Anuncio !

terça-feira, 23 de abril de 2013

Análise BioShock Infinite


"BioShock Infinite" é o título de fechamento da trilogia Bioshock, sendo o 3° game lançado e cronologicamente o primeiro da franquia. O game foi desenvolvido pela Irrational Games e publicado pela 2K Games. Lançado no dia 26 de março de 2013, o game tem versões para as plataformas principais, Playstation 3, Xbox 360 e PC.



Info:

Tudo começa com um farol. Assim como no clássico "BioShock" original, de 2007, "Infinite" dá continuidade ao legado da franquia em uma nova e ousada empreitada. O ano da história é 1912 e, em vez de explorar o fundo do mar, o jogador agora é levado a Columbia, uma impressionante cidade que flutua entre as nuvens. No comando de Booker DeWitt, um ex-soldado e agente do governo dos Estados Unidos, o objetivo é resgatar uma garota aprisionada, chamada de Elizabeth, para quitar suas dívidas.

Enredo Maravilhoso:

Começando sobre o ponto de enredo, esse é uma característica muito gratificante no game, simplesmente por ter uma história extraordinária, com reviravoltas, um ótimo conceito, com personagens marcantes e com temas fortes, porém todos mostrados com qualidade. Eu sei que para os verdadeiros 'gamers' o enredo é levado em muita consideração, e isso vocês podem achar tranquilamente em "BioShock Infinite".

BioShock Infinite possuí um enredo com todos os 
pontos que os fanáticos e verdadeiros gamers procuram

Gráficos Muito Bem Feitos:

Em termos de gráficos, Infinite capricha realmente nos cenários, nos mínimos detalhes do ambiente, tanto internamente, quanto externamente. As pessoas e personagens também são bastante bem feitos, principalmente as expressões faciais, que talvez sejam o ponto do game nesse aspecto. É realmente lindo de se ver que essa mecânica gráfica do game vai crescendo a cada capítulo novo lançado, isso eu digo pelo fato dos gráficos dos jogos anteriores também evoluírem ao longo do tempo, porém sempre com essa beleza estampada.

Jogabilidade Melhorada e Bem Leve:

Em temos de jogabilidade o game continua o usual da série, porém com uma movimentação altamente melhorada, menos pesada que o seu título antecessor. Como muitos sabem, o jogo é em primeira-pessoa, é possuí vários momentos que teremos usar de nosso arsenal para derrotar nossos inimigos. Anteriormente esse mesmo ponto era altamente prejudicado, pela horrível e pesada movimentação, que como foi dito, melhorou gradativamente. 

Trocando a Ambientação, Ainda uma Obra de Arte Visual:

Como os mais integrados nas notícias já sabem, a série mudou de ambiente pela primeira vez. Antes o nosso principal lar era "Rapture", a cidade submersa, infestada pela praga e completamente destruída. Porém, dessa vez, nós podemos presenciar um cenário que aparentemente seria bem semelhante à Rapture, porém nos seus dias de glória. "Columbia" é o nome da cidade, dessa vez localizada acima das nuvens, com um visual lindíssimo, e de primeira vista, um ótimo paraíso. O ambiente apresenta várias estruturas que se mexem a todo tempo, pelo fato dela ser uma cidade voadora. Completamente inspirada nos Estados Unidos do século passado, é realmente uma obra de arte seu visual.

"Columbia" é o novo cenário da série, em resumo, uma verdadeira arte de visuais

Personagens Marcantes:

Columbia não é única coisa que será altamente lembrada por um longo período, mas também os personagens principais da trama, como o protagonista, Booker DeWitt e a grande surpresa do fictício elenco, Elizabeth. Além de carisma, esses personagens conseguem, obviamente ao longo de todo boa história, mudar seus conceitos como pessoa, transmitindo, entre um com o outro, preocupação digna, protegimento e até mesmo sentimentos de laços de amizades. Esse e alguns outros fatores são o que fazem um enredo completamente bem feito.

Esses dois grandes personagens ainda vão causar muito assunto para os jogadores

O Grande Arsenal de Armas Continua:

Como já é conhecida na série, o sistema de combate é bem diferenciado se comparado a os principais jogos de tiro da atualidade, como Call of Duty e Battlefield. Isso pelo fato de trazer um belo sistema realista, dessa vez ágil, intenso e gratificante. O jogador pode carregar, como o usual, escopetas, metralhadoras, pistolas e até lança foguete e alguns itens atiráveis, como granadas e raios elétricos e também, para ajudar mais um pouco, criar algumas armadilhas para dificultar mais ainda o inimigo. Em vários momentos deveremos usar tudo que podemos, até porque, existem vezes que a ação frenética chega a assustar o jogador. 

Navegação Maluca:

Um problema que o game possuí é o sistema de navegação pela extensa Columbia, que acaba atrapalhando um pouco durante a jogatina. Para acharmos o nosso local de objetivo não somos auxiliados por um GPS ou mapa, mas sim por flechas indicativas que aparecem no chão ao longo do caminho. Isso, apesar de parecer fácil de entender, as vezes complica um pouco para o lado do jogador. Se dá pelo fato dessa maldita flecha as vezes, de certo modo, bugar ao tentar mostrar o caminho,sendo forçar o jogador a dar voltas pelo ambiente, ou sendo também desaparecer do nada. Isso não chega a ser um erro que possa tirar nota, mas devemos sempre levar em consideração.

Tópicos Importantes:

Assim como seus antecessores, "Infinite" continua abordando conteúdos e assuntos que causam os principais conflitos mundiais. Dentre esses tópicos estão a religião, economia, política americana, racismo, entre vários outros fatores que criam os problemas que nos atormentaram e atormentam muitos até hoje. Porém, o novo título BioShock consegue ser mais critico e afundo que seus antecessores, de uma maneira contundente.

Elizabeth - Excelente Personagem:

Assim como já foi dito, a companhia de Elizabeth, uma das personagens principais da trama, é uma grande surpresa e destaque no game. Muitos antes tinham preocupação com a sua participação na jogatina, muitos tinham medo que ela precisaria ficar sendo protegida e cuidada a todo minuto, porém, podemos afirmar, de certo modo, que ela sabe se defender nos combates, além de nos ajudar na busca de coletáveis importantes, como munição e dinheiro. Além disso, apenas com a ajuda de Elizabeth podemos abrir portas que estão fechadas pelo lado de dentro. Claro, essa são necessidades para o nosso gameplay, mas não podemos deixar passar a ótima e muito lembrada personalidade da personagem, que como já foi dito, é bastante marcante na trama. 

Elizabeth, uma das personagens femininas mais marcantes da nossa geração de jogos

Colírio Para os Olhos:

Como muitos já perceberam, Columbia, o nosso ambiente de interação no game, possuí cenários simplesmente lindos. Eu acho que "lindo" é pouco, talvez extraordinários, um dos mais bonitos que eu, com a minha experiência pessoal, pude presenciar. Columbia é uma cidade voadora, ou seja, possuí seus prédios e casas a todo momento se mexendo acima das nuvens. Além disso, são altamente detalhados e envolventes, com admiração única por parte de cada jogador. Columbia é um daqueles lugares que serão lembrados por um longo período de tempo no mundo dos games.

Acima algumas imagens dos lindos cenários de Columbia

Pequena Falta de Interação:

Posso dizer com toda certeza que com todos os recursos apresentados em Columbia podem ser mais aprofundados com novos títulos, isso eu afirmo sem sombra de dúvida. Eu digo que isso pode acontecer pelo fato de sabermos que existem vários segredos na cidade, porém não somos capazes de ter um interação muito grande, outro pequeno problema que o game apresenta é esse: a falta de interação com uma cidade tão grande, tão magnífica e tão misteriosa. Porém, poderemos ter um aprofundamento maior talvez com um próximo título que venha.

Compensa a Espera:

Como os jogadores mais ligados nas novidades do mundo dos games já sabem, Infinite, anteriormente ao seu lançamento, já tinha sido adiado 3 vezes, fato que irritou alguns fãs e deixou outros com mais vontade ainda de ver como o game estava. Porém, não podemos reclamar nem um pouco sobre a decisão dos criadores em relação aos adiamentos, isso pelo fato de podermos presenciar o seu resultado final.

Resultado Final:

E que resultado final é esse? Acho que vocês já podem imaginar! BioShock Infinite é um game que realmente me impressionou, só por ser o que ele é, com suas características de "Jogo do Ano". Você pode encontrar todos os pontos positivos no game e vasculhar afundo, e apenas encontrar pequenas besteiras de problemas. Lindos gráficos, maravilhosos cenários, rico em detalhes, jogabilidade simples e frenética, uma ótima história, personagens marcantes e muito mais é encontrado no que por enquanto já é concorrente de "Game of the Year".

__________________________________________________________________



BioShock Infinite
Playstation 3 / Xbox 360 / PC
Março de 2013

BioShock Infinite é um jogo de tiro em primeira pessoa a ser desenvolvido pela Irrational Games, e o terceiro game da série BioShock. Foi publicado pela 2K Games e lançado para Playstation 3, Xbox 360 e PC no dia 26 de março de 2013.

Enredo: Tudo começa com um farol. Assim como no clássico "BioShock" original, de 2007, "Infinite" dá continuidade ao legado da franquia em uma nova e ousada empreitada. O ano da história é 1912 e, em vez de explorar o fundo do mar, o jogador agora é levado a Columbia, uma impressionante cidade que flutua entre as nuvens. No comando de Booker DeWitt, um ex-soldado e agente do governo dos Estados Unidos, o objetivo é resgatar uma garota aprisionada, chamada de Elizabeth, para quitar suas dívidas.

Nota: 9,8

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário