Anuncio !

sábado, 21 de novembro de 2015

Análise Game of Thrones - A Telltale Games Series


"Game of Thrones: A Telltale Games Series" é um jogo de point-and-click e aventura, desenvolvido e publicado pela Telltale Games. Assim como outros títulos da empresa, Game of Thrones é dividido em episódios, sendo o primeiro lançado em 2 de dezembro de 2014, e o último em 17 novembro de 2015. O jogo possuí versões para Playstation 4, Playstation 3, Xbox One, Xbox 360, PC, Android, iOS e OS X.

Info: 

O enredo do jogo se passa no universo específico da série televisiva de "Game of Thrones", começando a partir do final da terceira temporada. Traídos por Walter Frey, a Casa Forrester (mencionada apenas nas obras literárias) se encontravam no Casamento Vermelho servindo como Banner's dos Stark's. Sofrendo diversas perdas em batalha, incluindo seu patriarca, Gregor Forrester, a Casa se encontra deslocada. 

A partir disso, 4 histórias interligadas serão abordadas na trama, cada uma com a sua respectiva função para auxiliar na reconstrução estrutural da Casa. Ethan, Mira, Asher e Gared são os protagonistas, um em cada extremo dos 7 Reinos. 

Enredo Excelente, Porém de Rasgar Corações:

Quem é leitor das obras literárias ou não perde um episódio da série televisa já sabe: "Game of Thrones" serve para lhe fazer sofrer psicologicamente! Com mais este título da Telltale, a história não é diferente. Mesmo sendo de extrema qualidade, o enredo do game irá destruir seu coração, e por um lado, isso é bom.

Aqui, temos mais uma vez uma história que irá te prender do início ao fim, seja pelo vasto número de personagens (todos carismáticos e de extrema importância para o desenrolar da narrativa), pelo vasto número de reviravoltas (várias que lhe deixaram de boca aberta por muito tempo) e claro, pelo vasto número de perdas ao longo do caminho, até porque, estamos falando de "Game of Thrones".

A Telltale mostra-se mais uma vez capaz de adaptar uma obra que já se encontra cheia de vida, tanto nos livros, quanto na televisão, e passa com maestria toda a qualidade de ambas as mídias para os vídeo-games. O jogo trás, inclusive, vários personagens conhecidos pelos fãs, que formam uma bela adição a cada novo episódio. 

O enredo de "Game of Thrones" é de extrema qualidade, seja pelo vasto 
número de carismáticos personagens ou reviravoltas frequentes

Gráficos Que Imitam Uma Pintura:

Como já foi dito em diversas outras análises de títulos da Telltale, a empresa gosta de adaptar seus gráficos de acordo com a mídia que foram retirados sua fonte original de inspiração. Portanto, em uma tentativa de tentar mesclar a série televisa com os livros, o jogo trás gráficos inspirados em uma pintura, como aqueles retirados diretamente de obras literárias. É uma sacada muito inteligente da Telltale, que afinal, não poderia aproveitar sua já acostumada tática de gráficos cartunescos. 

Mas de fato, os gráficos estão bem bonitos olhando-se por esta perspectiva. Claro, assim como todos os outros títulos da empresa, eles se encontram altamente ultrapassados para uma plataforma tal como um Playstation 4/Xbox One. Mas quem joga esses games sabe: a última coisa que a gente se importa, com tamanha qualidade de narrativa, são se os gráficos estão impressionantes ou não. 

Percebe-se a semelhança do cenário com uma pintura de livro

Jogabilidade Na Mesma:

Sem maiores ajustes ou acréscimos, a jogabilidade de "Game of Thrones" continua idêntica de outros jogos da Telltale. Ao contrário de "Tales From the Borderlands", que soube usufruir muito bem dos famosos "quick times events", Game of Thrones não arrisca em criar novas mecânicas para os episódios. 

Como já é conhecido, a jogabilidade é em formato 'point-and-click', com opções de diálogos frequentes (e tempo limitado de escolhas). A locomoção dos personagens ainda se encontra robótica, mas com um uso de câmera um pouco mais inteligente. Quem sabe com próximos jogos a Telltale decida inovar, pois aqui houve-se uma pequena reciclagem.

A jogabilidade continua na mesma sistemática de outros jogos da empresa

Universo de "Game of Thrones":

Apesar de "As Crônicas de Gelo e Fogo" ser uma das mais respeitadas obras literárias do século XXI, e a série televisa possuir uma vasta legião de fãs ao redor do mundo, muita gente ainda não conhece nada sobre este magnífico universo. "Game of Thrones" é baseado na franquia literária de "As Crônicas de Gelo e Fogo", criada por George R.R. Martin com seu primeiro volume, em 1996. A cronologia se encontra atualmente no quinto livro, "A Dança dos Dragões". 


A série televisa, por sua vez, foi lançada em 2011 e encontra-se atualmente na sua quinta temporada. A série é dirigida por David Benioff em parceria com D.B. Weiss, além de alguns episódios serem especificamente supervisionados por George R.R. Martin. Em suas 5 temporadas, a série já recebeu 26 Emmy's e 2 Globo de Ouro, incluindo "Melhor Série-Drama" e "Melhor Ator Coadjuvante" para o lendário Peter Dinklage


Protagonistas - Diferenciados, Mas Com Um Objetivo:

Como já foi dito, dentro de 6 episódios somos apresentados a 4 protagonistas (mas com mudanças radicais ao longo do caminho). Um deles é Ethan Forrester, filho pequeno de Gregor Forrester, que é encarregado de ocupar o Trono de sua família após a morte de seu pai e irmão. Mira Forrester, filha de Gregor, que é enviada pela família para Porto Real, e após os trágicos eventos do Casamento Vermelho, precisa juntar alianças para sua Casa nessa traiçoeira cidade. Gared Tuttle, fiel conselheiro de Gregor e que recebe a missão de não deixar um misterioso santuário se perder ao norte dos 7 Reinos, sendo enviado para a Muralha, após acusações de assassinato. E por fim, temos Asher Forrester, filho de Gregor que se encontra exilado no Mar Estreito, mas recebe a difícil missão de adquirir soldados aliados para reforçar as forças de sua família. 

Todos os personagens são extremamente carismáticos entre si, e como pode-se perceber, seus objetivos no jogo são um só: auxiliar a Casa Forrester. Um em cada extremo dos 7 Reinos, eles terão que juntar suas alianças e acordos para restaurar ordem na família, após a massacre do Casamento Vermelho. Porém, como isso se trata de "Game of Thrones", NINGUÉM está a salvo, e muitos imprevistos existirão ao longo de 6 episódios. Por sinal, uma característica usada com maestria pela Telltale, foi o tempo de tela que cada um desses 4 protagonistas respectivamente receberam nos episódios, que faz com que nenhuma trama sinta-se deslocada. 

Os 4 protagonistas do game: Ethan, Mira, Gared e Asher

Mais Episódios:

Pela primeira vez na Telltale, temos uma temporada dividida em 6 episódios, ao contrário de 5, como em todos os outros títulos da empresa. Esse capítulo extra com certeza serve de deleite para os fãs, que já consideravam a imersão pequena com o formato original. Porém, sempre existe uma dúvida: eles conseguiriam calibrar bem a narrativa com um episódio a mais? A 'season finale' foi explorada de maneira correta? Essas perguntas podem ser respondidas positivamente, apesar de especificamente o Episódio 2, "The Lost Lords", sofrer uma recaída na trama sem aproveitar seu conteúdo em torno de 2 horas de duração. 

Dublagem Magnífica:

Uma tática exemplar usada pela Telltale foi acrescentar personagens tão amados da série televisa como característica essencial na trama. Ainda melhor, eles usaram como dublagem os atores originais de seus respectivos personagens. Claro, caso contrário os fãs provavelmente não iriam aprovar o resultado, mas é com muito prazer escutarmos as vozes de Peter Dinklage (Tyrion Lannister), Lena Headey (Cersei Lannister), Kit Harington (Jon Snow), Emilia Clarke (Daenerys Targaryen) e Iwan Rheon (Ramsey Snow) dando vida mais uma vez a seus personagens que os fãs amam tanto. 

O elenco original, por sua vez, também efetuam um trabalho exemplar. Não existem vozes tão conhecidas do universo gamer (como Troy Baker, em "Tales From the Borderlands"), mas todos conseguem arranjar bem o sotaque usado na série, uma mistura do britânico com o australiano. 

É muito prazeroso vermos o trabalho de dublagem original 
dos atores da série reprisando seus papéis

Resultado Final:

A Telltale consegue mais uma vez (sem surpreender os fãs) extrair ao máximo a qualidade de narrativa que o universo de "Game of Thrones" proporciona. Novamente, sem maiores surpresas, a característica principal aqui encontra-se no enredo, que fará qualquer fã da saga, de uma boa história e de vídeo-games em geral se intrigarem ao máximo com 4 tramas subdivididas e extremamente interessantes entre si. Talvez o adjetivo que mais se encaixe para o jogo seja "reviravolta", altamente frenética e demonstrando a maestria de narrativa da Telltale.

Os gráficos foram originais o suficiente para se distanciarem dos típicos cartunescos da empresa, aprofundando em texturas que trazem a sensação de terem sidos transportados de ilustrações em páginas de livros. A jogabilidade, por sua vez, foi a que menos inovou. Sem se arriscar em inteligentes trocadas de teclas (como em "Tales From the Borderlands"), a Telltale decidiu seguir a linha básica de seus outros jogos. Acima de tudo, "Game of Thrones" é um exemplo nato de narrativa criado pela empresa, que promete surpreender os fãs das obras literárias, da série televisiva e de games em si cada vez mais.

__________________________________________________________________


Game of Thrones - A Telltale Games Series
PS4 / PS3 / Xbox One / Xbox 360 / PC / Android / iOS / OS X
Dezembro de 2014 / Novembro de 2015

"Game of Thrones: A Telltale Games Series" é um jogo de point-and-click e aventura, desenvolvido e publicado pela Telltale Games. Assim como outros títulos da empresa, Game of Thrones é dividido em episódios, sendo o primeiro lançado em 2 de dezembro de 2014, e o último em 17 novembro de 2015. O jogo possuí versões para Playstation 4, Playstation 3, Xbox One, Xbox 360, PC, Android, iOS e OS X.

Enredo: O enredo do jogo se passa no universo específico da série televisiva de "Game of Thrones", começando a partir do final da terceira temporada. Traídos por Walter Frey, a Casa Forrester (mencionada apenas nas obras literárias) se encontravam no Casamento Vermelho servindo como Banner's dos Stark's. Sofrendo diversas perdas em batalha, incluindo seu patriarca, Gregor Forrester, a Casa se encontra deslocada. A partir disso, 4 histórias interligadas serão abordadas na trama, cada uma com a sua respectiva função para auxiliar na reconstrução estrutural da Casa. Ethan, Mira, Asher e Gared são os protagonistas, um em cada extremo dos 7 Reinos. 

Nota: 9,0

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário