Anuncio !

sexta-feira, 27 de março de 2015

Análise Lucius II: The Prophecy


"Lucius II: The Prophecy" é um jogo de terror e stealth, desenvolvido e publicado pela Shiver Games. É sequência direta de "Lucius", game do mesmo gênero lançado em 2012. Assim como seu antecessor, "Lucius II" é altamente inspirada em clássicos filmes e obras literárias dos anos 70 e 80. Foi lançado, até o momento, apenas para PC, em 13 de fevereiro de 2015.

Info:

"Lucius II" se passa exatamente após os eventos do game original, e continua a história do protagonista-título na sua descoberta de ser o anti-cristo. Após realizar os eventos misteriosos que uma entidade lhe mandava efetuar em sua casa com sua "família", Lucius é internado em um sanatório, porém seguidamente matava os funcionários do local. 

Tendo uma oportunidade de ouro, Lucius mata dois funcionários e tenta fugir do local. Após ter sua liberdade adquirida, o mesmo é visto com a tarefa de se livrar de um novo adversário. A questão é: o denominado "Satanás", seu pai, afirma que outra criança representativa de seu legado existe no mundo. Lucius não está disposto a "dividir" seu cargo, e sua missão, no momento, é bater de frente com esse adversário. 

Enredo Que Não é Dos Mais Originais:

Desde 2012, a (aparentemente) franquia "Lucius" mexe com temas que pode causar um certo desconforto com pessoas mais amarradas na sua determinada religião. "Lucius II" continua essa fórmula, e trás um enredo com uma temática séria e bem polêmica. O grande problema é que, assim como o jogo original, os produtores não sabem aprofundar essa característica e fazer algo marcante. 

Com isso, o título da "Shiver Games" não passa de uma reprodução (em forma jogável e com nomes de personagens alterados) de clássicos do terror dos anos 70. A campanha é tão curta (e o jogo é exclusivamente single-player) que você não se interessa pelos personagens, tanto que não liga se Lucius irá ou não sair sucedido em sua missão. 

"Lucius II" segue sua fórmula inspirada em clássicos de terror dos anos 70, 
mas não consegue deixar o jogador interessado em sua trama

Gráficos Completamente Ultrapassados:

Não é novidade para ninguém (que tenha ouvido falar do primeiro jogo) que "Lucius", de 2012, já era um game ultrapassado, ao menos graficamente falando.  E se eu te dissesse que "Lucius II", lançado quase 3 anos depois de seu antecessor, possuí gráficos 10% melhores... Você provavelmente ficaria indignado. Isso pois uma frustração é realmente grande, e a fórmula "The Amazing Spider-Man de ser" parece ter atingido o game também. 

Basicamente, as expressões faciais são bem ruins e os cenários são mal detalhados e com texturas nada caprichadas. Porém, nem tudo é horrível, uma menção honrosa vale por conta do sangue do jogo, de fato bem feito e com texturas mais complexas e realistas. 

Os gráficos do jogo são altamente ultrapassados, porém 
um destaque para o caprichado sangue vale ser mencionado

Jogabilidade Extremamente Robótica:

Assim como os gráficos, a jogabilidade do primeiro "Lucius" já não era das melhores, devido a seu excesso robótico de locomoção e sua "engine de Playstation 2", por assim dizer. Novamente, "Lucius II" não fez questão de melhorar, e a jogabilidade continua basicamente a mesma. 

Ainda que games como "The Last of Us" e "Grand Theft Auto V" terem saído no mercado ao longo desse tempo, a Shiver Games faz questão de se envergonhar, e, além de tudo, trás uma jogabilidade extremamente incompleta e cheia de bugs (falaremos disso mais à frente). No geral, o jogo é altamente robótico e os personagens parecem bonecos automotivos percorrendo nos cenários. Alguns sistemas novos foram incluídos, como a "árvore de skills" e seus poderes, mas nada que seja uma novidade.

A jogabilidade de "Lucius II" é igualmente ultrapassada e extramente robótica

Novas Inspirações:

Assim como "Lucius" original é lembrado pela sua evidente inspiração no clássico de terror "A Profecia", de 1976, a continuação seguiu o mesmo caminho. Entretanto, os produtores mudaram de filme. Dessa vez, a relação que é mostrada entre Lucius e seu aparente "irmão" lembra o também clássico "Colheita Maldita", de 1984. 

Desta vez, o filme é baseado na obra do mestre Stephen King, e conta a história de uma legião entidade demoníaca referida como "Aquele Que Anda Por Detrás das Fileiras", o qual alicia as crianças da cidade para ritualisticamente assassinarem todos os adultos para assegurar uma colheita de milho adequada. O clássico é inesquecível, e trouxe consigo 8 sequências, obviamente que nem todas de qualidade.

"A Colheita Maldita", filme de 1984, lembrado pela atuação 
de John Franklin e seu misterioso menino pregador, Isaac Chroner

Ambientação Mais Variada, Porém...

"Lucius II" trás uma característica nova, enfim... O game possuí uma variedade muito boa de ambientações, ao contrário do anterior, passado o tempo todo na mansão. Desta vez, apesar da campanha curtíssima, o game varia entre os cenários, passando pelo hospital, ruas, prédios e por aí em diante. Contudo, existe um "porém" nessa característica, pois aparentemente nada é perfeito. Os mesmos cenários são mal moldados e trazem items repetitivos e sem o mínimo de brilho. Pois é, nada saí barato...

Trilha Sonora Boa, Porém Fora de Ritmo e Repetitiva:

Uma característica que chama a atenção do jogador durante o processo de 'gameplay' é que a trilha sonora de fundo é realmente de qualidade. Os tons orquestrais são bem feitos e representam bem o clima macabro do game. Contudo, a mesma trilha se encontra (em DIVERSOS momentos) fora de ritmo com a situação atual ou apenas torna-se repetitiva depois de um tempo. Mas o primeiro problema apresentado é mais sério, e provavelmente ocorre devido a um bug de áudio, algo que o game inteiro trás consigo. É uma pena, poderia ter sido uma trilha sonora memorável...

EXCESSO Absurdo de Bugs:

Talvez, o maior problema de "Lucius II" seja no seu excesso absurdo de bugs, que comprometem, e muito, a jogatina. O que era para ser um jogo de terror acaba se tornando mais uma aventura de humor negro. Como já foi dito, esses bugs comprometem inclusive o áudio do título da "Shiver Games". 

Porém, problemas mais sérios, geralmente envolvendo outros NPC's, são os mais bizarros. Atravessarem paredes, entrarem no chão, congelarem seus movimentos e inclusive ignorarem seu personagem são alguns dos problemas. É importante destacar que "Lucius II" é, portanto, um jogo tecnicamente incompleto, cheio de erros e deformações. 

O Diabo do Bug está sempre à espreita de "Lucius II"

Dificuldade Nula:

Apesar de não ser indicado para menores de 18 anos, "Lucius II" é um game que, sinceramente, um bebê pode virar. A sua dificuldade é nula, grande parte graças a inúmeros bugs e uma IA (inteligência artificial) inexistente. Os NPC's (que não podem descobrir sua presença) acabam por sempre lhe ignorar ou, ainda por cima, podem lhe ver mas irão esquecer de seu personagem em menos de 10 segundos após você sair da vista deles. O jogo é curtíssimo, não ultrapassa às 3 horas e meia, e a dificuldade não fará você repetir nenhuma das fases. 

Resultado Final:

"Lucius" original, de 2012, já não foi um lançamento marcante. O jogo era ultrapassado e foi mais lembrado pela sua trama polêmica envolvendo temas desconfortáveis para algumas pessoas. "Lucius II", infelizmente, é mais do mesmo, em TODAS as características. 

A trama tenta aumentar de proporção, mas o jogador, infelizmente, não se aperfeiçoa pelos personagens, talvez por trazer uma trama tão curta que não há tempo para isso. Os gráficos e jogabilidade são vergonhas alheias de tão ultrapassados. Ambos tiveram melhorias minímas se comparados ao game anterior, porém o intervalo foi de quase 3 anos. Contudo, o que mais irrita no jogo são seus bugs, que apenas mostram que a "Shiver Games" não fez um título completo, e, sinceramente, não tem a mínima capacidade para efetuar um jogo e lançá-lo no mercado. 

__________________________________________________________________


Lucius II: The Prophecy
PC
Fevereiro de 2015

"Lucius II: The Prophecy" é um jogo de terror e stealth, desenvolvido e publicado pela Shiver Games. É sequência direta de "Lucius", game do mesmo gênero lançado em 2012. Assim como seu antecessor, "Lucius II" é altamente inspirada em clássicos filmes e obras literárias dos anos 70 e 80. Foi lançado, até o momento, apenas para PC, em 13 de fevereiro de 2015.

Enredo: "Lucius II" se passa exatamente após os eventos do game original, e continua a história do protagonista-título na sua descoberta de ser o anti-cristo. Após realizar os eventos misteriosos que uma entidade lhe mandava efetuar em sua casa com sua "família", Lucius é internado em um sanatório, porém seguidamente matava os funcionários do local. Tendo uma oportunidade de ouro, Lucius mata dois funcionários e tenta fugir do local. Após ter sua liberdade adquirida, o mesmo é visto com a tarefa de se livrar de um novo adversário. A questão é: o denominado "Satanás", seu pai, afirma que outra criança representativa de seu legado existe no mundo. Lucius não está disposto a "dividir" seu cargo, e sua missão, no momento, é bater de frente com esse adversário. 

Nota: 4,0

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário