Anuncio !

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Análise Grand Theft Auto V


"Grand Theft Auto V", ou simplesmente "GTA V" é um game de mundo aberto, com gênero de ação-aventura. Foi desenvolvido pela Rockstar North e publicado obviamente pela grandiosa Rockstar Games. O jogo foi lançado para as plataformas Playstation 3 e Xbox 360 e estreou nas lojas brasileira no esperado dia 19 de setembro. 


Info:

Pela primeira vez na série somos apresentados a 3 protagonistas jogáveis: Michael, Trevor e Franklin, e suas histórias estão interligadas no enredo. O game começa dez anos antes das ações atuais, mostrando o último assalto ao banco de Michael e Trevor (além de mais um integrante no grupo, chamado Brad) que resultou na suposta morte do primeiro, e a fuga de Trevor. Dez anos mais tarde, é descoberto por nós que Michael não morreu, e na verdade está em um programa de proteção as vítimas. Agora, o homem está vivendo no bairro da maior elite de San Andreas, Estados Unidos

Em torno disso tudo, somos apresentados a Franklin, um rapaz que sonha em crescer na vida acima de tudo, e sair do bairro pobre do seu amigo, Lamar. Em volta disso, Franklin acaba por conhecer Michael, que lhe oferece trabalho e lhe pede alguns favores. Após um tempo, uma relação de profissionalismo e amizade cresce entre os dois, e com isso, Michael decide voltar ao trabalho antigo, e sair de sua vida monótona. Após completarem o primeiro assalto a uma joalheria, Trevor, seu ex-parceiro de roubos, acaba por perceber que alguma coisa cheirava familiar. O personagem então corre atrás de buscas, e não em muito tempo, descobre que Michael ainda está vivo. Agora a vida dos três personagens irá entrar em um conflito, colocando em risco suas amizades e profissionalismo em jogo. 

Enredo de Filme:

Dá para perceber que um dos pontos que mais inovaram na série foi o atual enredo apresentado. Durante a jogatina, quando já conhecemos melhor a personalidade de cada um dos personagens, realmente conseguimos perceber um excelente toque de cinema no game. A história é altamente aprofundada, e delicadamente contada, sem os mínimos furos durante o decorrer da aventura. Vai passando as horas e percebemos que já nos importamos mais com os novos protagonistas do que com nós mesmos.

Para quem gosta de filmes de tráficos, roubos a bancos, histórias de gangsteres ou até mesmo a boa e velha máfia, irá se surpreender com "Grand Theft Auto V". Aqui, vocês irão ver todos os gêneros citados acima de uma forma altamente equilibrada e bem posicionada em todas as situações. A Rockstar já tem costume de deixar suas histórias cinematográficas e cativar os jogadores com isso, aqui talvez você possa não achar o melhor enredo já visto na série, mas com certeza, ele é o mais calibrado e bem feito já visto. 


O enredo de "Grand Theft Auto V" é extremamente cinematográfico, 
e consegue abordar vários assuntos ao mesmo tempo de forma calibrada

Gráficos Ótimos:

"Grand Theft Auto" é uma série que desde 2000 já vinha com os melhores gráficos atuais para um game de extremo mundo aberto. Isso foi provado principalmente em "Grand Theft Auto III", "Grand Theft Auto: San Andreas" e "Grand Theft Auto IV". Mas agora, novamente nos deparamos com os mais impressionantes gráficos do gênero que a série aborda, ou seja, a ambientação livre. 

Além de ter excelentes detalhes nos cenários, as expressões faciais durante as cutscenes é que não deixam devendo nem um pouco, mas devemos deixar claro que não tem como comparar tais expressões com o também recém "The Last of Us", pois, além de serem diferentes gêneros de jogos, o último citado possuí suas cenas computadorizadas graficamente e "GTA V" não faz proveito disso, as suas cutscenes são com os gráficos do próprio jogo. Não tem comparações, pois ambos os games tem suas características distintas. 

Os gráficos do game não se aproveitam de computações gráficas, e mesmo assim, 
conseguem ser os melhores da atual geração de jogos mundos livres

Jogabilidade Quase Toda Renovada e Muitas Novidades:

A jogabilidade geral foi um dos pontos que mais mudaram no game se comparado ao "GTA" anterior. Começando pelo sistema de locomoção, somos deparados com um excelente trabalho da equipe. Cada um dos protagonistas apresenta um jeito de se locomover a pé, e o jogo consegue separar bem os diferentes estilos distintos de cada um dos personagens. Nas rádios, isso se mostra claro novamente, enquanto Franklin curte ouvir um Hip Hop, Michael escuta rock e Trevor escuta country e heavy metal nos momentos eletrizantes. Cada personagem também tem seu estilo própria de roupa, carro e outros utensílios. 

O sistema de locomoção mostra detalhadamente 
o estilo de cada um dos protagonistas

No sistema de combate, somos introduzidos ao melhor estilo de tiroteio de toda a série. As miras são precisas, mostram na tela quando cada um dos inimigos morre e mesmo automáticas, são extremamente realistas de manusear. Esse sistema está semelhante (ainda que não igual) ao outro sucesso da Rockstar, "Max Payne 3". Ou seja, para quem teve a oportunidade de jogar o último, sabe que controles precisos realmente eram o forte da aventura. E aqui não é diferente, temos um dos sistemas mais precisos da atual geração. Quando o seu inimigo é morto, um rápido "x" vermelho aparecerá, o que lhe indica que você não precisará se preocupar mais com ele. Os famosos "covers" continuam os mesmos de "GTA IV", ainda mais precisos e inovados.


O "shooter" de "GTA V" estão inspirados em "Max Payne 3", 
ou seja, são altamente precisos

Uma novidade na série, que eu particularmente achei extramente útil em diversas ocasiões é a jogabilidade furtiva de "GTA V". Para quem se interessou, o modo funciona desse jeito: em qualquer momento, o jogador pode pressionar os analógicos e o personagem irá se inclinar para frente, e andar extremamente devagar. Para completar o modo, você pode chegar atrás do inimigo e acertá-lo com a arma, ou do mesmo modo personaliza-lá, colocar um silenciador e sair fazendo a festa. Simples não é? Pois então, esse era o objetivo do modo, ser simples, prático e extremamente divertido. 

Protagonistas que Já Fizeram História:

Como já foi mencionado diversas vezes, em "GTA V" somos pela primeira vez apresentados a não só 1, mas 3 protagonistas jogáveis. Já consegue ser obrigatório para a Rockstar fazer personagens carismáticos, pois eles usam este artefato como forma de ganhar os jogadores com seus enredos. Isso já foi mostrado a nós com Carl 'CJ' Johnson em "GTA: San Andreas", Niko Bellic em "GTA IV" e até mesmo com Max Payne, na sua própria trilogia. Aqui não poderia ser diferente, somos apresentados a Michael, Franklin e Trevor, três grandíssimos personagens. 

Os três novos protagonistas, da esquerda para a direita: 
Trevor, Franklin e Michael

Um dos protagonistas é "Michael de Santa", um ex ladrão de bancos que após imprevistos na "carreira", teve que guardar as botas. Agora, Michael é um 'aposentado' que vive com a sua família em uma grande mansão. Ele tem um filho maconheiro, uma filha irritante e uma mulher que o traí com outros homens o tempo todo. Michael tem uma vida monótona. Até que ele conhece Franklin, e vê um pouco do brilho nos olhos que ele tinha, agora no rapaz. O personagem então entra em novas aventura, em busca de esquecer as coisas cotidianas e viver a sua vida de verdade. 

Michael na minha opinião, é um dos personagens mais distintos que a Rockstar já criou. Ele é calmo quando tem que ser, ele é nervoso quando o irritam e isso o torna um personagem com caráter. Michael pensa em viver uma vida boa para ele, por mais que seus mimados filhos já a tenham. Com tudo em jogo, o personagem terá que decidir se ele realmente quer voltar as antigas façanhas, e desse modo, sofrer diversas consequências. Realmente um personagem único!


Michael, um dos personagens mais distintos que a Rockstar já criou

O próximo protagonista é "Franklin Clinton", o mais suburbano do grupo. Franklin vive na zona sul de Los Santos, bairro dos famosos "Families" e "Ballas" com suas guerras de gangues. Porém, Franklin não se importa exatamente com isso, na verdade ele pensa em crescer na vida, acima de tudo. O personagem tem seu amigo desde infância, Lamar Jones, mas ao contrário deste, ele que viver a vida acima da esquina da rua. Até que Franklin conhece Michael, que após um curto período de tempo, lhe oferece trabalhos perigosos, mas que valeram a reputação. 

Como vocês podem perceber, Franklin é o personagem que mais se assemelha aos antigos protagonistas da série. Isso de modo algum foi algo negativo, até porque, foram personagens como ele que fizeram a série "Grand Theft Auto" o que ela é hoje em dia. Novamente, Franklin tem carisma, é estressado quando tem que ser e calmo quando necessita de situações perigosas. Com certeza o protagonista que mais lembra o famoso CJ de "San Andreas", que fez história dentre os fãs da série. 

Franklin, o personagem mais reconhecível dos jogos da Rockstar

O último protagonista, e talvez o mais difícil de se apresentar é "Trevor Philips". Trevor é um canadense (que ainda continua com o seu belo sotaque), que após também ter problemas no passado, juntamente com Michael, se afastou de zonas urbanas, e decidiu viver no deserto de "San Andreas", Blaine County. Trevor era o melhor amigo de Michael, e após os incidentes do passado, imaginava que seu colega estava morto e enterrado. Mas não era bem assim, Trevor descobre que Michael ainda pode estar vivo, e corre atrás de informações do seu paradeiro, para obviamente, obter respostas. 

O meu personagem favorito do jogo realmente é o Trevor. Esse louco consegue ser várias coisas ao mesmo tempo: psicótico, maníaco, doente mental, canibal e um habilidoso assassino. Ao contrário dos outros personagens, Trevor faz todas as suas ações sem pensar, e na verdade, ele não precisa. Todo mundo que aumenta o tom de voz com ele, vai acabar morto, não interessa se você policial, membro de gangue ou até chefe de família mafiosa. Ninguém é garantido com Trevor, absolutamente ninguém. Na minha opinião, não só o melhor personagem de "GTA V", mas sim um dos melhores de todos os tempos, um dos mais carismáticos, insanos e engraçados que já existiu nos vídeo-games. 

Trevor, um dos personagens mais incríveis de todos os tempos

Habilidades Especiais:

Junto com novos protagonistas e distintas personalidades de cada um, somos introduzidos a mais uma novidade na série: habilidades especiais. Cada personagem tem a sua habilidade especial que será muito bem aproveitada no game, que aumentou um pouco a sua dificuldade se comparado a outros jogos da série. 

Para começar, nós devemos pressionar ambos os analógicos para o game ativar essas habilidades. No caso do Michael, quando acionamos tal função, ele ficará com um "Bullet Time", extremamente parecido com o da trilogia "Max Payne", porém essa habilidade só pode ser utilizada em momentos de tiroteio. Franklin já aproveitará a habilidade dentro de carros, deixando novamente a câmera e outros carros ao redor mais lentos, para conseguir fazer ultrapassagens. E por último Trevor, que aciona o seu "modo raiva", e como vocês podem imaginar, deixa o personagem mais resistível a danos, causa mais danos e tem mais força nos golpes corpo-a-corpo. Realmente três habilidades distintas que fazem novamente cada protagonista merecer o seu valor, e com certeza uma bela jogada dos produtores.

Veículos - Muitas Mudanças, Pequenos Problemas:

Sem a menor sombra de dúvida, uma das coisas que mais conseguiu mudar no game foi a jogabilidade dos veículos. Muitas pessoas reclamavam extremamente desse ponto em "GTA IV", que realmente apresentava alguns problemas de peso dos automóveis, não interessava o que seja. Agora, a Rockstar decidiu se inspirar na jogabilidade de "L.A. Noire", deixando a locomoção dos carros mais flexível as curvas, mas ao contrário do último, consegue ter bem mais firmeza nesse ponto. Os carros de "GTA V" fazem curvas extremamente ágeis e fáceis de manusear, o que gerou na melhor locomoção destes veículos em toda a série. 

A jogabilidade dos carros está controlada, sem exageros
iguais a "L.A. Noire" ou situações difíceis iguais a "GTA IV"

A novidade aqui se dá por conta dos aviões, que enfim voltaram para a série para alegrar os jogadores. A jogabilidade destes também é controlada, nada de exagerado, mas também nada de deixar as coisas difíceis para os acostumados com a era do Playstation 2. Podemos dar destaque também ao grande número de diferentes classes de aviões, desde monomotores até os gigantescos 747 que o jogo proporciona pilotar. 

A jogabilidade dos aviões está bem controlada, nada de exagero, 
mas também nada de deixar as coisas tão difíceis

E encerrando temos novamente a locomoção dos barcos e iates, que foram os que mais continuaram no padrão da série, pois em relação ao game anterior, nada foi realmente mudado neste aspecto. O barco aqui se locomove facilmente, e é importante ressaltar o tamanho realismo que estes sofrem quando são chocados com ondas agitadas, o que acaba deixando a experiência mais perfeita ainda. 

A locomoção dos barcos e iates foram as que menos mudaram, mas mesmo assim é 
importante ressaltar o tamanho realismo que os mesmos nos proporcionam

Porém, a locomoção dos veículos em gerais apresentam um pequeno problema: os efeitos de colisões. As famosas batidas sempre aconteceram na sua jogatina, mas aqui em especial, qualquer um consegue perceber um certo defeito nos choques que ambos veículos sofrem. Eu estou tentando dizer que os veículos, principalmente os carros, mesmo em imensa velocidade, em uma gigantesca batida, não mostram tanto dano recebido, quase nunca. Isso não é algo que atrapalhe, mas que é levado em consideração, sendo que nunca havia ocorrido igualmente em nenhum outro game da série.

Cenários Lindos e Gigantescos:

Enfim estamos de volta na cidade favorita dos fãs da série, "San Andreas", palco do clássico "GTA: San Andreas", que deixou muitas lembranças nos jogadores. Mas então, apesar de ser o mesmo estado, o cenário do jogo está diferente do visto em 2004. Isso se justificava pois no último citado, tínhamos como ambientação o ano de 1992, e agora, com "GTA V", estamos no extremo presente. Dada o atual cenário, o jogo se aproveita para criticar as principais modinhas que seguem o ser humano, principalmente o estadunidense, com o seu desesperado desejo de sucesso a todo custo, além de mostrar alguns governos corruptos, tudo isso em uma paródia de Los Angeles dos dias de hoje. Mas não se preocupem, pois lugares chaves ainda podem ser encontrados, como a pista de corrida no sul de Los Santos, o aeroporto internacional e até mesmo a nossa velha Groove Street (mesmo que muito alterada). 

Mas enfim, os cenários e ambientações estão extremamente lindas, principalmente se vistas de longe. Claro que existe uma pequena imperfeição dos cenários se você for olhar de perto. Se formos comparar, o jogo pode até ter ficado devendo nesse ponto, pois jogos como "Far Cry 3", ainda que de mundo livre, mostram cada graminha da terra que o jogo se passa. Mas de qualquer modo, está tudo lindíssimo de se admirar, e uma das coisas mais belas que se pode fazer é sobrevoar de avião pela parte urbana da cidade no período da noite, ou andar pelas regiões montanhosas durante lindos dias de sol.

Mas, existe uma questão que intriga os jogadores e quase ninguém comentou a respeito. O mapa do game está realmente maior que "GTA: San Andreas", "GTA IV" e "Red Dead Redemption" juntos? Essa era uma promessa difícil e a Rockstar não deve ter feito por mal, mas não, infelizmente não é bem assim. Apesar de não parecer, o mapa de "GTA V" é gigante, mas não tanto nesse nível que a rockstar publicou alguns meses antes do lançamento. Podemos afirmar que, na atual "San Andreas" temos como espaço 2 Liberty City de "GTA IV", mas também já para por aí. E para quem pensou que o mapa era só mato, fique sabendo que não é bem assim, o mapa é formado por gigantescas áreas urbanas, montanhosas com florestas e desertos, ou seja, a variedade de cores e ambientações é gigantesca. 

A ambientação é gigantesca

Diversão Extrema:

Para aqueles que adoram desmerecer o excelente trabalho de "GTA IV", e julgá-lo como algo que não é divertido (sendo que ele é), fiquem tranquilos, pois "GTA V" veio com dezenas de afazeres para se executar durante a jogatina. Para os fãs de carteirinha do "GTA: San Andreas", que mais ficavam zoando no jogo do que retratando o seu excelente enredo, também fiquem sabendo que é possível executar essas ações em "GTA V", mas eu lhes afirmo que o jogo é tão grandioso que ficar só brincando e matando vai ser a última que você vai querer fazer. 

Novos Afazeres:

Como já foi dito acima, o game está com dezenas de afazeres novos para se executar. Pois então, quais são essas atividades é que a questão. Apesar dos trailers de gameplay liberados pela Rockstar antes do lançamento dizerem algumas dessas ações, é evidente no momento que você começa o título a perceber que realmente, tudo está grandioso demais. Dentre essas atividades, podemos citar algumas. Dentre os esportes temos: quadras e partidas de tênis, campos e partidas de golfe, bares com dardos (vindos de "GTA IV"), corridas de triatlo (focando-se na volta das bicicletas para a série) e finais de tardes com ioga. 
Esportes são grandes destaques das atividades de "GTA V"

Mas além de esportes, temos outras dezenas de afazeres no geral, como praticar paraquedismo, fazer aulas na "Escola de Aviação", treinar sua mira no "Estande de Tiro", disputar corridas, tanto terrestres, quanto marítimas, ir ao cinema assistir filmes de aproximados 30 minutos, se divertir no clube de striptease, escalar montanhas gigantescas, admirar a vista nos telescópios localizados em pontos estratégicos da cidade e até mesmo explorar o assustador fundo do mar que a série inovou neste novo capítulo. Ou seja, são dezenas de ações para se executarem, e mesmo com muitas horas de jogatina, é difícil você enjoar de "GTA V". 

É extremamente difícil ficar no tédio com "GTA V"

Animais - Novidade na Série:

Quando "GTA V" já havia sido anunciado, fomos apresentados também a notícia de que existiria animais no universo de "San Andreas", isso, por incrível que pareça, é uma novidade na série. O que conseguímos saber na época era a inclusão de animais de estimação ao jogador, como cachorros, mas apenas isso. Essa infelizmente não foi uma tática que saiu do jeito que os produtores queriam, pois tirando o nosso parceiro fiel "Chop" (rottweiler de Franklin), quase não vimos outros cães, e gatos nem sequer existem no universo. 


Cães são novidades na série, mas infelizmente 
não aparecem frequentemente na jogatina

Mas pelo menos, não são só cães desaparecidos que vivem no estado de "San Andreas". Nas regiões montanhosas, conseguimos descobrir cervos, nos desertos, temos coiotes e nas águas marítimas os famosos tubarões. Mas aqui novamente existe um probleminha, que seria a inteligência artificial destes animais predadores. Eles realmente demoram para notar que o personagem está naquele ambiente, e diversas vezes você se depara com um veado na estrada, e sem medo, o bicho ficará ali, com a impressão de que ele está esperando para ser atropelado. Mas enfim, é uma novidade na série, que aumenta a diversidade do jogo, mas que pode ser melhorada nos capítulos futuros. 

Animais predadores também existem, 
mesmo que com uma inteligência artificial fraca

Nova Diversidade de Veículos:

Para quem estava achando que "GTA V" iria ver com quase todos os mesmos carros de "GTA IV", fique sabendo que você estava enganado. Na verdade, isso é muito pelo contrário, 90% dos veículos existentes na jogatina são novíssimos, nunca vistos antes na série. É importante ressaltar que cada região do game possuí gêneros diferentes de carros. Por exemplo, na zona norte das cidades urbanas, é o lugar é ideal para se roubar um carro esportivo, já nas zonas do sul, podemos arranjar carros de gangues, e é claro, nas zonas desérticas apenas vemos veículos caindo aos pedaços, e com peças ideias para se andar na areia. 

A diversidade de veículos no game está gigantesca

Novas Estações de Rádio:

Em "GTA V" também somos apresentados a novas estações de rádio para a jogatina. Isso é um fato importante de se ressaltar pois a série em si foi formada pelos clássicos tocados nas fictícias empresas de belos sons. Mas, de volta a "San Andreas", podemos novamente ver um excelente trabalho da equipe responsável para escolher as músicas. Ao todo, existem umas 15 estações de rádio e cada uma com um gênero musical diferente. Como exemplo dos artistas, temos as bandas Queen, Phil Colins, Stevie Wonder, Jay Rock, Willie Nelson, Johnny Cash, Waylon Jennings e até mesmo Britney Spears. Ou seja, é ou não um excelente trabalho?

Porém, aqui existe um mínimo detalhe que deixou algumas pessoas decepcionadas. Cada estação de rádio possuí apenas umas 8 ou 10 músicas diferentes, comparadas as 15 faixas vistas em cada rádio dos games anteriores. Não é algo que atrapalhe, mas que pode deixar as músicas mais enjoativas em um curto período de tempo. 

Inspirações de Outros Games:

A Rockstar, produtora do game, declarou diversas vezes que várias características da jogatina foram inspiradas e trazidas de outros jogos da própria empresa. Como exemplo claramente vistos, temos o já dito sistema de combate de "Max Payne 3", a locomoção dos carros de "Midnight Clube: Los Angeles", os desempenhos de cada missão dadas por medalhas vindas de "GTA: The Ballad of Gay Tony", o paraquedismo que voltou para série desde do último citado e muito mais inspirações. Isso realmente é algo interessante, e mostra o quanto a Rockstar se preocupa em manter em forma as reputações de seus outros grandes sucessos. 

Alguns Bugs:

Fato que talvez consiga atrapalhar algumas pessoas é o número de bugs que "GTA V" possuí. Para quem é fã da série, sabe que esse nunca foi um problema nos seus jogos, mas ainda continua não sendo, porém sim, esses bugs existem, e são frequentes. Mas, devemos dar um belo desconto aos produtores, pois, assim como em "The Elder Scrolls V: Skyrim", somos deparados com o imenso universo em torno de nós, e é muito difícil não existirem algumas imperfeições durante a jornada. 

Isso não é a única coisa, pois uma remasterização lenta também serve de exemplo durante a jogatina de "GTA V". Mas novamente, isso é algo que devemos deixar passar e levar em conta o tamanho da liberdade que nos é proporcionada, causando esses pequenos problemas que não chegam a desmerecer o excelente trabalho da Rockstar

Gigantesca Customização:

Uma das mais grandiosas características de "GTA V" é a imensa customização que ele nos oferece. Desde "GTA: San Andreas" que não havíamos visto um verdadeiro foco nesse ponto, pois, games anteriores a este, não estavam sabendo aproveitar ao máximo o que poderia ser feito com o nosso querido personagem. Mas é assim que "GTA V" quebra todas as barreiras nesse ponto, voltando com a gigantesca customização de roubas e acessórios, voltando também com as divertidíssimas alterações nos carros e até mesmo personalizar suas armas de combate. 

Primeiramente, temos a customização do personagem. Esse talvez seja o mais usado entre os três, pois também consegue ser um dos mais divertidos. Ao contrário de "GTA IV", agora existem diversas diferentes lojas de roupas, diferentes marcas, e diferentes categorias. Cada personagem chega numa loja e terá o seu exclusivo estilo de roupa, ou seja, se eu chego com Franklin em uma das diversas "Suburbs" existentes, e comprar uma peça para ele, poderemos voltar na mesma loja com o Trevor (ou o Michael) e existiram outras dezenas de acessórios para se comprar, mas nunca as mesmas que o Franklin tinha disponível para ele. Muito legal né? Vale ressaltar também a compra de máscaras para os nossos assaltos, novidade nunca vista na série. 

A variedade de roupas e acessórios são gigantescas em "GTA V"

Depois de personalizarmos a nós mesmos, chega o momento de alterarmos quase que por completo os nossos veículos. Enfim, a série voltou com a nossa adorada seleção de caracterização dos carros, e não fez feio nesse assunto também, pois assim como roupas e acessórios, novamente temos várias classes para alterarmos nos nossos amados carrinhos. Desde simples pinturas até colocarmos cor nas nossas fumaças dos pneus. Dá para sentir que existe muita coisa para se personalizar não é?

Os "Los Santos Customs" também vieram 
para aumentar a diversidade da customização

E por último temos a novíssima customização das nossas armas de combate. Dessa vez, esse tipo de característica nunca havia sido visto antes na série, e agora conseguimos sentir um pouco da potência que "Grand Theft Auto" vem criando aos seus jogos. Bem similar com "Far Cry 3", aqui podemos colocar silenciadores, pente estendido, lanterna, miras avançadas e até mesmo cores. Isso tudo no sistema mais dinâmico de compra de armas já visto na série.


Por últimos temos a customização das nossas armas, 
bem similar as vistas em "Far Cry 3", por exemplo

Ótima Duração:

Marca registrada da série "Grand Theft Auto" é a excelente duração que os seus jogos possuem, sempre passando das barreiras das 30 ou até 40 horas. Aqui não é diferente, pelo contrário, a duração continua excelente, chegando perto das ótimas 40 horas, isso apenas de campanha principal, pois, como a Rockstar prometeu, todas as atividades juntas formam cerca de 100 horas de jogatina. Isso sem falar no trabalho dos "caçadores de troféus", que juntamente terão muita diversão a vir. 

Dificuldade Aumentada:

Um fato que foi uma surpresa aos fãs da série sem dúvida foi o tamanho aumento de dificuldade que "GTA V" nôs trás se comparada a outros games da série. Antes, conseguíamos passar de todas as fases sem morrer mais de uma vez, agora, a chapa esquentou, e muito. Aparentemente, esse aumento se dá por conta do realismo do sistema de vida do personagem, que agora, acaba bem mais rápido e com bem menos danos. Vale ressaltar também que a série trouxe para este capítulo o sistema de "checkpoints", vistos pela primeira vez em "The Ballad of Gay Tony". Porém, os pontos de autosave durante as fases são longas demais, e fará muitas vezes você recomeçar perto do início de alguma missão. 

Resultado Final:

Chegando ao nosso resultado final, é simplesmente impossível darmos uma nota que não seja máxima para um game tão grandioso igual a "Grand Theft Auto V". A espera de 2 anos acabou agora, vimos o tão aguardado resultado da mais grandiosa obra feita pela Rockstar, que novamente prova que é a melhor produtora de jogos atualmente. "GTA V" tem uma excelente história, gráficos de ponta e uma jogabilidade calibrada, trazendo os melhores sistemas de toda a série. O "Game of the Year" deste ano realmente promete, e não ficará devendo para nenhum dos excelentes títulos que já foram e ainda serão lançados neste extenso ano de 2013. 

Sem sombra de dúvida, "Grand Theft Auto V" é o jogo mais divertido da atual geração de consoles, um dos mais aguardados pelos fãs e com certeza uma obra prima que faz o nosso gigantesco mercado de games o que ele é hoje em dia. Sem dúvidas um jogo que irá entrar para a história!

__________________________________________________________________


Grand Theft Auto V
Playstation 3 / Xbox 360
Setembro de 2013

Grand Theft Auto V (frequentemente abreviado para GTA V) é um videojogo de acção-aventura em mundo aberto produzido pela Rockstar North, produtor de jogos no Reino Unido, e publicado pela Rockstar Games em 17 de Setembro de 2013 para PlayStation 3 e Xbox 360.

Enredo: Pela primeira vez na série somos apresentados a 3 protagonistas jogáveis: Michael, Trevor e Franklin, e suas histórias estão interligadas no enredo. O game começa dez anos antes das ações atuais, mostrando o último assalto ao banco de Michael e Trevor (além de mais um integrante no grupo, chamado Brad) que resultou na suposta morte do primeiro, e a fuga de Trevor. Dez anos mais tarde, é descoberto por nós que Michael não morreu, e na verdade está em um programa de proteção as vítimas. Agora, o homem está vivendo no bairro da maior elite de San Andreas, Estados Unidos. Em torno disso tudo, somos apresentados a Franklin, um rapaz que sonha em crescer na vida acima de tudo, e sair do bairro pobre do seu amigo, Lamar. Em volta disso, Franklin acaba por conhecer Michael, que lhe oferece trabalho e lhe pede alguns favores. Após um tempo, uma relação de profissionalismo e amizade cresce entre os dois, e com isso, Michael decide voltar ao trabalho antigo, e sair de sua vida monótona. Após completarem o primeiro assalto a uma joalheria, Trevor, seu ex-parceiro de roubos, acaba por perceber que alguma coisa cheirava familiar. O personagem então corre atrás de buscas, e não em muito tempo, descobre que Michael ainda está vivo. Agora a vida dos três personagens irá entrar em um conflito, colocando em risco suas amizades e profissionalismo em jogo. 

Nota: 10

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário