Anuncio !

domingo, 30 de março de 2014

Análise Titanfall


"Titanfall" é um game de gênero em primeira-pessoa, ação,aventura e ficção científica. O jogo foi lançado para Xbox One, PC e Xbox 360. O título foi desenvolvido pela Respawn Entertainment e publicado pela Eletronic Arts. Lançado originalmente em 11 de março de 2014, o título já é um dos games mais acessados no mês em questão. 


Info:

"Titanfall" gira em torno de duas facções inimigas: a IMC e a Millitia. O "enredo multiplayer" do jogo se desenrola em partidas onlines no qual o jogador irá controlar uma das duas facções, e mesmo ganhando ou perdendo, a história continua. Aqui o conflito se dá por recursos naturais, no qual a IMC atacou outras colônias da Terra com intensões de aos poucos sugar parte destas riquezas para suas próprias colônias. Com isso, a Millitia, um grupo formado por ladrões, mercenários e piratas, travam uma guerra civil para defesa e exploração de recursos naturais. 

Basicamente, Não Tem Enredo:

Sem sombra de dúvida, um dos pontos mais decepcionantes de "Titanfall" é que ele faz questão de demonstrar que é um game exclusivamente multiplayer, e não faz tem a mínima obrigação de se importar com enredos ou ao menos caprichados conceitos para seu desenrolar. 

Essas duas facções comentadas anteriormente, são simplesmente os 'players' das partidas do modo intitulado "campanha multiplayer". Ou seja, o jogo não se importa com personagens memoráveis, reviravoltas, ou qualquer coisa do gênero, mas ainda sim, é um desperdício de conteúdo. 

"Titanfall" desperdiça um ótimo universo 
para um enredo clichê e sem nenhum foco  

Gráficos Excelentes:

Se podemos achar um fator excelente em Titanfall, sem dúvida esse seria os gráficos. Mesmo sem um enredo para cobri-los, a todo momento podemos ficar deliciados com os ótimos efeitos de luzes e mínimos detalhes do ambiente, que juntos, formam uma das experiências mais bonitas vistas no Xbox One e no PC. 

Vale comentar que as expressões faciais não podem ser altamente avaliadas, pois o que temos no jogo de personagens são os nossos jogadores, todos cobertos com equipamentos de guerra e figuras altamente secundárias que aparecem no canto da tela para lhe avisar algo durante a partida. 

"Titanfall" apresenta um dos mais bonitos gráficos 
vistos nos consoles da nova geração

Jogabilidade Versátil:

Um fator especial em "Titanfall" é a sua jogabilidade. A todo momento, somos apresentados a uma eletrizante partida multiplayer, que só fica desse jeito, graças a jogatina que lha acompanha. O game consegue trazer uma mistura da mecânica de Call of Duty com a de Battlefield, e vice versa, ou seja, pode agradar aos dois tipos de fãs nesse quesito. Isso ocorre graças ao fato de que grande parte dos 'seniors' do jogo (produtores principais), sejam também veteranos nas duas franquias já citadas. 

Mas o que torna ainda mais a jogabilidade de "Titanfall" especial, é que ela trás uma característica que ninguém esperava: o uso do parkour. Para quem ainda não sabe, 'parkour' é a ação de se deslocar de um lugar para o outro, desviando de obstáculos, e etc... Óbvio que quando falamos de 'parkour' em games, a primeira coisa que vem a cabeça é "Assassin's Creed", porém, como o jogo é em primeira-pessoa, nós não conseguimos associar os dois títulos. Porém, ainda podemos ver a extrema inspiração que "Titanfall" teve com "Mirror's Edge", agora no caso sim, como um game que usa do "parkour" em primeira-pessoa. Sem dúvida uma jogabilidade memorável. 

A jogabilidade de "Titanfall" é versátil e muito ágil, trazendo um game de primeira-pessoa, 
com tiros, e misturados com manobras de 'parkour'

Facções Inimigas:

Como já foi dito anteriormente, o jogo tenta, de forma não tão cativante, explorar duas facções existentes no universo do game. A primeira seria a IMC, sigla da Corporação de Fabricação Interestelar. A IMC é um enorme conglomerado industrial, que nesse mundo fictício, também atua na fabricação militar. Essa espécie de "empresa", percebeu que as outras colônias da Terra estavam tendo muito mais recursos que eles, e sendo assim, decidiu de forma descarada, recolher certa quantidade de riqueza de outros "países". 

Soldados da IMC, uma das duas facções do jogo

Desse jeito, nasce também a Millitia, a segunda facção de "Titanfall". Com a IMC tentando explorar os recursos de seus vizinhos, a população fica desesperada, com medo de perder os seus bens nesse mundo. Com isso, ladrões, mercenários e piratas se unem para representar o povo, e partem para guerra.Ou seja, no game, ao contrário do modo multiplayer em outras franquias do gênero, escolhe explorar, por mais pouco que seja, os soldados nos quais os jogadores podem controlar. 

Soldados da Millitia, uma das duas facções do jogo

Titans e Pilotos:

Além de dividir o seu conceito de enredo por IMC e Millitia, no momento da ação, ou seja, nas partidas onlines, nós iremos nôs dividir entre pilotos e Titans. Começando primeiramente pelos pilotos, eles serão a primeira e única opção de jogo que você será até alcançar o level 10, só depois disso, que os Titans serão liberáveis. Existem três classes de "Pilotos": Fuzileiro, Assassino ou Comando. Cada tipo de classe irá apresentar as suas próprias características, tanto físicas quanto visuais. Como pilotos, nós podemos fazer quaisquer movimentos existentes com outros soldados de franquias mais conhecidas, sendo a real novidade, o uso do 'parkour'. 

Sendo um "Piloto", você terá três opções de classes já formadas: 
Fuzileiro, Assassino e Comando

Porém, a real vantagem de se jogar "Titanfall", assim como o próprio nome já indica, é ter o imenso prazer de controlar um "Titan". Desbloqueando novamente as três classes, agora chamadas de Atlas, Stryder e Ogre, nós podemos literalmente "invocar" os nossos parceiros. O momento que um Titan chega até você é de arrepiar, sendo uma das coisas mais glorificantes em todo o game, lembrando, timidamente, os famosos Transformers, tanto pelo visual, quanto pelo estilo em si. Você simplesmente tem toda a vantagem contra outros pilotos, e o verdadeiro desafio será somente contra outros Titans inimigos. Sem dúvida a opção mais divertida de se executar em "Titanfall". 

As três classes de Titans existentes: Stryder, Atlas e Ogre

Ambientação Lindas:

Sendo os gráficos de "Titanfall" uma das características mais bela do game, era de se esperar que os produtores teriam o mesmo capricho com os cenários e ambientações do jogo. Ao todo existem 15 mapas satisfatórios, sendo cada um deles bem grandes (ainda sim perdendo para "Battlefield 4"). Cada um apresenta as suas características próprias, como por exemplo, existirem quantidades de mapas urbanos, e outros, uma mistura de rurais futurísticos. O que o game poderia usufruir, mas acaba não o fazendo, são cenários indestrutíveis, fator simplesmente ignorado. Uma vergonha para um game de nova geração.

Tudo na ambientação é bonito, desde água, até os efeitos de luz. Sendo o game um título prioritário para a nova geração (apesar de ter sua versão de Xbox 360), é uma obrigatoriedade capricho nesse ponto. Se você tem um PC, e consegue rodar o game no máximo, ou quase nele, sentirá uma sensação lindíssima. Isso pode também acontecer no Xbox One. 

As ambientações do game são fantásticas, ainda que
 os cenários destrutíveis pudessem ser aproveitados

Inteligência Artificial Ruim:

"Titanfall" implementou uma característica arriscada no game, e que infelizmente, não deu muito certo. Nas partidas multiplayer, além dos nossos inimigos, sofremos com a presença de "boots" o tempo todo. Para quem não sabe, "boots" seriam inimigos que não são jogadores, ou seja, seriam a máquina. 

Nos matamos eles facilmente, o que nôs dá XP, mas nenhum desafio extra. É basicamente uma alternativa para você não sair no zero a cada final de sessão. Mas, se fossemos criar uma característica positiva para esses computadores inúteis, seria de que eles nos avisam se existir um inimigo de outro jogador por perto. Realmente um fator sem inovação, problemático e que não precisava existir. 

Acaba Enjoando:

Vocês sabem qual que é a estratégia de marketing que games do gênero com foco no multiplayer implantam? Uma experiência difícil de enjoar. Tal característica que, infelizmente, "Titanfall" não consegue segurar. Mesmo com uma jogabilidade viciante, e a eletrizante aparição dos Titans, o game ainda não tem aquela coisinha que faz com que o jogador se apaixone absurdamente pelo o que está vendo. É simplesmente uma coisa sem explicação literária, mas que acontece. O game enjoar depois de um certo tempo, e você tanto amá-lo, quanto odiá-lo por causa disso. 

Resultado Final:

"Titanfall" é um game glorificante e satisfatório. O real problema, é que ele não passa disso, e ainda perde para a concorrência veterana. O jogo tem a séria característica de não implantar um enredo concreto, e simplesmente, ignorar este fator. Além disso, poderia colocar certos elementos que aumentariam o 'hype' do título no universo dos fãs do gênero, como os cenários indestrutíveis. É um game exclusivamente multiplayer, que ainda sim, pode enjoar depois de um tempo. 

É aí que cada jogador deve fazer a sua escolha, se as características existentes lhes satisfazem. Mas vale lembrar, que para uma franquia iniciante, o primeiro "Titanfall" começa bem, e mostra que pode melhorar no futuro. E por último, vale o destaque do preço do game, salgado em todas as plataformas.

__________________________________________________________________


Titanfall
Xbox One / Xbox 360 / PC
Março de 2013

Titanfall é um videojogo first-person shooter produzido pelo estúdio Respawn Entertainment e publicado pela Electronic Arts. O jogo foi anunciado oficialmente como o título de estreia da Respawn durante a conferência de imprensa da Microsoft na E3 2013. Titanfall foi lançado em março de 2014 e exclusivo para Microsoft Windows, Xbox 360 e Xbox One. (Wikipédia - Titanfall)

Enredo: "Titanfall" gira em torno de duas facções inimigas: a IMC e a Millitia. O "enredo multiplayer" do jogo se desenrola em partidas onlines no qual o jogador irá controlar uma das duas facções, e mesmo ganhando ou perdendo, a história continua. Aqui o conflito se dá por recursos naturais, no qual a IMC atacou outras colônias da Terra com intensões de aos poucos sugar parte destas riquezas para suas próprias colônias. Com isso, a Millitia, um grupo formado por ladrões, mercenários e piratas, travam uma guerra civil para defesa e exploração de recursos naturais. 

Nota: 7,5

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário