Anuncio !

sábado, 7 de setembro de 2013

Análise Castle of Illusion: Starring Mickey Mouse


"Castle of Illusion: Starring Mickey Mouse" é um jogo remasterizado desenvolvido pela Sega Studios Australia e publicado pela mesma, mas dessa vez em parceria com a Disney Interactive Studios. O jogo foi lançado por download para as plataformas Playstation 3 (PSN), Xbox 360 (Live) e PC. Foi lançado em 3 de setembro de 2013 para PS3 e no dia seguinte para as demais plataformas.


 Info:

Minnie é sequestrada pela bruxa Mizrabel, que pretende roubar a beleza da ratinha, e cabe a Mickey recuperar sete pedras preciosas para vencer a vilã. Assim, o mascote da Disney atravessa fases temáticas, como florestas, masmorras e bibliotecas, para enfrentar diversas criaturas.

Apenas Fazendo Jus ao Original:

Sem muitas novidades nesse quesito, "Castle of Illusion" traz a aventura de Mickey Mouse através do castelo da bruxa Mizrabel. Fazendo jus ao enredo do game original dos anos 90 lançado para o Mega Drive, o jogo trás uma história divertida e que deixa qualquer fã do ratinho bem animado com as aventuras que virão pela frente. 

Realmente não há muito do que dizer nesse ponto, pois os enredos de jogos desse gênero servem mais para faxada da diversão que irá por vir e ao mesmo tempo justificar os fatos que ocorrem durante a jogatina. Mas "Castle of Illusion" consegue de alguma forma ser de tamanha diversão que qualquer pessoa consegue ter um imenso carinho por vários fatores, e um desses fatores sem dúvida é a história, que encanta gerações a mais de uma década. 


"Castle of Illusion" faz jus ao título original em diversos pontos, 
dentre eles está o enredo, que encanta gerações a mais de uma década

Gráficos LINDOS:

Jogos remasterizados possuem um princípio básico para seguir: vir com gráficos, ao menos, bonitos para a atual geração que eles se encontram. Esse não é o caso de "Castle of Illusion", pois o game consegue ser bem mais que apenas um melhoramento e refinada se comparada ao jogo original. Aqui temos gráficos extremamente LINDOS, realmente encantadores e que fazem os mais velhos chorarem de emoção, pois realmente percebem o tamanho salto que a vida deles passou, além do mundo dos games que mudou muito desde década de 90. 

Mas o que realmente impressiona aqui é o tamanho de trabalho bem feito nessa releitura, pois não são só os cenários e estilo do novo Mickey Mouse, mas também os detalhes que estão de impressionar no game. O ambiente vivo e cheio de cores mostra o competente trabalho da Sega, que eu particularmente admiro profundamente como empresa de jogos. 


A imagem infelizmente não representa bem, mas tentem perceber os tamanhos detalhes 
que o personagem e os cenários transmitem ao jogador, algo realmente de emocionar 

E a Jogabilidade não é Diferente:

Mas uma vez fazendo jus ao game original a jogabilidade em si está bem competente. O acréscimo da liberdade de câmera foi algo que realmente deixou tudo mais dinâmico. O nosso personagem querido pode fazer diversas coisas, dentre elas pular, correr, atacar, e mais algumas outras ações básicas. Realmente não existem muitos segredos nesse ponto, "Castle of Illusion" prova que um jogo remasterizado não se encaixa apenas em gráficos, mas sim na dimensão do título em geral. 


A jogabilidade de "Castle of Illusion" prova que um remake 
não se encaixa apenas nos gráficos, mas também na dimensão de um título em geral

Para a Extrema Alegria dos Veteranos:

Realmente o ano de 2013 está sendo fantástico para os mais veteranos da década de 80 e 90. Isso eu digo pois as empresas atuais estão com sede de realizar tais títulos remasterizados. Só esse ano, recebemos mês passado "Ducktales Remastered", game do Tio Patinhas que agradou muito aos fãs e inclusive possuí uma análise completa aqui no blog. Agora somos apresentados ao também clássico "Castle of Illusion", que vem juntamente remasterizado, e ainda sim inspirado no game original do Mega Drive. 

Mas isso tudo não acaba por aí, pois ainda nesse mês de setembro temos título como "Rayman Legends" vindo para a alegria dos fãs, dessa vez sendo publicado pela Ubisoft e lançado para Wii U. Ou seja, temos a Capcom, a Sega e a Ubisoft em trabalhos para alegrar principalmente os veteranos, e tentar, de alguma forma, conquistar o público mais jovem. 

O Game Original:

"Castle of Illusion" de 2013 foi uma versão remasterizada do clássico com o mesmo título, lançado em novembro de 1990 para Mega Drive e Genesis, dois dos consoles mais populares da época. Naqueles tempos, o game adquiriu uma ótima reputação, por ser um título que encantou as crianças da época (hoje os atuais marmanjos).

O game trazia o mesmo enredo do título lançado agora, e recebeu ótimas críticas, com as maiores empresas especializados dando 9/10 para o game, fato que contribuiu para o surgimento desta releitura. O diretor do game foi Emiko Yamamoto, que gostou da ideia apresentada para este remake, e autorizou o título atual. 

"Castle of Illusion" para Genesis, lançado em 1990

Remake Competente:

Podemos afirmar com toda a certeza que acima de tudo, "Castle of Illusion" é um competente remake. Isso eu digo, pois ele ao contrário de "Ducktales Remastered" que decidiu fazer uma releitura de exatamente a mesma coisa do game original (o que não é algo ruim), o título aqui em questão decidiu relembrar os fãs com os pontos clássicos, mas trouxe muitas novidades se comparado ao game original. 

O jogo trás os mesmos inimigos, cenários semelhantes e os conceitos básicos iguais. Porém, com tudo isso vindo na atual geração de jogos, é praticamente um game novo, graças ao tamanho de inovações se comparado ao título de 1990, que caí entre nós, apresentava aquilo que hoje em dia podemos chamar de 'cenários toscos'.

Cenários Simplesmente sem Definições Únicas:

E já que entramos no assunto de cenários, nada melhor do que ressaltar sobre esse, que é um dos pontos essenciais em releituras. Se formos comparar os cenários quadriculados de 1990 e vermos agora os atuais ambientes que nôs encontramos com o ratinho Mickey a todo minuto, é simplesmente algo de se assustar. 

No game somos apresentados ao lindo castelo da Mizrabel, e as ambientações são constituídas de dentro dos quadros de "decorações" das salas e cômodos da "casinha". É legal ressaltar também que o game possuí um ótimo ritmo, pois as mudanças de ambientes ocorrem frequentemente, além de serem extremamente variadas. Como exemplo, podemos citar florestas, cômodos em versões gigantescas, cavernas fantasmagóricas e muitos outros... Realmente um colírio para os olhos dos fãs.


Tirem suas próprias conclusões e se emocionem com 
os cenários e ambientações variadas de "Castle of Illusion"

Referências Óbvias:

Como já foi dito diversas vezes, todos os locais variados que nós nôs encontramos em diversos momentos da jogatina são justificadas pelo castelo da bruxa Mizrabel, que sequestrou a Minnie para roubar a sua juventude e cabe ao nosso querido Mickey salva-lá. O "Castelo de Mizrabel" é sim uma figura secundária no game, e realmente uma das coisas mais completas que podemos fazer no jogo.

Isso eu digo pois já havíamos visto isso em 1990, mas lá apenas podíamos ir em limitados cômodos do castelo, o que quase não dava a sensação de liberdade. Aqui, porém, temos extensas tarefas para realizar. E é aqui que vimos uma das referências mais especiais que o título apresenta, com o conceito baseado de "Super Mario 64". Quem não se lembra de pular dentro dos quadros do GIGANTESCO castelo do clássico da Nintendo, e um dos games que eu particularmente mais admiro. 

O Castelo de Mizrabel nôs trás uma semelhante sensação 
do famoso castelo do clássico "Super Mario 64"

É realmente uma honra sentir aquela mesma sensação de liberdade, por mais que o título do famoso italiano seja bem mais aperfeiçoado nesse ponto, com uma liberdade dentro do gigantesco ambiente sendo ainda maior. Além disso, podemos reclamar desse quesito, pois se o "Castelo da Ilusão" fosse algo relativamente maior, o game teria uma atenção mais merecida. Fica a dica para a Sega!

Baixa Duração, Mas...

Realmente é fato que "Castle of Illusion" poderia ter uma duração maior, o que ampliaria a sua faixa de remake. Mas, sendo classificado como tal, o game está dentro das normas de produção, pois nem excedeu nem ficou abaixo da duração do título original. É algo que pode irritar? Sim, é algo que poderia ser evoluído e trazido mais de míseras 4 horas de duração. Mas vale ressaltar que se você é um daqueles jogadores que gosta de altas aventuras, pode buscar vasculhar cada canto do castelo, pois espremendo bem você consegue tirar um bom suco. 

Trilha Orquestral:

Sem dúvida uma das características mais belas que "Castle of Illusion" apresentou, tanto no game original, quanto neste remake, é a sua trilha sonora. Aqui no game, porém, temos uma diferença se comparado ao título de 1990. Isso eu digo pois agora as músicas estão orquestrais, e com um tom mais moderno. A todo tempo somos trazidos para essa magia de música, que em todas as mídias a Disney consegue nôs proporcionar. Porém, se você preferir, pode alterar para as músicas clássicas do game original, com um tom mais chiptunes, o que também é algo que causa extrema nostalgia. 

Demora um Pouco Para se Acostumar com Certas Coisas:

Uma das coisas que a maioria das críticas internacionais e nacionais acabaram por reclamar muito, foi a demora para se acostumar com certas características problemáticas da jogabilidade. E realmente é algo que irrita, e muito... Eu estou falando sobre a mecânica de movimentação do ratinho Mickey, principalmente no setor de pulos. O desafio “extra” aqui vem tanto do domínio do timing característico dos saltos do camundongo quanto da necessidade de manter o botão apertado para saltar mais alto. Ok, talvez não seja algo propriamente negativo. Mas você pode demorar algum tempo para pegar o jeito.

Mas é fato lembrar que esse problema também existia em 1990, com o título original. Porém, o atual "Castle of Illusion" peca nesse ponto, pois eles deveriam ter arrumado algo que já era considerado um problema, até porque, mais de duas gerações se passaram.


Realmente os saltos são uma das características problemáticas da jogabilidade

Liberdade de Câmera:

Já havia sido comentado rapidamente dentro desta análise a possibilidade de libertação da câmera do jogador, algo que sem dúvida, deixa "Castle of Illusion" um pouco a frente se comparado a "Ducktales Remastered", pelo menos nesse ponto. Como muitos devem se lembrar, um dos maiores desafios dos jogadores na época do Mega Drive, Genesis, entre outras plataformas, era sem dúvida armar suas táticas do ambiente. Isso se dava pela câmera ser posicionada ao lado na tela do jogador, e de certa forma, evitar maior dinâmica para o game em si. 

Hoje em dia, graças a atual tecnologia dos games, já estamos acostumados a saber que isso é coisa do passado, e "Castle of Illusion" confirma essa estatística. Isso pois o novo game trás uma excelente liberdade de câmera, que faz com que podemos perfeitamente aproximar, rodopiar e construir múltiplos planos, o que alivia e muito a dificuldade da aventura. 

Trajes Alternativos:

Eis aqui uma das vantagens mais óbvias do novo castelo explorável de Castle of Illusion. Ao perambular pelos pisos superiores da construção, você deve se deparar, em algum momento, com um enorme espelho. É aí que se pode colocar trajes diferentes no camundongo da Disney, dando um descanso merecido ao velho calção com botões de suspensórios. 

Entretanto, para conseguir os trajes de “mágico”, “explorador” e “cavaleiro”, será necessário, respectivamente, coletar cinco cartas de baralho, cinco pimentas (uma referência ao excelente QuackShot, outro petardo do Mega Drive) e, por fim, salvar Minnie Mouse. Naturalmente, isso ainda ajuda a conferir alguma longevidade extra a uma proposta originalmente bastante linear.

Roupas de Mágico, Explorador e Cavaleiro, respectivamente

Resultado Final:

Sem sombra de dúvida "Castle of Illusion" é mais um dos títulos que foram feitos para lhe causar extrema nostalgia, além de uma saudade da infância ou adolescência. O game nôs leva de volta ao passado de uma forma moderna, com gráficos, jogabilidade e estilos refinados, tudo isso com uma excelente dose de diversão. Além dessas características, é importante ressaltar que o game não está caro nas plataformas a qual ele lançou, o que pode lhe causar vontade de ao menos, experimentar o título, pois eu tenho certeza que você não vai se arrepender. 

__________________________________________________________________


Castle of Illusion: Starring Mickey Mouse
Playstation Network / Xbox Live / PC
Setembro de 2013

"Castle of Illusion: Starring Mickey Mouse" é um jogo remasterizado desenvolvido pela Sega Studios Australia e publicado pela mesma, mas dessa vez em parceria com a Disney Interactive Studios. O jogo foi lançado por download para as plataformas Playstation 3 (PSN), Xbox 360 (Live) e PC. Foi lançado em 3 de setembro de 2013 para PS3 e no dia seguinte para as demais plataformas. 

Enredo: Minnie é sequestrada pela bruxa Mizrabel, que pretende roubar a beleza da ratinha, e cabe a Mickey recuperar sete pedras preciosas para vencer a vilã. Assim, o mascote da Disney atravessa fases temáticas, como florestas, masmorras e bibliotecas, para enfrentar diversas criaturas.

Nota: 8,8

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário