Anuncio !

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Análise Injustice: Gods Among Us


"Injustice: Gods Among Us" é um game de luta/combate desenvolvido pela NetherRealm Studios e publicado pela Warner Brothers Games. O jogo tem versões para algumas das principais plataformas, entre elas Playstation 3, Xbox 360, Wii U e até mesmo para iOS. O jogo teve suas datas de lançamento bem variadas, porém a oficial foi no dia 16 de Abril de 2013 na América do Norte.


Info:

O game começa quando Coringa, o famoso Joker do universo "Batman" explode uma bomba nuclear na cidade do Superman, "Metrópolis", matando assim a esposa do herói, Lois Lane e seu filho ainda não nascido. Porém, o que acaba não sendo altamente explicado na mídia do jogo é os fatos que antecedem isso, que serão explicados mais a frente na análise. Com essa ação, o herói, com alta sede de vingança jamais vista no personagem, acaba invadindo o departamento de polícia, onde Coringa estava trancafiado, com a ajuda de Batman, seu "melhor amigo". Superman mata Coringa de forma brutal dentro do departamento. Com o passar do tempo, o herói apenas aumentou sua raiva e cria uma nova ordem mundial envolvendo todos os heróis existentes no universo. Com isso, Batman, após ver que alguns heróis se unirem a esse novo mandato, criou sua própria rebelião. 

Enredo Surpreendente:

Uma das maiores surpresas que o game apresentou foi essa: um enredo eletrizante, de tirar o fôlego, de tão bem feito que ele consegue ser. Tudo bem que ele foi inspirado na HQ chamada "Injustice", porém ele apresenta vários pontos modificados, que deixam a história, em grande parte, original. Realmente um dos pontos que mais merecem atenção, que surpreendeu tantos os jogadores, quanto aos críticos.

A história principal talvez seja o ponto de maior surpresa, 
por simplesmente conseguir tirar o fôlego

Gráficos Variados:

Os gráficos já são um dos pontos que acabam variando muito. Isso se dá pelo fato de presenciarmos um tipo de divisão de qualidade. Durante o gameplay, tudo está normal, como o de esperado, com os cenários super detalhados, ao estilo jogos do gênero apresentado, porém já nas cutscenes, é outra história. As expressões faciais não são boas e podemos ver vários defeitos na parte detalhista, nada que atrapalhe muito, porém que deixe a impressão de algo um pouco ultrapassado para certas pessoas, o que sabemos que o game não é. 

Sistema de Combate Ótimo:

A jogabilidade do game é a mesma dos principais games de luta, como "Mortal Combat", em que os personagens apenas se deslocam para trás e para frente durante a batalha. Cada combate é dividido em duas rodadas, porém, sem o sistema clássico de "rounds" e sim a porção de "vida" de cada personagem é que é dividida em dois níveis. Podemos também executar golpes especiais com cada personagem durante a luta, porém isso será explicado mais a fundo no resto da análise. Com todas essas características clássicas de jogos de luta e ainda algumas alterações favoráveis, é óbvio que a jogabilidade também é um dos melhores pontos do game.

Acima um exemplo do sistema de combate do jogo, 
com os personagens Superman e Nightwing se enfrentando

O Grandioso Ed Boon:

Talvez vocês estejam se perguntando: por quê "Injustice" tem tantas semelhanças com os jogos de lutas já bastante conhecidos pelo público? Isso se dá pelo fato da desenvolvedora ser a mesma dos jogos da atualidade, que produziu os games "Mortal Combat vs DC Universe" e "Mortal Combate (2011)", por exemplo. Além disso, o game teve uma alta porção de produção feita pelo mestre, Ed Boon. Ou seja, todas as semelhanças na jogabilidade são dadas a esses fatos, além de outras contribuições da equipe responsável por outros jogos de luta mais recentes. 

O mestre Ed Boon, responsável pelo desenvolvimento de vários 
jogos "Mortal Combat" teve grande participação na produção do game

Interação com o Cenário:

Uma das novidades do game foi a alta interação com o cenário durante as lutas. Não interessa a ambientação, e não interessa o personagem, você poderá sempre deixar o cenário ao seu favor durante o combate contra outro herói ou vilão. Para darmos como exemplo podemos descrever lutas em "Atlântida", cidade do herói Aquaman. Quando o jogador estiver em uma luta nesse cenário, poderemos ir ao canto do espaço ambiental, e quebraremos o vidro dos aquários, fazendo nosso inimigo perder grande parte de seu "hp" por ter sido afogado. Realmente uma ótima estratégia dos criadores, pois todos os métodos de uso do cenário são altamente criativos.

Heróis e Vilões:

Como todos já sabem, o jogo apenas possui personagens da DC Universe. Entre esses personagens podemos descrever alguns heróis como Batman, Superman, Arqueiro Verde, Aquaman, Ciborgue, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde, Nightwing, Shazam e muitos outros. Além desses, temos um número igualado de vilões, os mais conhecidos temos Coringa, Lex Luthor, Apocalypse, Sinestro, Mulher-Gato, Exterminador,  Bane e novamente muitos outros... Além desses personagens, seremos mais tarde apresentados a diversas expansões contendo outros heróis e vilões do universo DC.

Arte criada pela equipe do blog mostrando todos os personagens 
existentes no game, isso até o momento, pois várias expansões prometem serem lançadas

Desequilibração dos Personagens:

Um grave problema que o game acaba apresentando é a desequilibração de personagens, fato nunca pode ocorrer um jogo de luta. Isso nada mais é que existir uma desvantagens dentre os heróis, que seria por exemplo, o "Superman" conseguir, de qualquer modo, ganhar em uma luta contra o "Coringa". Alguns vilões que aparentemente não apresentam armaduras, ou músculos, como é o caso do terrível palhaço de Gotham, acabam perdendo para quase todos os outros heróis, e assim vai. Ou seja, em uma partida online com um amigo, ou se você estiver jogando em um campeonato, você nunca poderá escolher o personagem que você tem mais afeição, pois você perderá a partida com ele.

A Melhor Dublagem Brasileira Já Feita em um Game:

Como muitas pessoas devem saber, Injustice tem, não só legendas em português, como a dublagem completa para o nosso país. Esse fato já era muito esperado pelos jogadores, por saberem que os dubladores oficiais dos heróis e vilões estariam dando presença no game. Resultado final: sem dúvida a melhor dublagem para o Brasil existente em um game. As vozes ficaram altamente bem feitas, os dubladores, como já eram os oficiais, que deram aparições em filmes, desenhos animados, e outras mídias, acabaram ficando ótimas. Sem dúvida quem pretende ou já comprou o game não pode deixar de conferir essa ótima dublagem. 

Golpes Especiais:

Um dos pontos mais interessantes é que, durante as lutas, poderemos fazer golpes especiais. Esses golpes seriam nada mais nada menos, que combos altamente poderosos que acabaram por tirar muito hp do inimigo. Funciona da seguinte maneira: após um tempo o jogador acertar vários golpes, ele poderá usar o seu "combo especial", e nesse momento, uma cutscene irá aparecer com alguma forma de punir ao máximo o inimigo, como por exemplo, temos o absurdo golpe especial do vilão "Apocalypse", em que ele acaba dando um golpe no inimigo atravessando a camada da Terra, indo e voltando. O legal nesse ponto é que cada um dos 24 personagens possuem diferentes golpes especiais, que são altamente criativos e acabam por divertir mais ainda o jogador.

Duração Baixa:

Uma característica muito interessante no game é que ao longo do modo história, o jogador terá para presenciar, no mínimo, 1 hora e meia de apenas custcenes. Realmente, ao todo o jogo apresenta um curto período de gameplay, chegando em torno de 4 horas totais, tirando esse excesso de custcenes, que no caso são obrigatórias, e tornam a trama do enredo no que ele é, uma surpresa de tão bem feito que consegue ser.

As cutscenes ocupam, esse é um dos fatos mais intrigantes do game, 
mas de que maneira alguma acabam por deixar o jogo mais imperfeito

Os Quadrinhos:

O que muitas pessoas não sabem é que "Injustice: Gods Among Us" é totalmente inspirado em uma edição de quadrinhos (ou HQs, como vocês preferirem) com o mesmo nome. Essa edição ainda existe e esta em processo de lançamentos a cada mês ou semana, infelizmente não sei ao certo. O ponto é que o incrível enredo do game é inspirado no enredo da HQ, com algumas mudanças, e infelizmente certas censuradas que tiveram de ser feitas, como a cena da morte do vilão Coringa, em que nos quadrinhos acontece de uma maneira muito mais brutal. Eu mesmo tive a oportunidade de ler certas partes dessas HQs, e admito que gostei muito, achei uma história bastante envolvente, que puderam ser trazidas para o universo tecnológico de uma forma bem inspirada, contando todos os fatos que poderiam ser contados, o que talvez deixou a desejar seja a falta de detalhes do passado de certos personagens, que são mostradas na HQ.

Capa de uma das edições lançadas para a HQ

Resultado Final: 

Chegando ao nosso resultado final temos posições positivas. Injustice é uma bela obra inspirada, de forma caprichante e competente. O game é para todos aqueles fãs de games de luta, fãs da série "Mortal Kombat", e é claro, fãs do criador Ed Boon. Além disso, que é aficionado por heróis, vilões e quadrinhos também irão se apaixonar pelo game, pelo fato dele trazer uma belíssima história, com um conceito muito bem feito. Dessa vez, veremos coisas como heróis virando certos vilões, o que deixará todos com dúvidas e curiosidades. Sem dúvida, Injustice é um ótimo jogo.

__________________________________________________________________


Injustice: Gods Among Us
Playstation 3 / Xbox 360 / Wii U / iOS
Abril de 2013

Injustice: Gods Among Us, conhecido como Injustice: The Mighty Among Us no Médio Oriente,14 15 16 é um videojogo de luta produzido pela NetherRealm Studios e publicado pela Warner Brothers Games em Abril de 2013 para Wii U,3 PlayStation 3 e Xbox 360.10 17 Uma versão gratuita para iOS foi editada a 3 de Abril de 2013.

EnredoO game começa quando Coringa, o famoso Joker do universo "Batman" explode uma bomba nuclear na cidade do Superman, "Metrópolis", matando assim a esposa do herói, Lois Lane e seu filho ainda não nascido. Porém, o que acaba não sendo altamente explicado na mídia do jogo é os fatos que antecedem isso, que serão explicados mais a frente na análise. Com essa ação, o herói, com alta sede de vingança jamais vista no personagem, acaba invadindo o departamento de polícia, onde Coringa estava trancafiado, com a ajuda de Batman, seu "melhor amigo". Superman mata Coringa de forma brutal dentro do departamento. Com o passar do tempo, o herói apenas aumentou sua raiva e criou uma nova ordem mundial envolvendo todos os heróis existentes no universo. Com isso, Batman, após ver que alguns heróis se unirem a esse novo mandato, criou sua própria rebelião. 

Nota: 9,0

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário