Anuncio !

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

As Melhores Músicas nos Trailers de Vídeo-Games


Geralmente, uma publicadora que desenvolve um bom trailer para seu determinado game pode chamar a atenção do jogador com quaisquer fatores nele contidos. Seja por sua intrigante narração, por mostrar o potencial gráfico do game ou trazer uma cinemática genial. Contudo, uma das características que acaba muitas vezes chamando extensa atenção são as músicas adaptadas que foram acrescentadas naquele trailer específico.

Em muitos casos, os jogadores podem se maravilhar com determinada canção e baixá-la para escutar por muitos e muitos meses após o lançamento do título em questão que lhe apresentou originalmente. Portanto, é disso que esta matéria especial do "A Place of Games" irá tratar: quais foram as melhores músicas tocadas nos trailers dos vídeo-games? Selecionamos alguns items e estaremos dando uma pequena descrição do por que tal título estará abrangendo a lista. 

Vale lembrar, não estaremos falando dos melhores trailers de vídeo-games de todos os tempos, e sim daqueles que trouxeram consigo músicas que provavelmente ficariam lembradas por muito tempo em diante na mente do jogador. A listagem está organizada em ordem alfabética, com a descrição acompanhada de ambos os vídeos, o trailer do game em questão e a música originalmente tocada nele. Confira abaixo:


Assassin's Creed III
Radioactive - Imagine Dragons

Ao mesmo tempo que a interpretação de "Radioactive" da banda "Imagine Dragon's" pode não ter nada a ver com o título da Ubisoft, é inegável que muitas pessoas não esqueceram o trailer de lançamento do game graças a canção de fundo. 

Entretanto, momentos como "I raise my flag, and dye my clothes,
it’s a revolution, I suppose" (Ergo a minha bandeira, tinjo minhas roupas, é uma revolução, eu suponho) se encaixam perfeitamente com as ações de Connor Kenway e a Revolução Americana em sua volta. Isso sem falar que a música é bastante viciante!



__________________________________________________________________


Assassin's Creed IV: Black Flag
Full Circle - Half Moon Run

Seguindo um estilo mais 'indie rock' em seu quarto jogo cronológico, a Ubisoft nos apresenta um trailer com uma canção que ficará na mente dos jogadores por sua atmosfera calma e letra intrigante, que envolve alguns trechos que poderiam encaixar no contexto de "AC IV: Black Flag", mas nesse caso a música fala mais por si mesma. 

A impressão que temos ao assistir o trailer é que a canção serve de pano de fundo para um guia visual dos cenários do jogo. Isso pois, no intitulado "Horizon Trailer" (Trailer do Horizonte) é possível vermos a qualidade das ambientações que foram a serem apresentadas no jogo, com a música encaixando-se perfeitamente nesse trailer que poderia ser revisto várias vezes. 



__________________________________________________________________


Batman: Arkham City
Short Change Hero - The Heavy

Em 2011, "Batman: Arkham City" agitou as redes sociais com a primeira publicação de um trailer mostrando a jogatina do game. Contudo, o que roubou a cena naquele momento havia sido a música, que apesar de ter uma batida que não se encaixa necessariamente com o universo gótico do Homem-Morcego, a letra combina perfeitamente. 

"This ain't no place for no hero, this ain't no place for no better man" (Esse não é um lugar para nenhum herói, esse não é um lugar para nenhum homem melhor) é o refrão que faz o maior sentido quando pensamos na temida Arkham City em que o Batman deverá manter-se vivo por uma noite, mas no final, "esse não é um lugar para heróis". 



__________________________________________________________________


Bioshock Infinite
Beast - Nico Vega

"Stand tall for the people of America, stand tall for the man next door, we are free in the land of America, we aint goin' down like this" (Eleve-se pela as pessoas da América, eleve-se pelo homem ao lado, somos livres nas terras da América, não vamos cair assim). Esse trailer, senhoras e senhores, com certeza foi um dos melhores já feitos no mercado de vídeo-games! A cativante música da banda de rock alternativo, "Nico Vega", é sem dúvida a primeira característica que prende o jogador ao assistir este frenético trailer. 

A música em si combina extremamente bem com os temas de poder político, falso profeta e capitalismo proposto pelo próprio game. Acrescentá-la nesse que é um dos melhores trailers já existentes, sem dúvida fará a banda Nico Vega ser lembrada por muitos anos que ainda irão vir.



__________________________________________________________________


Borderlands
Ain't No Rest For The Wicked - Cage the Elephant

"Borderlands" é uma franquia de vídeo-game que usufruí extremamente bem de músicas adaptadas, seja através de sua campanha de marketing ou durante o próprio jogo. Isso já começou a ser explorado ainda no trailer do primeiro título da série, lançado em 2009. A cativante música "Ain't no Rest for the Wicked" da banda "Cage the Elephant" foi um dos primeiros marcos musicais da série.

Contudo, aqui tínhamos um pequeno problema: a música é apenas usada em 35 segundos de trailer. Mesmo se encaixando bem na atmosfera bizarra do universo "Borderlands", a canção poderia ter sido melhor aproveitada. Parece que os publicadores aprenderam a lição com o trailer do segundo jogo!



__________________________________________________________________


Borderlands 2
Doomsday - Nero

Existem diversas maneiras de retratar a atmosfera frenética e idiota (no bom sentido) dos jogos da série "Borderlands". Em um dos diversos trailers do segundo título da franquia, intitulado "Doomsday", traria a música com o mesmo nome que se tornaria viral em toda a internet. O momento em que Clap Trap começa a fazer um beatbox da canção em forma instrumental é simplesmente genial. 

E os publicadores aprenderam com os erros do trailer do primeiro jogo, colocando a música do início ao fim da demonstração. Combinando perfeitamente com os tiros, sangue, explosões e toda a bizarrice clássica da franquia, a "Doomsday" do Nero conseguiu-se encaixar no coração dos fãs de maneira única. 



__________________________________________________________________


Call of Duty: Modern Warfare 2
Till I Colapse - Eminem + Nate Dogg

Uma das melhores músicas do rapper Eminem, "Til I Colapse", fez sua participação no mundo dos games através do trailer de lançamento de "COD: Modern Warfare 2", considerados por muitos o melhor título da série. 

A música é uma das mais conhecidas da lista, vale o conhecimento mesmo de quem não aprecia o gênero. Apesar do trailer em si ter momentos no qual não fluí bem com a canção, é inegável que combina bastante com a atmosfera e a letra pode ganhar um sentido literal através do jogo. 



__________________________________________________________________


Dark Souls
Bartholomew - The Silent Comedy

O trailer que a publicadora Namco fez para seu famoso e desafiante Dark Souls, lançado em 2011, trás a música de rock Bartholomew, da banda californiana The Silent Comedy, trás uma atmosfera e letra que se encaixam perfeitamente com o universo gótico e infernal que Dark Souls transmite ao jogador. 

Momentos como "you best believe there is hell to pay" (é melhor você acreditar que há um inferno para pagar) fazem completo sentido com a narrativa e a proposta que o game irá trazer a seus jogadores. Você conhecerá o verdadeiro inferno virtual com Dark Souls. 



__________________________________________________________________


Fallout 3
I Don't Want to Set The World on Fire - The Ink Spots

Se você é chegado em música clássica, com certeza as estações de rádio de "Fallout 3" iriam lhe cativar. Mas, o game já chamaria sua atenção até mesmo no trailer de divulgação pré-lançamento. Dando um tom de anos 50 à jogatina e mais uma vez introduzindo os fãs à este universo fantástico criado pela Bethesda, a música se encaixa perfeitamente bem. 

Mesmo o gênero clássico musical estar datado hoje em dia, muitos jogadores podem perceber o tamanho potencial em chamar a atenção de um mundo pós-apocalíptico em plenos anos 50. É uma estratégia e imersão que poucas empresas como a Bethesda conseguem fazer. 



__________________________________________________________________


Gears of War
Mad World - Michael Andrews & Gary Jules

"Mad World" é cinematograficamente conhecida por ser a música de encerramento do clássico cult, "Donnie Darko", mas no mundo dos games, a melancólica e depressiva canção composta por Michael Andrews em parceira com Gary Jules é conhecida por marcar sua presença no excelente trailer do primeiro "Gears of War". 

Apesar da letra se encaixar melhor com o segundo jogo da série (tendo inclusive voltado a fazer uma ponta em uma das melhores cenas já vistas na trilogia), a canção com seu ar melancólico se encaixa perfeitamente na narrativa gore e densa que "Gears of War" nos proporciona. É uma excelente música, consta a recomendação para todos os leitores!



__________________________________________________________________


Gears of War 2
How It Ends - DeVotchka

O trailer da sequência direta de "Gears of War" nos presenteia com mais uma excelente música, dessa vez composta pela banda DeVotchka. Usava frequentemente em filmes e programas televisivos, a canção se encaixa tão bem com "Gears of War 2" que este frequentemente é considerado uns dos melhores trailers de todos os tempos na indústria. 

Sem usufruir de efeitos de som ao fundo, exceto a canção, o trailer trás toda a atmosfera devastadora que "Gears of War 2" iria trazer em sua narrativa, com momentos como "you already know how this will end" (você já sabe como isso irá acabar) intrigando cada vez mais os fãs da série com este que seria considerado por muitos o melhor título da franquia.



__________________________________________________________________


Grand Theft Auto: Vice City
I Ran - A Flock of Seagulls

Vocês perceberam que listaremos diversos títulos da franquia "Grand Theft Auto" na matéria. Mas, não é culpa nossa que a Rockstar sabe como fazer um trailer! Enfim, é perceptível, porém, que nenhuma canção é tão associada a um trailer como "I Ran" da banda "A Flock of Seagulls". Jogadores dos anos 2000 automaticamente iriam lembrar do clássico "Vice City" ao escutar a frenética canção. 

Todos estavam ansiosos para saber o que a Rockstar iria fazer após o sucesso de "GTA III". As expectativas só aumentaram ao introduzirem este trailer, com a temática da música que representa muito bem os anos 80 vividos no jogo. É uma música para sempre assemelhada com este clássico!



__________________________________________________________________


Grand Theft Auto: San Andreas
Welcome to the Jungle - Guns N' Roses

A famosa selva da banda "Guns N' Roses" fez sua impactante presença no trailer de lançamento de "GTA: San Andreas", um dos games mais amados de todos os tempos. A música, além de aparecer nas estações de rádio do jogo, encaixa seu contexto parcialmente bem com a temática de loucura das ruas de Los Santos, Las Venturas e San Fierro. 

Talvez os jogadores não associam a canção tanto com o trailer, por ela em si ser extremamente clássica na indústria musical. O interesse, porém, é que os produtores souberam usar da letra da música para sincronizar as maluquices que você poderia fazer em "San Andreas". Portanto, seja bem vindo à selva!



__________________________________________________________________


Grand Theft Auto IV
King Ring - Cepera

Com "GTA IV", a Rockstar decidiu não inserir nenhuma música que já fosse ou viraria um clássico após a exibição do seu trailer. Porém, o truque de mestre foi colocar uma canção russa para apresentação, seguindo a lógica que o protagonista, Niko Bellic, é de origem russa de acordo com o pouco que é informado de seu passado. 

Mesmo você não entendendo nada da letra para saber se ela se encaixa com a narrativa do game, com certeza só o fato de termos um idioma totalmente diferente do comum é uma estratégia muito inteligente por parte da Rockstar, que mostra mais uma vez que sabe como fazer trailers. 



__________________________________________________________________


Grand Theft Auto V
Radio Gaga - Queen
Hood Gone Love It - Jay Rock ft. Kendrick Lamar
Are You Sure Hank Done It This Way - Waylon Jenning

Aqui temos uma doce tripla! Como a Rockstar inovou a sua maior franquia com "Grand Theft Auto V", eles decidiram introduzir um trailer separatório para cada um dos novos três protagonistas. A questão é que, além dos três serem excelentes amostras do universo bizarro e perigoso dos personagens, as diferentes canções utilizadas são de extrema qualidade e se encaixam perfeitamente com cada um. 

Usando um típico hip hop para ilustrar os guetos de Franklin Clinton, um rock clássico para exemplificar a vida na cidade grande e um formidável country para fazer o mesmo com os desertos de San Andreas, os produtores souberam adquirir a atmosfera perfeitamente bem de cada uma das três personalidades diferentes. Mesmo sendo trailers curtos, a música ajudou muito a montarmos um conceito inicial sobre nossos novos protagonistas. 





__________________________________________________________________


Metal Gear Solid V: The Phantom Pain
Nuclear - Mike Oldfield

Talvez nenhuma música nessa lista seja tão perfeita por si só, como também conseguiu-se encaixar de maneira esplêndida em uma narrativa de um trailer de quase 6 minutos. A primeira amostra da história que seria abordada em "MGS V: The Phantom Pain", divulgada na E3 2014, teve como papel fundamental deixar os fãs cada vez mais ansiosos para presenciarem o resultado final da franquia criada por um dos mais influentes nomes da indústria: Hideo Kojima. 

Nós já dissemos antes e iremos repetir, Kojima sabe escolher suas trilhas sonoras. Desde esse trailer divulgado que podemos ver que o homem irá encaixar perfeitamente 5 minutos demonstrados com alguma letra de música. Isso é atingido de maneira excepcional, sendo que "Nuclear", além de uma canção fantástica e viciante por si só, faz sentido ilimitado nas ações decorrentes do protagonista Big Boss. É um dos maiores trailers dos últimos tempos!



__________________________________________________________________


Saint's Row: The Third
Power - Kanye West

O trailer do frenético "Saint's Row: The Third", exibido na E3 2013, conseguiu encaixar a canção "Power", do Kanye West, perfeitamente com as ações e acontecimentos ocorridos nos primeiros minutos de jogo divulgados no vídeo, com a batida e letra funcionando essencialmente bem.

Usado como prenúncio e preparando o palco bizarro do game, uma das canções mais famosas do rapper possuí um conceito usado de maneira extremamente bem feita e encaixando-se no contexto das maluquices que você e seu personagem criado poderiam efetuar na jogatina. 



__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário