Anuncio !

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Análise Destiny

analise destiny

"Destiny" é um game do gênero ação-aventura, tiro em primeira-pessoa e elementos de RPG, desenvolvido pela Bungie (criadora da série Halo) e publicado pela Activision em parceria com a Sony Computer Entertainment. O jogo foi lançado para os consoles da nova e antiga geração, incluindo Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360 e Xbox One. Seu lançamento mundial foi em 9 de setembro de 2014. 

Info:

"Destiny" é passado em um período de aproximados 700 anos no futuro, em uma galáxia pós-apocalíptica. No começo, os humanos viviam na "Era Dourada", uma época de paz, fraternidade e auge tecnológico. Porém, os mesmos se espalharam e começaram a colonizar outros planetas do Sistema Solar. Com isso, um misterioso evento chamado "O Colapso" atingiu a galáxia, destruindo colônias e fazendo planetas inteiros desaparecerem. A raça humano foi praticamente extinta, e os poucos sobreviventes encontravam-se na Terra, com a salvação do "Viajante", um corpo celestial branco e esférico, cuja aparência tem séculos, ainda antes de ser permitido aos humanos alcançar as estrelas. Ele agora flutua sobre a única cidade humana existente, e a sua presença permite aos "Guardiões da Cidade" (os últimos defensores da raça humana) a habilidade de ter um poder conhecido apenas como "A Luz".

Após a primeira tentativa dos humanos de recolonizarem, descobriu-se que as raças alienígenas hostis têm ocupado as ex-colonias da humanidade, e agora tentam invadir a Cidade. O jogador assume o papel de um Guardião da Cidade, sendo encarregado de investigar e destruir essas ameaças antes que a humanidade fique completamente exterminada.

Um Conceito Muito Interessante, Um Desenrolar Nem Tanto:

De cara, quando adentramos no universo de Destiny, identificamos as características da Bungie, produtora do game. Isso pois aqui também existem profecias, diversos planetas, heróis que salvarão a Terra da extinção e etc... Todos esses fatores já foram vistos na franquia Halo, mas ao contrário do universo do querido Master Chief, "Destiny" não consegue transmitir tanta importância para todas suas galáxias. 

Isso fica evidente quando é visto que o game tem um ótimo conceito, cheio de mínimos detalhes, mas o seu desenrolar decepciona por não ter a mesma força do início. No caso, o enredo é fraco, e todas as perguntas que esperamos para serem respondidas (que também não são tão empolgantes), sempre adiam na jogatina, o que a torna, apesar de um bom tempo de duração, enjoativa e cansativa. 

analise destiny
"Destiny" possuí um enredo decepcionante se o formos comparar 
a outros games da Bungie, principalmente a franquia Halo

Gráficos Lindos:

Desde o início do marketing de "Destiny", nós já imaginávamos que os gráficos seriam uma das características mais marcantes do título. Dito e feito: os mínimos detalhes do jogo são IMPRESSIONANTES! A Bungie já havia feito um excelente trabalho com "Halo 4", apresentando um dos gráficos mais lindos da geração passada. 

Porém, vivendo o hoje, temos lindíssimos níveis de detalhes, principalmente na área de ambientações e cenários, na qual o game realmente se supera. Porém, se formos parar e ver as expressões faciais dos personagens, conseguimos perceber um ótimo trabalho também. Porém, isso é mais bem visto apenas com 2 raças do jogo: os Humanos e os Awoken's. 

analise destiny
Os gráficos de "Destiny" são realmente impressionantes!

Jogabilidade Calibrada, Porém Não Revolucionária:

Em termos de jogatina, "Destiny" não decepciona, porém definitivamente não revoluciona! É importante nós destacarmos isso, pois o jogo foi outro de 2014 que prometeu uma REVOLUÇÃO no gênero, e ao menos em termos de jogabilidade e história, isso não foi apresentado. Sim, a jogatina do jogo é legal e viciante, mas é algo que nós já conhecemos. 

A locomoção, por exemplo, é totalmente simples, ainda que calibrada, mas não impressiona. Quer outro exemplo? O sistema de combate, que apesar de divertido (principalmente quando acompanhado de outros jogadores), não tem nada de novo para o gênero FPS como um todo. A arma está na tela, os inimigos aparecem na sua frente, e basta você matá-los. De fato, mais um game que teve um 'hype' mais alto que podia, ainda que seja uma jogatina divertida. 

analise destiny
"A arma está na tela, os inimigos aparecem na sua frente, e basta você matá-los."

Raças Distintas:

Logo no início do jogo, já somos apresentados a algumas opções customizáveis ao nosso personagem. Temos as classes e as raças. Nas classes, os nomes já são conhecidos de outros FPS's do gênero, que seriam os Titan's, Hunter's e Warlock's. O que realmente surpreende na customização é a oportunidade de escolhermos uma raça para o nosso personagem. 

Infelizmente, são apenas 3 opções, ainda que bem interessantes. São elas: Humans (a mais comum das raças, vivendo na Terra por milhares de anos), Awoken (são criaturas misteriosas, com toques de azul e brancos na pele) e Exo (uma máquina, conhecida por ser implacável e poderosa).  

analise destiny
A customização de Destiny é bem interessante, 
ainda mais quando temos a oportunidade de escolhermos uma raça

Cenários Magníficos:

Como já foi dito, a capacidade gráfica de "Destiny" é impressionante. Graças a isso, os cenários e ambientações do jogo são sensacionais. Os mínimos detalhes como vegetação, gelos, iluminação e outras características estão impressionantes. Porém, vale lembrar que existem diversos diferentes planetas à nossa disposição, o que torna todos os cenários menos enjoativos e mais diversificados. 

analise destiny
As ambientações de Destiny são lindas e bem diversificadas

Sistema de Comunicação Falho:

Se tem uma característica que Destiny realmente é ultrapassado, isso seria o seu sistema de comunicação. Nele, você simplesmente pode acenar, apontar, dançar e sentar, mas nunca pode realmente interagir com os outros Guardiões jogadores. E o ruim disso é que você sempre vê e observa outros 'players' nas zonas de base, como as cidades, mas apenas a vontade que reina sobre uma possível interação. Falta em "Destiny" um sistema de comunicação aberto quando você está próximo dos outros jogadores. É uma pena, ainda porque estávamos prometidos por uma revolução do gênero. 

Duração Eficiente:

O tempo de campanha de "Destiny" é satisfatório se formos o comparar à outros jogos de FPS, como os antigos e recentes "Call of Duty's" e "Battlefield's". No geral, a campanha principal (ainda que bem desinteressante e fraca) dura em torno das 16 à 18 horas, isso sem falar em alguns objetivos extras e o modo online cooperativo e competitivo. 

Dificuldade Elevada:

Se tem uma característica que de cara o jogador percebe em "Destiny" é a sua elevada dificuldade. Para os amantes disso, a diversão é certa, mas para quem não gosta, pode se irritar muito. Ainda assim, a dificuldade caí gradativamente no momento que você tem outros jogadores para lhe acompanhar, pois além da diversão ser mais garantida, um bom trabalho em equipe finaliza qualquer desafio. 

Multiplayer - Divertido, Mas Nada Inovador:

Outra característica que novamente não trás nada de novo ao universo dos FPS's, mas não deixa de ser divertido e atraente, é o multiplayer de "Destiny". Somos apresentados em alguns modos cooperativos e outros competitivos. Os cooperativos são vistos na campanha principal e no modo "Assalto", no qual trata-se de quatro missões, caracterizadas por chefes e e inimigos poderosos. 

Já no sistema competitivo é visto no modo "Crisol", dividido em três modalidades: controle, mata-mata e cada um por si. Como percebe-se, ambos os modos de multiplayer do jogo são simples, e apesar de serem bem divertidos e preferenciais, falta muito para serem inovadores ao mundo dos FPS's. 

analise destiny
Tantos os modos cooperativos e competitivos de "Destiny" 
são divertidos, mas falta muito para serem inovadores

Feito Para Jogar com os Amigos:

Se tem uma coisa que "Destiny" foi feito para ser focado, sem dúvida é na característica de diversão com os amigos. Portanto, o título da Bungie é essencialmente feito para ser aproveitado com os amigos, assim como "Borderlands", "Left 4 Dead", "Battlefield", entre outros. Com isso, é bom que você compre o jogo e tenha certeza que um conhecido também esteja disposto a jogar com você. A diversão solo também existe, porém a dificuldade fica muito elevada e o jogo pode se tornar enjoativo mais rapidamente. 

Resultado Final:

Chegando a nossa sentença final, podemos afirmar que "Destiny" é um dos jogos mais divertidos do fraco ano de 2014, mas assim como "Watch Dogs" em maio, os produtores e fãs tiveram uma reação antecipada mais exagerada do que poderiam, pois o game não é sensacional. 

A história é fraca, a jogabilidade é simples e apenas os gráficos que realmente possuem uma beleza especial na jogatina. Porém, vale lembrar a compra do game é válida para jogadores que apreciam o gênero multiplayer, ampliando consideravelmente a diversão quando a experiência for compartilhada com seus amigos. 

__________________________________________________________________

analise destiny

Destiny
Playstation 3 / Playstation 4 / Xbox 360 / Xbox One
Setembro de 2014

Destiny é um videojogo multijogador online de tiro na primeira pessoa, com elementos de um role playing game de acção, jogado num mundo aberto e persistente dentro de um ambiente "mítico de ficção cientifica". Foi produzido pela Bungie e publicado pela Activision como parte de um acordo de publicação de dez anos entre as duas empresas. Um dos jogos mais aguardados do ano, Destiny foi editado a 9 de Setembro de 2014 para PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One. Foi dada uma demonstração durante a conferencia de imprensa da Sony na E3 2013. (Wikipédia-Destiny)

Enredo: "Destiny" é passado em um período de aproximados 700 anos no futuro, em uma galáxia pós-apocalíptica. No começo, os humanos viviam na "Era Dourada", uma época de paz, fraternidade e auge tecnológico. Porém, os mesmos se espalharam e começaram a colonizar outros planetas do Sistema Solar. Com isso, um misterioso evento chamado "O Colapso" atingiu a galáxia, destruindo colônias e fazendo planetas inteiros desaparecerem. A raça humano foi praticamente extinta, e os poucos sobreviventes encontravam-se na Terra, com a salvação do "Viajante", um corpo celestial branco e esférico, cuja aparência tem séculos, ainda antes de ser permitido aos humanos alcançar as estrelas. Ele agora flutua sobre a única cidade humana existente, e a sua presença permite aos "Guardiões da Cidade" (os últimos defensores da raça humana) a habilidade de ter um poder conhecido apenas como "A Luz". Após a primeira tentativa dos humanos de recolonizarem, descobriu-se que as raças alienígenas hostis têm ocupado as ex-colonias da humanidade, e agora tentam invadir a Cidade. O jogador assume o papel de um Guardião da Cidade, sendo encarregado de investigar e destruir essas ameaças antes que a humanidade fique completamente exterminada.

Nota: 8,0

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário