Anuncio !

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Análise Saga Metal Gear Solid


"Metal Gear Solid", ou como os íntimos gostam de chamá-la, "MGS", é uma das mais aclamadas franquias de vídeo-games já existentes no mercado. Sendo iniciada em 1987 com "Metal Gear", o título criou o gênero de ação em stealth. A franquia foi escrita e dirigida pelo mestre Hideo Kojima, que implantou diversas características consideradas únicas na série, inclusive nos dias de hoje. A grande maioria dos games foram desenvolvidos pela Konami Computer Entertainment, com a parceria da Kojima Productions, sendo publicada igualmente pela Konami. Existem 11 jogos na cronologia original, 11 versões complementares e 5 spin-offs. 

Enredo MMM - Maluco, Magnífico, Magistral:

São muitas as características que fazem "MGS" uma série única no mercado de jogos. Mas, dentre as que fizeram sua reputação tão elogiada e aclamada por todos foi seu magnífico, magistral e ainda maluco enredo. Vocês devem estar se perguntando onde está o tópico "Info", característico do nosso blog. Pois bem, o objetivo desse tópico é fazermos uma sinopse do jogo em questão, mas, como MGS não está cronologicamente correto, e sua história foi cada vez mais sendo alterada e complementada, decidimos pular diretamente para analisarmos o seu enredo. 

Então, como já foi dito, a história por trás dos eventos jogados de MGS são um dos mais complexos existentes no mercado dos vídeo games. A mente criativa de Hideo Kojima em criar algo tão profundo, poético, filosófico, questionável e intrigante é de cativar qualquer jogador. Obviamente, assim como toda saga que faz jus ao seu nome, essa característica começou timidamente e foi crescendo cada vez mais. 

Nos dois primeiros jogos principais da série, "Metal Gear" e "Metal Gear 2: Solid Snake", o enredo era apenas uma faísca do que viria em diante. Foi justamente com o primeiro "Metal Gear Solid" que os jogadores descobririam que aquela série prometia muita discussão e teorias malucas em seu futuro promissor. E foi isso o que aconteceu... Depois de 11 jogos principais, MGS é uma das franquias que mais cativaram seus jogadores com o enredo, sempre trazendo algo empolgante, emocionante e revelador na mesma medida. 

As reviravoltas que a série deu em sua história é algo impressionante, e provavelmente foi por isso isso que os próprios fãs a consideram uma saga maluca. A cronologia, como já foi dita, é mais invertida que a franquia cinematográfica dos "X-Men", e jogos ainda da década de 80 seriam a segunda metade de algo que ainda viria a ser lançado muitos anos depois. Kojima gosta, sobretudo, de explorar a sua própria opinião sobre diversos temas variados, principalmente através de seus magníficos protagonistas e antagonistas da série. É através deles que as críticas sobre políticas, guerras, armas nucleares, desenvolvimento biológico, inteligência artificial, engenharia genética, realidade da população, lealdade, verdade subjetiva, verdade universal e principalmente temas filosóficos são explorados pelo diretor. Não é preciso nem dizer que, assim como todos os fãs da série sabem, "Metal Gear Solid" tem um dos enredos mais gratificantes já existentes nos vídeo-games!

"Metal Gear Solid" é uma série com diversas críticas que, 
através de seus personagens igualmente magníficos, formam um dos 
enredos mais brilhantes já vistos nos vídeo-games

Jogabilidade - O Criador do Stealth:

Como vocês já devem imaginar, não foi apenas na narrativa que MGS revolucionou os vídeo-games e continua até hoje, mas também na sua jogabilidade. Hideo Kojima, com toda sua genialidade, criou a ideia de enfrentarmos nossos oponentes sem eles sequer terem nos visto. Isso, mais tarde, receberia o nome de "Stealth", e abriria portas para todo um novo gênero nos vídeo-games. 

Contudo, a ideia inicialmente não fora bem recebida. Entre na situação: em pleno final dos anos 80, os famosos "brucutus" era tudo que a juventude da época se espelhava com o sinônimo de "soldado". Eis que um japonês, diretor de uma ideia ainda seca, sem saber se haveria esperança para sucesso, lança o objetivo do jogador evitar se deparar com seus inimigos, em outras palavras, derrotá-los sem sequer eles terem lhe visto. A tão duvidosa ideia, obviamente, deu certo para muitas gerações futuras, e seria a raiz para tantas outras franquias de vídeo-games, como "Thief", "Splinter Cell", "Hitman", entre outras. 

Visualmente, os primeiros jogos ainda eram simplórios. A câmera era em 2D com visão aérea, tendo o jogador apenas com cuidar os movimentos de seus inimigos e certificar-se que iria derrotá-los de maneira silenciosa. Foi novamente com "Metal Gear Solid" que a franquia revolucionou! Agora a jogabilidade era em terceira-pessoa, e poderíamos efetuar movimentos como abaixar-se ou esconder-se atrás de paredes e fazer barulho para distrair inimigos. Assim como toda famosa franquia, MGS foi melhorando sua característica com a jogabilidade e revolucionando os conceitos de stealth como nenhuma série havia feito anteriormente.

"Metal Gear" e sua simplória jogabilidade no final dos anos 80, 
criando o conceito do que seria chamado "Stealth"

A revolução veio com "Metal Gear Solid", no qual o protagonista poderia 
esconder-se em paredes e distrair inimigos, dentre outras inúmeras novidades

Gráficos - Dentro de Suas Épocas:

Os gráficos de MGS sempre foram mais complementar na série do que uma característica única, como a narrativa ou a jogabilidade. Ainda assim, eles sempre fizeram jus as suas determinadas épocas de lançamento. Os primeiros dois "Metal Gear" ainda foram os que traziam a primeira versão do que seria altamente revolucionado com "Metal Gear Solid". Eis que então, os gráficos 8 bites foram substituídos pela evolução do Playstation, que trouxe melhorias gigantes a série. 

Mas, é importante destacar que Kojima sempre deu valor a melhoria tecnológica dos vídeo-games, trazendo em todos os seus títulos mudanças significativas e impressionantes para suas épocas de lançamento. É bastante nítida a evolução gráfica do primeiro "Metal Gear Solid" com o seu sucessor, "MGS 2: Sons of Liberty", e igualmente com o que viria a seguir, "MGS 3: Snake Eater", e assim por diante... A franquia nunca decaiu sua qualidade visual, e isso é bastante importante para o legado de uma série do porte de MGS. 

Eis que a evolução gráfica dos vídeo-games trouxeram MGS até aqui...

Hideo Kojima - Uma Lenda dos Vídeo-Games!

O criador de quase todos os jogos da série MGS foi o lendário Hideo Kojima. Kojima é frequentemente citado não só como um dos maiores roteiristas e diretores de jogos eletrônicos, mas também como um profissional sem limitações em uma área tecnológica. Hideo Kojima nasceu em 1963, na cidade de Setagaya, em Tokyo, tendo jovens ambições em crescer e se tornar um renomado diretor de cinema. Eis que em 1986, após diversas decaídas profissionais, Kojima decide aceitar seu trabalho como designer na Konami, então empresa focada em jogos de 8 bites, praticamente restringidos ao Japão. 

Kojima teve seu primeiro trabalho com o título "Penguin Adventure", como diretor assistente. O primeiro game com a sua total direção foi "Lost World", um jogo que traria uma protagonista feminina misteriosa, ainda em 1986. O projeto infelizmente não foi aceito pela Konami e acabou sendo cancelado. Eis que Kojima deu a volta por cima, e em 1987 lança o primeiro título que faria parte de uma das maiores franquias de jogos eletrônicos de todos os tempos: Metal Gear. O jogo foi um sucesso de crítica, mas suas vendas restringiram-se no Japão, graças à plataforma de lançamento, o MSX, praticamente extinto nos EUA. 

Daí por diante, Kojima passou a dirigir/roteirizar todos os jogos principais e remakes da franquia MGS. Em 2005, Hideo criou a empresa diretamente subsidiada por ele, a "Kojima Productions", no qual ainda em 2005 já era formada por mais de 200 funcionários, todos focados no desenvolvimento de "Metal Gear Solid 4: Guns of Patriots". 

Kojima e a Konami, sua principal de origem trabalhista e publicadora de todos os jogos a série, sempre sofreram com inúmeras crises e diferenças que geraram muitas brigas entre ambos os lados. Essas brigas tornaram-se públicas a muito tempo, e desde 1990, com lançamentos spin-offs como "Metal Gear 2: Snake's Revenge", que a Konami tenta provar que conseguiria manter a franquia sem a liderança de Kojima. Contudo, todas as suas tentativas disso foram miseravelmente fracassadas. Para muitos fãs, MGS não existirá no momento que Kojima não produzir mais seus jogos. De acordo com ele, "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain" seria o último jogo da série com a sua direção, levando em consideração que em abril de 2015 ele deu o seguinte depoimento: “As informações que apontaram que eu deixaria em breve a Konami estavam corretas, embora eu tivesse gostado de que tudo isto tivesse sido divulgado de uma forma diferente… Penso que nós, a companhia e eu, chegamos a uma situação extrema onde nenhuma das partes saiu beneficiada; foi mais do que uma simples divergência de pontos de vista.”.

Hideo Kojima, criador da franquia MGS

Cronologia Maluca:

Já foi dito previamente aqui nesta postagem que, acima de tudo, o EXTENSO enredo de MGS é maluco. A mente criativa de Hideo Kojima para seus roteiros é algo surpreendente, e muitas vezes o mesmo já explodiu as mentes de seus fãs com inúmeras revelações, reviravoltas, perguntas não respondidas e até mesmo métodos de se quebrar a quarta parede dos games de maneira magnífica. 

Mas um dos fatores que mais fazem as histórias dos títulos da série serem tão confusas, é a cronologia totalmente invertida de lançamentos dos jogos. Para se ter uma noção, o primeiro "Metal Gear" seria o sexto jogo cronológico da série, enquanto "Metal Gear Solid 3: Snake Eater", frequentemente citado como melhor jogo da saga, seria o primeiro a mostrar os eventos relacionados com o que viria a seguir. Mais invertida que a franquia cinematográfica dos "X-Men"!

A cronologia totalmente invertida da franquia Metal Gear Solid

Protagonistas da Série:

Outro fator que complica a cronologia complicadíssima de MGS é a similaridade e constante confusão entre os protagonistas. Basicamente, a série já apresentou três protagonistas jogáveis: Big Boss, Solid Snake e Raiden

Big Boss foi o primeiro protagonista cronológico da série, e a maioria das pessoas que não estão familiarizadas com a história da saga, confundem seu personagem com o de Solid Snake, pois, assim como este, um dos seus codinomes em combate é "Snake". O nome verdadeiro de Big Boss é John, frequentemente chamado também de Jack. Big Boss foi apresentado logo no primeiro jogo da série, "Metal Gear", ainda como um antagonista. 

Após os fãs acreditarem que o mesmo tratava-se de puro mal, os eventos do primeiro game cronológico da série, "Metal Gear Solid 3: Snake Eater", mostram que Snake nem sempre foi uma figura maléfica, e momentos trágicos de sua vida que o transformaram no que ele é. Ao final dos eventos do jogo, Snake derrota sua mentora (chamada "The Boss", em um dos momentos mais impactantes de toda a série) e recebe o título de "Big Boss", ou o Chefão, na tradução. Big Boss é considerado o "Maior Soldado do Século XX" pelos games da série.

Codinome: Snake --- Intitulado: Big Boss
De antagonista à amado protagonista, um exemplo 
de personagem altamente bem desenvolvido

Nosso próximo protagonista cronológico da série é Solid Snake. A similaridade dos codinomes pode confundir a cabeça dos jogadores, mas SOLID é um completo diferente protagonista. Na verdade, Solid Snake trata-se de um clone genético de Big Boss, sendo então considerado como filho ou irmão do mesmo. O personagem foi introduzindo no primeiro jogo de lançamento, "Metal Gear", em 1987. 

A sua aparência foi a que mais mudou bruscamente com o passar dos anos, e o personagem protagonizou 5 jogos, enquanto Big Boss protagonizou igualmente seus 5 jogos. É um protagonista altamente amado pelos fãs, e continua sendo o principal símbolo da série, graças a ter sido ele que nós primeiramente conhecemos em 1987, protagonizando seus quatro jogos seguintes. Com exceção de...

Codinome: Solid Snake
Clone genético de Big Boss, Solid Snake foi o primeiro protagonista 
apresentado aos jogadores ainda em 1987, com "Metal Gear"

Eis que tivemos ainda um terceiro protagonista, chamado Raiden. Este é um personagem odiado por muitos e respeitado por alguns. Isso se dá ao fato de termos lhe controlado de forma surpreendente em "Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty", no qual todos pensavam que continuaríamos nossa aventura com Solid Snake após os eventos do primeiro "Metal Gear Solid", mas na verdade, Kojima enganou os jogadores trocando os protagonistas e fazendo com que controlássemos Raiden por todo o resto do jogo, após a primeira missão, única protagonizada por Solid Snake. 

Pois então, Raiden foi primeiramente visto em "Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty", e após muitas críticas por parte dos fãs, o personagem tornou-se secundário daí por diante. Ainda assim, em 2013 fomos surpreendidos novamente com "Metal Gear Rising: Revengeance", no qual o personagem voltou a ser controlado pelos jogadores, dessa vez na sua forma de ciborgue, altamente habilidoso em um jogo de 'hack and slash'. 

Raiden, apresentado em "MGS 2: Sons of Liberty", sendo odiado por muitos 
e respeitado por outros. O personagem voltou em "Metal Gear Rising: Revengeance"

Trilha Sonora Impecável:

Uma das características mais marcantes de toda a franquia, na qual todo fã gosta de ressaltar a imensa qualidade, é a sua trilha sonora. Seja o tema principal de "Metal Gear Solid", a belíssima "Snake Eater", de "Metal Gear Solid 3", ou ainda a patriarca "Father and Son", de "MGS 4: Guns of Patriots". 

As inúmeras faixas completas de praticamente todos os jogos da série são marcantes, sejam elas instrumentais ou com o complemento vocal de determinado artista, a música sempre acabou sendo um personagem à parte da série. Seja a faixa frenética, emotiva ou simplesmente com um impacto magnífico para a cena, Hideo Kojima também foi um gênio em escolher seus compositores. 

Dublagem Impecável:

A dublagem, seja a original japonesa ou a americana, mais conhecida por nós da America Latina, é impecável. É importante destacar que a maioria dos dubladores de certos personagens mudaram com o tempo. Dentre as mais famosas, David Hayter é o dublador de Solid Snake, nunca tendo sido alterado. Já Big Boss foi igualmente dublado por David Hayter em "MGS 3: Snake Eater", "MGS: Portable Ops" e "MGS: Peace Walker", enquanto o lendário Kiefer Sutherland, protagonista da série "24 Horas", empresta sua voz ao personagem em "MGS V: Ground Zeroes" e no mais recente "MGS V: The Phantom Pain". 

Outros personagens, como Kazuhmira Miller e Revolver Ocelot, foram dublados por 
Cam Clarke e mais recentemente por Troy Baker, respectivamente. A lista de personagens da série é extremamente extensa, mas uma coisa eles apresentam em comum: praticamente todas as suas vozes são de uma qualidade admirável. 

David Hayter, dublador de Solid Snake

Metal Gear e Metal Gear 2 - O Início do Sucesso, Ou Não...

O sucesso da franquia MGS, ao contrário de outras séries de jogos eletrônicos, não começou necessariamente no primeiro título, nesse caso, nem no segundo. Isso pois, ambos os jogos foram lançados para o MSX, um console extremamente popular no Japão, mas extinto nos EUA, o que acabou afastando as atenções da America Latina. Independente do sucesso comercial, os dois primeiros jogos da franquia (que ainda não recebiam o famoso título "Solid" ao final) foram muito bem recebidos pela crítica. 

O jogo contava a história de Solid Snake, e sua infiltração silenciosa na base de Outer Heaven, com o intuito de destruir uma revolução de armas nucleares, chamada como "Metal Gear". A história do segundo jogo é semelhante, no qual Solid Snake deve resgatar o Dr. Kio Marv no território de Zanzibar Land, ao mesmo tempo que deverá novamente destruir um Metal Gear. 

Mesmo tecnicamente simplórios para suas determinadas épocas de lançamento, os dois primeiros jogos da série criaram o conceito de stealth, automaticamente se glorificando como clássicos, e sem dúvida, uns dos melhores jogos já existentes. 

Os dois primeiros "Metal Gear", que não foram 
sucessos comerciais fora do Japão, mas criaram o que seria um 
dos gêneros mais icônicos de todos os tempos: o Stealth

Metal Gear Solid - A Revolução Tecnológica Alcançou Kojima:

Graficamente falando, "Metal Gear Solid" é o jogo da série que mais sofreu um salto de qualidade. Saindo de consoles restritos ao Japão, o primeiro MGS finalmente estaria disponível para Playstation. Dito isso, acabaria sendo a base necessária para o sucesso. 

Como já foi dito, graficamente o jogo inovou demais. Saindo de gráficos 8 bites para um 3D dinâmico foi um soco na cara (muito bem-vindo) nos jogadores da época. A jogabilidade, por sua vez, acabou não sendo tão alterada, e a câmera continuamente acompanhava o personagem de Solid Snake de forma aérea. Apenas quando usávamos a ação de cover em algo ou algum objeto, a câmera ficaria presa em terceira-pessoa, focando na visão lateral do personagem. 

A história continua os eventos acompanhados de Solid Snake, já considerado um lendário agente de infiltração e sabotagem. Ele deve investigar um local chamado Ilhas Fox, ou "Shadow Moses", como é mais conhecida. Lá, as forças especiais que se apoderaram da ilha tomaram posse do mecha nuclear Metal Gear REX, e estão ameaçando o governo dos Estados Unidos com um ataque nuclear, caso eles não recebam os restos mortais do "mercenário lendário", Big Boss, em menos de 24 horas.

"Metal Gear Solid" foi o game que mais inovou graficamente, ainda 
que sua jogabilidade apresentasse similaridades com os jogos anteriores

MGS 2: Sons of Liberty - Controversas e Mais Controversas:

Sendo mais um salto gráfico gigantesco, e dessa vez, igualmente de jogabilidade, "MGS 2: Sons of Liberty" ainda hoje é um alvo de críticas pesadas. Mas, por que isso aconteceria se tecnicamente o jogo é muito superior aos antecessores? Isso pois, o protagonista já amado pelos fãs, Solid Snake, acaba sendo trocado bruscamente por Raiden, um personagem totalmente diferente, e diga-se de passagem, sem o mínimo de carisma do nosso preferido agente de infiltração.

Kojima, em toda sua genialidade, sempre gostou de surpreender seus fãs a cada novo jogo lançado. Em "MGS 2", esse foi um dos maiores exemplos de que o visionário diretor estava disposto a tudo. Apesar dos gráficos e jogabilidade serem excelentes para sua época, a história ficou devendo para a maioria dos fãs, graças a essa "simples" mudança. E o pior: os eventos seguidos pelo jogo só seriam respondidos em 2008, com "MGS 4: Guns of Patriots". 

"MGS 2: Sons of Liberty" foi alvo de fortes críticas, por Kojima 
ter surpreendentemente trocado o amado protagonista, 
Solid Snake, por Raiden, um personagem totalmente novo

MGS 3: Snake Eater - A Obra-Prima de Kojima:

A grande maioria dos fãs da série concordam: "MGS 3: Snake Eater" é o melhor jogo que Kojima já dirigiu! Sendo o primeiro título cronológico da série, o game é uma avalanche de qualidades, que não se limitam apenas a gráficos e jogabilidade, mas sim trazem a história mais "humana" que Hideo Kojima já implantou na série. 

Sendo focado na União Soviética em plena Guerra Fria, o nosso "novo" protagonista é Naked Snake (que mais tarde receberia o título de "Big Boss"). Snake recebe uma missão de resgatar um cientista soviético traidor chamado Sokolov, que está secretamente desenvolvendo um tanque equipado nuclearmente, chamado "Shagohod". A missão prossegue normalmente até que The Boss (mentora de Snake) trai os Estados Unidos e entrega duas miniaturas de mísseis nucleares Davy Crockett a seu novo benfeitor, Coronel Volgin. Snake então deverá efetuar uma última missão com seu codinome "Naked Snake": eliminar sua própria mentora!

Como pode-se perceber, Kojima trás um enredo cinematográfico mais uma vez, porém, ao contrário dos jogos anteriores, toda a atmosfera de "MGS 3" é mais realista e se comunica de maneira mais humana com o próprio jogador. O enredo é magnífico, trazendo as maiores críticas feitas até então, do próprio Kojima, em relação à guerra. O nosso protagonista, apesar de não ser o amado Solid Snake (que viria a nascer muitos anos depois, de acordo com a cronologia da série), passa de herói de guerra para antagonista. Nós podemos, de certa maneira, ver a ascensão e o sofrimento do personagem para ter feito tais ações ao longo de sua vida. Kojima mais uma vez fez uma obra-prima, e essa que seria considerada um dos melhores jogos eletrônicos já feitos!

"MGS 3: Snake Eater" é a maior obra-prima de Kojima!

MGS 4: Guns of Patriots - O Final da Novela:

A espera pelo final da história de Solid Snake, após os polêmicos eventos de "MGS 2", não foi necessariamente tão difícil, levando em consideração que Kojima produziu, nesse meio tempo, o que seria o seu melhor jogo. Mas, quando finalmente recebemos "MGS 4: Guns of Patriots", alguns fãs igualmente disseram que este seria o melhor jogo da série. Cada um tem a sua opinião, mas uma coisa é certa: "MGS 4" é um mar de qualidades, seja narrativa (talvez a mais emocionante de toda a saga), gráficos (vindos agora para Playstation 3) ou como jogabilidade, que inovou conceitos da engine usada por Kojima

Passados cinco anos desde o ocorrido em Big Shell, o mundo viu uma economia baseada em guerras se instaurar. A proliferação de PMCs, organizações militares privadas, e da nanotecnologia transformaram os campos de batalha, a política e a economia. Soldados monitorados por nanomáquinas tem suas funções vitais, emoções e conexões com os companheiros controladas para o desempenho máximo, tudo pelas mãos de um sistema chamado Sons of the Patriots. É nessa situação em que Snake reaparece. Tendo abandonado o serviço militar e sofrendo de um envelhecimento precoce, ele é convocado por Roy Campbell para uma missão: assassinar Liquid Ocelot, que controla Outer Haven.

A história de "MGS 4" fecha todos os arcos envolvendo os personagens apresentados até então, seja Solid Snake, Big Boss, Liquid Snake, Revolver Ocelot, Emmerich, e por aí em diante. Assim como um "God of War III", "MGS 4" é o final de uma longa novela. Obviamente, não foi o final da franquia, que voltaria anos atrás em seguida. Mas sim, foi o final das geração dos clones, o final da cronologia. Essa carga emocional que o jogo vende, sem dúvida, funciona no jogador, que aprecia os momentos épicos e se comove na mesma medida. 

Tudo isso, através de uma narrativa cheia de cutscenes que chegam a atingir seus 50 minutos em alguns casos. Somando tudo, alguns dizem que soma-se o total de uma maratona da trilogia completa do Poderoso Chefão, apenas em cutscenes. O fator irritou algumas críticas, enquanto a maioria dos fãs aprecia essa característica cinematográfica, que como nunca antes, se sobressaiu com "MGS 4". 

"MGS 4" é o final de novela que os fãs esperaram muito tempo para receber, 
ainda que sua narrativa seja épica e emocionante na mesma medida

MGS: Peace Walker - Mais Significativo do Que Parece:

Hoje em dia, jogos exclusivos para plataformas portáteis tendem a serem títulos mais aglomerativos do que algo significante para a série. No caso de MGS, Hideo Kojima decidiu dar um destaque surpreendentemente para seus jogos portáteis. Primeiramente, "MGS: Portable Ops", em 2006, foi o primeiro jogo a seguir os eventos diretos de "MGS 3: Snake Eater". Mas foi apenas com "MGS: Peace Walker", que o próprio Kojima afirmou que o jogo poderia se tratar de um quinto capítulo da saga. Portanto, nenhum de ambos os jogos são considerados spin-offs. 

O Ano é 1974, quando uma força militar desconhecida ameaça o mundo com armas nucleares invade a Costa Rica, Naked Snake (Aka. Big Boss), agora não fazendo mais parte das forças secretas americanas, juntamente com Kazurira Miller (Master Miller) são contratados para livrar o país desta invasão e por fim ao perigo. Big Boss agora está no comando dos Militares Sans Frontieres (Militares Sem Fronteiras), soldados sem pátria, que tem como causa ajudar a quem precisa de ajuda, acreditando em seus ideais e seguindo as ordens de Snake.

"Peace Walker" abrange características tão importantes, que inclusive os jogos atuais (como o mais recente "MGS V: The Phantom Pain") trazem de volta. Um exemplo nítido disso é a criação e fortalecimento da Mother Base, algo tão importante aqui quanto é em "The Phantom Pain". O final do jogo, por sinal, mostra-se igualmente significante para os eventos de "Ground Zeroes". 

"MGS: Peace Walker" é um jogo que, apesar de ser exclusivo 
para uma plataforma portátil, é mais importante do que parece

Metal Gear Rising: Revengeance - Precisava?

Um dos jogos mais estranhos já lançados na franquia MGS, sem dúvida, foi o "recente" "Metal Gear Rising: Revengeance". Este seria o primeiro título da série a não ser desenvolvida pela Konami, nem pela Kojima Productions. No caso, o game foi totalmente criado pela Platinum Games, o que de cara gera uma desconfiança arrebatadora nos fãs. O resultado é mais bizarro ainda!

A história é um "spin-off" da série Metal Gear, com um enredo único que se passa quatro anos depois dos eventos de "Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots" e foca-se no cyborg ninja de nome Raiden, numa luta contra a auto-proclamada empresa militar privada envolvida em atividades terroristas, a Desperado Enterprises.

Colocando uma continuação desnecessária na história já completa da franquia, o próprio Kojima afirma que o jogo "não faz parte da série Metal Gear Solid". A maluca história, na verdade, não possuí uma qualidade ao nível dos outros jogos, sendo inclusive boba em muitos momentos. Mas, o que mais é estranho em relação aos títulos anteriores, é que todo o gênero de combate foi alterado. Saindo das táticas silenciosas do stealth, "MGR: Revengeance" é um game de hack and slash. É uma característica totalmente estranha na série, mas que alguns jogadores ainda apreciarão. Contudo, o maior problema do game talvez fique na sua câmera, completamente confusa e desequilibrada.

"MGR: Revengeance" é um jogo totalmente diferente 
do que a série poderia ter feito, saindo dos combates 
silenciosos, e adentrando no gênero do hack and slash

MGS: Ground Zeroes - Uma Demo Paga!

A expectativa por "MGS V: The Phantom Pain" era tão grande (faremos uma análise separada do título), que Hideo Kojima decidiu dividir o seu emblemático prólogo em duas partes. Contudo, a primeira metade acabou sendo vendida como um jogo à parte. Eis que "Ground Zeroes" é formado, nada mais, nada menos, do que um prólogo para o contexto de "The Phantom Pain". Sendo assim, o grande problema é que deveremos pagar por algo que podemos completar em 30 minutos. Sim, "Ground Zeroes" é uma demo, e Hideo Kojima, aproveitando a tamanha expectativa pelo seu novo título, decidiu cobrá-la aos jogadores. 

A ação de Ground Zeroes ocorre em 1975, alguns meses depois de Peace Walker e nove anos antes dos acontecimentos de The Phantom Pain. O jogador controla o protagonista da série Big Boss/Snake (Kiefer Sutherland), tendo Kazuhira Miller como segundo no comando e auxiliando pelo rádio, para tentar se infiltrar sozinho numa base secreta em Cuba com o nome Camp Omega. A missão de Snake é resgatar "Chico", que partiu sozinho para salvar a agente dupla: "Paz Ortega", que traiu Snake, mas que Chico carrega grandes sentimentos, após descobrir que Paz foi encontrada a deriva e está sendo mantida presa no local.

A duração do jogo, como já foi comentada, é o maior e talvez único problema do jogo. Nós já pudemos presenciar a tamanha melhoria gráfica e novas mudanças na jogabilidade que o novo capítulo iria trazer. A história, por sua vez, consegue ser bastante frenética e mostra o verdadeiro ritmo da narrativa que Hideo Kojima estaria trazendo. Ainda assim, não é um game que apresente conteúdo o suficiente para ser cobrado como um jogo normal. Uma pena, sendo uma jogada de marketing errada de Kojima!

"Ground Zeroes" é uma demo paga de "The Phantom Pain", no qual suas 
características técnicas são excelentes, mas seu tempo de duração é vergonhoso

Resultado Final:

Finalmente chegando ao resultado final dessa extensa análise, é bem provável que vocês já saibam nossa opinião em relação à franquia Metal Gear Solid. Primeiramente, devemos saber que a mente criativa do criador da série não é qualquer uma no mercado. Hideo Kojima talvez seja o maior diretor de games já existente, e isso é falar pouco, sendo que seus magníficos enredos dariam facilmente clássicos filmes. 

Os seus gráficos, sempre aprimorados para suas determinadas épocas de lançamento, já surpreenderam os fãs em determinados títulos, devido a radical mudança no estilo e qualidade técnica do potencial. A jogabilidade, por sua vez, criou todo um gênero de combate, e silenciou todos que não acreditavam na ideia de Kojima, na qual um soldado pode efetuar suas ações silenciosamente. 

Como toda boa série, MGS não escapa de possuir títulos ruins ou que não foram recebidos de acordo como o esperado. Dentre os casos mais clássicos, está a primeira tentativa da Konami em fazer um jogo da série sem a participação de Kojima, sendo esta "Metal Gear 2: Snake's Revenge", um jogo totalmente reciclado, mas ao mesmo mudando características únicas na série. Mais recentemente, podemos dizer que "Metal Gear Rising: Revengeance" não é um jogo ruim, apenas não condiz com o que a série tem para oferecer. 

São raros os casos, pois MGS é uma daquelas franquias com poucos deslizes e muitos triunfos em sua carreira. Seja pela narrativa absurdamente complexa e magnífica, gráficos sempre exuberantes e jogabilidade que criou um gênero. Será sempre uma das maiores franquias de jogos eletrônicos existentes no mercado!

__________________________________________________________________


Metal Gear
MSX 2
Setembro de 1987

Metal Gear (メタルギア, Metaru Gia?) (comumente abreviado 'MG') é um jogo de espionagem criado por Hideo Kojima e produzido pela companhia japonesa Konami. Foi o primeiro jogo de Hideo Kojima e serviu como título inaugural à saga Metal Gear, uma das séries mais lucrativas da Konami. Originalmente, o jogo foi lançado para MSX2 na Europa e no Japão. Posteriormente, o jogo foi convertido para NES/Famicom com lançamento para Japão, EUA e Europa. (Wikipédia - Metal Gear)

Enredo: Em 1995, numa região florestal da África do Sul, encontra-se Outer Heaven, uma fortaleza criada por um soldado veterano. Ele era temido em todo o mundo, tanto por seus aliados quanto por seus inimigos. As nações ocidentais temem que Outer Heaven tenha em seu poder uma arma capaz de mudar a história das guerras. As Nações Unidas entram em contrato com a FOXHOUND, para cuidar da situação. O comandante da agência, Big Boss, encaminha o seu melhor soldado, Gray Fox. Alguns dias depois, Gray Fox envia apenas duas palavras para seus superiores: "Metal Gear!". As Nações Unidas, mais uma vez, entram em contato com a FOXHOUND e, então, Big Boss envia Solid Snake, um novato, porém muito talentoso. Iniciando a operação "Intrude N313". (Wikipédia Metal Gear)

Nota: 9,3

__________________________________________________________________


Snake's Revenge
NES
Abril de 1990

Snake's Revenge é um jogo eletrônico de espionagem de 1990 lançado para Nintendo Entertainment System pela Konami. O jogo foi produzido como uma suposta seqüência do primeiro Metal Gear, feito especificamente para o mercado das regiões PAL e norte-americano, seguindo o sucesso do primeiro jogo para NES. Contudo, Hideo Kojima, o designer do primeiro jogo, não estava ciente do desenvolvimento de Snake's Revenge e, quando foi informado da criação do jogo, iniciou a produção da sua própria seqüência para MSX2. (Wikipédia - Snake's Revenge)

Nota: 4,0

__________________________________________________________________


Metal Gear 2: Solid Snake
MSX 2
Julho de 1990

Metal Gear 2: Solid Snake é um jogo de espionagem escrito e dirigido por Hideo Kojima, e desenvolvido e publicado pela Konami. Foi o segundo jogo em sequência oficial na série Metal Gear, e não deve ser confundido com a versão Snake's Revenge, que não dava continuidade à série. Foi liberado, inicialmente, só no Japão para o MSX2, em 19 de julho de 1990. O jogo não foi lançado para nenhuma uma outra plataforma até 14 anos mais tarde, como um jogo baixável para telefones móveis no Japão, em 2004. Mais tarde, o jogo foi lançado oficialmente na América do Norte como um componente do Metal Gear Solid 3: Subsistence, junto com o primeiro Metal Gear, em 2006. (Wikipédia - Metal Gear 2: Solid Snake)

Enredo: Solid Snake deve infiltrar-se em Zanzibar Land (que não deve ser confundido com Zanzibar, uma localização real que faz parte da Tanzânia), um território altamente defendido, situado entre a União Soviética, Afeganistão, Paquistão e China. A missão de Snake é salvar o cientista sequestrado, Dr. Kio Marv, que criou uma bactéria que fermenta petróleo de alta qualidade e, mais tarde, procurar e destruir o Metal Gear D. (Wikipédia - Metal Gear 2: Solid Snake)

Nota: 9,3

__________________________________________________________________


Metal Gear Solid
Playstation
Setembro de 1998

Metal Gear Solid (メタルギアソリッド, Metaru Gia Soriddo?, geralmente abreviado como MGS) é um jogo eletrônico de espionagem dirigido e escrito por Hideo Kojima. O jogo foi desenvolvido pela Konami Computer Entertainment Japan e primeiramente distribuído pela Konami em 1998 para PlayStation. Ele é o terceiro título canônico da série Metal Gear e a seqüência direta de Metal Gear 2: Solid Snake. (Wikipédia - Metal Gear Solid)

Enredo: A história de Metal Gear Solid se passa em 2005, a sudoeste do Alasca no mar de Bering. Ela se foca em Solid Snake, um soldado ex-aposentado que se infiltra numa instalação de eliminação de armas nucleares para neutralizar uma ameaça terrorista da FOXHOUND, uma unidade de forças especiais. Snake deve resgatar dois reféns: o chefe da DARPA e o presidente de uma fabricante de armas, além de enfrentar os terroristas e impedí-los de lançar um ataque nuclear. (Wikipédia - Metal Gear Solid)

Nota: 10

__________________________________________________________________


Metal Gear: Ghost Babel
GameBoy Color
Abril de 2000

Metal Gear Solid, lançado no Japão e na Ásia titulado como Metal Gear: Ghost Babel, é um jogo de espionagem lançado para Game Boy Color no ano de 2000, produzido pela Konami. Sendo um spin-off do jogo de mesmo nome lançado para PlayStation em 1998, a versão para Game Boy Color (ou Ghost Babel) não é uma conversão do primeiro Metal Gear Solid, mas um jogo original produzido especificamente para o hardware do console portátil em questão. A história de Ghost Babel não é nem um prólogo nem sequência do primeiro Metal Gear Solid mas serve como uma história alternativa para o jogo Metal Gear, lançado para MSX2 e NES. (Wikipédia - MG: Ghost Babel)

Nota: 6,0

__________________________________________________________________


Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty
Playstation 2
Novembro de 2001

Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (メタルギア ソリッド2 サンズ・オブ・リバティ, Metaru Gia Soriddo 2 Sanzu obu Ribati) é um jogo eletrônico de ação-stealth dirigido por Hideo Kojima, desenvolvido pela Konami Computer Entertainment Japan e publicado pela Konami para PlayStation 2 em 2001. Ele é o quarto jogo da série Metal Gear que foi produzido e dirigido por Kojima e é a sequência direta de Metal Gear Solid. O seu lançamento foi seguido de uma edição expandida, Metal Gear Solid 2: Substance. (Wikipédia - MGS 2: Sons of Liberty)

Enredo: A história se ambienta em uma instalação de limpeza marítima que foi tomada por terroristas que se autodenominavam "Sons of Liberty" ("Os Filhos da Liberdade"). Eles exigem um resgate em troca da vida do presidente dos Estados Unidos, enquanto que ameaçam destruir a instalação e criar um desastre ambiental cataclísmico se as exigências não forem atendidas. Os objetivos e identidades de muitos dos antagonistas e aliados são trocados rapidamente, conforme os protagonistas vão descobrindo informações sobre uma conspiração mundial construída por uma organização conhecida como os Patriots.

Nota: 9,0

__________________________________________________________________


Metal Gear Solid 3: Snake's Eater
Playstation 2
Novembro de 2004

Metal Gear Solid 3: Snake Eater (メタルギアソリッド3 スネーク・イーター, Metaru Gia Soriddo 3 Sunēku Ītā) (comumente abreviado como MGS3) é um jogo de espionagem e ação dirigido por Hideo Kojima. Snake Eater foi desenvolvido pela Konami Computer Entertainment Japan e publicado pela Konami para o PlayStation 2, sendo lançado em 17 de novembro de 2004 na América do Norte; 16 de dezembro do mesmo ano no Japão; 4 de março de 2005 na Europa; e em 17 de março de 2005 na Austrália. (Wikipédia - MGS 3: Snake's Eater)

Enredo: Sendo focado na União Soviética em plena Guerra Fria, o nosso "novo" protagonista é Naked Snake (que mais tarde receberia o título de "Big Boss"). Snake recebe uma missão de resgatar um cientista soviético traidor chamado Sokolov, que está secretamente desenvolvendo um tanque equipado nuclearmente, chamado "Shagohod". A missão prossegue normalmente até que The Boss (mentora de Snake) trai os Estados Unidos e entrega duas miniaturas de mísseis nucleares Davy Crockett a seu novo benfeitor, Coronel Volgin. Snake então deverá efetuar uma última missão com seu codinome "Naked Snake": eliminar sua própria mentora! (Wikipédia MGS 3: Snake's Eater)

Nota: 10

__________________________________________________________________


Metal Gear Acid
PSP
Dezembro de 2004

Metal Gear Acid é um jogo eletrônico de cartas colecionáveis baseado em turnos desenvolvido pela Konami Computer Entertainment Japan para o console portátil PlayStation Portable. O desenvolvimento do jogo foi primeiramente revelado na E3 de 2004 em maio, e foi lançado para o Japão em 16 de dezembro de 2004 e para a América do Norte em 22 de março de 2005. (Wikipédia - Metal Gear Acid)

Nota: 5,5

__________________________________________________________________


Metal Gear Acid 2
PSP
Dezembro de 2005

Metal Gear Acid 2 é um jogo eletrônico de cartas colecionáveis baseado em turnos, desenvolvido pela Kojima Productions e publicado pela Konami para PlayStation Portable. (Wikipédia - Metal Gear Acid 2)

Nota: 5,5

__________________________________________________________________


Metal Gear Solid: Portable Ops
PSP
Novembro de 2006

Metal Gear Solid: Portable Ops (メタルギアソリッド ポータブルオプス, Metaru Gia Soriddo Pōtaburu Opusu) (comumente abreviado para MPO) é um jogo de stealth que foi dirigido por Masahiro Yamamoto, com o criador da série Hideo Kojima trabalhando como um produtor. Portable Ops foi desenvolvido pela Kojima Productions e publicado pela Konami em 2006 para o console portátil PlayStation Portable. Ele é o terceiro jogo da série Metal Gear que foi lançado para PSP e o primeiro a manter a jogabilidade baseada em ação. É também o primeiro jogo canônico da série a ter sido lançado para um console portátil, seguindo o enredo de Metal Gear Solid 3: Snake Eater. (Wikipédia - MGS: Portable Ops)

Enredo: Ambientado em 1970 na América do Sul, seis anos após os eventos de Snake Eater, o jogo se foca nos atos de Naked Snake após a sua ex-unidade, a FOX, tornar-se renegada. O jogo também acompanha os eventos que proporcionaram a fundação da FOXHOUND e dos Patriots, como também a inspiração do estado militar Outer Heaven. (Wikipédia - MGS: Portable Ops)

Nota: 7,5

__________________________________________________________________


Metal Gear Solid 4: Guns of Patriots
Playstation 3
Junho de 2008

Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots (メタルギアソリッド4 ガンズ・オブ・ザ・パトリオット, Metaru Gia Soriddo Fō Ganzu Obu Za Patoriotto) é um jogo eletrônico de ação-aventura stealth desenvolvido pela Kojima Productions exclusivamente para o PlayStation 3. É o sexto título da série Metal Gear dirigido por Hideo Kojima e se passa cinco anos após os eventos mostrados em Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty. Guns of the Patriots teve seu lançamento mundial no dia 12 de junho de 2008. (Wikipédia - MGS 4: Guns of Patriots)

Enredo: Passados cinco anos desde o ocorrido em Big Shell, o mundo viu uma economia baseada em guerras se instaurar. A proliferação de PMCs, organizações militares privadas, e da nanotecnologia transformaram os campos de batalha, a política e a economia. Soldados monitorados por nanomáquinas tem suas funções vitais, emoções e conexões com os companheiros controladas para o desempenho máximo, tudo pelas mãos de um sistema chamado Sons of the Patriots. É nessa situação em que Snake reaparece. Tendo abandonado o serviço militar e sofrendo de um envelhecimento precoce, ele é convocado por Roy Campbell para uma missão: assassinar Liquid Ocelot, que controla Outer Haven.     (Wikipédia MGS 4: Guns of Patriots)

Nota: 10

__________________________________________________________________


Metal Gear Solid: Peace Walker
PSP
Junho de 2010

Metal Gear Solid: Peace Walker é um jogo eletrônico desenvolvido por parte da Kojima Productions e lançado em abril de 2010 para o console portátil PlayStation Portable. Em novembro de 2011 o jogo foi lançado para PlayStation 3 e Xbox 360, fazendo parte da Metal Gear Solid HD Collection, que além de Metal Gear Solid: Peace Walker, também contém outros dois jogos da série: Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty e Metal Gear Solid 3: Snake Eater, todos remasterizados em alta definição. A versão para PlayStation 3 possui um recurso inédito: jogadores podem transferir os jogos salvos do Peace Walker do PS3 para o PSP, e vice-versa. (Wikipédia - MGS: Peace Walker)

Enredo: O Ano é 1974, quando uma força militar desconhecida ameaça o mundo com armas nucleares invade a Costa Rica, Naked Snake (Aka. Big Boss), agora não fazendo mais parte das forças secretas americanas, juntamente com Kazurira Miller (Master Miller) são contratados para livrar o país desta invasão e por fim ao perigo. Big Boss agora está no comando dos Militares Sans Frontieres (Militares Sem Fronteiras), soldados sem pátria, que tem como causa ajudar a quem precisa de ajuda, acreditando em seus ideais e seguindo as ordens de Snake. (Wikipédia MGS: Peace Walker)

Nota: 8,8

__________________________________________________________________


Metal Gear Rising:  Revengeance
PS3 / Xbox 360 / PC
Fevereiro de 2013

Metal Gear Rising: Revengeance (メタルギア ライジング リベンジェンス Metaru Gia Raijingu: Ribenjensu) é um videojogo produzido pela Platinum Games, dirigido por Kenji Saito e editado pela Konami para PlayStation 3 e Xbox 360 em Fevereiro de 2013, e para Microsoft Windows em Janeiro de 2014. Em Setembro de 2012, sem explicar razões, a Konami anunciou que Metal Gear Rising: Revengeance é um exclusivo PlayStation 3 no Japão.

Enredo: Raiden presta serviços de segurança VIP, treino militar e outras funções para uma base militar de segurança privada (EMSP) num país em desenvolvimento, que sofre sua reconstrução após uma guerra civil. Mal ele sabe que este palco está montado para um confronto com um enigmático exército ilimitado de ciborgues.

Nota: 7,5

__________________________________________________________________


Metal Gear Solid V: Ground Zeroes
PS4 / PS3 / Xbox One / Xbox 360 / PC
Março de 2014

Metal Gear Solid V: Ground Zeroes (メタルギアソリッドVグラウンドゼロズ, Metaru Gia Soriddo Faibu Guraundo Zerozu) é um jogo de acção-aventura e stealth desenvolvido pelo Kojima Productions e distribuido pela Konami para PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One em Março de 2014. É o décimo titulo principal da serie Metal Gear e a sua história acontece depois de Metal Gear Solid: Peace Walker. Ground Zeroes é a primeira parte de Metal Gear Solid V, servindo de prólogo a Metal Gear Solid V: The Phantom Pain.

Enredo: O jogador controla o protagonista da série Big Boss/Snake (Kiefer Sutherland), tendo Kazuhira Miller como segundo no comando e auxiliando pelo rádio, para tentar se infiltrar sozinho numa base secreta em Cuba com o nome Camp Omega. A missão de Snake é resgatar "Chico", que partiu sozinho para salvar a agente dupla: "Paz Ortega", que traiu Snake, mas que Chico carrega grandes sentimentos, após descobrir que Paz foi encontrada a deriva e está sendo mantida presa no local.

Nota: 7,5

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário