Anuncio !

sábado, 9 de maio de 2015

Análise Bloodborne


"Bloodborne" é um jogo de ação-aventura e RPG, com elementos de terror, desenvolvido pela From Software, conhecida por seus trabalhos com os jogos "Demon's Souls" e "Dark Souls", sendo publicado pela Sony Computer Entertainment, tornando-se assim um exclusivo do Playstation 4. Foi lançado em 24 de março na América Latina. 


Info:

Bloodborne tem lugar em Yharnam, uma cidade gótica e em ruínas, onde segundo os rumores, alberga um poderoso medicamento. Ao longo dos anos muitos viajantes faziam peregrinações à cidade procurando cura para as suas aflições. O jogador tem o papel de um desses viajantes. Quando chega a Yharnam, no entanto, descobre que a cidade está atormentada por uma doença endêmica que transformou a maioria dos seus habitantes em criaturas bestiais. O jogador para sobreviver tem assim de percorrer as ruas de Yharnam e superar os seus habitantes violentamente enlouquecidos e os monstros horripilantes.

Enredo Enigmático e Interpretativo:

Dentre as muitas características semelhantes a "Demon's" e "Dark Souls" (sendo a mesma desenvolvedora), uma delas assemelhasse no enredo. Quem já jogou algum de ambos os títulos citados, sabe que, além do conceito inicial, o desenvolvimento da história quase em nada é informado ao jogador. "Bloodborne", de certa maneira, eleva essa característica, no momento que ainda menos informações são transmitidas à quem está jogando. 

Sabemos que nosso protagonista é um dos viajantes que chega a Yharnam, e procura uma cura para suas doenças infligidas. Sendo sincero, é basicamente isso que o jogador sabe... Assim como os outros sucessos da "From Software", "Bloodborne" transmite suas história através de livros e objetos espalhados pelo mapa, além de conversas ÚNICAS com raros NPC's amigáveis que apareceram durante a jogatina. Com tamanha pouca informação, grande parte do enredo torna-se enigmático, sendo tarefa de cada jogador interpretá-lo da maneira que quiser. Isso é uma característica ruim? Sem dúvida não! Aliás, mais games atuais deveriam implantar esse sistema de jogo em seus enredos...

"Bloodborne" trás um enredo quase sem informações ao jogador, portanto seu 
desenrolar, em parte, será abordado a partir da interpretação de cada um

Gráficos Bonitos:

Graficamente, "Bloodborne" pode não impressionar. Você entra no universo de Yharnam, e depara-se com uma espécie de Inglaterra Vitoriana (até porque o jogo se passa nesse período histórico). Com isso, tudo é destruído e deprimente, mas algo que apenas assemelha-se ao período em questão. 

No fator de detalhes, o jogo se saí bem. Os barris, caixões, ouros, pratas e bronzes espalhados pelas ruas apresentam uma textura impressionante. Além disso, o sangue jorrado pelos inimigos em cima de nosso personagem é bastante gratificante, e trás uma carga de violência gráfica muito bem vinda. Contudo, "Bloodborne" não chega nem perto de explorar a verdadeira potência do Playstation 4, e algumas variedades na qualidade de texturas em determinadas regiões é visível a olhos mais atentos. 

"Bloodborne" não trás um gráfico revolucionário, mas alguns detalhes nas texturas e 
o gratificante sangue jorrado no personagem são características satisfatórias

Jogabilidade Mais Leve:

Talvez o fator de "Bloodborne" que mais se assemelhe com a franquia "Souls", seja a sua jogabilidade. Contudo, em parte, ela é bem melhor. Isso eu digo pois os produtores conseguiram deixa-lá, principalmente, mais leve do que nos jogos anteriores. Em "Dark Souls", por exemplo, usávamos pesadas armaduras, que deixava-nos mais lentos que nossos inimigos. Agora, o próprio criador do jogo, Hidetaka Miyazaki, havia deixado claro que estaríamos mais ágeis, e que devemos usar isso contra nossos oponentes. 

Sendo assim, a jogabilidade de "Bloodborne" está mais acessível, mais leve e mais ágil, o que é muito gratificante. Mas, obviamente, isso ajudou a dificuldade do game ser reduzida bastante, mas falaremos disso mais à frente na análise. Dentre outras características, o jogo assemelhasse muito a "Demon's" e "Dark Souls", tendo uma locomoção de personagem regular, evidentemente um pouco robótica.

"Bloodborne" trás uma jogabilidade semelhante a dos jogos anteriores 
da desenvolvedora, porém evidentemente mais leve e ágil

Mais Opções de Personalização:

Uma característica que os fãs de "Demon's" e "Dark Souls" sempre criticaram era a limitada personalização e baixo detalhamento gráfico do mesmo. "Bloodborne" pretende mudar isso, e trás uma vasta lista de opções para nosso personagem inicial. Mas, além do corte de cabelo, tipo de bigode, tamanho das sobrancelhas e afins, o game lhe proporciona criar um passado para o seu pouco conhecido protagonista. 

O 'Background' é a trajetória passada de seu personagem antes dele chegar onde o jogo começa. Em "Bloodborne", podemos ser desde simples e tímidos fazendeiros, até veteranos de guerra. Criar um passado para nosso protagonista não é algo necessariamente original no mundo dos games, tendo em vista que a franquia "Dragon Age" e "Mass Effect" já haviam usufruído dessa característica antes. Porém, "Bloodborne" inova ao fazer com que, dependendo do seu passado escolhido, os aspectos físicas é que irão acompanhar seu personagem na jornada. Portanto, sendo um veterano de guerra, o seu combate já é mais aperfeiçoado. A partir disso, o game consegue inovar!

"Bloodborne" trás uma caracterização mais extensa que os jogos anteriores da desenvolvedora, 
além do acréscimo dos 'backgrounds', que mudarão sua posição física durante a jogatina

IA Mais Agressiva, Porém Não Superior:

A inteligência artificial de "Bloodborne" pode ser considerada mais desafiante do que nos jogos anteriores da desenvolvedora, mas, infelizmente, certas características da mesma continuam incomodando. Desta vez, os nossos inimigos estão mais agressivos, e ao contrário de irem lentamente em sua direção, acabam lhe surpreendendo mais e causando-lhe mais pânico na hora do combate. Essa característica, obviamente, eleva a já alta dificuldade do game, algo que os fãs dos títulos anteriores da empresa adoram. 

Entretanto, não podemos dizer que a IA está melhorada. Os famosos defeitos de inimigos ficarem presos nas paredes ou os diversos bugs em relação aos seus movimentos ainda existem e são frequentes durante a jogatina, o que pode tirar certa parte do brilho de "Bloodborne". 

Ambientação Sensacional:

Como já foi dito, a qualidade gráfica dos cenários do game podem até variar de região para região, mas, no geral, a ambientação do jogo é fantástica. Como era de se esperar, "Bloodborne" consegue transmitir de maneira excelente a atmosfera da Inglaterra Vitoriana, obviamente, acrescentando-lhe ainda mais destruição e pobreza com a doença infligida na história. A riqueza nos detalhes dos caixões, prédios velhos e muitos esgotos é algo que o jogo acertou em cheio, e um deleite para os olhos. 

As ambientações de "Bloodborne" transmitem bem a atmosfera 
da Inglaterra Vitoriana, encaixando-a no contexto do enredo

Trilha Sonora Linda:

Assim como a ambientação, "Bloodborne" se identifica em seu período histórico através de sua lindíssima trilha sonora. Essa, por sua vez, pode ter apresentado alguns bugs (semelhantes aos que ocorrem em "Skyrim"), mas já foram corrigidos através de atualizações. A trilha é instrumental e funciona bem em todos os momentos de jogatina, acompanhando o jogador em toda a jornada. Particularmente, esta é uma das características que mais gostamos no jogo. 

Dificuldade Elevada:

Para o deleite dos fãs da "From Software", "Bloodborne" trás sim uma elevada dificuldade. Os jogadores de "Demon's" e "Dark Souls" procuram grandes desafios, e poderão encontrar isso no novo jogo da empresa também. Todas as características apelativas dos títulos anteriores estão presentes aqui também, como a inexistência do Pause, o enigmático sistema de objetivos, etc... 

Entretanto, deve-se deixar claro que, dentre os três títulos citados anteriormente, "Bloodborne" é o mais fácil. Para quem não jogou os games anteriores da empresa, deverá achar difícil, mas para os veteranos é só mais um desafio a seguir. Talvez o fator que mais contribuiu com isso, foi a praticamente exclusão das famosas Armadilhas, que nos jogos anteriores matavam repetidamente os jogadores, elevando a raiva dos mesmos em quantidades altíssimas. Em "Bloodborne", essas armadilhas foram extintas, e dificilmente você se depará com mais de três em todo o gameplay. 

Resultado Final:

"Bloodborne" promete trazer mais diversas horas de desafios para os fãs de "Demon's" e "Dark Souls", assim como era prometido. O game trás uma história enigmática e pouco informativa, mas que se for interpretada por cada jogador acaba tornando-se fascinante. Os gráficos estão melhores que os demais títulos da From Software, com destaque para os efeitos de sangue e as ambientações. A jogabilidade é altamente mais leve e ágil que a série "Souls", portanto acaba sendo mais favorável à novos jogadores. 

Acima de tudo, o jogo consegue desafiar os fãs, trazendo características já conhecidas da From Software para complicar sua vida. Pode até extinguir as famosas armadilhas, mas fora isso causará as diversas dores de cabeça que os jogos citados são famosos por causarem. Ótimo jogo, e por enquanto um dos melhores do ano de 2015.

__________________________________________________________________


Bloodborne
PS4
Março de 2015

"Bloodborne" é um jogo de ação-aventura e RPG, com elementos de terror, desenvolvido pela From Software, conhecida por seus trabalhos com os jogos "Demon's Souls" e "Dark Souls", sendo publicado pela Sony Computer Entertainment, tornando-se assim um exclusivo do Playstation 4. Foi lançado em 24 de março na América Latina. 

Enredo: Bloodborne tem lugar em Yharnam, uma cidade gótica e em ruínas, onde segundo os rumores, alberga um poderoso medicamento. Ao longo dos anos muitos viajantes faziam peregrinações à cidade procurando cura para as suas aflições. O jogador tem o papel de um desses viajantes. Quando chega a Yharnam, no entanto, descobre que a cidade está atormentada por uma doença endêmica que transformou a maioria dos seus habitantes em criaturas bestiais. O jogador para sobreviver tem assim de percorrer as ruas de Yharnam e superar os seus habitantes violentamente enlouquecidos e os monstros horripilantes.

Nota: 9,0

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário