Anuncio !

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Análise Ducktales Remastered


"Ducktales Remastered" é um game desenvolvido pela WayForward Technologies e publicado pela Capcom, lançado no dia 13 de agosto de 2013, para as plataformas principais, incluindo Playstation 3, Xbox 360, PC e inclusive Wii U. Se trata de um 'remake' do clássico "Ducktales" da década final 80, lançado para o Nintendinho.


Info: 

As aventuras do famoso "Tio Patinhas" não são novidades para ninguém, e todos já estão acostumados com as suas famosas fábulas, que envolvem sempre a sua família, os seus amigos e é claro, os seus inimigos. Os episódios têm as mais variadas histórias, que geralmente envolvem viagens para todos os locais do mundo, conhecendo outros povos, civilizações, fazendo novos amigos (e inimigos), procurando relíquias e tesouros lendários, disputando competições, desvendando mistérios e até viajando no tempo. Aqui não é diferente, a história dessa vez gira em torno do Tio Patinhas procurando no mundo os "Cinco Tesouros" para aumentar a sua fortuna. 

A História Nós Já Conhecemos, Mas a Nostalgia Nunca é o Bastante:

Pois é... "Ducktales" nunca nos deixou tediosos com as novas aventuras do Tio Patinhas, por mais monótona que possa ser, nunca irá decepcionar os fãs. E aqui nesta releitura não é diferente, o que interessa mesmo é o sentimento de nostalgia, por estar após duas décadas, experimentando uma versão HD de um dos games mais amados já existentes do Nintendinho, que fez parte da infância de cada um.


"Duckstales Remastered" tem como principal não grandes enredos, 
mas sim impressionar a todos com o tamanho nível de nsotalgia

Gráficos Remasterizados e Simplesmente LINDOS:

"Remastered" na tradução significa remasterizado, e essa é uma das principais características positivas deste título, que não decepciona nem um pouco nesse ponto. Os gráficos de "Ducktales" estão simplesmente lindos, sensacionais e com certeza colírios para os olhos dos velhos gafanhotos que tiveram a honra de jogar o game original da franquia. 

É bom ressaltar que a "WayForward" tem fama de desenvolver seus jogos com belos gráficos, e aqui não foi diferente. Em algumas cenas, chega a ser tão impressionante, que os gráficos 3D fazem o jogador ter a sensação que está dentro do desenho animado. 

Percebam a estrondosa diferença!!!

Jogabilidade Refinada e Bem Feita:

A jogabilidade é outro ponto forte nessa releitura, pois continua com o mesmo esquema do título original e com algumas novidades extras. Mas ainda sim, o básico está lá: Tio Patinhas faz tudo com a sua bengala, ele pula por cima dos inimigos ou ataca os inimigos com tal objeto. Em terra, o personagem mergulha no chão para arrastá-los, além de poder tocar ou quebrar determinados objetos. Além de tudo isso, assim como o Tio Patinhas faz para atacar seus inimigos de cima, ele novamente usa sua bengala para pular altas altitudes e completar suas estratégicas. 

Com tudo isso ai, podemos dizer que o game faz jus a um remake, até porque, pelo menos na jogabilidade, o que apenas faltou um pouco foi as novidades, pois de qualquer maneira o básico já conhecido ainda está ali, de um jeito digno para a atual geração dos vídeo-games. 

A jogabilidade do game é extremamente bem feita, talvez a única coisa 
que possa faltar sejam algumas novidades extras

Tentando Agradar a Nova Geração, mas Também aos Velinhos:

"Ducktales Remastered" foi lançado com um objetivo quase essencial: um remake que agradasse a nova geração de jogadores, que não conhecem o game original, mas acima de tudo, preservar a atenção dos mais velinhos e que possuem saudades de tal título, que realmente é hoje em dia um dos maiores clássicos do Nintendinho

E o game felizmente não decepciona nesse ponto, pois eu mesmo sou um jovem gafanhoto que não teve a honra de poder jogar o título original, mas com essa releitura tudo é possível, pois acima de tudo, um ótimo trabalho foi feito e que conseguiu agradar a todos os tipos de idades, dos mais jovens até os mais velhos. 

Saudades de Novos Títulos:

Mas também, um dos objetivos que com certeza foram destaque no desenvolvimento do game foi o fato de todos poderem matar a saudade das aventuras do Tio Patinhas, até porque, só existem 2 jogos da série "Ducktales": o original e apenas uma continuação, após isso apenas spin-offs sem a mesma qualidade dos outros títulos foram lançados ao longo dos anos. Então, é graças a esse fato que "Ducktales Remastered" diverte mais ainda, pois apesar de não ser uma continuação direta dos clássicos de 1990, consegui convencer quase uma sensação de nova aventura dos personagens queridos da Disney

As continuações de "Ducktales", que após muito tempo deixadas na gaveta, 
voltaram a tona com essa releitura do primeiro clássico

O Risco de Remakes:

Para quem não sabe, um 'remake' é uma releitura de algo, ou seja, se você assistiu a um filme moderno, mas sabe que ele recebeu uma imensa repercussão no lançamento, fique certo de que era um remake de algum clássico dos anos 60, 70, 80 ou acima. 

Dito isso, o interessante é que sempre existem riscos a serem tomados em decisões de releituras de clássicos, não interessa se a mídia é filme, série televisiva ou games. Esses riscos se submetem em uma coisa essencial: fazer algo jus ao clássico original, sem mudar muito ou não mudar nada, e assim perder a identidade. "Ducktales Remastered" fica longe disso, equilibrando novidades bacanas com elementos que pouco mudaram. 

Detalhes Extras Novos, mas Ainda sim Fica um Gostinho de "Quero Mais":

E ainda dentro desse tema de remakes, temos as novidades que o título em questão trouxe em relação ao game original. Por exemplo, este remake conta com uma fase de introdução, para apresentar melhor a história e os controles, e um novo estágio final. Um mapa, animações simples com gráficos do jogo e conteúdo extra para comprar com o dinheiro recolhido nas fases são exemplos dessas novidades. Mas além disso, temos fatos um pouco mais básicos, como habilitar artes conceituais e fases novas bacanas. 

Mas, infelizmente, junto com tudo isso, o jogo poderia ter aumentado nas novidades, mesmo sendo uma releitura. Pois nós estamos falando de um dos programas animados mais famoso no mundo inteiro, por que não inspirar um pouco dessas aventuras para o game? Além de alguns conteúdos extras que sempre deixam os fãs há beira da loucura,

Fases novas são uma das principais novidades de "Ducktales Remastered"

Comandos Diferentes, mas Nem Sempre Calibrados:

Dentre as mudanças mais pesadas que o jogo optou foi pela mudança dos comandos do jogo, se comparado aos títulos originais. É claro que estamos em outra geração, por favor não pensem que eu sou louco, mas vale ressaltar que os controles das plataformas como o Xbox 360 por exemplo, não apresentam uma boa reação em jogos 2D, enquanto as alavancas analógicas do Wii U (tanto do GamePad quanto do Pro Controller) não foram muito bem calibradas. Ainda assim, no que compete ao game, as respostas são rápidas o bastante, ainda que pudessem ser mais ágeis.

Cenários Lindos:

Em jogos 2D os cenários sempre acabam sendo um dos pontos mais importantes para deixar bom o clima em si do título. Em "Ducktales Remastered" não é diferente, pois tais cenários conseguem mudar de ambiente em boas divisões de tempos, mas principalmente pelo fato de serem extraordinariamente bem feitos. Os designs moldados parecem que foram retirados diretamente do próprio desenho, pois é simplesmente lindo de se ver. 

E obviamente as fases foram refeitas do game original, mas todas elas com um trabalho digno de se elogiar. Dentre os ambientes, temos fazes internas em mansões ou casas, florestas, noites chuvosas, neves, cavernas e até mesmo em Marte. Ou seja, falta do que mostrar o game não tem, e isso sem dúvida é um dos pontos mais positivos para o jogo.

Confiram alguns exemplos de cenários do jogo

Dificuldade de Macho:

Característica comum que os jogos do mesmo gênero que "Ducktales" apresentam é a dificuldade em alto grau de proporção, que na verdade existe desde 1989, com o primeiro jogo do Tio Patinhas. E nesse remake não é diferente, a verdadeira dificuldade de macho está ali o tempo todo, e é claro que isso irrita algumas certas pessoas, mas quem realmente entende a moral do game percebe que o game lhe força há fornecer o máximo de você para completar a jornada do Tio Patinhas, que não foi fácil, não é fácil e nunca será fácil em nenhum dos outros games da série que possam vir em breve. 

Legenda Ótima:

Fato que simplesmente muitas pessoas não conhecem sobre o jogo é que ele possuí legendas em português do Brasil. Eu sei que isso é algo irrelevante para muitos, mas devemos ressaltar que o título é exclusivo por download, além de não ter intenções de grandes bilheterias. Tudo bem que para ficar completo nós podíamos ter uma dublagem em português, ainda mais com as vozes dos atores do seriado, que daí seria o cúmulo da nostalgia. Mas nós devemos aceitar as legendas, pois pelo menos, elas não trazem um erro sequer durante o gameplay, fato que anda acontecendo muito nos jogos recentes. 

Resultado Final:

Como resultado final a equipe do "A Place of Games" tem a oportunidade de dizer que em muito tempo não sentia tanta nostalgia com um título que infelizmente não teve uma distribuição tão boa como merecia. Mas enfim, o game nôs trás de volta um dos maiores clássicos de uma das plataformas mais amadas de todos os tempos, além de possuir excelentes gráficos, não ser caro nas redes onlines dos atuais vídeo-games, e ser a definição de nostalgia para todos. 

__________________________________________________________________


Ducktales Remastered
Playstation Network / Xbox Live / PC / Wii U
Agosto de 2013

"Ducktales Remastered" é um game desenvolvido pela WayForward Technologies e publicado pela Capcom, lançado no dia 13 de agosto de 2013, para as plataformas principais, incluindo Playstation 3, Xbox 360, PC e inclusive Wii U. Se trata de um 'remake' do clássico "Ducktales" da década final 80, lançado para o Nintendinho.

Enredo: As aventuras do famoso "Tio Patinhas" não são novidades para ninguém, e todos já estão acostumados com as suas famosas fábulas, que envolvem sempre a sua família, os seus amigos e é claro, os seus inimigos. Os episódios têm as mais variadas histórias, que geralmente envolvem viagens para todos os locais do mundo, conhecendo outros povos, civilizações, fazendo novos amigos (e inimigos), procurando relíquias e tesouros lendários, disputando competições, desvendando mistérios e até viajando no tempo. Aqui não é diferente, a história dessa vez gira em torno do Tio Patinhas procurando no mundo os "Cinco Tesouros" para aumentar a sua fortuna.

Nota: 8,7

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário