Anuncio !

sábado, 15 de novembro de 2014

Análise Call of Duty: Advanced Warfare


"Call of Duty: Advanced Warfare" é um jogo de tiro em primeira-pessoa, sendo o 11° título principal da franquia. É o primeiro game da série a ser desenvolvido pela Sledgehammer Games (nas versões de Playstation 4, Xbox One e PC) em parceria com a High Moon Studios (nas versões Playstation 3 e Xbox 360). O título foi lançado oficialmente no dia 4 de novembro de 2014.

Info:

A história começa em 2054, ano em que a organização terrorista KVA fez vários ataques em simultâneo a reactores nucleares na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e África, fazendo com que os governos pelo mundo inteiro fiquem em tumulto e com as defesas incapacitadas. Como resultado, os Estados Unidos procuram a Corporação Atlas, a maior e mais poderosa companhia militar privada que tem como CEO e fundador Jonathan Irons (Kevin Spacey), para ajudar na luta assim como para a reconstrução da ordem global. 

O jogador controla Jack Mitchell (Troy Baker), um soldado da Atlas e um ex-Fuzileiro que perdeu o seu braço esquerdo numa batalha contra a Coreia do Norte em Seul. Mitchell com o apoio de outros soldados e de tecnologia de ponta, tem de lutar contra o KVA, enquanto vivencia conspirações revoltantes. 

Enredo de Qualidade, Porém...

A franquia "Call of Duty" nunca pretendeu passar despercebida em relação ao seu enredo, mesmo o multiplayer sendo o grande atrativo dos jogadores. No passado, já fomos apresentados a grandes histórias (dando destaque para a franquia "Modern Warfare"). Em "Advanced Warfare", os produtores decidiram se desculpar pelo fiasco de "Ghosts" no ano passado, e trazem uma história que além de muito bem feita, possuí personagens marcantes e reviravoltas surpreendentes. 

Óbvio que nem tudo é perfeito. Aquele ar de 'clichê' ainda aparece em DIVERSOS momentos da jogatina, e muitas vezes sentimos que já vivenciamos aquilo em tal situação, nos próprios jogos da série. Ainda assim, a força de determinados personagens faz com que o enredo se assemelhe a um filme, o que é muito prazeroso. Infelizmente, a alegria dura pouco mais uma vez, e a campanha acaba antes das 6 horas de jogatina. 

O enredo de "COD: Advanced Warfare" é muito bem feita, 
e trás características essenciais para um bom desenrolar. 
Ainda assim, o jogo não escapa dos famosos 'clichês' da franquia

Gráficos que Arrepiam:

Meu Deus, o que falar dos gráficos desse jogo? A primeira impressão ao vermos uma belíssima cinemática do game é de arrepiar. Quando entramos na jogatina e vemos que o nível de detalhe se assemelha muito às CG's, é simplesmente gratificante. TUDO na parte gráfica de "Advanced Warfare" é espetacular, e prova que a nova geração está finalmente mostrando suas raízes. 

Novamente, vale lembrar que o jogo divide-se em cinemáticas e o gráfico real da 'gameplay'. Nas primeiras, parece que estamos vendo um filme, mas um filme muito belíssimo. Ao entramos na jogatina, a sensação é satisfatória, pois os mínimos detalhes da ambientação e expressões faciais são de excelente qualidade. É sem dúvida a melhor característica do "Call of Duty" deste ano!

Sim, esses são as cinemáticas do game! De arrepiar, não?

Jogabilidade com Leves Repaginadas:

Como a maioria das pessoas sabem, a jogabilidade da franquia "Call of Duty" é algo muito criticado pelo público. Não porque ela é ruim, mas sim porque ela está na série desde 2007, com o primeiro "Modern Warfare". Óbvio que, ao longo dos anos, a franquia se tornou anual, e a jogabilidade deu apenas leves melhorias na calibragem e movimentação. No caso de "Advanced Warfare", isso é mais uma vez visto!

Não temos significativas mudanças, apenas leves repaginadas em um detalhe aqui e ali. Nesse caso, podemos ver uma alteração no sistema de rastejo e a introdução de novas opções de movimentação, como o "Pulo Impulsionado" (muito semelhante à "Titanfall", lançado no meio do ano). 

Essa última adição, por sinal, gerou uma leve polêmia se no caso a franquia estava se aproveitando das novidades vistas em outros 'first-person shooters', como o já mencionado "Titanfall", ou até mesmo os rivais "Battlefield". Na minha opinião, isso não passa de pura coincidência, até porque, todos esses últimos títulos mencionados se passam em algum ponto do futuro, portanto algumas armas e utilidades acabam sendo semelhantes entre si. 

A jogabilidade de "Advanced Warfare" deu, assim como os títulos anteriores 
da franquia, apenas algumas repaginadas e adições, mas nada inovador

Falta de Sincronização:

Apesar de apresentar cinemáticas assustadoras de tão reais, as mesmas perdem parte do brilho quando o jogo apresenta problemas de sincronização labial. No começo, pensei que esse era um problema apenas com o meu jogo, no qual poderia estar com a saída de som errada ou algo do tipo. Mas, pesquisando em fóruns, vi que não era o único com o ocorrido.

O que acontece é que na grande maioria das cinemáticas as falas dos personagens está atrasada em quase 2 segundos, o que tira parte da concentração do jogador. O estranho é que isso não ocorre desde o início do game, mas sim depois de algumas missões feitas. Outra característica bizarra é que quando você inicia o jogo, a primeira cinemática não fica atrasada, apenas as outras seguintes. Estranho né? Mas nada que não possa ser arrumado com uma atualização.

Arsenal Praticamente Refeito:

Se a jogabilidade central de "Advanced Warfare" não trouxe significativas mudanças novamente, ao menos o nosso arsenal de armas está renovado, obviamente para se adaptar ao universo futurista deste capítulo da série. Como é de esperar, existem MUITAS armas à nossa disposição, sendo que algumas delas são coisas que nunca vimos na série, como metralhadores de lasers, ou granadas que param no ar e se dirigem direto ao alvo. Não queremos falar todas as novidades, para que assim vocês consigam se surpreender também. São boas mudanças, em que os produtores dão uma nova visão ao jogador, trazendo opções de combate jamais vistas na série. 

O arsenal de armas em "Advanced Warfare" foi praticamente refeito, 
e trás armas futuristas que nunca havíamos visto em outros jogos da série

Atuações Incríveis:

Sim, você leu corretamente: "Call of Duty: Advanced Warfare" é um show de atuações. Seja pelo astro (e diga-se de passagem LENDA do cinema) Kevin Spacey como o fortíssimo Jonathan Irons, líder da empresa militar ATLAS, ou também o protagonista vivido pelo mestre Troy Baker (em mais uma atuação real que o ator, dublador e cantor tira de letra). 

Não são só esses astros que fazem um show, mas também os coadjuvantes que nos acompanham em quase toda a jogatina. Russel Richardson faz o carismático general Cormack, enquanto Gideon Emery faz o leal personagem com o mesmo nome, Gideon. Resumindo: todos os atores participantes fazem atuações de cinema, o que não só transforma o enredo do game cinemático, mas também improva a carreira de astros de Hollywood (como o próprio Kevin Spacey) a fazerem experiências novas em suas vidas. 

Kevin Spacey é um dos astros que "Advanced Warfare" 
fez questão de dar destaque na trama

Cenários Lindíssimos:

Visualmente, a série "Call of Duty" sempre se saiu bem. Seja através das expressões faciais ou mínimos detalhes ambientais. Com "Advanced Warfare", todas essas características foram positivas, incluindo os diversos cenários da jogatina. Dos mais memoráveis, é marcante o momento que adentramos na base militar da ATLAS pela primeira vez, conseguindo ver a essência e dinâmica gigantesca do local. Não só isso, mas também visualizamos uma batalha na ponte de São Francisco, além de várias cidades reais em versões futuristas, o que foi um toque certeiro no game. 

Apenas um exemplo da capacidade ambiental de "Advanced Warfare"

Multiplayer Bem Equilibrado e Com Novas Estratégias:

Após 7 anos com o multiplayer dos jogos "Call of Duty" fazerem extremo sucesso entre o público, é inegável que a fórmula era sempre a mesma. Isso, finalmente, foi alterado com "Advanced Warfare". Aqui temos uma experiência renovada, em que as estratégias dos jogadores terão de ser alteradas, pois o sistema de jogo no modo multiplayer está mais complexo, trazendo novas habilidades aos jogadores, como o "Pulo Impulsionado", o "Deslize" e até "Movimentos Laterais".

Tanto as táticas ofensivas quanto as evasivas mudaram. Após derrotar um inimigo, é sempre bom saltar rapidamente para um ponto de vantagem na tentativa de surpreender o próximo. De maneira parecida, escapar de um conflito indesejado tornou-se uma estratégia viável por causa da nova esquiva lateral.

E para aqueles que pensam que "Advanced Warfare" está copiando os seus rivais, deve-se deixar claro: o novo "COD" não é "Titanfall", está longe disso! O sentimento é de um jogo da série, muito bem alterado e aperfeiçoado, melhorando os defeitos e cumprindo algumas promessas de mudanças que os fãs esperam de um novo capítulo na franquia. 

O multiplayer de "Advanced Warfare" está renovado, trazendo novos movimentos 
e habilidades que irão alterar o sistema de estratégia dos jogadores

Co-Op Sem Sal:

O modo cooperativo 'Exo Survival', em conceito, lembra muito o 'Spec Ops' da série "Modern Warfare". Diferentes desafios aparecem em rápida sucessão para grupos de jogadores, colocando-os frente a ondas de diferentes tipos de inimigos. Com uma curva de dificuldade muito lenta, porém, o modo entedia mais do que entretém. A cada partida, demora muito para que o game comece a pensar em desafiar os jogadores.

Resultado Final:

"Advanced Warfare" se desculpa de maneira esplêndida pelo fiasco de "Ghosts", no ano passado. Não só trazendo uma campanha empolgante, cheia de reviravoltas e com atuações esplêndidas, mas também um multiplayer diferenciado, cheio de novas habilidades e movimentos que repaginam o sistema online da série. 

Sendo superior a, no mínimo, três jogos anteriores da franquia, "AW" promete entreter os fãs de maneira muito positiva, não só os admiradores futuristas que irão se satisfazer, mas um bom fã de 'FPS' que ainda acredita que a série não ficará ultrapassada pelos seus rivais. Obviamente, o game está longe de ser uma revolução na série, mas suas primeiras mudanças começam a aparecer, e parece que "COD" está preparado para a nova geração.

__________________________________________________________________


Call of Duty: Advanced Warfare
Playstation 4 / Playstation 3 / Xbox One / Xbox 360 / PC
Novembro de 2014

"Call of Duty: Advanced Warfare" é um jogo de tiro em primeira-pessoa, sendo o 11° título principal da franquia. É o primeiro game da série a ser desenvolvido pela Sledgehammer Games (nas versões de Playstation 4, Xbox One e PC) em parceria com a High Moon Studios (nas versões Playstation 3 e Xbox 360). O título foi lançado oficialmente no dia 4 de novembro de 2014.

Enredo: A história começa em 2054, ano em que a organização terrorista KVA fez vários ataques em simultâneo a reactores nucleares na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e África, fazendo com que os governos pelo mundo inteiro fiquem em tumulto e com as defesas incapacitadas. Como resultado, os Estados Unidos procuram a Corporação Atlas, a maior e mais poderosa companhia militar privada que tem como CEO e fundador Jonathan Irons (Kevin Spacey), para ajudar na luta assim como para a reconstrução da ordem global. O jogador controla Jack Mitchell (Troy Baker), um soldado da Atlas e um ex-Fuzileiro que perdeu o seu braço esquerdo numa batalha contra a Coreia do Norte em Seul. Mitchell com o apoio de outros soldados e de tecnologia de ponta, tem de lutar contra o KVA, enquanto vivencia conspirações revoltantes. (Wikipédia - Call of Duty: Advanced Warfare)

Nota: 8,2

__________________________________________________________________


~Lolo GM

2 comentários:

  1. Achei a analise 10/10 mas a nota final acho que podia ser no minimo 9 ou +/- isso mas a analise foi muito boa. Parabéns pela equipe do blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo reconhecimento ;) Ficamos felizes em saber que você gostou da análise, fique ligado para futuras postagens ;)

      Excluir