Anuncio !

domingo, 14 de junho de 2015

Easter Eggs e Segredos de Grand Theft Auto V - Parte 02/03


"Grand Theft Auto V" saiu em 2013, conseguindo quebrar quase todos os recordes que o mercado de entretenimento poderia oferecer. Quase 2 anos passados de seu lançamento, o mesmo ainda é altamente jogado pelo mundo todo, grande parte por causa de sua versão remasterizada sair para os consoles da nova geração (Playstation 4 e Xbox One) e introduzir a dinâmica câmera em primeira-pessoa, que trás toda uma nova experiência aos fãs. Como se não bastasse, a versão de PC finalmente estreou, e conseguiu igualmente trazer novidades. Mods virão no futuro, mas atualmente já temos o "Rockstar Editor" e o novo e divertidíssimo "Modo Diretor". 

Mesmo com tanto tempo de seu lançamento original, o game mais revolucionário da Rockstar consegue trazer segredos e easter eggs que os jogadores descobrem até hoje. Seguindo a nossa série, pretendemos trazer para vocês grande parte deles, mas provavelmente não cobriremos todos, pelo simples fatos de que o jogo possuí uma infinidade de mistérios a serem desvendados. 

Vale lembrar, o A Place of Games já contém a análise e guia de troféus completo do título da Rockstar. 

Segue como Parte 02/03...

Confira a lista de easter eggs e segredos abaixo:

Carl 'CJ' Johnson:


Assim como Niko Bellic, "GTA V" trás DIVERSAS referências à Carl 'CJ' Johnson, protagonista amado de "GTA: San Andreas".

A primeira delas pode ser vista na casa de Lester, em que existe um livro em uma estante com o título "Surveillance" (na tradução, "Vigilância"), escrito por Emily Cross com uma imagem conhecida de CJ na capa (assim como é mostrado acima). 

Outra referência pode ser vista na missão "Derailed" da campanha principal. Essa, por sinal, muita gente deve ter percebido. Um dos objetivos extras da missão, com o intuito de adquirirmos uma medalha de ouro, é aterrissarmos nossa moto em cima do trem ainda na primeira tentativa. O título desse objetivo chama-se "Better Than CJ" (Melhor que o CJ), uma clara referência à famosa frase da missão de "GTA: San Andreas", chamada "Wrong Side of the Tracks", na qual você poderia ouvir Big Smoke falando ao falhar nela. 

Mas, a melhor referência de todas está em uma das mais amadas missões de "GTA V", chamada "Hood Safari", no qual teríamos que ir fazer uma transação de drogas no antigo bairro de CJ, a lendária Grove Street. Ao se aproximar da rua, é possível ver três personagens passando de bicicleta. Em um olhar mais atento, é identificável que os três estão representando CJ, Ryder e Sweet. 

__________________________________________________________________

John Marston:


Outro protagonista criado pela Rockstar (e talvez o maior deles) é John Marston, visto no épico "Red Dead Redemption". "GTA V" também não poupou referências ao personagem no jogo. 

A primeira delas é um mural de um cowboy em cima de um cavalo, visto no complemento de Strawberry, em baixo da Freeway. Essa imagem paga uma homenagem à Era Cowboy, e claro, ao próprio John Marston. 

Dentro da casa de Franklin, em Vinewood Hills, existe um livro chamado "Red Dead", escrito por J. Marston. A referência é clara! Mas a questão é outra: quem teria escrito o livro? O nosso querido protagonista, John Marston, ou o seu filho, Jack?

Além disso, randomicamente você pode encontrar um NPC vestindo uma camiseta com uma das 'artworks' mais famosas de "Red Dead Redemption". 

__________________________________________________________________

Cameos em GTA V:

Alguns dos mais famosos Cameos (aparições) existentes de personagens antepassados da série em "GTA V" são os seguintes:

- Bruce Kibbutz, de "GTA IV", volta em GTA V para promover o seu "Bullshark Testosterone" (www.bullsharktestosterone.com). No GTA Online, inclusive, você pode ligar para ele ou ele para você, tratando-se dessa característica;

- Karen (também conhecida como Michelle), a garota que Niko conhece logo no começo de "GTA IV", dá uma pontinha na missão "Three's Company", durante a custcene dentro do prédio da IAA. 

- O dirigente da U.L Paper, também um dos personagens mais cruciais na campanha de "GTA IV", aparece diversas vezes em "GTA V". Você pode, inclusive, matá-lo. 

- Marnie Allen, a viciada em drogas que Niko conhece em uma das missões secundárias de "GTA IV", possuí uma ponta em uma das tarefas envolvendo o Programa Epsilon, do Michael;

- O Agente do FBI, Andreas Sanchez, já havia aparecido em "GTA: The Lost and Damned" como o guarda-costas da Elizabeth Torres. Ele estava, aparentemente, como agente infiltrado;

- Em uma das missões randômicas de "GTA V", você pode salvar Antonia Bottino, filha do gangster Sammy Bottino, visto em "GTA IV", que era o "Mão Direita" do Don Jon Gravelli. 

- Na casa de Franklin, em Vinewood Hills, existe três albums de ouro pendurados na parede. Um deles possuí o nome OG Loc, o rapper de "GTA: San Andreas";

- Ainda na casa do Franklin, pendurada em cima de um console de DJ, existe um poster do Madd Dogg, outro rapper de "GTA: San Andreas". Além disso, o poster é uma clara referência à famosa imagem da "Esperança de Obama";

- Em um jornal randômico na rua, você pode ver a imagem de Johnny Klebitz, o protagonista de "GTA: The Lost and Damned". A matéria no papel se relaciona a conhecida missão envolvendo Johnny, sua namorada Ashley, e claro, o nosso querido Trevor;

- Perto da casa da tia do Franklin, existe o "BJ Smith Recreational Center" (Centro Recreativo de BJ Smith). BJ Smith era um jogador de futebol em "GTA: Vice City" que vende o "Sunshine Autos" para Tommy Vercetti, o nosso protagonista. 

__________________________________________________________________

Os Genes do Pai e Mãe:


Quando o jogador cria seu personagem no "GTA Online", ele tem a opção de escolher quem seriam seus pais e mães. Nisso, o jogo lhe trás a oportunidade de escolher alguns personagens especiais, tais como: John Marston de "Red Dead Redemption" (caso o jogador esteja conectado com a sua conta da Rockstar Social Club), Niko Bellic de "GTA IV" e Claude e Misty de "GTA III" (caso o jogador tenha comprado a Edição Especial ou de Colecionador do game). 

__________________________________________________________________

Artworks do Passado:


"GTA V" trás de volta a aparição de diversos artworks dos games antepassados da série. 

Dentre eles, está no Yellow Jack Inn, onde você pode encontrar na parede notas de $100 com a figura de Rochell'le, a garota da capa de "GTA: San Andreas", ao invés de Benjamin Franklin. 

Além disso, em frente o barbeiro de Vinewood, existe um outdoor do filme "Men+Woman - The Directors Cut" (Homem+Mulher - A Versão do Diretor), onde você também pode ver os gêmeos da capa de "GTA: Vice City". No mesmo outdoor é possível ver a imagem do DJ Toni, também de "GTA: Vice City", que está promovendo o "Vinewood Sport LS".

__________________________________________________________________

Os Telefones Móveis:


Como forma de evitar processos desnecessários de empresas mundialmente famosas, a Rockstar fez uma paródia com os três telefones dos protagonistas do jogo. Michael usa o equivalente a um iOS, Franklin um Android e Trevor um Windows Phone. 

__________________________________________________________________

GPS de Liberty City:


Não se sabe ao certo se isso é um erro do jogo ou um easter egg. O fato é que: existe no jogo alguns veículos no qual seu GPS visível está com o mapa de Liberty City embutido (como mostra na imagem acima). O exemplo mais conhecido de tal fato está no barco Speeder, lançado na atualização "Beach Bum" do jogo. 

__________________________________________________________________

Breaking Bad:


De acordo com alguns jogadores, a Rockstar intencionalmente implantou diversas características em "GTA V" semelhantes à magnífica série televisa, Breaking Bad. Alguns exemplos são os seguintes:

- A primeira referência clara está no site do jogo "CashForDeadDream.com". A descrição do RV dito na página é muito semelhante à RV usada na série como laboratório para fabricação de metanfetamina;

- A missão online "Meth'd Up" também é uma referência à Breaking Bad;

- De acordo com algumas pessoas, o veículo Journey de "GTA V" é a versão da famosa RV Fleetwood Bounder 1986 vista em Breaking Bad. Mas, na verdade, o veículo do jogo é baseada Vogue 26' Villa Grand de 1975;

- Além disso, existe uma aparição randômica de dois homens vestidos com roupas que, de acordo com os jogadores, seriam para a fabricação de metanfetamina. Porém, esses NPC's nunca foram vistos, é apenas possível encontrar um homem careca com óculos e um jovem vestindo um agasalho, enquanto dirigem a RV Journey;

- De acordo com alguns jogadores, os dentes de ouro vistos no site "CashForDeadDream.com" é uma referência ao personagem Tuco de Breaking Bad. O único problema com essa referência é que Tuco possuí um enchimento de dentes de platina, não de ouro;

__________________________________________________________________

Woof Woof!


Se você levar Chop para passear e colocá-lo dentro de seu carro, ele poderá começar a latir mais que o normal. Basta você trocar a estação de rádio para uma de entrevistas, como a "WCTR" ou a "Blaine County Talk Radio". Se você colocar em qualquer outra estação de músicas, ele se acalmará. 

__________________________________________________________________

Placas de Carros Customizadas:


No jogo, existem algumas placas de carros que são, no mínimo, desconfiantes. A primeira delas se encontra no esconderijo da gangue Lost, na Stab City, ao norte de Sandy Shores. Lá, existe uma caminhonete destruída com a placa de licença da Califórnia. 

Mas, mais interessante ainda, são placas de licenças vistas nas missões da Downtown Cab Co, disponíveis para o Franklin. Uma delas trata-se do protagonista acompanhar um passageiro para uma negociação com a Lost MC. Quando você chega no destino, localizado nas docas, é possível ver dois veículos com a placa de licença escritos "NIKOB" e "ROMANB", uma clara referência ao protagonista de "GTA IV" e seu primo. Ainda na mesma área, existe um LCC Hexer com a placa "LUISLOPZ", uma referência à Luis Fernando Lopez, protagonista de "GTA: The Ballad of Gay Tony". 

É também possível ver placas diferenciais nos carros de personagens principais ou secundários, como o do Lamar, Poppy Mitchell, Madrazo, Tracey, Amanda, Beverly e mais alguns... 

__________________________________________________________________

Chega de Mini-Games, Pelo Menos Por Enquanto:


"GTA V" acabou com os mini-games existentes nos títulos anteriores, como o (diga-se de passagem, irritante) "QUB3D" visto em "GTA IV". Porém, no interior do Pleasure Pier é possível ver uma dessas máquinas, no qual não podemos jogar, mas que podem indicar que os desenvolvedores irão adicioná-la ao jogo no futuro. 

E, claro, existe o misterioso casino de "GTA V", no qual sua faixada trás a gigante mensagem: "Opening Soon" (Abertura em Breve), que pode, igualmente, indicar a sua liberação numa futura DLC ou atualização do game. 

__________________________________________________________________

Capolavoro:


O filme "Capolavoro", que você pode ver nos cinemas do game, usa cenas dos jogos "GTA IV" e "Red Dead Redemption" durante sua exibição. Inclusive, o famoso easter egg, "Heart of Liberty City", que mostrava o coração pulsante da Estátua da Liberdade, também é exibido em algumas cenas. 

__________________________________________________________________

Daddy's Back, Bitches:


Em algumas vezes, quando Michael entra na sua casa, ele grita: "Daddy's Back, bitches!" (Papai voltou, putas!), uma clara referência ao personagem de Dave Bosoy, e seu primeiro diálogo na cena inicial de "GTA IV". 

__________________________________________________________________

Nothing Too See Here!


O "Nothing Too See Here" (Nada Para Ver Aqui) é um famoso e tradicional easter egg de toda a franquia "Grand Theft Auto". Em "GTA V", por sua vez, você pode ver a mensagem similar com uma carinha sorridente ao lado leste do Del Perro Pier. A mensagem diz: "Nothing To See Here! Grove Along". 

Em Strawberry, existe um beco, e no final dele é possível ver a outra mensagem "Nothing To See Here", pintada em vermelho, assim como a anterior. Além disso, no beco ao lado contrário, é possível ver a pintura escrita "Turn Back" em branco. 

__________________________________________________________________

Bem Vindos de Volta!


Em Chamberlain Hills, existe um mural grande dando as boas vindas aos jogadores de volta à Los Santos, após o aniversário de 10 anos de "GTA: San Andreas". No mesmo mural, existe a escrita "SA 88", provavelmente uma referência à data de aniversário do protagonista Franklin Clinton. 

__________________________________________________________________

El Banco Corrupto Grande:


Como forma de obter a medalha de ouro na missão "Blitz Play", você deve comprar três macacões e três máscaras diferentes para cada personagem. Isso é uma clara referência ao primeiro roubo à banco da série "Grand Theft Auto", com a missão "The Job" de "GTA: Vice City", onde Tommy Vercetti, Phil Cassidy, Cam Jones e Hilary King roubam o "El Banco Corrupto Grande" vestidos com roupas muito semelhantes. 

__________________________________________________________________

I <3 Vice City:


Em "GTA V", existem várias referências à "GTA: Vice City", tais como:

- As vezes é possível ouvir NPC's falando "I'm moving to Vice City!" (Eu estou me mudando para Vice City) quando são puxados para fora do carro;

- Outra referência são as toalhas das praias de Vespucci escritas "I <3 VC";

- O personagem Lenny Avery, um verdadeiro desenvolvedor de estado que Trevor deve assustar como uma das missões dadas por Josh, provavelmente é uma referência à Avery Carrington de Vice City. 

__________________________________________________________________

A Era de Ouro de San Andreas:


Assim como "Vice City", o jogo mais popular da série, "GTA: San Andreas", também possuí diversas referências em "GTA V", tais como:

- O "Los Santos Country Club" foi fundado em 1992, o ano em que "GTA: San Andreas" se passa;

- Existem também referências ao ano de 2004, lançamento de "GTA: San Andreas". Por exemplo, os trens do jogo trazem a escrita "LS 2004", além do ano de estabelecimento da Escola de Aviação de Los Santos, que é 2004;

- Outra referência pode ser vista na missão "Eye in the Sky", quando o piloto lembra-se que o "LSPD vieram de um longo caminho tratando o racismo, há duas décadas". Essa é uma clara referência ao C.R.A.S.H., uma unidade anti-gangue de Los Santos e importante figura na história de "GTA: San Andreas" (que também é baseada nos motins de Los Angeles em 1992);

- Durante a missão "I Fought The Law...", existe uma cutscene que os personagens de Michael e Trevor estão vestidos de policiais com suas motocicletas. No momento de iniciar a perseguição de veículos, eles jogam suas metades de donuts no chão. Essa é uma clara referência à uma cena semelhante existente na missão "Reuniting the Families". Outra referência à "Reuniting the Families" é o próprio nome da missão "Reuniting the Family", de "GTA V".

__________________________________________________________________

O Retorno de Eddie Low:


As vezes, através do rádio da CB do Trevor, é possível escutar uma conversa entre um guarda de segurança e um motorista de caminhão dado pelo nome Eddie Low. Para os que não se lembram, Eddie Low era um serial killer que Niko encontrava em um dos seus eventos aleatórios de "GTA IV'. 

__________________________________________________________________

O Logo Original de GTA:


Perto do túnel na rua Low Power, existe um desenho de grafiti escrito "Los Santos", porém seu formato e cores dão a entender que trata-se de uma referência ao logo original da série Grand Theft Auto.

Além disso, algumas vezes que o Trevor acaba atropelando um animal, ele diz "10 points!" (10 Pontos), uma clara referência ao sistema de pontos em atropelamento de personagens nos dois jogos originais da franquia. 

__________________________________________________________________

Os Mapas de Los Santos:


Em "GTA Online", nos apartamentos de luxo disponíveis, existe um design de mapa em versão blueprint, semelhante à vista nas edições Especiais e de Colecionador do jogo. Contudo, ao ter um olhar mais atento, é possível ver diversas diferenças entre essa versão e a qual conhecemos. 

Além disso, no site do game "www.accept-the-chaos.com" existe um mapa que, de acordo com alguns fãs, seria a versão beta do mapa que conhecemos de "GTA V". 

__________________________________________________________________

Cosplay de Tommy Vercetti e Max Payne:


Na loja "Suburban", é possível comprar uma camiseta havaiana é bem semelhante à que Tommy Vercetti usa em "GTA: Vice City" e que Max Payne usa em "Max Payne 3". 

Além disso, se você mudar o cabelo e barba de Michael, o visual fica MUITO semelhante ao personagem querido da Rockstar citado anteriormente. 

__________________________________________________________________

Estradas do Passado:


Em "GTA V", existem algumas ruas e avenidas que trazem os nomes de lugares de "Red Dead Redemption" e "GTA IV', respectivamente Armadillo, Cholla Spring Avenue e Algonquin Boulevard, todas localizadas em Sandy Shores.

__________________________________________________________________

Os Carros de GTA 2:


Em "GTA V", os carros "Truffade Z-Type" (imagem acima), o "Benefector Panto" e o "Furore GT" são os únicos três veículos do universo 2D, especificamente de "GTA 2", que foram recriados no nosso atual universo HD. 

__________________________________________________________________

Comer, Cagar, Morrer:


Na entrada do apartamento de Floyd, na parede à esquerda, você pode ver um mural escrito "Live, Love, Laugh" (Viva, Ame, Ria), talvez uma referência ao famoso livro "Comer, Rezar, Amar", de Elizabeth Gilbert. Após algumas missões, Trevor irá escrever, no lugar, "Eat, Shit, Die" (Comer, Cagar, Morrer), uma clara referência à Duke Nukem e sua famosa frase. 

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário