Anuncio !

sábado, 16 de maio de 2015

Easter Eggs e Segredos de Grand Theft Auto V - Parte 01/03


"Grand Theft Auto V" saiu em 2013, conseguindo quebrar quase todos os recordes que o mercado de entretenimento poderia oferecer. Quase 2 anos passados de seu lançamento, o mesmo ainda é altamente jogado pelo mundo todo, grande parte por causa de sua versão remasterizada sair para os consoles da nova geração (Playstation 4 e Xbox One) e introduzir a dinâmica câmera em primeira-pessoa, que trás toda uma nova experiência aos fãs. Como se não bastasse, a versão de PC finalmente estreou, e conseguiu igualmente trazer novidades. Mods virão no futuro, mas atualmente já temos o "Rockstar Editor" e o novo e divertidíssimo "Modo Diretor". 

Mesmo com tanto tempo de seu lançamento original, o game mais revolucionário da Rockstar consegue trazer segredos e easter eggs que os jogadores descobrem até hoje. Seguindo a nossa série, pretendemos trazer para vocês grande parte deles, mas provavelmente não cobriremos todos, pelo simples fatos de que o jogo possuí uma infinidade de mistérios a serem desvendados. 

Vale lembrar, o A Place of Games já contém a análise e guia de troféus completo do título da Rockstar. 

Confira a lista de easter eggs e segredos abaixo:

O Mistério da Montanha de Chiliad e o Jetpack:


Começamos por um dos mais emblemáticos segredos que GTA V nos trás desde seu lançamento original. Praticamente todos os jogadores já perceberam o misterioso desenho encontrado na entrada do topo da Montanha de Chiliad. Aparentemente, ele mostra a montanha rodeada por luzes e 5 "X" espalhados. Um labirinto se forma, e no final existem três recompensas: uma nave espacial com um Alien dentro, um ovo quebrado e o lendário Jetpack. 

Esse mural é, talvez, o maior mistério existente no jogo até o momento. Mas, até agora, nenhum tesouro ou recompensa foi encontrada. Existem MUITAS teorias sobre o assunto, muitas delas afirmando que assim que o mistério for resolvido, o Jetpack irá aparecer no mapa. Alguns dizem que existe uma sombra no acampamento Altruísta que é igual ao desenho do Jetpack visto no mural. Mas, grande parte das teorias afirma que tal objeto só estará disponível no futuro, talvez através de uma DLC. Só o tempo irá dizer...

__________________________________________________________________

Glifos:


Ainda interligado ao mistério de Chiliad, ao redor do lado oeste da montanha é possível encontrar 5 glifos. Dois deles apenas mostram símbolos de OVNI's. Nos outros três é identificável, abaixo do símbolo de OVNI: uma lua crescente, uma nuvem chuvosa e uma montanha com um caminho traçado para baixo. Esses 5 glifos são, provavelmente, o significado dos 5 "X" existentes no desenho do mural da Montanha Chiliad. 

Há também um sexto símbolo, apenas o desenho de um OVNI, em baixo de uma das plataformas existentes na Montanha de Chiliad. Em cima do símbolo, é possível a escrita: "Come back when your history is complete" (Volte quando sua história estiver completa)

__________________________________________________________________

OVNI's:

Dentro do jogo, é possível vermos 4 OVNI's (Objeto Voador Não Identificado). O primeiro pode ser encontrado nas profundezas do Oceano Pacífico, ao norte de Paleto Bay. Para vê-lo, será necessário um submarino, ou um kit de mergulhador. 


Os outros 3 OVNI's podem ser vistos no céu, mas apenas quando você completa 100% de jogo. O primeiro objeto voador aparece no topo da Montanha Chiliad (no mesmo lugar onde a mensagem escrita está encontrada), apenas as 3 da manha (3:00 AM) e enquanto estiver chovendo. Ele não é sólido e não leva nenhum dano, sendo provavelmente apenas um holograma. Quando você chega perto, ele desaparece. No topo da aeronave é possível avistar a escrita "FIB". 


A mesma espaçonave pode ser encontrada, porém desta vez localizada na Montanha de "Beam Me Up", em Sandy Shores. Ao contrário da anterior, essa possuí um feixe de luz intermitente e efeitos sonoros barulhentos. Se você chegar muito perto, ela lhe joga para longe. 


O último OVNI pode ser encontrado flutuando acima do Forte Zancudo. Sendo, provavelmente, um experimento segredo da base militar. Dentro da nave, é difícil ver (mas não impossível) dois humanos. Além disso, podemos ver na nave a escrita "Segregate and Rearrange" (Segregar e Reorganizar). Se você "reorganizar" a palavra 'Segregate', formará "Easter Egg". 


__________________________________________________________________

O Alien Congelado:


Como pode-se perceber, "GTA V" trás muitos segredos e easter eggs envolvendo alienígenas. O famoso 'Alien Congelado' é um exemplo disso, juntamente com os Glifos e OVNI's citados anteriormente. Desta vez, trata-se de um extraterrestre congelado em Ludendorff (North Yankton), em baixo da ponte, num rio congelado. Se você olhar para baixo, verá o indivíduo assim como na imagem acima. 

Vale ressaltar, o mesmo modelo de alienígena pode ser visto nas missões do Michael: "Did Somebody Say Yoga?" e "Grass Roots". Existem NPC's vestidos com tal modelagem no estúdio de cinema também. 

__________________________________________________________________

Colina de "Beam Me Up":


No deserto de Shandy Shores, existe uma colina intitulada "Beam Me Up", inspirada na Montanha da Salvação, localizada no deserto do Colorado, na Califórnia. No game, a colina em questão trás diversos easter eggs em sua localização. Por começar pelo próprio nome, originada de "Beam Me Up, Scotty", famosa citação de Star Trek. 

A colina é cheia de desenhos com palavras e fotos relacionados à Aliens e OVNI's. Uma das escritas diz "6EQUJ5", uma referência óbvia ao famoso "Wow!", um misterioso sinal de rádio do espaço detectado em 1977, que muitos acreditam que originou-se de atividade artificial interestelar.

__________________________________________________________________

Mapa Revelando Segredos:


Até mesmo o mapa da Edição de Colecionador de "GTA V" contém segredos. Se você o colocá-lo em baixo de uma luz negra/UV, irá revelar-se várias marcações feitas por Ron, amigo de Trevor. Grande parte dessas marcações mais uma vez envolve a existência de alienígenas em San Andreas. Existem também vários colecionáveis marcados no mapa, como as Partes da Aeronave, todas as Maletas escondidas no mar, veículos raros e etc...

__________________________________________________________________

O Pé Grande:


A Rockstar introduziu o Pé Grande aos seus jogos como um mito em "GTA: San Andreas", além de trazê-lo à vida na expansão de "Red Dead Redemption", "Undead Nightmare". Em volta de uma legião de zumbis, tínhamos que caçar a folclórica criatura nas florestas. A trama não acaba bem, e nosso protagonista vê o verdadeiro lado de um ser com sentimentos. 

Toda essa novela criou expectativas grandíssimas dos fãs antes do lançamento de "GTA V", com várias teorias que a criatura daria as caras novamente no jogo. Dito e feito, a Rockstar não poupou mistérios sobre o paradeiro do Pé Grande, e o colocou como principal fator em uma missão de "Estranhos e Doidos", intitulada "The Last One", disponível para o Franklin após completar 100% de jogo.

Na missão, conhecemos o caçador descendente do visto em "Undead Nightmare", no qual diz que caça a criatura há 8 anos (desde o lançamento de "San Andreas"). Para a decepção de alguns, no final da missão descobrimos que a criatura não passava de um homem fantasiado, fazendo com que todo o mito sobre o assunto acabe por ali. 

Vale lembrar, na missão "Predador", de Trevor, é possível ver o Pé Grande com a visão térmica parado na floresta. Se você atira nele, nada acontece. 

__________________________________________________________________

O Fantasma de Mount Gordo:


Sendo um dos easter eggs mais conhecidos entre os jogadores, o intitulado "Fantasma de Mount Gordo" aparece no topo da montanha em questão durante a 23:00 e 00:00 no horário do jogo. Se você chegar muito perto, ele desaparece e deixa uma escrita na pedra em sangue, citando o nome "Jock"

Não muito tempo depois, os jogadores já desvendaram o mistério. O fantasma trata-se do espírito de Jolene Evans, a doente esposa de Jock Cranley, o ator e dublê mencionado em "GTA: Vice City Stories", e em "GTA V" como candidato para governador de San Andreas. Veja o vídeo para a localização exata do fantasma:


__________________________________________________________________

O Assassinato de Black Dahlia:


A missão secundária de recolhermos todos os Fragmentos da Carta de Leonora Johnson é uma clara referência ao caso do assassinato de Black Dahlia: a vítima, Elizabeth Short, foi encontrada morta e mutilada em Los Angeles, em 15 de janeiro de 1947. No game, Leonora possuí marcas no corpo semelhantes às de Elizabeth, como o corte no peito e porções removidas de pele. 

Vale lembrar, "L.A. Noire", jogo de investigação também da Rockstar Games, lançado em 2011, possuí o caso de Black Dahlia, com o jogador chegando a um desfecho concreto ao verdadeiro assassinato da vítima, coisa que não ocorreu na vida real.

__________________________________________________________________

O Assassino Infinito:


Em Sandy Shores existe a casa de Merle Abrahams, um assassino suspeito obcecado pelo número 8 e mais conhecido como o "Assassino Infinito". 

Seguindo as localizações do mapa, você encontrará mensagens deixadas pelo Assassino Infinito. A primeira localização (Infinity Killer House) possuí 2 mensagens envolvendo seus vítimas e o número 8: "There Will Be 8" ("Haverá 8") e "8 Is Just a Infinity Stood Up" (algo como "8 É Apenas um Levantamento Infinito")

Outras 2 mensagens podem ser encontradas em Grand Senora National Park (Infinite Killer Nursery Rhyme): A primeira é uma rima de berçário colocada em uma pedra, com a ordem de 1 ao 8, semelhante à macabra música cantada por Freddie Krueger em "A Hora do Pesadelo". A segunda é colocada algumas pedras adiantes, com a escrita: "They Want Me They Can Have, But They'll Never Get My People, Even Through I Shall Leave Then Sigh Enough, Where They Put Me" ("Eles me querem e podem ter, mas nunca pegaram minhas pessoas, mesmo eu deixando eles suspirarem o suficiente, onde eles me colocarão")

Podemos também ver uma mensagem do assassino na Penitenciária de Bolingbroke. Dessa vez, ele deixa um mapa com a localização de suas vítimas afundadas na água, nas ilhas ao norte de Paleto Bay, com a mensagem: "Where Water Meets Land and Fire Once Served Forth, There The Infinite 8 Shall Stay Until I Return" ("Onde água encontra terra e fogo uma vez serviu para trás, lá os 8 infinitos ficarão até eu retornar").  


Por fim, em "Infinite Killer's Newspaper" você encontrará a última informação do Assassino Infinito. Um jornal diz que o homem morreu em dezembro de 2004, enquanto esperava por julgamento por seus crimes.

__________________________________________________________________

O Rosto de Aaron Paul:


Junto com os Glifos vistos no começo da matéria, as rochas da montanha de Chiliad abriga também o desenho de um rosto aparentemente desconhecido. 

Como a atmosfera de "GTA V" possuí diversas semelhanças ao universo da brilhante série televisiva "Breaking Bad", jogadores imediatamente assimilaram o rosto com o do ator Aaron Paul, astro coadjuvante da série. Ao que tudo indica, é realmente dele o desenho, mas é possível que seja apenas o rosto de um dos programadores da Montanha, talvez um "Sr. Chiliad". Veja o vídeo para a localização do rosto:


__________________________________________________________________

A Laranja Gigante:


Em Vinewood Hills, entre leste de "Joshua Road" e a "Senora Freeway", existe uma banca de suco, com uma laranja gigante ao topo. Se você atirar ou tocar no "objeto", ele sairá rolando colina abaixo, destruindo tudo que esbarrar no caminho. Acompanhar essa trajetória é muito divertido! A bola gigante também aparece em GTA Online, mas não está sincronizada para todos os jogadores. 


__________________________________________________________________

Scooter Brothers:


Algumas vezes, ao trocar de personagem para o Trevor, você poderá se deparar com ele perseguindo um outro motoqueiro, ambos em uma Scooter. Trevor então grita: "We Are Scooter Brothers! Scooter Brother!". Esta é uma referência a um vídeo famoso de "GTA IV", postado por Brad, enquanto ele incorpora Will Scarlet, personagem vivido por Christian Slater no filme de 1991, "Robin Wood: O Príncipe dos Ladrões". O vídeo mostra como Brad está feliz em achar outro companheiro de Scooter igual a ele. 

__________________________________________________________________

"Eu Quero Ser Um Comediante":


Enquanto você joga como o Michael, se você sair com o seu filho, Jimmy, ele diz para você que ele gostaria de ser um comediante. Essa é uma referência ao dublador do personagem, Danny Tamberelli, que fazia um personagem na série televisiva da Nickelodeon, "All That"

__________________________________________________________________

"Mais Uma Explosão... Eu Não Estou Brincando":


Um fator que mostra que "GTA V" é um dos games que mais pensou nos mínimos detalhes em sua produção, é que, se você atirar foguetes na casa do Michael com outro personagem, ele irá mandá-lo uma mensagem ou até mesmo ligá-lo para demonstrar sua raiva. 

Inclusive, se você entrar escondido na casa dele, o mesmo novamente mandará mensagens desaforadas para você. É um detalhe extremamente bem pensado pela Rockstar. 

__________________________________________________________________

Encontrando Outros Protagonistas Aleatoriamente:


Mais um fator que mostra o quanto "GTA V" pode pensar nos mínimos detalhes e ser completamente insano ao mesmo tempo, é que, se você encontrar aleatoriamente outro protagonista no jogo, ele irá convidá-lo para sair. Caso você recuse, e começar a persegui-lo por um certo período de tempo, o mesmo irá virar e lhe nocauteará. Bem assim na cara de pau!

__________________________________________________________________

Números de Telefones:


Mostrando o nível de realismo implantado em "GTA V", se você ligar para vários números aleatórios, diferentes mensagens de caixas postais ou respostas ocorreram. Alguns dos números usados para teste são: 273-555-0158, 328-555-0122, 328-555-0142, 611-555-0195, 611-555-0198, 273-555-0117, 346-555-0160, 346-555-0192, 948-555-0100.

__________________________________________________________________

Mansão Playboy:


Em "GTA V", recriando pontos memoráveis de Los Angeles, os produtores decidiram trazer a Mansão Playboy para o cenário do game. Ela pode ser encontrada ao lado do clube de golf. Obviamente, o jogo não diz que aquela é a Mansão Playboy, e sim a casa de um milionário. Mas, o design idêntico da casa e sendo uma das poucas localidades com mulheres fazendo 'topless' entrega a referência. 

__________________________________________________________________

Encontros Aleatórios:


Em "GTA V", existem 14 encontros aleatórios com outros NPC's, marcados no mapa com um ícone azul quando estiver por perto. Cada um desses encontros terão falas únicas, e são bem interessantes de irem atrás. Vejam o vídeo abaixo para a localização de todos os encontros:


__________________________________________________________________

Niko Bellic:


Niko Bellic, protagonista de "GTA IV", e um dos personagens mais queridos pelos fãs da franquia, possuí diversas referências em "GTA V". 

A primeira referência pode ser vista na cutscene inicial da missão "Casing The Jewel Store". Lester comenta sobre um Europeu do leste fazendo roubos em Liberty City, mas que nunca mais ouviu notícias sobre o mesmo. O personagem está se referindo à única missão que assaltamos um banco em "GTA IV", e considerada uma das mais divertidas de toda a franquia. 

A próxima referência pode ser vista através do filho do Michael, Jimmy. Quando o personagem está sentado na mesa de jantar mexendo em seu laptop, é possível ver que ele está acessando o perfil de Niko no Life Invader. Aparentemente, Niko está "espionando" o Burger Shot, e Roman é um de seus amigos. Infelizmente, essa textura é limitada apenas para Jimmy, pois não há perfil registrado de Niko na rede social do game. 

Dentro do Yellow Jack Inn, em Blaine County, existe um porta-retrato do Niko Bellic dentro de um Tow Truck em Liberty City. 

Mendigos em Vespucci Beach seguram sinais que trazem a escrita: "Serbian bad guys stolen all my money" (Bandidos Sérbios roubaram todo meu dinheiro), uma clara referência à Niko e seu país de origem. 

Um cartaz de procurado do Niko pode ser encontrado na varanda de uma casa ao oeste de Sandy Shores, além de várias outras localizações. O mesmo cartaz foi usado pela Rockstar em 2007, para promover "GTA IV", e tornou-se rapidamente viral na internet.

__________________________________________________________________

Patrick McReary:


Quem jogou "GTA IV", certamente se lembra de Patrick McReary e sua família. Patrick dá as caras em "GTA V", em uma das referências mais nostálgicas para os fãs da série. Após sair de Liberty City no final do jogo, Patrick aparentemente veio parar em Los Santos. O jogador, em um dos encontros aleatórios, poderá ver Patrick fugindo da polícia. Se você ajudá-lo, ele ficará disponível para sua equipe de assalto ao próximo golpe. 

É completamente indicado que você o use-o no golpe, pois assim ele irá falar sobre o roubo de Liberty City (que jogamos em "GTA IV"), sobre sua família morta e inclusive sobre Niko Bellic. O interessante é que ele conta detalhes sobre o assalto, que faz os jogadores baterem uma saudade da sensação tão boa que "GTA IV" trouxe em 2008. Veja a vídeo para localização de Patrick:

Obs: Se você usar Trevor durante o encontro com Patrick, você poderá inclusive levá-lo ao Culto Altruísta, no qual ele falará mais diálogos envolvendo Niko e as irritantes ligações de amizades em "GTA IV". 


__________________________________________________________________

Referências à Roman Bellic:


Ainda dando ataques nostálgicos à "GTA IV", "GTA V" também menciona o principal parceiro de Niko Bellic, seu primo, Roman Bellic. Nas profundezas do oceano pacífico, nordeste de San Chianski Mountain Range, existe uma escotilha fixada no chão com uma pequena janela que acende uma luz ao chegarmos perto. A estrutura é uma referência, também, à famosa escotilha da série "Lost". Contudo, se você chegar perto (não tanto, senão você morre), você começará a escutar uma estranha batida. O código da batida, na verdade, é uma mensagem de Roman Bellic. A mensagem diz: "Hey, you never call, how d'you fancy going bowling?" ("Ei, você nunca liga, como você anda no boliche?") 

Segue o mapa com a localização, indicada em vermelho

Outra referência à Roman Bellic pode ser encontrada no perfil do Life Invader de Tavell Clinton, primo de Franklin. Tavell comenta o serviço de Taxi do Roman em Liberty City, o motorista Pathos, (um personagem aleatório em "GTA IV") e um grupo de Jamaicanos, um deles certamente sendo Little Jacob (importante coadjuvante em "GTA IV"). 

__________________________________________________________________

Continua...


~Lolo GM

Um comentário: