Anuncio !

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Análise Among The Sleep


"Among The Sleep" é um game de gênero "survival horror" e drama, desenvolvido pela desconhecida Krillbite Studio, sendo um título indie de publicação. Sendo lançado em 29 de maio no mundo todo, o jogo apresenta versões para PC e Playstation 4, tendo inclusive disponibilidade para o novo "Oculus Rift".  

Info:

O game começa com o nosso protagonista, um bebê de apenas 2 anos de idade, tendo seu privado aniversário com a sua carinhosa mãe. Logo após de alguns momentos de carinho, a porta da casa é batida, e uma entidade parece cada vez mais a espreita. A mãe não diz quem era que estava na porta, mas mostra um novo presente para o menino: um urso Teddy. 

Com isso, a mãe do bebê o coloca na cama, e com isso, o menino dorme, porém acaba acordando no meio da noite, vendo que algo sobrenatural sequestrou o seu amigo. Após achá-lo dentro de uma máquina de lavar roupas, os dois decidem que o melhor a se fazer neste ambiente pesado é achar a mãe do garoto. 

História Interessante:

Desde 2012, quando a primeira demo de "Among The Sleep" foi lançada, o game já havia transmitido um grande interesse à mim, graças ao universo macabro e diferente que o jogo apresentava, principalmente em relação a termos um bebê de 2 anos como protagonista. Porém, não é só nisso que o título consegue ter um certo destaque, mas toda a esfera diversificada de jogatina (ainda que curta), encanta quem vê. 

Com um enredo bem bolado, que mostra que consegue ser forte apenas com três outros personagens (Teddy, a mãe e a entidade perseguidora), "Among The Sleep" tem tudo que ele prometia no enredo, que mesmo em certos momentos bem viajado, mostra-se eficaz em um final realista ao extremo, que joga na cara de outros "survival horror's" que se pode fazer um game de terror com uma perspectiva mais que real. 

"Among The Sleep" tem uma perspectiva bem original, com um enredo 
que se mostra eficaz ao levar um lado mais realista ao seu grande desfecho

Gráficos Ultrapassados:

Talvez a característica que mais possa desapontar de início no game, sejam os gráficos. Porém, aí que vem a pergunta: devemos dar um desconto a esse quesito pelo game ser de gênero 'indie'? A resposta é quase óbvia. Provavelmente não, pois nós vemos que do ano passado para cá lançaram diversos games, do mesmo gênero, e com gráficos incríveis, como "The Stanley Parable", por exemplo. 

Ainda sim, vale lembrar, os gráficos só não conseguem agradar nas expressões faciais, pois em ambientações, o que é o forte do título, a jogatina consegue se superar e não faz feio. Além de tudo isso, não podemos nos esquecer de lembrá-los novamente que o game não tem muitos personagens, e nós acabamos vendo o potencial das expressões faciais apenas nos primeiros momentos de jogo. 

Jogabilidade com Certos Problemas:

A jogabilidade geral de "Among The Sleep" apresenta problemas, mas precisamente, na parte da locomoção do personagem e controles. O último, por sinal, vale comentarmos mais a fundo em breve. A jogabilidade tem duas características de locomoção. Sendo o nosso protagonista um mero bebê, a única coisa que podemos fazer é engatinhar ou andar. 

Porém, ambos os modos de movimentos apresentam diferenças. Basicamente, se você anda acabará se locomovendo bem mais devagar, e quando engatinhado, irá poder acelerar com o personagem. Basicamente é isso, o game não apresenta a possibilidade de atacarmos inimigos ou quaisquer outros movimentos mais variados, mas novamente, devemos considerar que somos apenas um bebê no jogo, e isso restringe muitas características de defesa. 

A jogabilidade do game não é variada, e basicamente, 
apresenta apenas dois movimentos ao protagonista

Vasta Interação com o Ambiente:

Uma das melhores características do game, sem sombra de dúvida, é a nossa vasta interação com os cenários e ambientes ao longo da jogatina. Basicamente tudo é possível se interagir, desde portas até mínimos brinquedos de criança. 

Ao longo do 'gameplay', todos os bizarros ambientes nos quais nós passamos, irão ficar vastos de utensílios e objetos, e é legal destacar que praticamente tudo, nós podemos mudar de lugar, ajeitar ou trocar as posições, existindo até mesmo, em alguns casos, enigmas a serem resolvidos com estes objetos. 

Ambientação Diversificada e Muito Bonita:

Uma das características mais elogiadas de "Among The Sleep", ao longo de seu lançamento, foram os cenários e ambientações do game. Isso ocorre pois, simplesmente, os diversos locais do jogo são muito caprichados, e parecem que os produtores queriam justamente trazer uma ar de bizarrice, variedade e qualidade para a experiência do jogador. 

Qualidade ocorre no momento que cada um dos diversos cenários são cheios de detalhes, e mesmo nas piores situações que passaremos, irá existir os brinquedos, objetos e os medos que um bebê pode ter. Isso é algo magnífico no jogo, pois é através dos ambientes que a história é também contada, e se você prestar bem a atenção, conseguirá desvendar o audacioso final do game, apenas observando os cenários. 

As ambientações de "Among The Sleep", além de belíssimas, 
também são um enigma para o final do game

Controles Difíceis:

Como já foi dito anteriormente, a jogabilidade do game não é das melhores. Ainda sim, ela é pode ser calibrada em características comuns de locomoção, mas tem algo que o jogo realmente deixa a desejar: criar uma confusão para coisas tão fáceis de lidar. 

Por exemplo, ao longo da jogatina, iremos várias vezes ter que girar válvulas, abrir gavetas, fechar portas, e assim vai... Porém, o game faz com que essas ações tão simples, torne-se uma dor de cabeça ao jogador. E pior ainda, é que o jogo lhe obriga a fazer esse tipo de coisas o tempo todo, e quase sempre, iremos entortar o mouse de tão difícil que essas ações podem ser. 

Duração Incrivelmente Baixa:

Mas, o ponto mais negativo de "Among The Sleep" não havia chegado ainda. Serei direto e claro: o game não passa de 3 horas de jogatina! Sim, o jogo consegue ter uma duração menor que a de um filme do "Senhor dos Anéis".

Jogos de terror não possuem o costume de ter altas durações, mas, se formos ver exemplos de "Outlast" ou "Resident Evil", podemos ver que o tempo da campanha de "Among The Sleep" é ridícula de tão baixa. Mas o fator que mais decepciona, é que você paga R$35,00 para algo que você poderá zerar em apenas 1 dia. 

Resultado Final:

"Among The Sleep" passa longe de ser um jogo ruim. É justamente o contrário: o game tem muita qualidade no seu universo bizarro e original, mas mesmo assim, peca em pontos que ele não poderia pecar. A jogabilidade e a duração geral de 'gameplay' são dois exemplos disso, mas, ainda devemos dar maior ênfase as características positivas deste game independente. O enredo e os cenários se compensam a cada minuto de diversão e sustos. 

Talvez, o título não chegue a valer a pena de ser comprado neste exato momento, apenas pelo fato do preço elevado no qual o game está sendo vendido, e a curtíssima jogabilidade que faz com que o jogo parece uma expansão de algo já existente.

__________________________________________________________________


Among The Sleep
PC / PS4
Maio de 2014

"Among The Sleep" é um game de gênero "survival horror" e drama, desenvolvido pela desconhecida Krillbite Studio, sendo um título indie de publicação. Sendo lançado em 29 de maio no mundo todo, o jogo apresenta versões para PC e Playstation 4, tendo inclusive disponibilidade para o novo "Oculus Rift".  

Enredo: O game começa com o nosso protagonista, um bebê de apenas 2 anos de idade, tendo seu privado aniversário com a sua carinhosa mãe. Logo após de alguns momentos de carinho, a porta da casa é batida, e uma entidade parece cada vez mais a espreita. A mãe não diz quem era que estava na porta, mas mostra um novo presente para o menino: um urso Teddy. Com isso, a mãe do bebê o coloca na cama, e com isso, o menino dorme, porém acaba acordando no meio da noite, vendo que algo sobrenatural sequestrou o seu amigo. Após achá-lo dentro de uma máquina de lavar roupas, os dois decidem que o melhor a se fazer neste ambiente pesado é achar a mãe do garoto. 

Nota: 8,0 

__________________________________________________________________


~Lolo GM

2 comentários:

  1. Muito boa a análise! Ah, e qual programa vocês usaram pra fazer o banner do blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eai Rafael!! Muito obrigado pelo elogio ;)
      A respeito do banner usamos o photoshop CS6 para fazê-lo ;)

      Excluir