Anuncio !

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Trilogia Serious Sam


"Serious Sam" é uma trilogia de jogos de ação e tiro em primeira-pessoa (mesmo tendo disponível também em terceira-pessoa) criados e desenvolvidos pela Croteam, sendo o primeiro jogo publicado pela Gotham Games, o segundo jogo pela 2K Games, e o terceiro e último pela Devolver Digital. Na verdade, alguns consideram os jogos como uma série, por possuírem outros games spin-offs completamente desnecessários.

Info:

No tempo antigo, a Terra se envolveu em um grande conflito entre Mental, um ser extraterrestre maléfico que quer dominar o universo, e os Sirians, uma sensível raça alienígena que deixou para trás muitos de seus artefatos para serem descobertos pela humanidade. No século XXII, Mental e o seu exército de monstros grotescos retornam à Terra teimando destruir a humanidade. Como último recurso, a sociedade humana usa o Time-Lock, um misterioso artefato Sirian que contém o poder de transportar um único indivíduo a uma data anterior específica. Devido a sua bravura em lutar contra esses monstros, Sam "Serious" Stone foi escolhido para usar o Time-Lock, com esperança que ele consiga derrotar Mental e alterar o rumo da história humana.

Não é o Foco:

A história de todos os três jogos principais nunca foram o forte da trilogia, isso foi intencional por parte dos produtores, que afirmaram que não era o objetivo da série em si. O enredo dos jogos podem até parecerem interessantes para os fãs, mas com certeza todos devemos admitir que não é nada de magnífico, muito pelo contrário.

Os enredos de todos os jogos da trilogia nunca foram os seus fortes

Gráficos que Já Foram Bons, Hoje são Ultrapassados:

Os gráficos do 1° jogo eram muito bonitos na época (2001), haviam realmente mostrando um grande salto nesse ponto no mundo dos vídeo-games, porém não podemos dizer o mesmo com os jogos seguintes, que mesmo com não tanto, possuíam sim gráficos um pouco ultrapassados já para a época.

Jogabilidade Divertida:

A jogabilidade da trilogia Serious Sam é formada por FPS fortemente inspirados nas séries Doom e Quake, porém o estilo geral do game é completamente idêntico a saga Duken Nuken. Por essa razão, nasceram assim uma grande rivalidade entre as duas séries de jogos, fãs contra fãs viviam na época discutindo pelo assunto, e como vocês devem imaginar, isso é obviamente desnecessário para qualquer pessoa.

Em todos os games, o único objetivo de se fazer é passar de cada mapa, matando todos os inimigos que vierem na sua frente, porém existia um grande problema, que era a dificuldade do jogo (explicado sobre isso mais para frente na análise). 

Os mapas eram abertos, pois senão seria completamente impossível de completar o jogo, e o seu protagonista deveria matar todos os inimigos até ir para o próximo mapa, isso é obviamente muito inspirado na série Doom, que o único objetivo era matar todos os inimigos que apareciam na frente, até passar para a próxima fase no caso, porém a ideia era a mesma.

O estilo do jogo era simples e fortemente inspirado na série "Doom": 
mate todos os inimigos de uma determinada faze, até passar para a próximo

Divisória de Jogos:

Assim como a famosa saga de cinema "Harry Potter" que decidiu dividir o último capítulo da série em 2 partes (Parte 1 e a Parte 2), o primeiro jogo da trilogia dividiu-se também em 2 partes, intituladas como "The First Encounter" e "The Second Encounter", porém os dois são os mesmos jogos, então não se confundam achando que tem mais de 3 principais jogos na análise da trilogia. 

Uma coisa que acabou deixando uma bela decepção, é o fato da segunda parte não trazer quase nada de inovação, coisa que muitos esperavam que aconteceria, pois a segunda parte foi lançada 1 ano depois da primeira parte, e alguns esperavam que o jogo trouxesse novas inovações, porém isso não aconteceu e apenas foram acrescentadas novas músicas de trilha sonoras, armas novas a série e vários outros novos monstros. Pois bem, a segunda parte do jogo funcionou quase como uma expansão, porém oficialmente o game faz parte do 1° capítulo da trilogia.

O primeiro game foi dividido em duas partes, intituladas como: 
The First Encounter e The Second Encounter

Visual de Humor Negro:

O estilo visual do jogo é fantasioso e humoroso. Tipos de inimigos variam de soldados com lança-foguetes a robôs gigantes que correm contra o jogador, ou até homens-suicida sem cabeça e com duas bombas no lugar de mãos. Os ambientes incluem planetas alienígenas, pirâmides egípcias e florestas tropicais.

Em todos os jogos somos apresentados em uma grande diversidade de cenários, 
desde de lugares gelados, a lugares quentes, de lugares úmidos, a lugares secos

Dificuldade MUITO Alta:

Um grande "problema" para muitos jogadores é o fato do game ter uma dificuldade muito alterada, sendo altíssima e é afirmado que poucos jogadores tiveram a capacidade de completar todos os 3 jogos da trilogia. Essa dificuldade se dá pelo fato do jogador estar em um mapa aberto, porém seus inimigos aparecem, e no mínimo, em cada mapa existiram 150 inimigos que virão todos juntos para você derrotar. Conseguiu sentir o problema agora???? Podemos sim dizer que o jogo mais difícil da trilogia é o último, pois agora os mapas são fechados e você não pode se locomover para todo lugar, tendo de ficar preso com os inimigos.

Rivalidade Pessoal:

Como já foi dito, Serious Sam e Duke Nuken tiveram grande rivalidade no mundo dos vídeos-games. A saga Duke Nuken estava por um fio, e sempre estavam adiando cada vez mais o novo  jogo da série (Duken Nuken Forever, que lançou só em 2011 com um resultado negativo). No momento, Serious Sam usou esse fato para promover uma série de "Easter Eggs" contra o jogo rival, tirando assim muito sarro do personagem nos dois primeiros jogos da trilogia. Isso obviamente criou mais rivalidade ainda entre os fãs dos dois jogos, mas podemos sim admitir que ficou muito engraçado as duas avacalhações que Serious Sam trouxe.

Em seus jogos na trilogia, Serious Sam se aproveitou do momento de 
crise da saga Duke Nukem e decidiu criar várias piadinhas com o personagem

Sam Stone - A Tentantiva de Ser um 'Badass':

Os criadores da trilogia tinham um objetivo muito importante na estreia do primeiro jogo: eles queriam transformar o personagem Sam Stone (protagonista) no maior fodão do mundo dos vídeo-games, queriam deixar o personagem simplesmente muito, mais muito lembrado por todos. Eu tenho certeza que nem todos pensam assim, porque a grande maioria das pessoas que estiverem lendo a análise não conheciam a trilogia antes de ver esse post, porém podemos sim dizer que o resultado da meta dos criados foi negativo. Mas também não é pra menos, pois existem vários outros personagens muito mais memoráveis que Sam Stone.

Criado para ser o maior bad-ass do mundo dos vídeo-games, 
Sam Stone não consegue ganhar essa popularidade na opinião de muitos

Serious Sam II - Inovações e Infantilidade:

É importante lembrar nessa análise que o 2° game da trilogia trouxe, dessa vez, grandes inovações, melhoras nos gráficos, e evoluíram a engine criada exclusivamente para o jogo. Porém, mesmo com muitas inovações, podemos dizer que o jogo ficou infantil, pelo fato de antes os cenários e monstros dos games serem bastantes grotescos, bizarros e fantasiosos, mas, com o segundo título, transformaram essas características em coisas muito infantis, os nossos inimigos agora estavam todos coloridos, os cenários também cheios de luz e cores. 

Essa fato ajudou a trilogia a cair de qualidade, deixando alguns fãs para trás e levando até a crianças jogarem, porém, o jogo continuava com a dificuldade altíssima, e poucos ainda conseguiram passar de muitos mapas.

Serious Sam II caiu de qualidade, não graficamente nem na jogabilidade, porém trouxe um estilo de jogo muito infantil e um personagem com estilo alterado e menos pinta de 'badass'

Serious Sam 3 - Game Ultrapassado:

Outro fato que acabou ajudando a trilogia a cair de qualidade foi quando o 3° e último jogo principal foi lançado no final de 2011. Dessa vez, o jogo se passava antes do 1° game, contando um pouco melhor como tudo foi acontecer com o protagonista. Porém, para a decepção de muitos, o jogo estava completamente sem criatividade em relação ao jogos anteriores, pelo fato de ser o primeiro jogo a ser lançado na atual geração. Os gráficos e jogabilidade do game estavam completamente ultrapassados, tudo estava realmente mau feito, mas pelo menos nesse jogo tiraram os monstros e cenários infantis do 2° título.

Serious Sam 3 não teve um bom resultado, pois trouxe gráficos 
e jogabilidade ultrapassados e sem nenhuma criatividade

Releituras em HD:

Serious Sam foi refeito na engine "Serious Engine 3" e lançado como uma versão HD. Esta versão possui gráficos, models e ambientes exuberantes atualizados em alta definição. Além das texturas e models dos personagens refeitos, o remake também introduziu um modo cooperativo online de até 16 jogadores (até 4 na versão para XBLA), modo deathmatch, servidores dedicados e achievements. Um novo modo de jogo, intitulado "Coop Tournament" ("Torneio Cooperativo") foi introduzido nesse remake. O remake do primeiro episódio, chamado de Serious Sam HD: The First Encounter, foi lançado em 24 de novembro de 2009 para PC pela Steam, e em 13 de janeiro de 2010 para Xbox 360. O remake do segundo episódio, intitulado Serious Sam HD: The Second Encounter, foi lançado em 28 de abril de 2010 para PC e em 22 de setembro de 2010 para Xbox Live.

Resultado Final:

A trilogia Serious Sam não é para muitos, porém, assim como eu disse na análise do jogo Dark Souls (que também é um game hardcore), quem estiver procurando um desafio, esses jogos são ideais, mas para quem leva em conta história, no caso do último título gráficos e também a jogabilidade, essa trilogia você não precisa nem conhecer. Agora é escolher, e para quem for jogar, só digo uma coisa: PACIÊNCIA É TUDO.

__________________________________________________________________


Serious Sam: The First Encounter / Serious Sam: The Second Encounter
Março de 2001 / Fevereiro de 2002
PC / Xbox / Linux / Palm OS / Playstation 2 / GameCube

Serious Sam é o primeiro videogame (lançado em dois episódios) da série Serious Sam. É um jogo de tiro em primeira-pessoa (com opção de jogar em terceira-pessoa) criado pela desenvolvedora de jogos eletrônicos croata Croteam. Originalmente lançado somente para o mercado de computadores pessoais, a emergente popularidade de Serious Sam resultou em ports sendo criados para diversas plataformas, incluindo Xbox, GameCube, PlayStation 2 e Xbox Live Arcade, entre outros.

Enredo (The First Encounter): No tempo antigo, a Terra se envolveu em um grande conflito entre Mental, um ser extraterrestre maléfico que quer dominar o universo, e os Sirians, uma sensível raça alienígena que deixou para trás muitos de seus artefatos para serem descobertos pela humanidade. No século XXII, Mental e o seu exército de monstros grotescos retornam à Terra teimando destruir a humanidade. Como último recurso, a sociedade humana usa o Time-Lock, um misterioso artefato Sirian que contém o poder de transportar um único indivíduo a uma data anterior específica. Devido a sua bravura em lutar contra esses monstros, Sam "Serious" Stone foi escolhido para usar o Time-Lock, com esperança que ele consiga derrotar Mental e alterar o rumo da história humana.

Enredo (The Second Encounter): The Second Encounter começa onde o jogo anterior terminou, com Sam viajando para Sirius na nave "SSS Centerpiece". Para a má-sorte de Sam, a nave é acidentalmente atingida pelo "Ônibus de Turismo Croteam", e despenca em direção à superfície da Terra. Durante a queda, Sam consegue ler as coordenadas e se irrita ao perceber que irá cair no Egito novamente, mas ao invés disto, ele cai na América Central na época maia, sendo obrigado a deixar a nave em estado fora de reparo. Contudo, a esperança do protagonista continua forte ao descobrir que existe uma nave espacial de backup na Terra, que serve de apoio caso algo aconteça à "SSS Centerpiece". Esta nave estava escondida em um tempo e local diferente onde Sam caiu, obrigando-o a localizar os outros Time-Locks Sirian que o ajudarão a alcançar o seu destino.

Nota (The First Encounter): 8,7
Nota (The Second Encounter): 8,0

__________________________________________________________________


Serious Sam II
PC / Xbox / Linux
Outubro de 2005

Serious Sam II (ou Serious Sam 2) é um videogame de tiro em primeira-pessoa lançado para PC e Xbox, sendo a sequência do jogo para computador de 2002 Serious Sam: The Second Encounter. Foi criado e desenvolvido pela Croteam e lançado em 11 de outubro de 2005. O jogo foi inicialmente distribuído pela 2K Games, uma subsidiária da Take-Two Interactive. Mais tarde, o jogo foi disponibilizado na Steam em 31 de janeiro de 2012. Enquanto que o jogo tenha sido originalmente lançado somente para Windows e Xbox, uma versão para Linux do jogo e de seu editor, Serious Editor 2, foi também lançado mais tarde.

Enredo: No modo história com um jogador, o jogador assume o papel do herói Sam "Serious" Stone em seu combate contra as forças do notório líder extraterrestre "Mental", que almeja destruir a humanidade. Ocorrendo após os eventos de Serious Sam: The Second Encounter, Sam viaja por diversos mundos coletando partes de um medalhão para conseguir derrotar Mental.

Nota: 8,5

__________________________________________________________________


Serious Sam 3: BFE
PC / Xbox 360 (Live) / Linux / Mac OS X
Novembro de 2011

Serious Sam 3: BFE (Before First Encounter) é um jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Croteam e publicado pelo Devolver Digital. É o mais recente título da série Serious Sam é prequela de Serious Sam: The First Encounter. Serious Sam 3: BFE foi lançado em 22 de novembro de 2011 para Windows e em 17 de outubro de 2012 na Xbox Live Arcade, enquanto que o lançamento das versões para PlayStation 3 e Linux ainda não foram anunciadas, apesar da versão para Linux já estar disponível na versão beta do Steam para o sistema operacional desde 7 de novembro de 2012.

Enredo: A história do jogo se passa no século XXII, ocorrendo no Egito, durante a invasão de Mental na Terra, como acontece em The First Encounter. O jogo possui um modo cooperativo de campanha de até 16 jogadores, como também 4 jogadores em uma só máquina.

Nota: 7,5

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário