Anuncio !

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Análise Battefield: Hardline


"Battlefield: Hardline" é um jogo de tiro em primeira-pessoa, desenvolvido pela Visceral Games (em parceria com a empresa original responsável pela franquia, a "DICE") e publicado Eletronic Arts. O game foi lançado no dia 17 de março de 2015, tendo versões para Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360, Xbox One e PC

Info:

O protagonista da campanha single-player de "Hardline" é Nick Mendoza, um policial que acabou de se tornar um detetive. Após enfrentar uma perseguição de carros e ser colocado lado-a-lado com sua nova parceira, Khai Minh Dao, Nick tenta desvendar o rastro do tráfico de drogas que invade as ruas de Miami. Porém, com o passar das investigações, ele percebe que o poder e corrupção podem afetar ambos os lados da lei. 

Enredo Clichê:

Que a franquia "Battlefield" quase nunca deu destaque para suas campanhas single-player (com excesso dos capítulos "Bad Company"), é um fato. Porém, mesmo "Hardline" sendo uma espécie de 'spin-off' da franquia, uma leve chama da esperança dizia que além de inovar as dinâmicas de jogabilidade (trazendo o fator "polícia e ladrão", e saindo da zona de guerras modernas) a história mais interessante que os capítulos anteriores da série. Infelizmente, ainda não foi o caso. 

Mesmo trazendo um tempo de campanha mais extenso (algo que os produtores haviam, de fato, prometido em entrevistas antes do lançamento), a história por trás de Nick Mendoza é MUITO desinteressante, clichê e previsível. Fortemente inspirada em filmes medianos de policiais, o jogo falha ao tentar inovar o conceito de campanha da franquia. 

"Battlefield: Hardline" falha em tentar trazer uma campanha 
mais dinâmica para a série, pois, apesar de mudar seus parâmetros, 
enfrenta clichês e situações previsíveis do gênero

Gráficos Surpreendentemente Inferiores:

Uma das características que mais surpreenderam os jogadores e fãs da série, foi o fato dos gráficos estarem visualmente inferiores aos de "Battlefield 3" e "Battlefield 4". Os fatores mais perceptíveis ficam por parte das cinemáticas, evidentemente menos modeladas e reais que ambos os jogos anteriores. O jogo já não impressiona pelo seu realismo ou sensação de estarmos em um filme. 

Outro fator bastante notável fica por parte dos cenários do game, no qual em algumas fases encontra-se, literalmente, incompleto, basta-se ter uma visão mais aproximada das modelagens e texturas. Isso foi bastante impressionante, principalmente pelo fato da franquia ser reconhecida, igualmente, pela sua qualidade gráfica nas ambientações. Mais uma decepção, de fato!

A diferença gráfica nas cinemáticas de "Hardline" com "Battlefield 3" 
(lançado em 2011) é bastante evidente

Jogabilidade Mais Pesada, Porém Mais Diversificada:

É evidente que, ao menos na jogabilidade, os produtores de "Hardline" tinham a intenção de deixar tudo como estava, mas na verdade não foi isso que aconteceu. A jogabilidade está mais pesada, não sendo tão natural e realista como dos jogos anteriores. Não que isso seja algo que atrapalhou, mas não deixa de ser outra característica inferior aos games anteriores. 

Contudo, somos presenteados com uma nova dinâmica nas fases. Agora, além de apenas matarmos os inimigos e passarmos as fases de maneira linear, o jogo lhe trás a possibilidade de entramos em modo stealth, derrubarmos nossos inimigos de maneira silenciosa, ou ainda, imobilizarmos eles mostrando nosso distintivo, que faz com que eles se entreguem à nós no mesmo momento. É uma aproximação nova e original na série, talvez a única significativa do jogo. 

"Hardline" trás uma jogabilidade mais dura, porém consegue inovar ao sair da dinâmica 
linear dos jogos anteriores, e apresentar várias maneiras de se passar de uma fase

Dublagem Polêmica:

E nada melhor do que começarmos falando sobre a polêmica dublagem de "Battlefield: Hardline". Esta, em especial, foi uma característica revoltante aos jogadores brasileiros. Obviamente, o jogo trás uma dublagem especializada em nosso país, mas a mesma está evidentemente mal trabalhada. Não acho justo falarmos apenas do trabalho do cantor Roger, mas sim da equipe como um todo, até porque o elenco inteiro faz um trabalho medíocre. Roger apenas ganhou "fama" pois dublava o protagonista, além de seu nome ter um valor destacado na hora de conferirmos a qualidade. 

O cantor não esbanja emoções ou diversidade em suas falas, e chega a ser irritante aos ouvidos vê-lo dublar. Mas, novamente, ele é apenas o "pivô" na história, pois o elenco de coadjuvantes e figurantes está igualmente abaixo da qualidade média. Sem sombra de dúvidas, "Hardline" brilha muito mais no seu áudio original. Novamente, é interessante comentarmos sobre a postura de Roger ao saber de tantas críticas pelo seu trabalho. O cantor agiu de forma extremamente infantil e agressiva, chegando a, inclusive, discutir em redes sociais com a lenda das dublagens, Guilherme Briggs. Vai entender!

O cantor Roger faz um trabalho medíocre, junto com todo 
o elenco de coadjuvantes e figurantes do jogo

IA Ruim:

Outra característica decepcionante de "Hardline" é sua mal-trabalhada inteligência artificial. Nos jogos anteriores, isso não era um problema evidente, levando em conta que os inimigos tinham uma boa noção em acertar os tiros, se esconder, não serem estúpidos, etc... Porém, atualmente, tudo isso virou de cabeça pra baixo, e podemos ver a tamanha falta de trabalho em momentos 'stealth', no qual os inimigos demoram, e muito, para perceber nossa presença, o que acaba tornando o jogo muito mais fácil. 

Loads Demorados:

"Hardline" também testa a paciência de seus jogadores, que, mesmo na campanha single-player, terão que esperar em torno de 10 à 15 segundos de 'loads' na tela. Esse número pode ser baixo para quem não tem o costume de se entreter com vídeo-games, mas, quem gosta de FPS's, por exemplo, sabe que isso tira a paciência do jogador, que esperava loads automáticos, algo já tão comum em games de qualidade. 

Duração Mais Extensa:

Se "Hardline" falhou ao trazer uma campanha de maior qualidade do que nos jogos anteriores, ao menos os produtores cumpriram sua promessa, e o jogo é mais extenso que outros "Battlefield's". Antigamente, já fomos proporcionados com míseras 4 à 5 horas de gameplay. Atualmente, "Hardline" eleva esses números para 8 à 10 horas de duração, o que é bastante gratificante. Claro, ainda falta muito para poder ser considerado um jogo longo, mas é um salto bem grande na série. 

Multiplayer - Mapas Bonitos, Novos Modos, Porém...

Em 2013, "Battlefield 4" inovou o multiplayer da série com a introdução do "Levolution", que trazia transformações climáticas no meio das partidas, que afetariam completamente a jogabilidade. "Hardline" trouxe novamente esse sistema, apenas implanto-o em novos mapas. Claro, acho que ninguém esperava que um 'spin-off' fosse inovar as partidas multiplayer, mas o resultado final pode considerado satisfatório. 

Traze quatro classes distintas (Mecânico, Profissional, Enforcer e Especialista), "Hardline" faz bonito na detalhação dos novos mapas (descaradamente mais bem trabalhados que os do single-player). Dentre os novos modos, é onde o jogo mais brilha, trás consigo os: Heist (os criminosos têm de retirar as encomendas de um carro blindado, e levá-las para um ponto de extração, a policia tem de os deter. Os criminosos ganham se conseguirem levar todas as encomendas para o ponto de extracção), Rescue (os policias e os S.W.A.T têm de salvar reféns dos criminosos), Hotwire (a policia persegue os ladrões em altas velocidades através de cenários expandidos), Crosshair (Duas equipas de 5v5+1 defrontam-se entre si com um limite de três minutos e sem recomeços depois de morrer, em que um dos jogadores tem uma extração designada a um de dois pontos possíveis. Ganha a equipa que matar todos os inimigos ou o jogador VIP) e Blood Money (ambas as facções tem de recuperar o dinheiro de uma caixa aberta no centro do mapa, e levá-lo para o carro respectivo de cada equipa. A equipa ganha se conseguir juntar 5 milhões ou se tiver mais dinheiro que a outra no fim do tempo limite).

Obviamente, os modos clássicos (como Team DeathmatchConquest) ainda estão disponíveis. Entretanto, fica uma dúvida se "Hardline" teve "medo de ser grande". Eu digo isso pois, ao contrário dos jogos anteriores, os novos mapas do game são bem menores, e suas proporções não atravessam largas escalas como em "Battlefield 3" ou muito menos "Battlefield 4". Isso é, sem dúvida, uma decepção dos fãs da série. 

Resultado Final:

"Battlefield: Hardline" é, sem sombra de dúvida, um dos jogos mais fracos da série nos últimos anos. Isso se dá por diversos fatores, a grande maioria inferiores aos games anteriores. Ao começar pelo enredo que, apesar de mais extenso do que nunca, é clichê e desinteressante. Os gráficos estão evidentemente inferiores que nos jogos anteriores, tirando a qualidade de grande parte das cinemáticas e ambientações. A jogabilidade é quase a mesma, porém também conseguiu ser mais pesada e menos ágil. 

Para os jogadores brasileiros, "Hardline" é um abominação auditiva. A voz do cantor Roger e diferentes dubladores são miseráveis, e sem dúvidas uma das piores dublagens dos últimos anos no mercado brasileiro. A opção original é bem mais favorável. Outros detalhes abrangem a inteligência artificial, mais fraca e estúpida, e os 'loads', mais demorados. Em relação ao multiplayer, esse continua divertido, com acréscimos de mapas e novos modos, mas sua dimensão é menor que nos jogos anteriores. No fim, "Hardline" é outra decepção de 2015 (algo que começa a assustar) e não será muito significante na série daqui pra frente. 

__________________________________________________________________


Battlefield: Hardline
PS4 / PS3 / Xbox One / Xbox 360 / PC
Março de 2015

"Battlefield: Hardline"é um jogo de tiro em primeira-pessoa, desenvolvido pela Visceral Games (em parceria com a empresa original responsável pela franquia, a "DICE") e publicado Eletronic Arts. O game foi lançado no dia 17 de março de 2015, tendo versões para Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360, Xbox One e PC. 

Enredo: o protagonista da campanha single-player de "Hardline" é Nick Mendoza, um policial que acabou de se tornar um detetive. Após enfrentar uma perseguição de carros e ser colocado lado-a-lado com sua nova parceira, Khai Minh Dao, Nick tenta desvendar o rastro do tráfico de drogas que invade as ruas de Miami. Porém, com o passar das investigações, ele percebe que o poder e corrupção podem afetar ambos os lados da lei. 

Nota: 6,0

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário