Anuncio !

sábado, 18 de abril de 2015

Análise Ori and the Blind Forest


"Ori and the Blind Forest" é um jogo de gênero plataforma, ação e aventura, desenvolvido pela Moon Studios, uma empresa independente. Foi publicado pela Microsoft, tendo versões disponíveis para Xbox One e PC, sendo lançado dia 11 de março de 2015 no mercado. Uma versão para Xbox 360 está prevista para lançar ao longo do ano. 

Info: 

Durante uma tempestade, Ori caiu da "Árvore de Espírito" na Floresta de Nibel, sendo adotado por uma criatura chamada Naru, no qual criou-o como um filho. Um evento cataclísmico ocorre no local, destruindo tudo de bom e produtivo na Floresta. Naru consegue salvar Ori, mas o mesmo acabando morrendo com a falta de comida. 

Com isso, Ori decide explorar o resto da Floresta por si próprio. Ele, eventualmente, conhece Sein, uma figura espiritual que promete lhe proteger dos perigos que virão. Ori e Sein logo descobrem que Kuro, uma coruja, está por trás dos eventos ocorridos, e terão que lidar com esta força maligna. 

Enredo Bonito e Emocionante:

"Ori and the Blind Forest" é aquele tipo de jogo que trás consigo uma carga emocional muito grande, e um enredo cheio de significados e inspirações por trás dos eventos que ocorrem. Dito isso, fica bem claro que, apesar de parecer infantil para alguns, a jornada de Ori e sua luz espiritual, Sein, é lindíssima. 

O enredo possuí pouquíssimos diálogos (algo que falaremos melhor mais à frente), porém consegue transmitir momento de pura emoção ao jogador, além de mensagens e referências que olhos mais atentos perceberam. Com poucas reviravoltas, ainda assim sempre intrigante, temos conosco um ótimo exemplo de um enredo cativante. 

O enredo de "Ori and the Blind Forest" é muito bonito, 
emocionante e cheio de significados externos

Gráficos Lindíssimos:

Que os jogos independentes estão cada vez mais lindos graficamente falando, não é novidade para ninguém. "Ori and the Blind Forest" é mais um título que prova essa afirmação, assim como "Outlast" ou "The Stanley Parable" também são. Independente do orçamento, os profissionais da Moon Studios mostraram que podem, através da arte visual, transmitir dezenas de mensagens, pois, assim como na história, os gráficos também são tocantes e visualmente hipnotizantes. 

Sendo como uma Pandora desenhada, o potencial gráfico do game mostra que consegue fazer jus à geração atual de consoles. Como o grande destaque fica por parte dos cenários, falaremos destes especialmente em breve na análise. 

Uma pequena amostra do potencial gráfico do game

Jogabilidade 2D, Porém Muito Bem Feita:

Sendo um jogo de plataforma, fica evidente que "Ori and the Blind Forest" é um game 2D, com rolagem lateral. Isso já é motivo o suficiente para o preconceito de muita gente. Porém, a verdade seja dita: a jogabilidade do game é muito bem feita. Obviamente, não é algo revolucionário ou que irá mudar a indústria dos vídeo-games. 

Contudo, é importante destacar que não estamos falando de um título financeiramente caro, portanto sua tecnologia não consegue ser ilimitada. Mesmo assim, os responsáveis do estúdio fizeram, assim como nos gráficos e no enredo, um ótimo trabalho. Trazendo todas as características necessárias para um jogo do gênero (como a 'árvore de skills' para melhorar suas habilidades), no jogo podemos andar, correr, pular, se abaixar, descer de estações (o que pode levá-lo à várias possibilidades pelo cenário) e escalar pelas paredes. 

Os 'puzzles' são frequentes ao longo de toda a jogatina, e como muitos devem pensar, eles seriam fáceis. Nada disso! Os desafios do jogo são bem interessantes e farão o jogador morrer e morrer várias vezes, tento que repetidamente passar pelo mesmo objetivo. Os 'saves' também não são tão fáceis de serem acessados, o que faz com que não tenhamos muito controle do quanto teremos que repetir tal fase. Para os que gostam de um bom desafio, é um prato cheio. 

Trazendo uma jogabilidade bem feita, "Ori and the Blind Forest" pode não ser 
revolucionário, mas é desafiante e trás consigo características essências do gênero

Influências à Parte:

Como havíamos dizendo, "Ori and the Blind Forest" trás consigo diversas inspirações e mensagens sublimares. As mensagens depende do ponto de vista de cada jogador em interpretá-las, portanto não iremos entregar nada de bandeja. Porém, as inspirações começam já no 'gameplay' do título da Moon Studios

Aqui, é possível vermos diversas características de clássicos do gênero bilateral, muitos títulos pelo qual passaram pelas nossas infâncias (como Super Mario, Prince of Persia, O Rei Leão, Aladdin, entre outros). Já na parte visual, é interessante destacarmos a figura do Ori sendo muito semelhante ao Stitch, do filme da Disney "Lilo & Stitch". Entretanto, a maior das semelhanças vêm da própria relação entre o protagonista e sua figura materna, Naru, no qual se assemelha muito ao filme "Meu Vizinho Totoro".

As semelhanças visuais entre Ori e Stitch são algumas 
das referências existentes no jogo

Mensagens Sem Diálogos:

A narrativa de "Ori and the Blind Forest" é fortemente inspirada no cinema mudo, pelo qual a trama e suas reviravoltas são contadas através de expressões ou textos esbanjados na tela, mas nunca falas dialogadas. Essa característica, por mais interessante que seja, se encaixa perfeitamente com a atmosfera do jogo, que passa de abandono e fragilidade, e vai até união e força. Assim como Chaplin mostrava muito com pouco no cinema, "Ori and the Blind Forest" é um belo exemplo da mesma arte sendo transmitida nos vídeo-games.

Cenários Impressionantes:

Como já foi dito, os gráficos são uma das características mais fortes do jogo. Contudo, o que mais se destaca nessa área são as diversas ambientações e o tamanho de qualidade posta em cima de cada uma delas. A "Moon Studios" fez um excelente trabalho ao trazer cores vibrantes e desbotadas, configurando em uma mistura, que passa de ambientes alegres e vivos, até regiões arrastadas e negras. Tudo soa como o estado emocional do personagem, que, obviamente, também se comunica com o jogador através do cenário. É uma arte incrível, que merece ser melhor notada pelos jogadores. 

"Ori and the Blind Forest" se comunica com o jogador, inclusive, 
através da mudança e beleza de suas ambientações

Trilha Sonora Original e Linda:

Sendo eu, particularmente, um admirador profundo de boas e tocantes trilhas sonoras, "Ori and the Blind Forest" conseguiu transmitir-me emoções, inclusive, através de sua música. Trazendo uma belíssima e original trilha orquestral, o trabalho dos profissionais nessa área é igualmente impressionante, e merece cada segundo de apreciação sonora. Assim como todas as outras características listadas, o som também é uma forma de comunicação com o jogador que o game escolhe trazer. É uma exposta forma de arte na área!

Bom Tempo de Campanha:

Como "Ori and the Blind Forest" é aquele tipo de jogo que não oferece nada além de sua campanha, era esperado que seu tempo de jogatina não fosse extenso, e, apesar de realmente não ser, é mais longo do que todos acreditavam que seria. Podendo oscilar entre as 6 e 8 horas de duração, o jogo irá consumir tempo e paciência com seus 'puzzles' desafiantes, além das inúmeras vezes que você se perderá no labiríntico mapa que ele lhe oferece. Porém, para games como este, quanto maior a aventura, mais gratificante a memória. 

Resultado Final:

Como há de se notar, "Ori and the Blind Forest" pode ser considerado uma obra de arte do gênero plataforma, e um dos títulos independentes que será listado por sua excessiva qualidade daqui em diante. O game trás uma campanha bonita e muito emocionante, cheio de personagens memoráveis e arcos fascinantes, gráficos maravilhosos, que se sobressaem em seus cenários e uma jogabilidade muito bem feita, respeitando características essências do gênero ação-aventura. 

Dentre outras características, nota-se referências e mensagens subliminares interessantes de serem desvendadas, além de uma excelente e memorável trilha sonora. O tempo de campanha excede-se pelo fato do jogador enfrentar várias dificuldades ao longo da jogatina. Acima de tudo, "Ori and the Blind Forest" é um jogo memorável no seu gênero, trazendo inúmeras qualidades positivas. É, com certeza, uma obra de arte visual e narrativa.

__________________________________________________________________


Ori and the Blind Forest
Xbox One / PC
Março de 2015

"Ori and the Blind Forest" é um jogo de gênero plataforma, ação e aventura, desenvolvido pela Moon Studios, uma empresa independente. Foi publicado pela Microsoft, tendo versões disponíveis para Xbox One e PC, sendo lançado dia 11 de março de 2015 no mercado. Uma versão para Xbox 360 está prevista para lançar ao longo do ano. 

Enredo: Durante uma tempestade, Ori caiu da "Árvore de Espírito" na Floresta de Nibel, sendo adotado por uma criatura chamada Naru, no qual criou-o como um filho. Um evento cataclísmico ocorre no local, destruindo tudo de bom e produtivo na Floresta. Naru consegue salvar Ori, mas o mesmo acabando morrendo com a falta de comida. Com isso, Ori decide explorar o resto da Floresta por si próprio. Ele, eventualmente, conhece Sein, uma figura espiritual que promete lhe proteger dos perigos que virão. Ori e Sein logo descobrem que Kuro, uma coruja, está por trás dos eventos ocorridos, e terão que lidar com esta força maligna. 

Nota: 9,6

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário