Anuncio !

sábado, 11 de abril de 2015

Análise Total War: Attila


"Total War: Attila" é um game de gênero estratégia, usufruindo de uma campanha mapeada e batalhas em tempo real. Foi desenvolvido pela The Creative Assembly e publicado pela Sega. É o nono jogo da 'standalone' da franquia "Total War", iniciada em 2000 com "Shogun: Total War". O título foi lançado em 17 de fevereiro de 2015, exclusivamente para PC


Info:

"Total War: Attila" leva os jogadores de volta ao anos de 395 AC, um tempo de tumultos apocalípticos no início da Idade das Trevas. Até onde você irá para sobreviver? Você derrubará toda a opressão do mundo e criará um reino bárbaro? Ou você tomará o lado dos últimos sobreviventes do Império Romano numa tentativa de se defender contra a tempestade que se aproxima?

Gráficos Melhorados:

A diferença de lançamento entre "Total War: Rome II" e "Attila" foi de 2 anos. Nesse meio tempo, a Creative Assembly não trouxe inúmeros avanços gráficos para a franquia, mas o resultado, por incrível que pareça, é satisfatório. Acusados, inúmeras vezes, de serem mal modelados e faltarem texturas em seus cenários, o gráfico de "Rome II" decepcionou alguns. Em 2014, a versão definitiva do game, "Emperor's Edition", trouxe melhorias significantes. Mas, é apenas com "Attila", que o mesmo cenário é realmente melhorado. 

Aqui, temos avanços notáveis nas texturas do mapa de campanha, em que muitos mais detalhes miniaturizados estão em seus determinados lugares. A grama está mais densa, a coloração dos diferentes locais está mais extensa e deserto e neve estão extremamente distintos. Nas batalhas em tempo real, menos detalhes foram melhorados. Porém, agora, se sua máquina aguentar a potência "Ultra" (desta vez, não tão difícil, levando em conta que as malditas quedas de frames repentinas do jogo anterior foram arrumadas), você terá uma experiência lindíssima, principalmente ao que se diz respeito ao detalhamento do fogo e texturas das armaduras. 

Percebam tamanha diferença gráfica em ambas as versões

Jogabilidade Pouco Mexida:

Com exceção dos bugs, a jogabilidade de "Total War: Rome II" estava muito boa. Os produtores da série sabiam disso, e decidiram explorá-l exatamente no mesmo sistema, apenas alterando detalhes e tirando, definitivamente, as horríveis quedas de frames e bugs frequentes do game anterior. Desta vez, é uma raridade muito grande vermos qualquer uma das ocasiões acontecerem. 

Na campanha mapeada, os produtores decidiram continuar com exatamente os mesmos controles, o que foi a escolha certa, tendo em vista que "Rome II" tinha este como um ponto positivo. Já nas batalhas, os controles igualmente são os mesmos, mas alguns detalhes (como a configuração do 'layout' das unidades), estão diferentes.

A jogabilidade obteve mínimas mudanças, pelos 
quais os controles continuam os mesmos

Facções Totalmente Novas:

Mesmo passando-se em um período histórico semelhante ao game anterior, "Attila" trás consigo novas e totalmente originais facções jogáveis. Apesar de existirem 56 facções até o momento (pois muitas expansões são lançadas diariamente), apenas 10 são jogáveis ao início do game, enquanto outras fazem parte de DLC's ou apenas estão colocadas ao 'background' do jogo. 

Apesar da comparação do número existente e jogável seja decepcionante, as novas facções foram muito bem elaboradas. Você pode tanto escolher jogar como os bárbaros Hunos e suas legiões semelhantes, como pode reerguer Roma, tanto a Oriental, quanto a Ocidental. Ou ainda, se você preferir, pode sair totalmente desse cenário, e controlar facções do outro lado do mundo, como os Persas, por exemplo. 

As 10 facções totalmente novas e jogáveis de "Total War: Attila"

Mesmo Mapa, Poucas Mudanças:

Como já foi dito, o período histórico abordado de "Attila" é semelhante ao visto em "Rome II". Com isso, os produtores usufruíram do mesmo cenário para a campanha mapeada. Na prática, isso não pareceu algo ruim, tendo em vista que foi o maior cenário que a franquia já havia realizado nos seus jogos. Reaproveitá-lo é uma ideia aceitável, mas se você já estava enjoado do mapa anterior, não pense que terá novas emoções na campanha. Obviamente, os gráficos foram melhorados e as texturas miniaturizadas estão mais detalhadas. 

Efeitos Sonoros Iguais:

Um dos grandes problemas em trazer jogos novos em suas franquias, durante um curto período de tempo, é pecar na reciclagem. Felizmente, isso não chega a ser algo que incomoda em "Total War: Attila", mas certas características são bem visíveis que foram muito reaproveitadas. Talvez o áudio do jogo seja o maior exemplo, no qual muitos efeitos sonoros são os mesmos vistos dois anos antes, em "Rome II".

Tudo bem, não chega a ser algo negativo, até porque estamos apenas falando dos "efeitos sonoros". A trilha sonora em si é original na série, ainda que esteja longe de ser uma das mais marcantes que a Creative Assembly já produziu. Contudo, a reciclagem nos jogos, em quaisquer locais que ela possa existir, é algo que os jogadores não agradecem. 

Árvore de Família:

Uma das características completamente novas na série, e talvez o maior destaque de "Attila" na franquia "Total War", seja a inclusão da "Árvore de Família". Basicamente, a intenção dos produtores é dar um maior destaque na monarquia de cada uma das facções do jogo, em que você controla um exército, inclusive, com o seu Rei. Agora, imagine o personagem morrendo em batalha, as tamanhas novas decisões e conflitos que iria gerar-se. Esse é um dos objetivos da nova inclusão!

Sem dúvida, é uma ótima característica nova, e que com certeza irá seguir na série em jogos futuros. Todas as decisões não acontecem apenas com os caminhos traçados diretamente pelo jogador. Algumas mudanças, tais quais herdeiros ficarem loucos ou governadores de certos estabelecimentos serem alvos de polêmicos aconteceram diariamente, que fará você continuar sempre atento. 

A "Árvore de Família" em "'Total War: Attila" é 
uma ótima e complexa novidade na série

Uso Inteligente do Fogo:

Durante 'gameplays' pré-lançamento do título da Creative Assembly, algo que muitos produtores falavam durante a transmissão das batalhas em tempo real, era quanto o fogo iria representar uma ameaça constante nos conflitos armados. De fato, essa afirmação foi verdadeira, e o fogo é algo abordado de forma extremamente realista nas batalhas. 

Basicamente, agora podemos utilizá-lo não apenas em flechas incendiárias, como também atirá-las na cidade, com o intuito que a mesma se manifeste e ateie caos em toda a cidade. Sim, isso é possível. Podemos, inclusive, deixar toda uma área de inimigos queimada pelo uso inteligente do fogo. Isso sem falar no gráfico, incrivelmente bem feito e realista.

Resultado Final:

"Total War: Attila" está longe de ser um dos capítulos mais memoráveis da franquia, ainda assim, é uma ótima inclusão ao universo histórico da Creative Assembly. Assim como "Napoleon: Total War" foi, praticamente, uma expansão independente de "Empire: Total War", "Attila" é igualmente um acréscimo bem-vindo de "Rome II". Melhorando os diversos defeitos do jogo anterior, o game se mantêm no mesmo campo de batalha, e mesmo assim trazendo novas e originais facções jogáveis. 

Com poucas novidades para a toda franquia, porém significativas, "Attila" é um jogo R$30,00 mais barato que "Rome II", inclusive depois de seu lançamento. Agora a pergunta fica no ar: qual a vantagem de levar para casa "Rome II"? Com melhoramentos, acréscimos e mais barato que seu antecessor, "Total War: Attila" pode ser o jogo de estratégia do ano.

__________________________________________________________________


Total War: Attila
PC
Fevereiro de 2015

"Total War: Attila" é um game de gênero estratégia, usufruindo de uma campanha mapeada e batalhas em tempo real. Foi desenvolvido pela The Creative Assembly e publicado pela Sega. É o nono jogo da 'standalone' da franquia "Total War", iniciada em 2000 com "Shogun: Total War". O título foi lançado em 17 de fevereiro de 2015, exclusivamente para PC. 

Enredo: "Total War: Attila" leva os jogadores de volta ao anos de 395 AC, um tempo de tumultos apocalípticos no início da Idade das Trevas. Até onde você irá para sobreviver? Você derrubará toda a opressão do mundo e criará um reino bárbaro? Ou você tomará o lado dos últimos sobreviventes do Império Romano numa tentativa de se defender contra a tempestade que se aproxima?

Nota: 8,5

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário