hugo Strange, Ra's Al Gul e MUITOS outros... 

Coringa, em qualquer mídia consegue ser marcante:

Mesmo o jogo tendo diversos vilões, para muitos um dos, senão o mais marcante personagem foi o "Coringa" (The Joker), presente em ambos os jogos, sendo o vilão principal das tramas. Como em todos os documentos existentes do Batman, o Coringa obviamente conseguiu mais uma vez causar dor de cabeça ao Homem-Morcego. O famoso Joker existe desde da primeira era do famoso herói e desde lá ele é respeitado pelos fãs, sendo muito memorável principalmente no filme "Batman: O Cavaleiro das Trevas", em que Heath Ledger conseguiu encarnar o personagem de um jeito completamente bizarro, uma atuação consagrada para o falecido ator. Depois do Coringa do filme, podemos dizer sim que o Joker do jogo ficou em 2° lugar em aparição mais memorável em uma adaptação dos quadrinhos. 

Uma curiosidade muito legal para alguns que não saibam é que o Coringa do game foi dublado por Mark Hamill, que para quem não conhece de nome é o "Luke Skywalker" da trilogia original de "Star Wars", e sim, devemos dar o mínimo de respeito a bizarra voz do ator, que na minha opinião, fez um ótimo trabalho no jogo. Como muitos devem saber, o Coringa foi eleito a "Personagem do Ano" no VGA de 2011, sem dúvida muito merecido. 

A memorável aparição do Coringa em ambos os jogos 
merecem serem lembradas com muito respeito...

Mark Hamill, o memorável Luke Skywalker foi o 
dublador do carismático "Coringa" em ambos os jogos...

Uma Especulação Decepcionante:

Na época de lançamento de "Batman: Arkham City", era muito especulado que o jogo apresentava MUITAS horas de diversão, porém isso era dito apenas com a campanha principal, mas as pessoas falavam de um jeito como se estivesse programado uma duração animal, muitas horas de enterimento, coisa que infelizmente não aconteceu. Eu mesmo, ADM do blog, quando comprei o game estava muito ansioso para horas e horas de gameplay, porém tomei um susto quando vi os créditos do jogo na tela. Posso dizer que muita certeza que o game apenas possuí umas 5 ou 6 horas de campanha principal, dependendo do seu nível de dificuldade. Eu sei, é frustante, mas pelo menos temos outras 4 horas de missões secundárias, e se você quiser completar os 100% irão ai sim vir várias horas de jogatina, além também das várias expansões que foram lançadas (que serão apresentadas mais para frente na análise).

Cenários Marcantes em Ambos os Jogos:

Uma grande diferença entre os dois jogos sobre o gameplay, é que em "Batman: Arkham Asylum", lançado em 2009, era ocorrido todo dentro do sanatório de "Asylum", ou seja, não apresentava o mínimo de liberdade, mas tinha sim uma grande variedade de cenário. Em sua continuação "Batman: Arkham City", o próprio nome já dava uma dica de maior liberdade, o que realmente aconteceu. Foi criada no jogo a maior prisão do universo, a "Prisão de Arkham", e é dentro dela que nós temos a total liberdade de planar, se agarrar com nossos equipamentos em prédios e até mesmo se sentir um verdadeiro Morcego, ficando de cabeça para baixo em diversas lápides. Lembrando que mesmo pelo jogo ser em mundo livre, a campanha apresenta sim vários momentos em que devemos entrar em locais e não sair de lá até cumprir o determinado objetivo. 

Uma Diferença Significante: 

Até mesmo hoje em dia, o segundo game é considerada muito melhor do que seu sucessor, por diversas características, mas sim, a principal delas é a possibilidade de liberdade apresentada. Alguns outros pontos são a leve melhoria gráfica e adições de possibilidades na jogabilidade, entre essas novos golpes, novos desvios e maior alcance da "bat-garra", além também da história mais profunda e melhorada. E se você estiver se perguntando se esse fato é real, eu posso afirmar que sim, a continuação de Arkham Asylum trouxe inovações, trouxe melhorias em diversos pontos, porém de qualquer maneira devemos respeitar o game, fato que hoje em dia não acontece por muitos, que acabam tratando o 1° jogo como lixo, sendo que na época de lançamento todos admiravam completamente o game.

Expansões de Alto Porte: 

O lançamento mais recente da dupla trouxe diversas expansões, ou dlc's, como você preferir. Ao todo existem 5 expansões. Uma das expansões é a "Nova Campanha da Mulher-Gato", que como o nome mesmo diz, trazia uma história paralela com a do Batman durante a noite em que se acontecesse o game. Nesse dlc nós podíamos controlar a "Mulher-Gato" em uma aventura de 4 pequenos capítulos. Essa expansão não durava mais de 2 horas, porém a principal atração por ela ter saído cara foi o fato de controlar a famosa felina, que apresentava nova personalidade em geral.

A expansão da "Mulher-Gato" apresenta 4 curtas missões 
paralelas que são essenciais para qualquer fã da felina

A outra expansão apresentada no jogo foi a "Arkham City Skins Pack" que como muitos já devem conhecer é a seleção de roupas extras para jogar com o Homem-Morcego após completar a campanha principal do game ou começar uma nova no modo mais difícil do jogo: o "New Game Plus". Essas roupas não custavam caro, porém eu acho que só devem ser compradas por aqueles realmente fãs do Batman.

"Arkham City Skins Pack", roupas extras que são indicadas aos fãs do Morcego

Outro dlc do jogo foram dois personagens alternativos para serem usados em mapas de ranking e mapas de campanhas (que são pequenos desafios extras relacionados com o Charada fora da história principal). Robin e Asa Noturna tiveram cada um 1 dlc. Essas duas expansões eu realmente acho que é a mais sem graça de todas, pois nós não podemos usar esses personagens na cidade de Arkham, apenas em mapas extras de desafios. O que vale mesmo a pena é jogar com os personagens, que novamente apresentam novos golpes, novos equipamentos e etc...

DLC do Robin e do Asa Notuna (o antigo Robin, para quem não sabe), 
lançados para serem jogados em mapas de desafios extras

A última expansão lançada foi a principal até agora, na minha opinião. Intitulada como "A Vingança de Arlequina", o dlc apresentava uma pequena continuação aos eventos ocorridos no final do game, que infelizmente eu não posso comentar mais sobre esse assunto, senão estarei dando spoilers sobre o final do jogo. A única coisa que eu posso acrescentar é que eu recomendo que comprem esse dlc, pois ele da um gostinho da grande esperada continuação, ainda não revelada pelos produtores.

"A Vingança de Arlequina": principal expansão e a mais recomendável...

Aclamados pela Crítica:

Terminando o tema de expansões, é hora de falar dos prêmios que a dupla tiveram em suas jornadas... Ambos os jogos da dupla concorreram ao prêmio principal das noites de VGA's, o "Game of The Year", mas infelizmente nenhum dos dois conseguiram vencer, "Arkham Asylum" perdendo para "Uncharted 2: Among Thieves" em 2009 e o "Batman Arkham City" perdendo para "The Elder Scrolls V: Skyrim" em 2011, um game que realmente mereceu ganhar naquela noite, porém Arkham City teria vencido se não tivesse tantos altos concorrentes na categoria. Mesmo não levando o principal prêmio para casa, acabou ganhando nas categorias de "Melhor Jogo de Xbox 360", "Melhor Jogo de Ação e Aventura", "Personagem do Ano - Coringa" e o "Melhor Jogo Adaptado". 

Agora Já Sabemos:

Algo que muitos não sabem, é que em Batman: Arkham City aparecem em torno do gameplay vários indícios de uma suposta continuação. Isso acaba aparecendo no final de algumas missões secundárias, em que personagens inéditos são vistos e dão várias dicas de temas para o próximo game. Porém, não foi só em objetivos secundários que indícios apareceram, na própria campanha principal várias brechas são deixadas ao final do game, com um tom que deverá sim ter uma continuação para esclarecer todos os pontos deixados para trás...

Resultado Final:

Chegando então ao resultado final eu imagino que depois de todos esses elogios a ambos os jogos vocês concordem em dar muito respeito a essa dupla, que por sinal, "Batman: Arkham City" estava na lista de "Jogo da Década" no VGA 2012, que acabaram de inventar de última hora o prêmio. A dupla Batman é sim uma das duplas mais poderosas dos dias de hoje e uma suposta continuação fica muito aguardada na imaginação de todos os fãs...

__________________________________________________________________


Batman: Arkham Asylum
Playstation 3 / Xbox 360 / PC
Agosto de 2009

Batman: Arkham Asylum é um jogo de Ação-Aventura baseado na série de quadrinhos Batman da DC Comics. O jogo é compatível com PlayStation 3, Xbox 360 e Microsoft Windows. Foi desenvolvido pela Rocksteady Studios e publicado pela Eidos Interactive em conjunto com a Warner Bros. Interactive Entertainment e a DC Comics. A versão para PS3 e Xbox 360 foi lançada em 25 de Agosto de 2009 na América do Norte e em 28 de Agosto de 2009 na Europa; a versão para PC foi lançada em 15 de Setembro de 2009 na América do Norte e em 18 de Setembro de 2009 na Europa.

EnredoO Coringa ataca o Gabinete do Prefeito de Gotham, porém é derrotado pelo Batman que o leva até o Asilo Arkham. Devido a um recente incêndio na Prisão de Blackgate, um grande número de prisioneiros em perfeitas condições mentais foram temporariamente relocados para Arkham, muitos dos quais estão na gangue do Coringa. Enquanto Batman acompanha os guardas levando o Coringa para dentro, a segurança de Arkham é tomada pela Arlequina, permitindo que o Coringa escape e tome controle da instalação. Batman rapidamente percebe que esses eventos, incluindo o incêndio em Blackgate, são todos parte de um plano do Coringa, e que o Coringa subornou um guarda de segurança para deixá-lo escapar. O Coringa ameaça detonar várias bombas espalhadas por Gotham se alguém tentasse entrar em Arkham, forçando Batman a trabalhar sozinho (como sempre).

Nota: 9,0

__________________________________________________________________


Batman: Arkham City
Playstation 3 / Xbox 360 / PC / Wii U
Outubro de 2011

Batman: Arkham City é a sequência para o jogo de Ação-Aventura e Stealth, baseado na série de quadrinhos Batman da DC Comics, Batman: Arkham Asylum. O jogo é compatível com PlayStation 3, Xbox 360, Microsoft Windows e Wii U Foi desenvolvido pela Rocksteady Studios e foi publicado pela Warner Bros. Interactive Entertainment e DC Entertainment. 

EnredoNa dramatização do jogo, o prefeito murou bairros inteiros de Gotham, criando Arkham City, uma cidade que funciona como uma super-prisão. A única regra é que seus habitantes não podem sair de lá. Batman, claro, não gosta nada disso. Como Bruce Wayne, forma o partido Anti-Arkham. Quando concede uma coletiva de imprensa no lado de fora de Arkham City, é feito refém pelos homens da TYGER, uma gangue tecnologicamente equipada no jogo a serviço de Hugo Strange. Por motivos deconhecidos, Strange descobre que Bruce Wayne é o Batman, e acaba o limitando de interferir em seus planos, do contrário revelará sua identidade ao mundo. Strange também menciona um plano secreto, o Protocolo 10. Wayne consegue escapar e veste seu traje de Batman. O Morcegão não pode sair dali até parar os planos de Strange e descobrir o que é o Protocolo 10. Batman suspeita de que Coringa esteja por trás de tudo...

Nota: 10

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário