Anuncio !

terça-feira, 9 de abril de 2013

Análise Saga God of War


"God of War" é uma aclamada série de gênero "hack & slash" de ação e aventura. Os games tem como principal desenvolvedora a "Santa Monica Studios", a " Ready at Down Studios", responsável pelos jogos para portáteis, além da "Bluepoint Games", responsável pelo lançamento do game para celulares "God of War: Betrayal". A única publicadora foi a "Sony Computer Entertainment". A série teve início em 2005, com o primeiro título "God of War". 


Info:

"A profecia afirma: da mesma forma como Cronos destruiu seu pai, Uranus, e Zeus destruiu seu pai, Cronos, o bebê destruiria Zeus. O bebê é fruto do amor proibido entre um imortal e uma mortal. O menino se chamava "κράτος", ou "krátos" significa "força" e é derivada das palavras "democracia" e também "aristocracia". Sua personificação mitológica foi o titã Cratos (ou Kratos), filho dos deuses Pallas e Estige. Assim, Kratos é a personificação do poder e da força na mitologia grega. Zeus declarou que a criança fosse morta, porém, sem saber, sua traição voltou a si próprio e o bebê foi acolhido por um "Guerreiro de Esparta", que o treinou da forma mais brutal possível, originando umas das criaturas mais impuras da mitologia grega. 

Enredo bem Feito e com Temas Fortes:

Como percebe-se, a história da série "God of War" possuí um tema muito profundo, original, envolvendo traições e conflitos, personagens marcantes, reviravoltas e vilões memoráveis. Com isso, originou-se um dos enredos mais bem elaborados da história dos vídeo-games, a de Kratos e sua jornada por vingança. 

A história e conceito da saga são um dos principais pontos, 
que possuem tudo que os ficionados procuram

Gráficos Sempre Detalhados e Revolucionários:

Os gráficos, desde de 2005, com o primeiro game da série, são considerados evolutivos ao ramo dos games. Os detalhes de sangue, as expressões de Kratos e principalmente os cenários são absolutamente lindos. Isso, obviamente, foi mais nítido de se ver na atual geração, com os games "God of War III" e o recém lançado "God of War: Ascension". Os gráficos de Ascension são simplesmente lindos, com certeza um dos melhores já lançados para as máquinas da Sony.

Estourando os Botões, mas com Organização:
A jogabilidade de todos os games também é uma das mais organizadas já vistas nos vídeo-games. Isso se dá pelo fato de fácil manuseamento de botões, completamente organizados, simples de decorar e que acabam soltando na tela inúmeros golpes ao mesmo tempo. Além disso, é caracterização da série a interação de botões com o cenário, por exemplo, nos momentos em que devemos abrir caixas com porções de HP e Magia, nesse momento, devemos usar também nossas forças para Kratos conseguir abrir as famosas caixas, interagindo assim com o cenário.

Dentro da jogabilidade, porém, o que mais ganha destaque é o incrível sistema de combate. A todo momento, em todos os jogos da série, estamos em combate. Realmente todos os momentos, inimigos não param nem um minuto de virem para cima de você. Isso, necessariamente, fez com que os criadores fizessem um sistema de combate simples, fácil de decorar e com inúmeros golpes, que é o que acaba acontecendo. Além disso, o sistema de combos são clássicos na série, em que depois de certo tempo em luta, poderemos usar esses combos para decapitarmos, triturarmos e até mesmo arrancar partes específicas do corpo de inimigos um pouco mais evolutivos dos normais.

Acima um pequeno exemplo do sistema de combate dos games

Quando eu digo inimigos mais evolutivos eu me refiro a esses caras ai de cima

Sangrento ao Extremo:

Outro fator que está bastante presente na série, agrada os fãs mas irrita a mídia é o excesso de sangue presente nos games. Como já foi dito, Kratos decapita, mútila, arranca partes do corpo, entre várias outras ações ocorridas no combate. Isso é bem feito, até por que, a partir da geração atual de consoles, esse sangue todo foi derramado no corpo de Kratos, juntando junto com sua camada de cinza, cremação de sua família (veremos isso mais adiante).

Dificuldade Alta:

Outro fator muito importante, que cria fãs e deixa outros jogadores a flor da pele é a dificuldade dos games, que é em vários momentos, bem excessiva. Isso principalmente é dado a nós nas partes finais dos games, quando a chapa começa a esquentar. Os problemas não são só os vários chefes existentes no universo grego, mas sim pequenos inimigos, que acabam vindo em várias porções ao mesmo tempo, fazendo os jogadores falharem nas fazes inúmeras vezes. Podemos dizer, sem sombra de dúvida, que os momentos mais difíceis da série, pelo menos em minha experiência própria, foram os progressos do primeiro "God of War" e a etapa final de "God of War III". 

Câmera Fixa:

Uma característica bem especial na série é a sua câmera. Posicionada em pontos estratégicos e sem deslocamento próprio do jogador, o estilo de câmera pode atrapalhar novos jogadores no início, porém depois de um tempo de jogatina conseguimos nos acostumar. Porém, esse ponto também existentes defeitos, como em momentos que estamos prestes a entrar em um novo ângulo de câmera, quando um inimigo acaba nos forçando a voltar poucos metros, com isso, as localizações de câmeras se chocam, deixando as telas indo e voltando a posição anterior e a atual. 

Variedade de Inimigos que Contribuem para a Dificuldade:

Outro ponto que é bastante explorado na série é a quantidade de inimigos. Como já foi dito, eles são bastante comuns durante as jogatinas, e aparacem a todo minuto nos combates. Existe uma variação boa das aparências de inimigos. A maioria dos simples são criaturas pequenas, medonhas, que usam armaduras, armas variadas e só pensam em te matar. Além dos de terra, existem alguns voadores, pássaros, em certos casos. Podemos ver esses tipos de inimigos voadores no primeiro título da série, em que eu, com a minha experiência, me lembro de uma das fazes mais irritantes da série, em que haviam muitos inimigos voadores nos atrapalhando, e enquanto isso, devíamos resolver puzzles. 

Artes conceituais com demostrações de alguns inimigos da série

Além dos inimigos simples, existem os famosos "chefes", também bastante conhecidos no gênero do game. Existe também uma pequena tabela de evolução desses tipos de inimigos. Alguns podemos retirar partes do corpo como coletáveis oficiais do jogo, outros são inimigos que podemos controlar, desse jeito matando outros inimigos no ambiente. Existem também, obviamente, os grandes inimigos, que nesse caso, dando pequenos spoilers, são Deuses, Fúrias (Ascension) entre vários outros envolvendo os enredos de cada capítulo da série. 

Acima estão as "Fúrias", principais vilãs do último título da série, Ascension

Puzzles Criativos e bem Enigmáticos:

Um dos grandes destaques da série são os Puzzles variados, altamente criativos e com certeza que causam altas dores de cabeça. "Puzzle" é tudo aquilo que devemos resolver, ou seja, um enigma ou um quebra-cabeça. Para quem é veterano nos jogos de "GoW" já sabem que eles são bem frequentes na série. Com isso, devemos admitir que a grande maioria desses Puzzles causam dores de cabeça de vez em quando. Isso pelo fato da alta dificuldade de resolvê-los, o que ocasiona humilharmo-nos a ver detonados na internet. Além disso, como já foi dito, certas ocasiões devemos matar inimigos extremamente chatos enquanto resolvemos esses puzzles.

Cenários Lindos e Detalhados:

Sem sombra de dúvida, um dos maiores pontos da série são os cenários, realmente lindos, desde da época dos consoles PS2 e PSP. Qualquer pessoa que via aquelas lindas paisagens a qual Kratos passava a todo momento realmente se encantava. O protagonista já passou por várias estátuas, pontes e lares de criaturas que existiram na mitologia grega.

Acima alguns exemplos dos vários cenários existentes no universo de "GoW"

Kratos - Um dos Maiores Bad-ass de Todos os Tempos:

Não podemos deixar essa análise passar reto sem, ao mínimo, comentar e explicar um pouco da história de um dos protagonistas mais fodas já existentes nos vídeo-games. Kratos tem uma história passada bem pesada, todas as ações que ele cometeu ao longo da série foram realmente justificadas. "Rejeitado, abandonado, traído, rendido-se e lutar por quem não merecia". Esses são poucos acontecimentos que ocorreram na vida de Kratos, não podemos culpá-lo. O personagem foi traído por Ares, o famoso "Deus da Guerra", em prova de dívida, e assim, em um ataque a seu comando em um pequeno vilarejo, matou sua esposa e filha. No enredo do primeiro game, o personagem jurou vingança contra Ares. O personagem é amado por muitos fãs, inclusive por mim, e é símbolo de vingança no mundo dos games. Agradecemos ao produtores ao seu incrível final em "God of War III". 

Kratos, um dos meus personagens preferidos no mundo dos games

Cronologia Estranha:
Para os novos jogadores, o que mais irrita na série é a sua cronologia, para isso, diremos qual é a verdadeira ordem no enredo dos games, caso alguém queira conferir a história completa da saga. Cronologicamente, a saga do Fantasma de Esparta acontece na seguinte ordem: God of War: Ascension, God of War: Chains of Olympus, God of War, God of War: Ghost of Sparta, God of War: Betrayal, God of War II e God of War III.

Curiosidade Nerd:

Um trailer de lançamento do último jogo da série, "God of War: Ascension" foi anunciado pouco antes das vendas oficias do game. O destaque desse trailer é que ele foi feito cinematograficamente, com atores profissionais, interpretando Kratos, sua mulher e filha, além de soldados que apareceram nele. O vídeo, de 2:00 foi muito comentado em redes sociais, pela sua linda trilha sonora, seus ótimos atores, seu figurino e sua mensagem de explicação para a série. Se você ainda não o viu, ele está altamente disponível nos principais sites de vídeos, como o "YouTube".


Acima as gravações do trailer

Games Portáteis:

Na saga, houve jogos que não foram lançados na época para as principais plataformas, é o caso de "Chains of Olympus" e "Ghost of Sparta", games lançados para PSP nos anos de 2006 e 2010. Os jogos contavam enredos paralelos aos jogos principais, com os situações envolvendo os fantasmas do passado de Kratos. Ambos os jogos foram bem recebidos pela crítica, que apenas reclamaram da falta de versão para os consoles atuais, fato que hoje em dia já foi arrumado.

Capa oficial dos dois games lançadores para PSP: "Chains of Olympus" e "Ghost of Sparta"

Muitos não Conhecem:

A maior surpresa de toda a série foi um pequeno título, lançado exclusivamente para celulares em 2007. O game é cronologicamente sucessor de "Ghost of Sparta", porém apresenta um estilo de jogo já aprimorado, no caso para os celulares, ou seja, tudo estava bem mais simples. Porém, apesar de simples, o jogo foi muito bem recebido pela crítica, que afirmou sobre sua fidelidade à série em termos de jogabilidade e estilo de arte. Não podemos negar, o jogo ficou muito bem trabalhado e merece atenção até hoje. 

"Betrayal", game lançado apenas para celulares, 
porém que conseguiu a atenção da crítica

Gow Ascension - Dividindo Seus Atributos:

Apesar do término da série com "God of War III", isso não impossibilitou a Santa Monica de publicar mais um game, para claro, não parar de faturar dinheiro, que é a única coisa que as empresas pensam hoje em dia. Mas enfim, o resultado disso foi "God of War: Ascension", o 1° game da série cronologicamente falando. O game foi lançado em março de 2013, para Playstation 3. O enredo se passa seis meses depois da morte da filha e esposa de Kratos, mostrando sua busca de redenção, devido aos seus pecados do passado ​​e no aumento da sua ira para se libertar do vínculo que o liga a Ares.

Em termos de história o game foi um dos mais fracos lançados até hoje na série, pois o que todos prometiam, "mostrar um Kratos mais humano", acabou não acontecendo. Em termos de gráficos o game simplesmente mostra um dos mais lindos já vistos na plataforma da Sony, pelo grande detalhe dos cenários, o próprio Kratos e seus golpes com sangues para todos os lados, o que deixa tudo muito bonito. Em jogabilidade o game continua o casual, com um sistema de combates simples de decorar e bem válido, de acordo com o prometido de toda a série. 

"God of War: Ascension", game que mais agradou do que decepcionou 

Um grande destaque de novidade na série foi o modo multiplayer de "Ascension". A pancadaria com os gladiadores do Olimpo é divertida, ainda que bem desequilibrada. São quatro modos: Team Favor of the Gods, Deathmatch, Capture The Flag e o Trial of the Gods. Eles são divididos em subcategorias dependendo da quantidade de jogadores. A primeira impressão é que o combate em nome dos deuses é um “Smash Bros.” com alguns objetivos específicos, seja acabar com os adversários, seja levar a bandeira inimiga para seu lado ou destruir as feras do cenário. Basta não levar a sério demais a competição aqui para se divertir bastante.

O modo multiplayer de "God of War" consegue divertir por algumas boas horas

O multiplayer não foi a única novidade de "God of War: Ascension". Houve também a dublagem brasileira totalmente completa no game, tanto no single-player quanto no modo online. Em relação a essa dublagem, podemos dizer o que acaba sempre acontecendo nos jogos com dublagens. A vozes dos personagens principais é boa, e a dos paralelos é completamente tosca. Isso já era de se esperar desde da demo que tivemos a chance de conferir...

Edições Especiais bem Sucedidas:

Quase encerrando não podemos passar reto sem pelo menos comentar sobre algumas edições especiais que a série teve lançadas até hoje, pois foram várias. Podemos dizer que a mais lembrada foi a versão dos dois primeiros jogos principais, lançados em HD para Playstation 3. Essa edição foi chamada de "God of War: Collection" e hoje em dia é encontrada em pequenos preços e diversas lojas.

"God of War: Collection", primeira edição especial lançada na série

Outra versão famosa é quase a mesma coisa da anterior: jogos já lançados para a geração passada, que foram remasterizados em HD para Playstation 3. Dessa vez os jogos lançados para o console atual da Sony foram os games "Chains of Olympus" e "Ghost of Sparta", na época exclusivos para PSP. Essa edição também encontra-se com um preço ótimo para os fãs. 

"God of War: Origins", segunda edição especial lançada na série

A última edição especial lançada, com um conteúdo bem maior foi a "God of War: Omega Collection". Essa edição trazia nada mais nada menos que todos os jogos da série remasterizados, obviamente para Playstation 3. Além disso, uma estátua do marcante protagonista, Kratos, foi juntamente incluída no pacote. Essa edição possuí um preço mais elevado, aproximadamente R$400,00 nas principais lojas. 

"Omega Collection", última edição principal lançada na série

Resultado Final:

Chegando então ao nosso resultado final, eu realmente digo que se você, dono de um Playstation 3, ainda não jogou os jogos da série, não sabe o que anda perdendo. E você que já jogou e é fã, mostre a novos jogadores essa grandiosa saga. E em relação ao último game lançado, "Ascension", podem ir com os dois pés e mãos para experimentar o novo título dessa série maravilhosa, sem medo!

__________________________________________________________________


God of War
Playstation 2
Março de 2005

God of War é um jogo eletrônico de ação para os consoles PlayStation 2, PlayStation 3 e PSP feito pela divisão de Santa Mônica da Sony Computer Entertainment. Lançado em Março de 2005, foi a primeira cota da série God of War, que é baseado na mitologia grega.

EnredoKratos é um guerreiro grego a serviço dos deuses Gregos do Olimpo. É revelado,em uma série de flashblacks, que Kratos foi um Capitão militar no exército de Esparta. Um guerreiro feroz, que guiava seu exército através de muitas vitórias, até que ele encontra com uma horda invasora de bárbaros. O Espartano é oprimido pelo grande número de inimigos, e está prestes a ser morto pelo Rei Bárbaro, quando, em um momento de desespero, ele clama pelo Deus da Guerra, Ares, e jurando ter uma vida de servidão à Ares, se este livrá-lo da morte e der-lhe poder para acabar com os inimigos. Ares ouve a oração de Kratos, e entrega as Lâminas do Caos (um par de lâminas anexadas em correntes, forjadas no fundo do Tártaro) ao seu novo servo. Kratos então retorna para confrontar o Rei Bárbaro e decapta o seu inimigo. Um vitorioso Kratos então triunfa em guerras por toda a Grécia, e eventualmente, enquanto lidera um ataque à uma vila ocupada por adoradores de Atena. Ares engana Kratos colocando sua filha e sua mulher na vila, a quem Kratos acidentalmente mata. Embora Ares achasse que fazendo isso Kratos se tornaria um guerreiro perfeito, este, por sua vez, renuncia sua servidão a Ares. O oráculo da agora destruída vila amaldiçoa Kratos, e anexa as cinzas de sua família morta em sua pele, fazendo com que sua pele fique branca. Agora conhecido como o "Fantasma de Esparta", Kratos é atormentado por pesadelos do seu horrível ato e compromete-se a dez anos de servitude aos outros deuses do Olimpo. Finalmente, cansado de sua servitude, Kratos convoca Atena, que afirma a Kratos que se ele realizar uma tarefa final - o assassinato de Ares - ele será perdoado pelo assassinato de sua família. Atena então designa a Kratos a tarefa de matar Ares.

Nota: 9,5

__________________________________________________________________


God of War: Chains of Olympus
PSP
Março de 2006

God of War: Chains of Olympus é um jogo de ação/aventura desenvolvido pela Ready At Dawn para o Console portátil PlayStation Portable e pela SCE Studios Santa Monica PlayStation 3. O jogo é o segundo título cronológico da série de jogos eletrônicos God of War e a prequela do primeiro God of War. O jogo foi lançado no ano de 2006, em 4 de março para a América do Norte, em 28 de março para a Europa e 10 de julho para o Japão.

Enredo: Em "God of War", após ser enganado e matar sua esposa e filha, Kratos é denunciado a Ares. Para conseguir absolvição por seus pecados no passado, o Fantasma de Esparta transformou-se em um campeão dos deuses nos anos seguintes, as brutais cruzadas, em nome do Olimpo, tornaram-se legendárias no mundo antigo. Em "Chains of Olympus", estréia da série no PSP, o protagonista vai a terras que nenhum mortal jamais se atreveu a ir. Com o mundo em eterna escuridão e os deuses sem poderes, Kratos encara as mais temidas criaturas da mitologia grega, até se deparar com uma escolha extremamente difícil: garantir sua redenção pessoal ou salvar o mundo antigo da destruição certa.

Nota: 8,5

__________________________________________________________________


God of War: Betrayal
Celulares
Novembro de 2007

God of War: Betrayal é um jogo de celular de ação-aventura e hack and slash em 2D lançado em 20 de novembro de 2007. Ele foi publicado pela Sony Pictures Digital Entertainment e baseado nos jogos anteriores da série God of War. 

Enredo: O jogo se passa quase ao mesmo tempo de "Ghost of Sparta", com Kratos em suas últimas aventuras como Deus. O game simplesmente mostra algumas batalhas épicas que ele ainda conseguiu adquirir no seu famoso currículo.

Nota: 8,0

__________________________________________________________________


God of War II
Playstation 2
Março de 2008

God of War II é um jogo de ação/aventura desenvolvido por Cory Barlog, ex-designer do primeiro jogo God of War e que juntamente com David Jaffe assumiu, nesta continuação, a direção do jogo. Ele foi lançado nos Estados Unidos em 12 de março de 2008 para o PlayStation 2. Foi lançado na Europa em 27 de abril de 2008 e em 3 de maio de 2008 na Austrália.

Enredo: Depois de se tornar um Deus da Guerra, Kratos leva seus poderes a um nível muito elevado. Durante uma batalha para destruir a cidade de Rodes, Kratos é avisado por Atenas que ele iria se arrepender de ir lá. Sem escutar o aviso, ele salta do Olimpo em direção a cidade. Chegando lá ele é surpreendido por um Colosso, ao mesmo tempo que sente que parte de seu poder está diminuído. Após derrotar (depois de uma longa batalha) o Colosso, Kratos é surpreendido por Zeus, que revela que foi ele quem transferiu parte dos poderes dele para o Colosso, além de sua armadura de Deus da Guerra, quebrada pelo mostro gigante. Zeus então o mata, e enquanto ele leva embora as Blade of Olimpus, mãos infernais do exército de Hades levam o corpo de Kratos para as profundezas do inferno. Então Kratos ainda "meio morto" começa a ter alucinações, de várias pessoas dizendo para ele resistir. É Gaia, a mãe da terra, que fala para Kratos se vingar dos deuses por eles terem traído ele, encontrando as 3 Sisters of Fate (Irmãs do Destino) e revertendo o passado.

Nota: 9,5

__________________________________________________________________


God of War III
Playstation 3
Março de 2010

God of War III (abreviadamente GOW 3) é um jogo eletrônico da série God of War. O seu desenvolvimento foi formalmente anunciado na E3 2008. O jogo foi lançado em 16 de março de 2010 exclusivamente para PlayStation 3. O slogan do jogo é "In the end, there will be only chaos" (em português, "No fim, só haverá caos").

Enredo: God of War III inicia imediatamente no final de God of War II, com Kratos montado em Gaia e os outros Titãs escalando o Monte Olimpo em encontro aos deuses. No topo da montanha, Zeus, Poseidon, Hades, Hermes e Hélio se preparam para a batalha.

Nota: 9,8

__________________________________________________________________


God of War: Ghost of Sparta
PSP
Novembro de 2010

God of War: Ghost of Sparta, é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Ready At Dawn para o PlayStation Portable e  mais tarde para o Playstation 3.

Enredo: O título mostra um pouco mais da história do Fantasma de Esparta, revelando como ele conseguiu sua mancha vermelha em sua pele e conta algumas aventuras do personagem logo depois dele se tornar um deus. Kratos, o Fantasma de Esparta, foi posto no lugar de Ares como o novo Deus da Guerra no Monte Olimpo. Ainda assombrado por visões de seu passado mortal, Kratos decide, contra os conselhos da deusa Atena, explorar seu passado e viaja para o Templo de Posseidon (Poseidon), localizado dentro da Cidade de Atlântida (Atlantis).

Nota: 9,0

__________________________________________________________________


God of War: Ascension
Playstation 3
Março de 2013

God of War: Ascension é um jogo de video de acção/aventura, produzido pela SCE Santa Monica Studio e publicado pela Sony Computer Entertainment em exclusivo para a PlayStation 3. É o sexto titulo da série God of War e o primeiro a ter multijogador. God of War: Ascension foi lançado lançado a 12 de Março de 2013 na América do Norte e Brasil, a 13 de Março de 2013 na Europa e nas regiões PAL, 14 de Março de 2013 na Austrália e Nova Zelândia e 15 de Março de 2013 no Reino Unido e Irlanda.

Enredo: Baseado na mitologia grega e a decorrer na Grécia Antiga, o jogador controla o personagem Kratos que tenta cortar os laços com o Deus da Guerra, Ares, - que enganou Kratos levando-o a assassinar a sua família - ao derrotar as três Fúrias. Ascension é cronologicamente o primeiro capitulo da série, fazendo parte de uma saga em que a vingança é o tema central.

Nota: 8,3

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário