Anuncio !

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Análise Saga Total War


"Total War" é uma série de jogos com o gênero de estratégia virtual, ação e aventura. Todos os 8 games da franquia foram desenvolvidos pela "The Creative Assembly", sendo publicados primeiramente pela "Eletronic Arts", depois com dois jogos seguintes pela "Activision", passando a bola ainda hoje para a "Sega". A série iniciou seus trabalhos em 2000 e continua na ativa até hoje. 


Info - Enredos Históricos:

Quem já conhece o blog, sabe que nós seguimos uma só forma de análises. Nós apreciamos comentar, logo no início dessas postagens, sobre os enredos dos games em questão. Pois bem, com "Total War" fica até mesmo difícil de se explicar, pois TODOS os games não possuem uma sinopse concreta, mas sim as ambientações e conceitos do seu período histórico. 

Sabe aqueles jogos que nós gostamos de dizer que ensinam mais história, do que os próprios colégios brasileiros? Pois então, "Total War" pode entrar nessa lista com toda a certeza, pois a franquia inteira é focada em diversos períodos da história da humanidade. Sendo assim, o que podemos ver nos games, sendo eles de um gênero de estratégia, são curtas computações gráficas que aparecem na 'intro' e mais algumas outras partes durante a jogatina, seguindo ou não a verdadeira situação histórica ocorrida, dependendo do seu modo de jogo. Ou seja, isso não tira o valor da série nesse ponto, até porque a grande maioria dos jogos do gênero usam este mesmo estilo de 'gameplay'. 

"Total War" é uma série com ambientação histórica, ou seja, 
mostra sempre com seus títulos momentos famosos da jornada da humanidade

Gráficos Excelentes... Para o Gênero:

Assim como qualquer outra famosa franquia de games, que começou a estrear seus jogos já antigamente, nós nunca podemos comparar o fator dos gráficos dos títulos atuais da série aos antigos remanescentes. Queremos que isso sempre fique claro para todos. Pois bem, "Total War" tem concorrentes de peso na disputa estratégica, dentre eles "Sim City" e o glorioso "Civilization". Mesmo assim, ao menos na característica gráfica, "Total War" ganhava dos seus vizinhos. 

A série, assim como as outras citadas, prefere não encher a jogatina com várias 'cutscenes', e isso pode agradar alguns como pode afastar outros. De qualquer modo, não podemos negar, as poucas computações gráficas que a série sempre mostra em seus jogos são lindíssimas. Mas saindo delas, ainda vemos imensa qualidade nas ambientações do mapa de campanha, e claro, nas batalhas que entramos a todo momento. 

As computações gráficas, sem sombra de dúvida, são as mais lindas 
características gráficas mostradas em toda a série

Jogabilidade Dinâmica e Ágil:

Sem dúvida a característica alternativa mais admirável e revolucionária dos games "Total War", são as jogabilidades dos títulos. Obviamente, a cada ano os produtores melhoram mais e mais a qualidade nesse aspecto. Porém, falando sobre isso, o que logo vem a cabeça sobre a série seria as batalhas, e não podemos pensar diferente. Mas, como essa característica é tão única na série, resolvemos falar sobre ela separadamente na análise, ou seja, aguardem mais a frente. 

Nesse ponto, podemos dizer que a série é dividida em duas diferentes categorias: estratégia por turnos, que estão presentes na campanha, e batalhas em tempo real, que também fazem parte da campanha pessoal de cada jogador, mas novamente podem ser jogadas pelo modo de "Batalhas Históricas". Todos os fatores comentados nesse parágrafo, serão melhor aperfeiçoados a frente na análise. 

Batalhas Revolucionárias:

Existe um fator que "Total War" deixa "Civilization" no chinelo? Sim, as batalhas em tempo real. Provavelmente os produtores e criadores da série a fizeram justamente com o intuito de revolucionar o gênero de estratégia por turnos, acrescentando essas batalhas divertidíssimas. Desde de "Shogun", o primeiro game da série, já existiam essas características. 

As batalhas funcionam da seguinte maneira. Na campanha, quando você esta controlando os seus exércitos, espiões ou frotas (da mesma maneira vista nos últimos "Civilization's"), você irá, mais cedo ou mais tarde, entrar em guerra com alguma facção rival. Nos momentos em que você ou o seu inimigo invadir as terras denominadas, irá começar a batalha, mas claro, você pode também escolher um "Autoresolve", em que o computador irá determinar o vencedor da guerra, de acordo quem tem o exército mais poderoso. 

Você pode escolher de maneira livremente, aonde a câmera irá se 
posicionar durante a intensa e divertida batalha

É nesse momento em que presenciamos uma das experiências mais intensas e divertidas que um jogador, fã do gênero, pode presenciar. E não, eu não estou exagerando. No momento que a batalha se inicia, você pode armar os seus exércitos de maneira que bem preferir, antes de atacar o inimigo. Também não podemos deixar de comentar que as batalhas, não ocorrem só nos campos. Existem também as frenéticas batalhas navais, sendo dada de frotas amigas e inimigas. Juntamente com batalhas em terra, essas navais são altamente divertidas, apenas um pouco mais difíceis de lidar, mas ainda sim intensas. 

Batalhas navais são novamente intensas e e frenéticas, 
ainda que um pouco mais difíceis de lidar

Campanha Viciante:

As "batalhas", tanto em terra, quanto navais, são realmente o auge de entretenimento e exclusividade da série, mas isso não quer dizer que a campanha básica dos jogos não seja divertida. Muito ao contrário, o sistema de estratégia por turnos é divertido, onde não só devemos determinar a posição dos nossos exércitos, mas também administrar as nossas cidades, controlando o nível de ordem populacional e entrada de alimentos que entra e saí, tudo isso para não criar um caos para as suas províncias. 

O que talvez poderia ser melhorado nesse aspecto, seria a lentidão no qual ele acontece. Todas as ações que você efetua demoram rodadas e mais rodadas até ficarem prontas, do jeito que você quer. Apesar disso, a campanha em turnos ainda continua sendo muito divertida e viciante. 

Apesar de bem lento, a campanha estratégica por 
turnos sempre foi empolgante e divertida

Modos de Jogo:

Obviamente, assim como qualquer outro jogo de estratégia, não temos o modo campanha como o único meio entretenimento, mas também, para acrescentar outras horas de jogatina, esses games trazem modos alternativos. No caso de "Total War", não é diferente. 

Desde do surgimento da franquia, tínhamos como destaque a campanha, mas também éramos apresentados ao glorioso multiplayer, além que, para finalizar, existiam o modo "Batalhas Históricas", em que cada capítulo da série pegava as guerras reais, mais famosas dos períodos determinados, e colocava o jogador a controlar um dos exércitos com o intuito de completar a batalha da maneira e estratégias que preferir. 

Representação por Cartas:

Uma característica interessante, que muitas pessoas acabam não parando para pensar, é que "Total War" nos faz, ao mesmo tempo, sentir uma gigantesca adrenalina com as suas batalhas, mas também nos leva a um xadrez virtual e claro, imaginário para cada um. Isso eu digo pois, nos games da série, no momento em que você entra no campo de batalha com os seus exércitos, o sistema para controlá-los são representados por cartas, cada uma delas, respectivamente, representando uma unidade e de qual gênero. 

Mas, o que deixa aquela sensação de estar jogando um xadrez ou um poker, são realmente mais vistos nos dois games ambientados em "Roma", lançados em 2004 e 2013, respectivamente. Isso é justificado pelo fato dessas cartas interagíveis serem as mais próximas, visualmente falando, dos jogos de mesa comentados anteriormente.

Parecem ou não cartas de uma partida de Poker, 
com os desenhos das unidades de xadrez??

Ambientações Incríveis:

Se no fator de gráficos, os jogos "Total War" ganham de seus concorrentes, é basicamente óbvio que as ambientações não são diferentes. No mapa de campanha, onde controlamos a representação dos nossos exércitos e desenvolvemos as nossas cidades, os cenários não são como foco, estão ali funcionando como um GPS. Aonde realmente nôs sentimos em casa, é novamente nos momentos das batalhas em tempo real. 

O interessante é que, um pouco antes da tela de carregamento acabar, você não sabe que cenário estará a sua frente. Você não sabe se a cidade que está sendo invadida possuí um grande ou pequeno espaço determinante. E caí entre nós, isso é muito legal. Os cenários envolventes das batalhas são os mais espetaculares hoje em dia, e com "Rome II", conseguimos ver, com a força de um bom PC, o quão bem trabalhado são essas ambientações, desde árvores no meio de diversos campos, até o excelente trabalho das texturas das águas, vistas lindamente com as batalhas navais. 

Representadas acima com o último lançamento da franquia,
 "Rome II" impressiona com os seus cenários

Linda Trilha Sonora:

Um fator que a série inteira apresenta, que tenta (e consegue) aumentar mais ainda a adrenalina durante os momentos mais tensos da jogatina, sem dúvida é a frenética trilha sonora que sempre toca de fundo. Óbvio que eu estou me referindo, mais uma vez, aos momentos de batalhas em tempo real, pois sim, é novamente ali que a trilha ganha destaque. Porém, vale lembrar, que existem excelentes faixas musicais que tocam nas telas de carregamento dos jogos, algo que vale a pena de se escutar para se passar o tempo. 

Multiplayer - Divertido e Desafiador:

Uma das marcas registradas da série "Total War", sem dúvida, é o multiplayer dos jogos. Isso eu digo pois esse modo alternativo consegue ser divertido e muito desafiador ao mesmo tempo. No multiplayer, inicialmente podíamos apenas enfrentar outros jogadores nas batalhas em tempo real. Isso era no começo da série, hoje em dia, uma campanha inteira já pode ser jogada contra outros jogadores. 

E sim, o modo é muito legal. Mas, nós sempre fazemos questão de alertar que games de estratégia, envolvidos com outros jogadores, podem gerar muita dor de cabeça e raiva. Mas, de qualquer maneira, se você for uma pessoa paciente, o multiplayer dos jogos "Total War" são uma segunda opção para outras muitas horas de jogatina. 

O multplayer dos games "Total War" é divertido, mas exige paciência

Shogun - o Marco Revolucionário:

"Shogun: Total War", para quem não sabe, foi o primeiro game da série a ser lançado, no de 2000. O jogo tinha como palco o Japão Feudal do século XV, e suas batalhas eram focadas em espadas e guerras japonesas por territórios. 

Podemos considerar, que foi sim com "Shogun", que a característica revolucionária de batalhas em tempo real, teve o seu maior destaque. Na época de lançamento, esse fator que o game apresentava era impressionante, mesmo hoje em dia sendo algo já tão ultrapassado, ao menos, falando graficamente. Com uma jogabilidade excelente para a época e gráficos realmente bons, "Shogun" ainda continua sendo um dos títulos preferidos dos fãs.

"Shogun: Total War" ainda continua sendo o marco revolucionário da série

Medieval - A Sequência Bem Sucedida:

O segundo capítulo da franquia causava medo aos fãs do excelente primeiro jogo, aquela sensação de preocupação envolvendo sequências. Mas, para a nossa sorte, não tínhamos com que nôs preocupar. Assim como o título deixa claro, o novo capítulo da franquia se passava no período medieval, favorito por muitos fãs do gênero. A estratégia foi muito inteligente da empresa, que se provava que gostava de alterar seus palcos a cada jogo lançado.

Em relação a qualidade de jogo, o período histórico foi novamente bem retratado, sendo as batalhas com espadas, machados, e etc... A jogabilidade do game estava bem parecida com a do título anterior, mas isso não desfez o bom trabalho. Os gráficos talvez eram o maior salto se comparado a "Shogun". Aqui eles estavam mais bonitos e as modelagens do cenário estavam mais atuais. Ou seja, "Medieval" vinha com a mesma fórmula do primeiro grande sucesso, o que resultou em mais um número grande de novos fãs. 

Mesmo que sem gigantescas novidades, "Medieval: Total War" 
foi uma sequência bem sucedida

Rome - Agradou à Maioria:

Após o sucesso espantoso dos dois primeiros games de uma nova série de estratégia, era basicamente óbvio que mais um título sairia para os PC's. Com isso veio "Rome: Total War". O terceiro capítulo da franquia, por total ironia, acabou sendo o mais bem sucedido na crítica, até mesmo hoje em dia. Claro que os fãs da série se deram por mais que satisfeitos com o resultado final. O jogo tinha como palco agora a República Romana, misturada com uma boa dose Grega.

"Rome" trazia um cenário cativante, novamente sendo original. Agora tanto a jogabilidade, quanto os gráficos, haviam melhorado mais que graduadamente, como no game anterior. O 'gameplay' estava mais flexível e ágil de ser usar, e por sua vez, os gráficos eram os mais lindos da série, obviamente, até aquele momento. Um excelente capítulo na franquia. 

"Rome: Total War" conseguiu ser o capítulo mais bem sucedido da franquia, 
até mesmo no dias de hoje

Empire - Mudança Completa de Cenário:

"Empire: Total War" foi, sem dúvida, o game que provou que a série realmente não tinha barreiras para retratar os seus cenários históricos. Isso foi visto graças ao fato de Empire, novamente como o próprio nome diz, se passasse anos a frente dos jogos antecessores. Aqui tínhamos o palco do século XVIII, perto da "Revolução Americana". Antes usávamos espadas, com cavalarias e tudo mais. Agora, até as batalhas mudaram de foco, com armas de fogo com grande destaque, lembrando assim, de qualquer maneira, "Company of Heroes". 

Apesar da originalidade ter decaído um pouco, graças ao fato do cenário histórico já existir em outra série do mesmo gênero, "Empire" continuava sendo incrível, assim como os jogos anteriores da série. A jogabilidade estava mais divertida e respondia mais facilmente e os gráficos novamente haviam sido os mais bonitos, até aquele momento. Um ótimo game!

"Empire: Total War" foi um capítulo distinto da série, 
mas ainda sim agradou os fãs e a crítica

Rome II - Um jogo VICIANTE:

O último capítulo da série até então é "Total War: Rome II". O game é uma sequência não direta do primeiro "Rome", lançado em 2004 e marcado como sucesso de crítica. Eu digo "não direta", pois simplesmente o cenário histórico que se repetiu, além dos objetivos serem os mesmos. Aqui voltávamos as espadas e cavalos, para entrar em uma das experiências mais viciantes que a série "Total War" conseguiu criar. Isso acontece pois, apesar de certos defeitos, "Rome II" possuí muitos pontos divertidos.

A jogabilidade e gráficos obviamente que nunca foram tão bem feitas, porém agora vieram muitos bugs, algo que não existia tão frequente nos jogos anteriores. Além disso, o jogo apresenta o maior tempo de 'loads' que eu pessoalmente já vi em um jogo. Ao término de cada sessão, vão-se lá no mínimo, 2 a 3 minutos de espera. Realmente irritante. Mas, apesar dessas característica nada agradáveis, "Rome II" fez jus ao universo "Total War", e é um dos games mais viciantes da atualidade. 

Apesar de problema irritantes, "Total War: Rome II" 
consegue ser um dos jogos mais viciantes da atualidade

Resultado Final:

Depois dessa nossa extensa opinião, um resultado final é meio que óbvio. "Total War", apesar de ser uma série ainda não tão conhecida no gênero de estratégia, conseguiu, com o seu primeiro e outras sequências de lançamento, revolucionar o método de se jogar games de estratégia, misturando tudo de melhor que existe em títulos divididos por turno, e acrescentando batalhas em tempo real, uma das experiências mais eletrizantes do mundo dos games nos últimos anos. 

__________________________________________________________________


Shogun: Total War
PC
Junho de 2000

Shogun: Total War, abreviado como STW, é um jogo de computador baseado em estratégia por turnos e estratégia em tempo real, desenvolvido pela The Creative Assembly e publicado pela Electronic Arts. Lançado em junho de 2000, o jogo é o primeiro título da série Total War. (Wikipédia - Shogun: Total War).

Enredo: O jogo se passava durante o período Sengoku Jidai, "Estados Guerreiros", período de meados do século XV e o início do século XVII, no Japão Feudal.

Nota: 9,5

__________________________________________________________________


Medieval: Total War
PC
Agosto de 2002

Medieval: Total War, abreviado como MTW, é um jogo de computador baseado em estratégia por turnos e táticas em tempo real que foi desenvolvido pela The Creative Assembly e lançado pela Activision. Originalmente anunciado em agosto de 2001, o jogo foi lançado na América do Norte em 20 de agosto de 2002 e na Europa em 30 de agosto. (Wikipédia Medieval: Total War)

Enredo: O jogo se passava no período Medieval, também conhecido como "Idade Média", no ano de 1807 à 1453.

Nota: 9,5

__________________________________________________________________


Rome: Total War
PC
Setembro de 2004

Rome: Total War (geralmente abreviado como RTW) é um jogo de estratégia desenvolvido pela The Creative Assembly e lançado para Windows em 22 de setembro de 2004 pela Activision. A versão de Mac OS X foi lançada pela Feral Interactive no dia 5 de Fevereiro de 2010. Este é o terceiro título da série Total War. (Wikpédia Rome: Total War)

Enredo: O jogo se passava no período da "República Romana", também conhecido como "Império Romano", no ano de 270 A.C à 14 D.C. 

Nota: 9,7

__________________________________________________________________


Medieval II: Total War
PC
Novembro de 2006

"Medieval II: Total War", abreviado como M2TW, é a sequência indireta do jogo Medieval: Total War lançado em 2002 pela Activision, e o quarto jogo da série Total War, baseado em estratégia por turnos e táticas em tempo real que foi desenvolvido pela The Creative Assembly e lançado primeiramente pela Electronic Arts em novembro de 2006 e posteriormente pela Sega. (Wikipédia Medieval II: Total War)

Enredo: O jogo se passava no período Medieval, também conhecido como "Idade Média", no de 1080 à 1530. 

Nota: 9,0

__________________________________________________________________


Empire: Total War
PC
Março de 2009

Empire: Total War é um jogo de computador desenvolvido pela produtora The Creative Assembly. O jogo foi anunciado a 22 de Agosto de 2007, seu desenvolvimento começou em 2006 e foi lançado em 3 de Março de 2009. Este é o quinto jogo da Série Total War. (Wikipédia Empire: Total War)

Enredo: O jogo se passa no período próximo da "Revolução Americana", no século XVII e XIX.

Nota: 9,5

__________________________________________________________________


Napoleon: Total War
PC
Fevereiro de 2010

"Napoleon: Total War", abreviado como NTW, é um jogo de computador desenvolvido pela produtora The Creative Assembly. O jogo foi lançado em 2010. Este é o sexto jogo da Série Total War. (Wikipédia Napoleon: Total War)

Enredo: O game se passa no período da "França Napoleônica", na qual controlamos os exércitos reais do próprio Napoleão Bonaparte. 

Nota: 8,5

__________________________________________________________________


Total War: Shogun 2
PC
Março de 2011

Total War: Shogun 2, abreviado como TWS2 é um jogo de computador desenvolvido pela The Creative Assembly e publicado pela Sega. Lançado a 15 de março de 2011, Shogun 2 é o sétimo título da série Total War. (Wikipédia Total War: Shogun 2)

Enredo: O jogo se passa no período final da Guerra de Ōnin, no século XVI, novamente no Japão Feudal. 

Nota: 9,5

__________________________________________________________________


Total War: Rome II
PC
Setembro de 2013

Total War: Rome II é um jogo de estratégia que desenvolvido pela The Creative Assembly e publicado pela SEGA que foi lançado 3 de Setembro de 2013 para PC. Este é o oitavo título da série de jogos eletrônicos Total War, sendo uma sequência do jogo de 2004, Rome: Total War. (Wikipédia Total War: Rome II)

Enredo: O jogo se passava no período da "República Romana", também conhecido como "Império Romano", no ano de 270 A.C à 14 D.C. 

Nota: 8,8

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário