Anuncio !

quinta-feira, 21 de março de 2013

Análise Aliens: Colonial Marines


"Aliens: Colonial Marines" é um jogo com gênero survival-horror e ficção científica desenvolvido pela Gearbox Software, com associação de outras empresas, como a Nerve Software, TimeGate Studios e a Demiurge Studios. O game foi publicado pela Sega e lançado para Playstation 3, Xbox 360, PC e Wii U no dia 12 de fevereiro de 2013.


Info:

Desta vez o jogador encarna na pele de um "Colonial Marine", uma divisão especial do exército estadunidense responsável por ações militares em regiões fora do planeta Terra. Você assume o papel de um recruta recém alocado a um esquadrão que deve investigar o desaparecimento da astronave "Sulaco" (vista no segundo filme da série Aliens).

História bem Fraca:

Sem nada de espetacular, o enredo do game é bem simples, sem emoções e sem muito climax, realmente bem simples. O que fica sem decepções são as aparições de alguns cenários já conhecidos nos filmes da série "Alien" (explicações sobre ela mais para frente na análise). Além dessas cenários, algumas armas e outros detalhes já conhecidos pelos fãs são mostrados no game, incentivando alguns a não desistir de jogá-lo.


Sem muita novidade, o enredo do game apenas apresenta algum interesse 
quando cenários ou armas já conhecidas dos filmes da franquia são mostrados durante o gameplay

Gráficos Decepcionantes:

Os gráficos do jogo são muito ruins... Além de ultrapassados, eles não apresentam uma completa modelagem, expressões faciais de outros personagens são horríveis e alguns afirmam que o jogo anterior, lançado em 2010, apresentou inovações mais avançadas do que as mostradas no game. O que talvez deixe alguns sem decepções, são as aparições dos Aliens, que sim, apresentam aparentemente gráficos regulares...

E as Decepções Não Acabam Por Aí:

A jogabilidade do game é outro ponto principal que decepciona... O game é em primeira-pessoa, ao estilo FPS, mas isso também com muitas limitações. A locomoção de TODOS os personagens são estranhas, inclusive os dos inimigos. Tudo nesse ponto está, aparentemente, incompleto, com um estilo estranho de jogos de tiro em primeira-pessoa.

Origem é Referência:

Alien (no Brasil originalmente intitulado de "Alien: O 8° Passageiro") foi uma franquia de filmes dirigidos por Ridley Scott. O título do filme refere-se ao antagonista primário: uma criatura alienígena altamente agressiva que persegue e mata a tripulação de uma nave espacial. Essa criatura, obviamente, é o nosso principal inimigo no game. O filme original recebeu mais 3 sequências, intituladas como Aliens (1986), Alien 3 (1992) e Alien Resurrection (1997). 

Acima o cartaz oficial de cada filme lançado da franquia

Além de vários prêmios dados pela "Acadêmia de Cinema", como o Oscar de "Melhores Efeitos Visuais", a franquia ainda recebeu uma série de livros, brinquedos e outros jogos de vídeo-games. Além disso, os filmes principais receberam juntamente algumas pré-sequências, como a do filme "Alien vs Predator" (outro personagem fictício muito famoso no cinema).

Algumas coleções criadas para a série

Duração Muito Baixa:

Para quem não sabe, o game é separado em 11 missões distintas, cada uma com um objetivo. Mas o que irritará realmente muitos que pretendem comprar o game é a sua duração, que não chega a 5 horas, ou seja, se você ainda pretende conferir o jogo, preparem-se para explorar cada canto de cada missão, pois senão sua "diversão" irá acabar mais rápido que você imaginar.

Dificuldade Amadora:

O que ainda ajuda para a finalização rápida do game é a sua dificuldade, completamente amadora, tanto de inimigos simples, quanto de chefes, que na maioria das vezes, acabam levando no máximo uns 3 minutos para o jogador derrotar. O que também ajuda esse ponto é a falta de terror que o game acaba deixando de lado e que deixa o jogador com vontade de jogar o game de qualquer jeito, sem se preocupar com as consequências.

Propaganda Enganosa:

Mais realmente, o que mais irritou no lançamento do jogo foi a sua propaganda enganosa. Na E3 2012 haviam sidos mostrados jogatinas feitas pelo diretor do game. Porém, essas jogatinas são de outro jogo aparentemente, pois nada está igual nesse resultado final que recebemos. Além disso, imagens vazadas na internet mostrando que o game apresentaria gráficos lindos, Aliens lhe atacando pra valer, além de outros pontos que NÃO EXISTEM no game, simplesmente não existem. Obviamente a empresa responsável já recebeu várias críticas negativas, tanto de sites especializados, quanto dos fãs e até mesmo processos, afirmando que o jogo, como eu disse, é uma "Propagando Enganosa".

Comparem vocês também...

Bugs Sem Parar:

O que ajudou mais ainda nas críticas negativas foram os excessos de bugs que o game apresenta. Inimigos atravessando paredes, atravessando você mesmo, desaparecendo, partes do corpo dos personagens entrando dentro dos cenários... Esses são alguns de vários defeitos aparentemente mostrados no game, que sim, deixa o jogo mais pobre e com bem menos diversão.

E Quando Algo Vai Ficar Bom...

Algo que não decepcionou, por incrível que pareça, foi a dublagem dos personagens principais, que acabaram combinando... Porém, nem tudo foi perfeito nesse requisito, os personagens paralelos ou secundários tem vozes estranhas, além dos barulhos dos inimigos Aliens, que de vez em quando parecem mais bebês chorando.

Um pouco de Nostalgia Para Alegrar a Situação:

Outro ponto, que novamente por incrível que pareça, não decepcionou tanto, foram os cenários, que em algumas missões, mostraram-se bem sombrios, com o verdadeiro clima da série de deixar o jogador com aquele frio na barriga, esperando algum inimigo aparecer no meio do nada. Porém, isso também não foi perfeito, pois podemos ver a falta de trabalho gráfico nesse ponto, modelagem das paredes incompletas e mais alguns defeitos que podemos perceber.

Acima alguns dos cenários, em que podemos perceber o clima sombrio 

Aquela Vontade de ter Medo:

Ao contrário dos jogos anteriores inspirados na série, em que sempre apresentava-se um suspense de mostrar os inimigos, esse jogo apenas mostra um clima de "cadê ele?" durante a jogatina, pois suspense ou certo medo de encontrar o inimigo não conseguimos sentir... 

Multiplayer, Não Tira Nem Coloca:

Um dos modos que podemos analisar no game é o multiplayer. Não tenho muito do que dizer dele, pois apresenta todos os mesmos defeitos da campanha, gráficos, jogabilidade robótica, entre todos os outros já citados. Existem dois modos, o "Deathmatch" clássico, de Aliens vs Marines e um modo que lembra bem a dupla "Left 4 Dead", em que os Marines devem escapar do local enquanto os Aliens tentam impedir a qualquer modo.

Resultado Final:

Como resultado final dessa amarga análise, acho que vocês devem cuidar bem do seu dinheiro e deixar essa experiência passar reto. Até mesmo você, que é super fã da série não deve se frustar vendo uma obra relacionada com o assunto feita com tanto descuidado. Eu acredito que o problema mais sério dos responsáveis foi a propaganda enganosa para tirar o dinheiro de todos, além disso, quem sabe se eles tivessem trabalhado mais no game e o deixasse para lançá-lo mais ou menos 1 ano depois o resultado não tivesse sido melhor?

__________________________________________________________________


Aliens: Colonial Marines
Playstation 3 / Xbox 360 / PC / Wii U
Fevereiro de 2013

Aliens: Colonial Marines é um jogo eletrônico em desenvolvimento pela Gearbox Software usando o motor Unreal Engine 3 com um novo renderizador e publicado pela Sega para a PlayStation 3, Xbox 360, Microsoft Windows, Wii U e Em nuvem (On Live). 

EnredoDesta vez o jogador encarna na pele de um "Colonial Marine", uma divisão especial do exército estadunidense responsável por ações militares em regiões fora do planeta Terra. Você assume o papel de um recruta recém alocado a um esquadrão que deve investigar o desaparecimento da astronave "Sulaco" (vista no segundo filme da série Aliens).

Nota: 5,0

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário