Anuncio !

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Os Melhores Games Que Quase Ninguém Jogou


Às vezes, alguns jogos simplesmente nascem, e assim como todos nós, passam despercebidos pelo mundo. Quando menos esperam, esses títulos já causaram prejuízos absurdos para as desenvolvedoras e publicadoras, liquidaram quaisquer chances de sequências futuras e até mesmo fecharam as portas de algumas empresas com grandes potenciais. Às vezes, um jogo não tem a sorte do luxo chamado sucesso!

Na maioria dos casos, um jogo falha miseravelmente no quesito de vendas por ser mundialmente mal avaliado e simplesmente não despertarem o interesse das pessoas. Porém, não esses jogos... os títulos citados a seguir são alguns exemplos de excelentes games que poderiam ter sido MUITO bem reconhecidos e trazido consigo mais lucros para suas desenvolvedoras. 

Você sabia que existe um GTA que praticamente ninguém jogou? Que o mais recente "Horizon: Zero Dawn" é muito semelhante a um título desconhecido chamado "Enslaved"? Que "Grim Fandango", hoje um clássico cult na cultura dos vídeos games, foi um desastre de vendas? Esses e MUITOS outros exemplos serão abordados logo abaixo, na qual apresentamos para vocês "OS MELHORES GAMES QUE QUASE NINGUÉM JOGOU".

_____________________________________________________________________


Beyond Good and Evil

"Beyond Good and Evil" é a definição de um clássico cult! O game recebeu ótimas críticas, foi aclamado pelos seus lindos gráficos, enredo e um elenco de personagens único. Infelizmente, o jogo sofreu de baixíssimas vendas no seu lançamento original em 2003, tendo algumas pessoas atribuído o ocorrido ao péssimo marketing ou ainda pelo título da Ubisoft ter sido lançado juntamente com outros grandes games populares do mercado na época. Uma versão remasterizada foi lançada para o jogo em 2011 para a PSN e o Xbox Live, portanto você ainda pode jogá-lo em uma gloriosa resolução HD. 

_____________________________________________________________________



Brutal Legend

O designer Tim Schafer anteriormente já havia criado games fantásticos como "Psychonauts" e "Grim Fandango" (que também iremos comentar em breve). "Brutal Legend" não é exceção, uma carta de amor aos fãs do rock 'n roll com participações na dublagem de Ozzy Osbourne, o falecido Lemmy do Motorhead e Jack Black como protagonista. O jogo, mesmo vendendo pouco, foi aclamado pelo seu charme para com o gênero musical. Todos os fãs do bom e velho rock n' roll deveriam buscar conhecer essa joia esquecida.

_____________________________________________________________________


Dark Cloud

Diversos gêneros em um só game foi o que "Dark Cloud" conseguiu desenvolver, ao misturar sua extensa exploração com elementos de RPG e construção, que fizeram os críticos da época se apaixonarem. Mesmo assim, o título vendeu muito mal quando foi originalmente lançado no Japão para PS2 em dezembro de 2000. Felizmente, o jogo se saiu muito melhor quando foi lançado para audiências ocidentais, porém existem sinais de contínuo crescimento, visto que o game foi remasterizado para PS4 em 2015.

_____________________________________________________________________


Deadly Creatures

Se você tem problemas com aracnoides, insetos e répteis (igual a mim), esse jogo não seria para você. Por outro lado, é importante destacar que este se trata de um dos projetos mais originais lançados para o Wii. Como todos sabem, tal console sempre quis focar suas atenções na família Nintendo. "Deadly Creatures" é uma ótima exceção! O jogo baseia seu gameplay em outros títulos mais convencionais de luta, porém com a originalidade em cima de seus próprios lutadores, formados por aranhas, cobras, escorpiões e muitos outros. E mesmo o título acertando nesse fator, o mesmo pode-se dizer que o levou a ruína, visto que muitas pessoas têm problemas em lidar com tais animais. Sendo assim, o jogo falhou miseravelmente nas vendas. 

_____________________________________________________________________


Deadly Premonition

Alguns jogos recebem críticas mistas, mas "Deadly Premonition" não foi um desses jogos. Na verdade, o game recebeu o título de "Jogo de Survival Horror Mais Bem Sucedido" no Guinness. Tendo muitas inspirações na série Twin Peaks e filmes de terror japoneses, "Deadly Premonition" é um jogo essencial a todos os fãs do gênero e experiências bizarras. No jogo, você tem que inclusive comprar gasolina para o seu carro, tomar café para não ficar sonolento, dentre outros detalhes muito originais. Vale mencionar, os gráficos do game nem foram os melhores que a geração havia para oferecer na época, além do sistema de combate ser terrível. Em outras palavras, não é para todo mundo! Mas, se você gosta do gênero, é muito provável que você vá adorar. 

_____________________________________________________________________


Dead to Rights: Retribution

Este jogo é quase um filme de ação dos anos 80, sendo que o enrendo e gameplay lembram em diversos fatores a cultura daquela época. Mas o que surpreende aqui é de fato a jogatina, visto que na categoria de ação-aventura, este trata-se de um prato cheio, e bastante subestimado. Quando você não está saindo na porrada, atirando ou efetuando execuções em câmera lenta com o protagonista Jack, você controla seu fiel cachorro Shadow para os segmentos em stealth. A diversão é garantida para este game de ação frenética, que irá agradar quaisquer fãs do gênero.

_____________________________________________________________________


EarthBound

"Earthbound" é hoje em dia considerado uma lenda entre os vídeos games, frequentemente citado como um dos melhores jogos já feitos. Porém, a maioria das pessoas não o jogaram quando ele foi originalmente lançados nos anos 90 para o Super Nintendo. Inclusive, alguns fãs pagariam qualquer valor para terem em mãos uma cópia física do jogo para a plataforma original. Isso é muito peculiar, visto que o jogo vendeu apenas 149 unidades quando lançou nos EUA, cerca de metade comparado aos números no Japão. Alguns afirmam que a culpa foi do falho marketing, outros apontam para os seus gráficos cartunescos, que alguns gamers na época já consideravam datados. Mas "Earthbound" se tornou muito mais popular nos seus anos seguintes, gerando inclusive uma sequência lançada em 2006, além da versão de Wii de 2013. 

_____________________________________________________________________


Enslaved: Odyssey to the West

É curioso notar por gameplays que "Enslaved" lembra demasiadamente o mais recente sucesso de vendas e exclusivo da Sony, "Horizon: Zero Dawn", visto que ambos compartilham de premissas muito semelhantes e uma ambientação idêntica. Mas, tirando esse fato curioso do caminho, é uma triste realidade que "Enslaved" é um jogo tão subestimado! A história do game é incrível, contando com personagens fantásticos (inclusive a dublagem e movimentos do protagonista sendo capturados pelo mítico Andy Serkis) e um gameplay divido entre seções de combate e exploração (semelhantes a Uncharted). O jogo possuí muitas influências, mas isso não o faz pior em nenhum quesito!

_____________________________________________________________________


Grand Theft Auto: Chinatown Wars

Chega a ser difícil acreditar que um jogo da franquia "Grand Theft Auto", uma das mais rentáveis da indústria dos vídeos games, já teve um título que causou prejuízos. Eu estou falando de "Chinatown Wars", um exclusivo de Nintendo DS lançado em 2009. Mesmo tendo vendido menos de 9000 unidades na primeira semana de lançamento nos EUA, "Chinatown Wars" é um dos mais maduros jogos lançados para o portátil, visto que a fama da marca foca suas atenções em jogos familiares. Porém, é claramente visível a qualidade artística e tecnológica do game, visto que seus gráficos e gameplay prestam homenagens aos dois primeiros títulos da franquia, ao mesmo tempo que as mecânicas de jogo mostram-se calibradas e modernas na mesma medida.

_____________________________________________________________________


Grim Fandango

É muito triste pensar que um clássico cult quinem "Grim Fandango" se saiu tão mal nas vendas em seu período de lançamento. O jogo foi publicado pela LucasArts (na época em que a LucasArts ainda significava alguma coisa), o primeiro da empresa a usar gráficos 3D em ambientes pré renderizados, dando ao game um visual único. Com uma história pegando emprestado diversos elementos do gênero noir, "Grim Fandango" introduziu alguns dos personagens mais originais e intrigantes da indústria. Porém, mesmo ganhando aclamadas críticas, e ter sido mundialmente elogiado pelo seu design e direção, o título ainda é considerado um fracasso, tendo vendido meio milhão de cópias no mundo inteiro. Felizmente, o jogo teve mais uma nova chance na versão remasterizada de 2015!

_____________________________________________________________________


Jet Grid Radio

Se você já teve um Dreamcast, muito provavelmente você já jogou "Jet Grid Radio"! O grande problema? A maioria dos jogadores nunca tiveram um Dreamcast... É uma pena, pois alguns jogos tal como este, mostram que o potencial gráfico do console era mais subestimado do que parecia, tendo o jogo inclusive introduzido uma mecânica de gameplay carismática e divertida na mesma medida. Com prática suficiente, você poderia efetuar diversos movimentos em um patins de maneira muito fluente, pulando sobre obstáculos, se equilibrando em bordas, etc. Apesar do fracasso nas vendas, "Jet Grid Radio" conseguiu entregar inclusive uma sequência e alguns remakes em HD. Dito isso, sem dúvida trata-se de um clássico do Dreamcast que cativou os poucos gamers ao redor do mundo que tiveram a oportunidade de jogá-lo. 

_____________________________________________________________________


Kingdoms of Amalur: Reckoning

"Kingdoms of Amalur: Reckoning" é um daqueles jogos que lançaram na época mais errada possível! O game teve como concorrência de lançamento ninguém menos que "The Elders Scrolls V: Skyrim", sucesso absoluto de vendas e frequentemente citado como um dos RPG's mais influentes do século XXI. É uma pena, pois "Reckoning" trás consigo características muito especiais, como o próprio lore, criado pelo aclamado escritor de fantasias R. A. Salvatore, ou ainda o design de produção, criado pelo influente Todd McFarlane (que já fez o design de arte de Spawn e algumas edições de Spider Man). O jogo trouxe consigo um mundo com diversas atividades para se realizar, material que poderia alcançar mais de 200 horas de gameplay. Infelizmente, tantas horas de criação foram em vão, visto que pouquíssimas pessoas as aproveitaram, tendo o jogo vendido 1,2 milhões de cópias 90 dias depois de seu lançamento. Pode até não parecer tão pouco, mas visto que o jogo necessitava de, no mínimo, 3 milhões de cópias para não causar prejuízos ao estúdio, o título foi considerado um fracasso. 

_____________________________________________________________________


Max Payne 2: The Fall of Max Payne

Particularmente, o autor que lhes escreve tal matéria tem uma relação muito especial com "Max Payne 2", visto que foi o primeiro jogo que eu tive em mídia física para o Playstation 2, e como todos sabe, o primeiro jogo de uma plataforma tão especial a gente nunca esquece. Mas enfim, por que Max Payne 2 não vendeu bem? O primeiro jogo foi um sucesso suficiente para garantir uma sequência, tendo o título adquirido ótimas críticas em seu lançamento. O jogo inexplicavelmente vendeu muito mal, tendo com certeza sido a razão para "Max Payne 3" ter demorado tanto para sair do papel (que resultou em uma das experiências mais cinematográficas do Playstation 3). Enquanto isso, o segundo capítulo da trilogia trazia um roteiro envolvente e denso, gráficos de ponta para a época (amplamente superiores que seu antecessor) e um gameplay refinado e viciante. 

_____________________________________________________________________


Okami

"Okami", do PS2, é uma grande conquista no quesito artístico para todos os fãs, mas o número de vendas se revelou ser um fracasso comercial. O jogo conta a jornada do filho de um Grande Deus,  Amaterasu, em um mundo lindo baseado na mitologia folclórica japonesa. Com um gameplay inspirado por ninguém menos que "The Legend of Zelda", o título foi um sucesso de críticas, enquanto isso, vendeu 200 cópias na America do Norte em 2006, e apenas 66 mil unidades no Japão. Mesmo após ter sido relançado no Wii e PS3, Okami sofreu em tentar achar uma platéia, tendo suas péssimas vendas inclusive criado um recorde mundial, de "Vencedor de Game do Ano Menos Rentável da História", no Guiness em 2010. Essa provavelmente não é uma boa informação para colocar na contra-capa do seu jogo!

_____________________________________________________________________


Panzer Dragoon Saga

Após seus games antecessores terem sido simples rail shooters, a franquia "Panzer Dragoon" se dirigiu a uma trajetória nova, acolhendo o estilo de RPG de um "Final Fantasy" com seu clássico lançamento de 1998. Inclusive, o jogo é frequentemente citado como um dos melhores RPG's de todos os tempos. Então por que ninguém o comprou? Bom, o jogo teve a infelicidade de ser lançado para o Sega Saturn, no mesmo ano em que a plataforma encerrou suas produções na América do Norte. 

_____________________________________________________________________


PSI Ops: The Mindgate Conspiracy

Nesta aclamada aventura de 2004 para Xbox e PS2, o jogador controla Nick Scryer e seus poderes psíquicos, enquanto acompanha um perigoso grupo paramilitar que está na sua cola. Pode não parecer necessariamente inovador agora, mas é porque muitos outros jogos copiaram as mecânicas de poderes que este título subestimado veio a oferecer na época. Tristemente, os fãs do jogo não ganharam uma sequência, e muito provavelmente nunca iram, já que o estúdio por trás de "PSI Ops" fechou em 2010.

_____________________________________________________________________


The Saboteur

Sendo o último jogo produzido pela Pandemic Studios, "The Saboteur" é um jogo de mundo aberto situado na Segunda Guerra Mundial. Vendido como um "GTA na França nazista", com gráficos inspirados no gênero noir e um formato de história incomum, que põe você na linha da frente contra grande líderes nazistas, "The Saboteur" é até hoje um dos mais originais games do gênero. O jogo infelizmente vendeu muito mal quando foi lançado originalmente, tendo vendido menos de 1 milhão de cópias até então. 

_____________________________________________________________________


Shenmue II

Ryo Hazuki continua sua busca de vingança em "Shenmue II", um jogo da SEGA lançado para o Dreamcast em 2001. O jogo se passa na China, significando que os jogadores poderiam experienciar uma ambiente mais denso e urbano. "Shenmue II" adquiriu ótimas críticas, mas assim como diversos outros jogos da SEGA, as vendas não refletiram à recepção positiva. Dois anos após o lançamento, havia adquirido apenas 100 cópias vendidas, fazendo o jogo um dos maiores fracassos comerciais da época. 

_____________________________________________________________________


Singularity

"Singularity" é um jogo de tiro em primeira-pessoa com uma mecânica de viagem no tempo, que lhe permite avançar para frente ou para trás, resultado em uma dinâmica de gameplay viciante e envolvente na mesma medida. Alguns afirmam ter sido uma cópia de Bioshock quando foi lançado, mas esse divertido jogo ainda possuí momentos memoráveis e monstros originais. E caso você conseguisse achar algum amigo maluco quinem você para comprar um jogo tão desconhecido desses, a experiência ficava melhor ainda.

_____________________________________________________________________


Unit 13

"Unit 13" é um dos melhores jogos do escasso PS Vita! Você faz parte de uma equipe de mercenários especialistas em infiltração, demolição e diversas outras atividades. A história é incrivelmente simples, mas o jogo em si é um excelente shooter em terceira-pessoa com uma variedade extensa de missões e desafios que deixariam qualquer um ocupado por um bom tempo. Porém, a falta de sucesso do título com certeza é justificada pelo lançamento exclusivo em um dos portáteis de maior fracasso da indústria. Sem falar que arte oficial representa em cima era apenas uma granada, que não exemplificava bem sobre o que se tratava o jogo. 

_____________________________________________________________________


Valkyria Chronicles

Existem poucos jogos tão bonitos e viciantes quanto "Valkyria Chronicles" para o PS3. Esse RPG de estratégia tinha ótimos visuais, personagens memoráveis e um contexto de guerra que ganhava a atenção de qualquer jogador. Sua estética de anime com elementos literários traziam uma sensação clássica de "mundo antigo" baseado na Europa pré Segunda Guerra Mundial. Apesar das críticas positivas, "Valkyria Chronicles" não teve vendas exemplares, mesmo tendo arrecado muito mais no corte de preço original, mas nunca foi considerado um "sucesso". Felizmente, a versão de PC vendeu muito bem na Steam, arrecadando cerca de 659 mil cópias. 

_____________________________________________________________________


Vampire: The Masquerade – Bloodlines

Quase ninguém comprou "Vampire: The Masquerade - Bloodlines" quando foi lançado quase uma década atrás. Os vampiros não estavam tão na moda, mas aqueles poucos que compraram o título ainda inclusive o jogam, criando novos conteúdos para ele. Esse é o tipo de paixão que esse RPG híbrido ainda causa, com sua história imersiva sobre um vampiro tendo que negociar um mundo de clãs mortos competindo por supremacia. Ainda é considerado um ótimo trabalho, mas fique atento: até hoje a fase do hotel é incrivelmente assustadora, portanto jogue por sua conta e risco. 

_____________________________________________________________________


Vanquish

"Vanquish" é um dos jogos mais frenéticos que você poderia experimentar! O game não faz necessariamente nada novo, mas faz tudo certo, com controles e gráficos de última linha para a geração passada. Fãs do gênero disseram que o game lembra demasiadamente outras franquias de sucesso como "Bayonetta", mas às vezes, diversão supera inovação. "Vanquish" é, com certeza, um desses casos!

_____________________________________________________________________


Viking: Battle For Asgard

Existe algo para dizer sobre um jogo de destruição inimaginável em que você gasta seu tempo pisando em inimigos como se fossem formigas. Claro, pode não ser puramente inovador, mas caso você queira testar suas habilidades de rapidez em ambientes frenéticos, esse é o jogo para você. Sendo ofuscado por títulos mais famosos e inovadores, "Viking: Battle for Asgard" causa apenas uma coisa, mas de uma maneira muito, muito bem: diversão!

_____________________________________________________________________


~DungeonReborn

Nenhum comentário:

Postar um comentário