Anuncio !

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Easter Eggs e Segredos de The Last of Us


Graças ao imenso sucesso que a postagem "Easter Eggs e Segredos" feita no começo de 2013, a equipe do "A Place of Games" decidiu repetir a dose com o também sucesso "The Last of Us", game lançado em junho deste ano. Sendo assim, é importante ressaltar que grande parte dos easter eggs do game em questão tratam-se de óbvias referências a própria empresa da Naughty Dog e outros games da produtora. 

* The Last of Us já possuí análise e guia de troféus completo no nosso blog, quem ainda não conferiu, bora ler ambas as postagens; 

ATENÇÃO: Apenas leia os fatos a seguir se você já completou a campanha principal do game, caso contrário, indicamos que não continuem essa ação, pois a postagem está cheia de spoilers. 

__________________________________________________________________

Revelações a Seguir:


Anunciando um Jogo em um Jogo:


A primeira relação entre "The Last of Us" e os jogos de "Uncharted" está aqui. Já no começo de "Uncharted 3: Drake's Deception", estamos em um bar e no canto do ambiente existe um jornal escrito "Scientist are struggling to understand deadly fungus (Cientistas estão 'se matando' para entender fungo mortal)". 

Isso ocorreu pois de acordo com a Naught Dog, produtora do jogo, eles iriam anunciar "The Last of Us" um pouco antes do lançamento de "Uncharted 3", mas como podemos perceber, eles acabaram não o fazendo, e esqueceram de remover o easter egg do jogo. 

__________________________________________________________________

Amamos o PS3: 


Já percebemos que a Naughty Dog é uma empresa que adora a Sony, e sendo assim, eles lançam vários títulos exclusivos para a plataforma principal da empresa, o Playstation 3. Mas, essa paixão ficou ainda mais evidente em "The Last of Us", pois em inúmeros locais é possível ver o console parado em uma estante ou mesa. Pelas minhas pesquisas, existem três localizações com o ps3 slim estampado na tela.

- A primeira está na casa de Joel ainda no prólogo, na frente da TV da sala de estar;
- A segunda está nos dormitórios onde as criaturas já dominaram o ambiente na "Universidade";
- E a última está em uma loja do "Lakeside Resort", que seria da imagem acima.


__________________________________________________________________

Eu Conheço esse Assobio!!

Uma das ocasiões mais divertidas que o game lhes proporcionou na jogatina foram as tentativas de assobio que Ellie executa em alguns momentos mais calmos do jornada. Primeira vez ocorreu na "Cidade do Bill", em que a personagem tentava mas não conseguia fazer a ação. Mas já na fase seguinte, "Pittsburgh" Ellie enfim consegue soltar as cordas vocais e começa a assobiar, mesmo que de forma amadora. 

Mas o que interessa aqui, é que diversos jogadores conseguiram achar uma semelhança entre o assobio de Ellie e a música tema da trilogia Uncharted. Veja você mesmo:



__________________________________________________________________

Loja de Músicas Fictícias!! Será??


A "Cidade do Bill" é uma das fazes mais detalhadas do game, e lá existem várias localizações interessantes para explorar. Dentre elas, existe uma loja de músicas, chamada "Marquis". Entrando no local, é possível ver diversos discos, e Ellie chega até mesmo a comentar que era triste ver todas aquelas músicas simplesmente paradas ali. 

Mas o easter egg está na verdade nos títulos dos discos, que são referências óbvias a diversos grupos reais e até mesmo a outros jogos. Como exemplo temos: 

- "The Shambalas" = referência a cidade de Shambala, vista em "Uncharted 2: Among Thieves"; 
- "Blassard Boys" = uma imitação do grupo "Backstreet Boys";
- "Detroit Will Burn" = uma referência a música "Spoofing Los Angeles is Burning" da banda "Bad Religion", lançado no álbum "Empire Strikes Back" em 2004; 
- "Fullfunk" = uma imitação do grupo "Daft Punk". 

E muitos outros... 

__________________________________________________________________

Casa de The Walking Dead:

Aparentemente outro universo que "The Last of Us se inspirou foi o de "The Walking Dead", a trama criada por Robert Kirkman, que estreou nas HQ's, virou série de TV e até ganhou games. Dentre os jogos, "The Walking Dead: The Game" foi um sucesso, e ganhou até mesmo como "Jogo do Ano" de 2012. 

Mas enfim, "The Last of Us" possuí uma cena em que Joel e Ellie alcançam uma casa, obviamente abandonada. Porém, tudo naquele local estava semelhante a uma casa vista no primeiro episódio do título da Telltale Games. O jardim, a piscina, uma casa na árvore e até mesmo ambas as casas em si são muito parecidas. 


__________________________________________________________________

Chave de Segurança com Rosto Familiar:


Em um dos momentos mais tensos de "The Last of Us", em que acabamos caindo no porão do hotel, ainda na fase "Pittsburgh", somos destinados a achar uma chave de segurança para abrir uma porta e sair daquele horrível lugar. O possível easter egg aqui se dá pelo fato de que se você for olhar o cartão, o nome do antigo dono era Jack Sullivinsky, talvez uma referência a Victor Sullivan da trilogia Uncharted. 

Até mesmo a aparência de ambos os homens são semelhantes, até porque, existem diversos segredos e easter eggs de Uncharted em "The Last of Us", e esse provavelmente seria mais um deles. 

__________________________________________________________________

Naughty Dog: 


Realmente ficou evidente que a desenvolvedora do game, a "Naughty Dog", realmente gostou da ideia de fazer referências a sua empresa. A primeira delas é no poster visto em diversas localizações com a escrita "Jak", do outra série famosa da empresa, "Jak e Daxter". Além disso, nesses mesmos posters pode ser visto um número de telefone terminado com as iniciais "TLOU" (The Last of Us) e um URL com o site oficial do game. 

Também em Pittsburgh é possível achar um 'mousepad' com o logo da empresa, a qual vocês podem conferir logo acima. Esse artefato está no quarto de uma criança no apartamento extra do prédio que passamos. 

E por último é possível ver na fase "Lakeside Resort" um pet shop chamado "Faithful Dog" (Cachorro Fiel), uma piada pelo nome da empresa, "Naughty Dog" (Cachorro Desobediente, na tradução).

__________________________________________________________________

Um Filme Estúpido para Adolescentes:



Na minha opinião, uma das brincadeiras mais engraçadas que os desenvolvedores de "The Last of Us" fizeram foi esta. Em "Pittsburgh" quando você se aproxima de um cartaz, é possível fazer com que o personagem comece uma conversa com a Ellie. Nesse momento, a menina o pergunta sobre aquele filme no cartaz, achado que era algo extremamente apavorante. Joel simplesmente responde: "it's a dumb teen movie (é um filme estúpido de adolescentes)"

É simplesmente uma referência óbvia a saga "Crepúsculo", que possui muitos odiadores neste mundo, incluindo eu mesmo. Mas, não fiquem bravos conosco, e sim com o Joel!!

__________________________________________________________________

Brinquedos de Fãs:


Novamente em "Pittsburgh", logo após encontrarmos Sam e Henry pela primeira vez, é possível entrarmos em um quarto de uma criança. Dentro deste cômodo, pode ser visto dentre os brinquedos, versões pelúcias de "Jak e Daxter" na estante da parede. Juntamente no local, ainda é possível vermos uma versão de Nathan Drake, protagonista da série Uncharted, novamente em pelúcia. 

Ambos os personagens são de jogos da "Naughty Dog". 


__________________________________________________________________

Hot Line:


Esse sem dúvida é o segredo que todo mundo conhece no game. A "Hot Line" virou famosa pela maior mancada na história da Naughty Dog. Tudo aconteceu quando eles colocaram em uma parede números para ajuda da peste, mas infelizmente, esses números eram reais. A "Naughty Dog" disse que eles queriam colocá-los como nos cinemas, terminando com os números 555, localização do EUA. Porém, alguém não ajudou e colocou ao invés disso os números 800 antes do 555, o que faz com que a linha funcione.

Se você fosse ligar para o número, cairia em um famoso "disque-sexo" dos Estados Unidos. Esse erro foi arrumado pela desenvolvedora na atualização 1.02, em que eles acabaram colocando uma espécie de lama em cima dos números. A empresa pediu diversas desculpas, e comprovaram que não havia intenção de fazer toda essa confusão. 

__________________________________________________________________

Jogos de Tabuleiro:


E a sessão de games conhecidos não acaba por aí. Novamente em "Pittsburgh", agora dentro de uma loja de brinquedos, é possível ver jogos de tabuleiro nas estantes, dentre eles de "Jak e Daxter" e "Uncharted". O primeiro é fictício, mas o do "Uncharted" realmente existe, foi moldado por Hayato Kisaragi e pode ser facilmente encontrado online. 


__________________________________________________________________

Filme de Uncharted com Justin Bieber?


Em diversas localizações existe um jornal com a principal manchete: "Uncharted 13: A Lush Movie - Justin Bieber as Drake (Uncharted 13: Um Filme Exuberante - Justin Bieber como Drake)". Realmente não existem muitas palavras para tal "segredo" que "The Last of Us" nos trás. Talvez a "Naughty Dog" tenha feito isso como uma brincadeira justamente para provocar os fãs, mas na verdade, muita gente não gostou nem de pensar numa hipótese dessas.

Pessoalmente eu achei uma brincadeira desnecessária e a hipótese é um pesadelo para todos. 

__________________________________________________________________

Bar de O'Sullivan:

Se você é fã da trilogia Uncharted, já está cansado de saber que o momento inicial de "Uncharted 3: Drake's Deception" se passa no bar de Victor Sullivan, já mencionado antes aqui nesta postagem. Enfim, este bar também existe em "The Last of Us", literalmente. Logo após sermos obrigados a nos separar de Sam e Henry, junto com a Ellie chegamos em um local cheio de inimigos. 

Depois que você se livra desses inimigos, é possível dar uma olhada melhor no local. Até o nome do bar é o mesmo do visto em "Uncharted 3", o "O'Sullivan Irish Pub". A aparência de ambos os ambientes é idêntica, ou seja, é um easter egg duplo. 


__________________________________________________________________

Java Jak:


Imediatamente após sair do bar "O'Sullivan Irish Pub", a nossa frente é possível ver um carrinho de café, com o logo escrito "Coffe Java Jak Cart". Como muitos conseguem perceber, é uma referência óbvia mais uma vez ao outro título da Naughty Dog, "Jak and Daxter". 

Realmente os desenvolvedores curtiram encher de easter eggs sobre suas franquias mais conhecidas... 

__________________________________________________________________

Don't Open, Infected Inside:


Um dos melhores easter eggs que "The Last of Us" nos proporcionou foi relacionado a uma das minhas séries de TV favorita, "The Walking Dead". Como já foi dito, o universo criado por Robert Kirkman já havia tido um espaço para um easter egg, mas desta vez trata-se da série televisiva, mais precisamente no primeiro episódio dela, e uma das cenas mais clássicas da trama.

Logo após escaparmos dos esgotos e entramos nos Subúrbios, Henry irá nos apontar um aviso que estava nas paredes, que dizia "Don't Open, Infected Inside". Como vocês vêem na imagem acima, quase a mesma frase é vista em "The Walking Dead", mas originalmente ela saiu daqui, então o easter egg vale para o "The Last of Us". 

__________________________________________________________________

A Estrada - Cormac McCarty:


Mais um easter egg inspirado em obras literárias ou filmes é mostrado no momento em que tomamos controle da Ellie, e sendo assim podemos abrir sua mochila e ver seus pertences. Dentre eles, existem algumas obras literárias, e uma delas se chama "To Get To The Other Side (Para Chegar ao Outro Lado)", escrita pela autora fictícia Kathryn McCarty, com a capa de uma galinha assobiando enquanto atravessa uma estrada. 

O easter egg não está exatamente na capa da obra, mas sim na sua autora. Muitos talvez não conheçam, mas de fato existiu o autor Cormac McCarty, que escreveu sucessos como "The Road (A Estrada)", a história de um pai e filho numa jornada em um mundo pós-apocalíptico. Soa familiar? Quem quiser conhecer melhor a obra, fique sabendo que também existe o filme sobre a jornada desses personagens. 

__________________________________________________________________

The Last of Us 2 e 3?


Não exatamente um segredo ou easter egg, mas sim um fato... Voltando em maio, tivemos a oportunidade de ver que a Sony tinha registrado o domínio de "thelastofus2.com" e "thelastofus3.com", trazendo a possibilidade de que o game vire uma trilogia. 

Neil Druckmann, diretor de The Last of Us, comentou sobre uma possível sequência: "Essa jornada de Joel e Ellie está completa, a jornada com os Vaga-Lumes e o que eles fizeram procurando a cura e tudo isso. Nós não iremos continuar com isso. Tem pessoas no estúdio que iriam adorar voltar ao Joel e a Ellie. Mas eles apenas o farão se eles tiverem algo novo, algo significativo para mostrar, pois a última coisa que queremos é repetir a nós mesmos."

Se realmente fosse existir uma continuação no futuro, que os criadores o façam da mesma excelente qualidade que eles fizeram o "The Last of Us" original, e que por favor, continue com a história desses dois fantásticos personagens. 

"Okay, i know it doesn't look like, but this here is not a bad read, only one probleam: TO BE CONTINUED!!!!

__________________________________________________________________


~Lolo GM

8 comentários:

  1. Também odeio essa droga de crepúsculo. Estou acompanhando o blog agora, o meu preferido!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza não somos os únicos há não gostar dessa denominada "franquia adolescente" kkkkkkkkkkkkkkk
      Muito obrigado por nos considerar de tal maneira, realmente ficamos muito felizes!!!

      Excluir
  2. Pode se considerar um easter egg, o fato da sarah, filha do joel ter sido baseada na personagem interpretada pela kristen stewart?

    ResponderExcluir
  3. Eu achei outro easter-egg no jogo que passou despercebido. Quando chegamos na frente da escola, nos deparamos com muitos zumbis e muitos ônibus escolares, e um desses ônibus é de Springfield, eu acho que os Simpsons estão escondidos nos arredores... HAHAH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa meu amigo, que legal, realmente.,. Admito que nunca havia percebido isso, e nem a internet está ciente, mas de fato é um easter egg muito legal :D

      Excluir
    2. Cara, Springfield é uma cidade dos Estados Unidos... ekla realmente existe

      Excluir