Anuncio !

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Análise Beyond: Two Souls

analise beyond two souls

"Beyond: Two Souls", mais conhecido apenas como 'Beyond', é um game de diversos gêneros, entre eles terror sobrenatural, ação, drama, filme interativo e até mesmo elementos de 'point and click'. O título foi desenvolvido pela Quantic Dream, a mesma empresa que produziu o aclamado "Heavy Rain", lançado em 2010. Foi publicado pela Sony Computer Entertainment, a qual tornou o jogo um exclusivo do Playstation 3. Foi lançado dia 8 de outubro de 2013 na América Latina. 


Info: 

O jogo é centrado em questões sobre aquilo que acontece depois da morte. O jogador controla a personagem Jodie Holmes durante 15 anos (8-23) da sua vida, numa viagem para descobrir o significado de Aiden, uma entidade sobrenatural que está ligada a Jodie desde muito nova. O produtor fez notar que os jogadores podem ser capazes de descobrir "o que está além", após terminarem o jogo.

História Fantástica:

"Heavy Rain" foi principalmente feito para ter um excelente enredo e trazer uma boa impressão quanto a isso. Tal fato já é marca do trabalho da Quantic Dream, que costuma deixar essa uma característica registrada em seus jogos. Felizmente, em "Beyond" não é diferente, e a empresa conseguiu controlar bem essa característica. Isso eu digo pois o enredo do título mistura diversos gêneros ao mesmo tempo, mas mesmo assim consegue controlá-los de maneira eficiente. 

Ainda que com uma cronologia diferente (que explicaremos em breve nesta análise), o game tem momentos de terror sobrenatural, ao estilo do suspense 'thriller' "O Sexto Sentido". Porém, juntamente temos treinamentos da protagonista com muita ação, o assunto de 'bulying' contra adolescentes, perseguições eletrizantes e muito mais. Cada um dos temas com a maior exuberância e qualidade possível. 

analise beyond two souls
"Beyond" consegue misturar diversos gêneros em seu enredo, 
o que torna o universo mais dinâmico e interessante

Gráficos... Sem Palavras!!!

Não é novidade para ninguém que "Beyond" inovou no conceito de captura de movimentos para a criação dos gráficos. Já era assim no game anterior da empresa, foi assim nos também sucessos "The Last of Us" e "GTA V", mas o jogo aqui em questão é disparado o mais sucedido neste quesito, pois trouxe consigo as melhores expressões faciais e um elenco com estrelas de Hollywood, dentre elas Ellen Page e Willem Dafoe. Dentre exemplos, nós conseguimos ver as rugas do Doutor Nathan Dawkins, as sarnas da protagonista Jodie e muitos outros detalhes que impressionam demais. 

Apesar dos gráficos faciais de ponta, não podemos deixar passar a qualidade das ambientações do game, que não são poucas. Dentre esse quesito, as características estão em nível igualado das expressões faciais, com a mesma qualidade existente em cada nova ambientação, em cada novo cenário que vemos na jornada de Jodie e Aiden. Com certeza um dos mais belos trabalhos já vistos nessa geração e o melhor visto em um game do PS3.


analise beyond two souls
Conheça como é feita as expressões faciais de "Beyond"

Jogabilidade que Divide Opiniões:

Por enquanto, todos os pontos de "Beyond" estão extremamente positivos, porém, isso pode acabar mudando nesta característica: a jogabilidade. O modo de jogo existente é dividido em dois, a jogabilidade de Jodie e a de Aiden, os ambos protagonistas jogáveis. 

Na jogabilidade de Jodie Holmes, é onde esse modo pode apresentar irritações e problemas. Primeiramente, devemos deixar claro que é aqui que usufruirmos do gênero 'point and click', usando o analógico esquerdo para mexer a personagem e o direito para interagir com os cenários ou as cenas. Por enquanto, está tudo dentro do padrão e funcionando de forma competente. O problema aqui é quando percebemos a locomoção da personagem, que mesmo realista, pode irritar pela velocidade limitada que a personagem anda. Ou seja, ela está na maioria das vezes fazendo suas ações de forma lenta, que pode irritar os mais impacientes. Pessoalmente, isso não é algo que me irritou ou tirou a qualidade do game. 

No sistema de luta de Jodie temos um sistema que novamente pode atrapalhar, mas acaba sendo acostumado depois de um tempo de jogatina. A cada movimento que o seu inimigo fizer a câmera ficará em 'slown motion' e você deve mexer o analógico direito na mesma direção que Jodie levar o seu corpo. Porém, muitas vezes esse sistema consegue ser confundido e outras diversas vezes você irá, sem intenção, errar a direção do ataque ou contra-ataque. 

analise beyond two souls
Uma representação do sistema de combate do game

Saindo de Jodie, temos agora um excelente e original sistema de jogabilidade de Aiden, o espírito perseguidor de Jodie, que consegue ser de tanta importância na história, que até mesmo protagonista jogável ele é. Aiden tem um sistema diferente, tanto de locomoção quanto de combate. Quando entramos no domínio do personagem, a tela fica branquiada e ele é representado como um feixe de luz azul, que pode se movimentar por todas as salas e cômodos, sem maiores dificuldades, atravessando paredes e obstáculos.  

Aiden também pode atacar seus inimigos, de uma forma, na maioria das vezes, brutal. Todos os inimigos que você visualizar na visão do personagem estarão representados com uma cor: azul é quando eles não estão disponíveis para ferir, amarelo quando o inimigo pode ser controlado, tanto para derrotar outros no ambiente, quanto para se infiltrar em determinadas regiões, e por último o vermelho, que apenas serve parar sufocar e matar o inimigo de vez. 


analise beyond two souls
Uma pequena representação do sistema de combate de Aiden

Linearidade que Decepciona:

Games com ao menos características 'point and click' costumam trazer consigo uma não linearidade imensa. Isso foi provado diversas vezes, tanto em "Heavy Rain" como em outros diversos títulos de outras empresas, como "The Walking Dead: The Game". Essa característica era o que fazia "Beyond" um dos games mais aguardados de 2013, mas infelizmente, o atual título pode ter acabado decepcionando muitos nesse ponto. 

Isso eu digo pois o game tem sim a possibilidade de escolhas, que sim, irão afetar a história. Mas ao contrário dos outros títulos listados acima, os fatos que se alteraram no enredo são tão simples e insignificativos no decorrer da história. Ainda sim, "Beyond" apresenta 6 finais e em diversos momentos reviravoltas que dependendo de suas escolhas, não serão as mesmas. 

Jodie e Aiden - Uma Imensa Ligação:

Já foi dito no nosso blog diversas vezes que para se fazer uma boa história o game deve ter personagens, protagonistas ou não, que sejam ao menos marcantes. Isso felizmente consta no currículo de "Beyond", pois apresenta dois protagonistas jogáveis, com uma conexão incrível. Jodie Holmes é uma menina que nós podemos presenciar 15 amargos anos de sua vida, desde dos pesadelos com fantasmas aos 8 anos, até as suas tentativas de suicídio aos 23, tudo isso em uma cronologia misturada. Jodie é uma protagonista fantástica, que nos trás a sua filmografia eletrizante, muito bem interpretada por Ellen Page. 

analise beyond two souls
Jodie Holmes é uma protagonista magnífica e 
muito bem interpretada por Ellen Page

Aiden por sua vez é um personagem completamente diferente, tanto por ser o que ele é, um espírito, quanto por sua jogabilidade, na qual já foi explicada. Aiden é uma entidade que por algum motivo é ligado a Jodie, e todos os seus problemas terão de ser resolvidos pelos dois juntos. Ao contrário do que muita gente acha, Aiden não é um espírito maligno, muito pelo contrário, ele salva a vida de Jodie diversas vezes na jogatina e se mostra um fiel companheiro. Realmente um dos protagonistas mais originais já feitos, e que merece uma vaga lembrança na mente de todos os jogadores. 

Cronologia Estranha, Mas Original:

"Beyond" apresenta uma característica única que eu particularmente nunca vi em um game, obviamente que eu possa estar enganado. Mas enfim, essa característica a qual estou me referindo pertence ao enredo do game, que segue uma cronologia completamente estranha, porém extremamente original. 

Por exemplo, começamos o game com uma amostra do que Aiden pode fazer para tirar Jodie do perigo. Óbvio que inicialmente pensamos que isso é uma introdução do que vira pela frente, mas depois percebemos que não é nada disso. A cronologia é misturada, é como se fosse uma receita de bolo, uma hora você verá Jodie no seu treinamento, daí na fase seguinte você presenciará seus problemas de infância, e na outra voltará para algum período de seus novos problemas. Isso é decorrido no game inteiro. 

Agora há uma pergunta que fica no ar: você entende tudo da história com essa embolação de informações? Sinceramente eu digo que sim, você vai juntando todas essas informações que se decorrem na história e a partir de um ponto percebe que tudo se desenrola a um fato apenas. Realmente uma excelente jogada da produtora. 

Ambientação Magnífica:

Assim como o cuidado com os gráficos foram excedidos e o resultado foi extremamente positivo, nós temos também que considerar o valor dos cenários e ambientações do game, que a equipe do blog sempre gosta de comentar. Para a nossa felicidade, "Beyond" apresenta imensa qualidade também nesse ponto. Além de não serem poucos, as ambientações do jogo são muito bonitas e bem feitas, novamente pelo fato dos mínimos detalhes serem impressionantes e cativantes. 

analise beyond two souls
Acima alguns exemplos das ambientações de "Beyond". 
Cliquem na imagem para aumentar o tamanho

Trilha Sonora Original:

Assim com todos os aspectos que deixam "Beyond" extremamente originais, somos também apresentados a uma excelente trilha sonora, que consegue se encaixar bem em cada momento existente. Por exemplo, nos momentos dramáticos, a trilha apresentada é obviamente magnífica e consegue entrar bem na cena, assim também como nas outras ações existentes, dentre elas ação, momentos tensos, e muitos outros. 

Mínimos Bugs e Remasterização um Pouco Lenta:

Mesmo com diversos pontos positivos e também alguns que podem atrapalhar o jogador, temos pequenos bugs que podem ser vistos durante a jogatina. Dentre eles estão mais afetados algumas texturas que de vez em quando podem ser vistas um pouco borradas, ou alguns objetos que podem aparecer de repente na tela em um curto período de tempo. 

E é aqui que outro probleminha é afetado: a remasterização lenta. Claro que isso não é algo que é absurdo de irritante que atrapalhe totalmente a jogatina. Não, nada disso. Aliás, esse problema só aparece as vezes na jogatina, mas além de tudo, devemos dar um belo desconto ao nível de detalhes que o game apresentou no título, e isso foi um risco que os produtores escolheram a sofrer. Mas lembrando que não chega nem perto de irritar. 

Duração Boa:

"Beyond" dentro de suas características positivas vem com uma boa duração de jogatina, chegando dentro de 7 a 8 horas de gameplay. Isso pode até parecer pouco para alguns, mas, por outro lado, devemos dar atenção a alguns tópicos interessantes. Por exemplo, "Beyond" veio ao Brasil com o preço sugerido de R$149,90, ou seja, um preço um pouco mais barato que o R$199,90 que vemos para os games de console. Além disso, temos a situação dos vários finais que o título apresenta, ou seja, quando terminar a aventura pela primeira vez, tenta novamente com outras ações, mesmo que as mesmas não se alterem tanto quanto poderiam. 

Dificuldade "Diferente":

A dificuldade de "Beyond" é algo extremamente diferente no mundo dos jogos. Isso, eu posso dizer, pois você simplesmente não tem como morrer. Isso mesmo, não interessa se você apanhar em todas as lutas que fizer contra inimigos, você automaticamente será salvo, ou por Aiden ou por qualquer personagem presente na cena. Isso é mais uma das características originais que o game nos trás, ou seja, é uma onda de surpresas. 

Cagada da Sony Brasil:

Como todos devem estar cientes, "Beyond" era inicialmente cotado como mais um aguardado título que traria legendas e dublagem em português. Nós podemos conferir o trabalho da empresa na demo liberada uma semana antes do lançamento, e para a nossa felicidade, tudo estava a um nível de trabalho perfeito. 

Porém, poucos dias antes da estreia do game, recebemos a notícia que tudo havia sido um "erro" e o jogo não veria nem com legendas em português. Estava claro que isso era algo de culpa da Sony Brasil, e os fãs ficaram revoltados. Enfim, não passou uma semana do lançamento do game, as pessoas que estavam decididas que iriam comprar o título continuaram sua promessa, mesmo sem a Sony cumprir a dela. O que foi resolvido pela empresa foi algo extremamente difícil e chato. Ao invés de uma DLC grátis com as legendas e dublagem, a empresa preferiu colocar postos de troca nos estados e os jogadores "trocarem" o seu jogo. É brincadeira né?

analise beyond two souls
Essa empresa anda dando muita mancada em nós, 
um dos maiores mercados de jogos existentes no mundo

É para os fãs do Gênero:

Outro fato que os mais "intelectuais" puderam perceber foram as extremas notas baixas para "Beyond" em torno do mundo. Após todos os elogios que nós do "A Place of Games" damos ao game, é óbvio que a nossa opinião não é a mesma que a da maioria dos sites especializados. Isso eu digo, pois na minha opinião o que faltou nesses sites eram jogadores capacitados para experimentar a aventura do título. Ou seja, eles pegaram as pessoas incapacitadas e que não conhecem o gênero, e simplesmente "jogaram" a suas análises nos sites. Pois é, dentre tantas cagadas, aí existe mais uma.

Resultado Final:

Chegando ao nosso resultado final podemos dizer com todo o gosto que "Beyond" é sim um excelente título, que infelizmente, após tantas baixas notas do estrangeiro, talvez não consiga mais uma vaga no esperado "GOTY". Mas enfim, o jogo ainda continua sendo excelente, com uma história impactante, gráficos que chegam a serem obras de artes e uma jogabilidade que pode apresentar problemas para alguns, mas ainda sim não é decepcionante. Ótimo jogo!

__________________________________________________________________

analise beyond two souls

Beyond: Two Souls
Playstation 3
Outubro de 2013

Beyond: Two Souls (Beyond: Duas Almas em Portugal, também abreviado para Beyond), é um videojogo thriller/psicológico/espiritual produzido pela Quantic Dream em exclusivo para a PlayStation 3, editado a 8 de Outubro de 2013 na América do Norte e a 11 de Outubro de 2013 na Europa.

Enredo: O jogo é centrado em questões sobre aquilo que acontece depois da morte. O jogador controla a personagem Jodie Holmes durante 15 anos (8-23) da sua vida, numa viagem para descobrir o significado de Aiden, uma entidade sobrenatural que está ligada a Jodie desde muito nova. O produtor fez notar que os jogadores podem ser capazes de descobrir "o que está além", após terminarem o jogo.

Nota: 9,5

_____________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário