Anuncio !

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Análise Saga Gears of War


"Gears of War" é uma série composta por 4 games exclusivos, pelo menos hoje em dia, ao Xbox 360. Toda a série foi desenvolvida pela Epic Games e publicada, também em todos os títulos, pela Microsoft Game Studios. A série teve início em novembro de 2006, e graças a isso, o primeiro jogo da série foi um dos primeiros títulos lançados para atual geração. 


Info:

Após a Terra não ser mais abitada a muito tempo, todas as pessoas foram aos poucos transferidas a um planeta chamado "Sera". Aparentemente contendo recursos naturais, os mesmos foram acabando com o tempo. Graças a isso, um milagre era preciso e um acidente com uma broca de petróleo acabou revelando um líquido viscoso, verde florescente mais tarde chamado de "Imulsion". No começo, cientistas acreditavam que infelizmente o líquido não possuí valor maior para consumo, o que foi, graças a Helen Cooper, transmutado para uma fonte de energia barata e eficiente. Após um tempo com o livre comércio de "Imulsion", dois países se confrontaram entre em si, por um motivo já esperado. Um dos lados, chamados de COG, possuíam excesso do liquido, enquanto outro, chamados de UIR, estavam com alta falta do produto. Uma guerra altamente desnecessária foi travada, intitulada como "Pendulum Wars", que durou exatos 75 anos. A guerra apenas acabou quando os COG roubaram uma arma letal do inimigo, intitulada como "Hammer of Dawn".

Um tempo se passou, e o planeta, obviamente, ainda se recuperava da alta destruição da guerra. Porém, nada estava acabado, o famoso "Emergence Day" (Dia da Emergência, na tradução) relatava a chegada de criaturas horrendas, conhecidas como Locusts, que saiam do subsolo do planeta "Sera". Dessa vez, os dois países, vitoriosos ou perdedores, tiveram de se unir e travar uma nova batalha contra os Locusts, que durou 10 anos. Paralelamente a esse período, um soldado se destacou muito na guerra, conhecido como Marcus Fenix. Esse notório soldado foi considerado traidor por abandonar seu posto de controle em busca de seu pai. Com essa ação, ele acabou sendo preso, e obrigado a ficar 14 anos em sentença. Até que um dia, seu melhor amigo, Dominic Santiago veio a seu resgate, afirmando-lhe que finalmente acharam uma nova maneira de derrotar o número excessivo de Locusts que existem no planeta. Uma longa jornada de guerra e conflitos irá se iniciar na vida de Marcus e seus parceiros.

Que enredo, né jovem? 

Ótimo Conceito, Ótimo Desenrolar:

Muitas pessoas conhecem Gears of War, mas poucas realmente levam em consideração a ótima história que toda a saga apresenta. Guerras, conflitos, sangue, drama, reviravoltas, personagens marcantes, esses são alguns dos vários fatores que tornam os enredos e conceitos de GOW em uma atmosfera muito maior, cheia de interações e realmente interessantes. O enredo da série, é de fato, mesmo por muitas pessoas não o levarem em considerações, um dos melhores pontos existentes em jogos do gênero.

Gráficos Bem Feitos e Evolutivos:

Os gráficos dos games também são um dos pontos mais gratificantes. Isso é principalmente dado em relação ao 1° título da série, um dos primeiros games da atual geração, ou seja, hoje em dia os gráficos são altamente ultrapassados, porém na época, eram considerados, sem surpresas, revolucionários. Ao longo dos outros títulos, lançados em 2008, 2011 e 2013, respectivamente, a série foi apenas aumentado seu potencial gráfico, que não são os mais revolucionários em termos de expressões faciais, mas sim em detalhes na ambientação. 

Jogabilidade Caprichada, Porém um Pouco Confusa:

A jogabilidade é um dos pontos que mais divide opiniões. Isso se dá pelo fato, de quem ainda é novo na série, ficar um pouco confuso no começo com o estilo de jogo. O game é em terceira-pessoa, mas o personagem fica altamente grande na tela, e em momentos que miramos nos inimigos, ou corremos, a câmera se aproxima mais ainda, o que muitas vezes, acaba deixando uma certa incomodação em jogadores novos. Porém, no geral, a jogabilidade do game é muito boa, incomoda certas pessoas apenas no início, mas mesmo assim, não deixa a desejar.

Percebam a localização da câmera em relação ao personagem

Dificuldade Calibrada:

Um dos pontos mais favoráveis a um maior número de jogadores que a saga conseguiu adquirir foi a dificuldade dos games, em todos os capítulos muito boa, ou seja, nem muito alta, nem muito baixa. Isso, como já dito, acabou trazendo novos fãs ao longo dos títulos, obviamente porque o maior público prefere, na maioria das vezes, a exata dificuldade que o game tem. Com certeza um dos pontos que mais favorecem os games da série.

Duração Muito Baixa:

Porém, nem tudo estava sendo perfeito, até porque, os games decepcionaram em um dos tópicos que o público mais gosta, a duração de jogo. Para vocês terem uma noção, as campanhas principais nunca passaram das 6 horas e meia de duração, que foi o máximo, ocorrido em "Gears of War 3". Graças a isso, é possível compararmos as também decepcionantes horas de campanha da famosa série "Call of Duty". O fiasco ocorreu no último título, "Gears of War: Judgement" em que tínhamos míseras 3 a 4 horas de campanha. Com certeza um dos pontos mais decepcionantes, pois é difícil encontrar algum jogador que não goste de horas e horas de jogatina. 

GIGANTESCA Diversidade de Inimigos:

No game, existe uma enorme variedade de inimigos, que são divididos por classes, e que apesar de já possuírem grandes números, foram apenas aumentando nos jogos seguintes, ou seja, novos nomes foram apresentados a nós. Os inimigos mais famosos, que podemos citar e que provavelmente os jogadores se lembram mais são os Drones, Scounts, Snipers, Grenadiers, Boomers, Seeders, Berserkers, Wretches e os Reavers. Além desses mais comuns, também existem alguns que aparecem exclusivamente em atos, como os "Guardas Theron", o "Kryll", o famoso "General RAAM" e a "Rainha Locust". Como já foi dito, esses citados acima são primeiramente mostrados no primeiro game, porém nos jogos seguintes, novos vilões nos foram apresentados. Com certeza essas criaturas são mais conhecidas pela seu alto nível de aparência grotesca.


Acima um pequeno exemplo mostrando alguns dos vários
tipos de inimigos existentes em toda a série

Gente que não Sabe o que Diz:

Um dos pontos mais intrigantes de todos os jogos e acabam fazendo dezenas de gente realmente ignorantes xingar muito o jogo é a movimentação do personagem, que de fato é lenta demais. Porém, isso tem uma explicação lógica, que como todo podem imaginar, é dada graças ao fato de todos os personagens principais que nós podemos controlar possuírem uma pesadíssima armadura, e graças a realidade, nós no game não podemos correr depressa, nem mirar enquanto andamos. Isso, como já foi dito, foi um chance para muito menininho de 9 anos reclamar de tudo no game, e não olhar para o realismo. Realmente um fato que deixa raiva nos fãs até hoje. 

É de dar raiva, realmente...

Nem Sempre Existiu Exclusividade:

Em 2006, com o lançamento do primeiro "Gears of War", o jogo tinha sido lançado para Xbox 360 e PC, e como muitos sabem, não pertencia nem o cheiro à Sony. Porém, ainda não podíamos dizer que a série era exclusiva da Microsoft, pois a versão para os computadores ainda existiam. Esse é um fato que muitas pessoas não sabem e acham que a série sempre foi exclusiva do Xbox 360. Porém, já em 2008, com o lançamento de "Gears of War 2", a série de vez conseguiu a exclusividade. 

Co-op Divertidíssimo:

Um dos pontos mais interessantes e que a maioria dos jogadores gosta de aproveitar é o "modo co-op". De qualquer maneira você pode jogar sozinho, controlando assim o protagonista Marcus, ou então, se você tiver com um amigo, você controlará o personagem secundário principal, Dominic Santiago, mais conhecido como "Dom", extremamente famoso entre os fãs. Porém, em relação ao modo offline, o co-op tinha altos fatores que favoreciam a todos. O primeiro deles é que você pode jogar, em todos os títulos, a campanha inteira com um amigo ao seu lado, e o outro fator que contribuí é que com um amigo ele poderá lhe ajudar nos "momentos de queda", que seria quando você toma excesso de dano, até o ponto em que você cai, e sozinho, a máquina dos outros Gears não lhe ajudaram a se levantar, ou seja, caiu, morreu. Isso foi arrumado a partir de "Gears of War 3".

Delta One - Fez História:

Como já foi citado várias vezes, o famoso protagonista dos 3 primeiros games é Marcus Fenix. O que muitos talvez não saibam é que o personagem, em volta de vários outros Gears, acabou perdendo grande destaque, pelo fato dos outros membros terem um nível de carisma absurdo, sendo que Marcus também é um personagem espetacular. Porém, é impossível não ter certa afinidade com "Dom", "Damon Baird" (protagonista de "GoW: Judgment"), e "Augustus Cole", que juntos formavam o famoso "Delta One", a maior equipe matadora de Locusts de todos os tempos, além dos outros personagens que foram integrando no grupo ao longo dos jogos, como "Anya Stround" e "Clayton Carmine". 

O famoso "Delta One" em Gears of War 3

Multiplayer Viciante:

Além do modo "co-op", Gears of War sempre apresentou um ótimo multiplayer, altamente utilizado pelos jogadores, em todos os games. Existem os 4 modos originais, que são "Warzone", "Execution", "Assassination" e "Annex". Para vocês terem uma noção, o multiplayer no primeiro jogo teve tanto sucesso que ultrapassou "Halo 2" em número de jogadores logados. "Gears of War 2" adicionou 4 novos modos, um deles intitulado como "The King of The Hill". "GoW 3" adicionou mais um modo, chamado "Beast", bem similar a outros já existentes. Realmente um dos pontos mais divertidos e que realmente vale a pena conferir em toda a saga.

Gears of War - Estrondoso Sucesso:

Como vocês já puderam perceber, um dos fatos que a equipe mais comentou nesta análise foi o estrondoso sucesso de vendas e críticas do primeiro "Gears of War". O jogo, na época, tinha ultrapassado vários limites, gráficos que até hoje impressionam (lembrando que o jogo é de 2006), uma jogabilidade simples, porém cativante depois de um tempo, uma história muito bem feita, que graças ao sucesso, mereceu as épicas continuações, além dos modos co-op e multiplayer, que foram altamente elogiados na época. GoW foi considerado em diversos sites como "Jogo do Ano". 


Wallpaper oficial do primeiro título "Gears of War"

Gears of War 3 - O Fim de Novela:

Depois do novamente sucesso de vendas e críticas de "Gears of War 2", o suposto último capítulo da, na época trilogia, estava sendo altamente aguardado. Logo após o lançamento, as críticas foram o já esperado e prometido, novamente muito boas. A conclusão da novela dos Gears estava com chave de ouro, e realmente o game foi isso, um final de novela, com todas as pendências acabando em cada nova cena, e todas elas, de forma memorável e épicas. "Gears of War 3" é o game preferido de muitos jogadores, e Cliff Bleszinsk, criador da trilogia, estava completamente satisfeito, tanto com o sucesso de público, como de críticas. Por ele, os jogos acabariam ali. 


Wallpaper oficial de "Gears of War 3" 

Gears of War: Judgment - Levado Pela Onda de Dinheiro:

Apesar de todo mundo relacionado com os games dizer que a trilogia havia se encerrado, eis que mais um game acabou saindo, dessa vez o primeiro da cronologia. Ambientado 14 anos antes do primeiro "Gears of War", "Judgment" deixa Marcus e Dom de lado para mostrar uma aventura do passado de Baird e Cole, quando ainda eram membros do Kilo Squad, pouco tempo após a invasão dos monstruosos Locust começar. 

O jogo, comparado aos outros capítulos da saga, teve um história mais fraca, sem tantas emoções e cenas marcantes, mas mesmo assim tem seu crédito. Os gráficos obviamente são muito bonitos, principalmente o cenário, que foi o melhor visto em toda a saga, com mais cores e com certeza mais vivo, isso pelo fato da época do jogo, antes dos vários desastres causados pelos terríveis Locusts. A jogabilidade está menos dura, o que agradou muitos jogadores. E para finalizar temos uma das maiores reclamações dos jogadores, que foi a exclusão do modo "Horde" um dos preferidos dos fãs e a inclusão do apenas simpático modo "Overrun". 

Em geral, "Judgment" é um título que não precisaria existir, a trilogia estava feita, porém o estúdio "People Can Fly" teve coragem o bastante para fazer um jogo com os melhoramentos que precisavam ser feitos nos outros games, como a jogabilidade e os gráficos, mas também acabaram aprontando, como mancadas no multiplayer e uma história inferior.


Wallpaper oficial de "Gears of War: Judgment" 

Resultado Final:

Chegando ao nosso belo resultado final temos com certeza impressões positivas. Depois de tudo isso, com certeza todos que possuem um Xbox 360 devem conhecer essa ótima saga, inclusive os primeiros jogos, que até hoje impressionam pela suas qualidades. Para quem e facionado em jogos do gênero, gosta de gráficos e aprecia uma boa história, com certeza "Gears of War". 

__________________________________________________________________



Gears of War
Xbox 360 / PC
Novembro de 2006

Gears of War é um jogo eletrônico de tiro em terceira pessoa de ficção científica, produzido pela Epic Games e lançado no dia 7 de Novembro de 2006, inicialmente com exclusividade para Xbox 360. Foi pela primeira vez revelado por Cliff Bleszinski na E3 de 2005.

EnredoO jogo centra no Esquadrão Delta, um grupo de soldados da COG (Coalition of Ordered Governments) que recebe a missão de salvar o planeta Sera do exército Locust. O jogador controla Marcus Fenix, um ex-prisioneiro, e um possível segundo jogador controla Dominic "Dom" Santiago.

Nota: 9,2

__________________________________________________________________


Gears of War 2
Xbox 360
Novembro de 2008

Gears of War 2 é um jogo eletrônico de tiro em terceira pessoa desenvolvido pela Epic Games e publicado pela Microsoft Game Studios exclusivamente para o Xbox 360. É a seqüência do best-seller Gears of War, e foi anunciado por Cliff Bleszinski durante o evento Game Developers Conference no dia 20 de Fevereiro de 2008.

Enredo: Em Gears of War 2, a "Coligação de Governos Ordenados" ("COG - Coalition of Ordered Governments") continua a lutar contra a horda dos Locust, que através de um verme gigante tentam afundar cidades do planeta Sera. O sargento Marcus Fenix lidera o esquadrão Delta na direção do centro do planeta para tentar parar tal verme, porém, acabam descobrindo a verdadeira intenção das ações dos Merlin.

Nota: 9,5

__________________________________________________________________


Gears of War 3
Xbox 360
Setembro de 2011

Gears of War 3 é um jogo eletrônico de tiro de terceira pessoa desenvolvido pela Epic Games e publicada pela Microsoft Game Studios exclusivamente para o Xbox 360 em Setembro de 2011. É a terceira parte da série Gears of War.

Enredo: A história deste terceiro episódio acontece 18 meses após os eventos finais de “Gears 2” e mostra um novo inimigo: os Lambent, que na verdade são Locusts infectados pela Imulsão, um líquido que é a fonte de energia do planeta Sera, e que se tornaram uma ameaça para todos os habitantes do planeta, sejam eles humanos, animais ou Locusts. Marcus e seus aliados do esquadrão delta se refugiam em um navio-fortaleza no meio do mar, e esse acaba sendo um dos lugares mais seguros do planenta. Mas com a chegada de Prescott, agora ex-presidente da CGO, muda tudo. Ele traz uma mensagem e Marcus acaba descobrindo que seu pai ainda está vivo e que ele é a única pessoa que pode acabar com os Lambent. E isso é o pontapé inicial para que a aventura para a salvação se inicie.

Nota: 9,5

__________________________________________________________________


Gears of War: Judgment
Xbox 360
Março de 2013

Gears Of War: Judgement é um jogo eletrônico de tiro em terceira pessoa desenvolvido pela Epic Games e People Can Fly como o quarto título da série Gears of War. A Microsoft Studios decidiu publicar jogo para Xbox 360 em alguns estados do Brasil em 19 de março de 2013 e as regiões posteriores em seguida, mais tarde no mesmo mês.

Enredo: Ambientado 14 anos antes do primeiro "Gears of War", "Judgment" deixa Marcus e Dom de lado para mostrar uma aventura do passado de Baird e Cole, quando ainda eram membros do Kilo Squad, pouco tempo após a invasão dos monstruosos Locust começar.

Nota: 8,0

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário