Anuncio !

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Análise Dishonored


Dishonored é um jogo de ação-aventura com vários elementos de stealth em primeira-pessoa desenvolvido pela Arkane Studios e publicado pela Bethesda Softworks. O game foi lançado em 9 de outubro de 2012 na América Latina e possui versões para Playstation 3, Xbox 360 e PC.


Info:

O jogo começa com o nosso protagonista, Corvo, voltando de uma missão a cidade de Dunwall para entregar um comunicado a sua Imperatriz, Jessamine. Corvo é o Lord Protetor da Imperatriz e sua filha, Emily. Dunwall está devastada por uma praga de ratazanas que vai destruindo a população e eliminando os mais baixos estratos sociais do reino. Corvo surgi a cidade exatamente no momento em que a Imperatriz é morta por Assassinos altamente treinados, e sua filha Emily, sequestrada. Corvo acaba sendo acusado por matar a Imperatriz e sequestrar a herdeira, sendo levado a prisão. 

Já aprisionado, Corvo descobre pelas próprias palavras dos culpados que tudo era uma farsa para o Regente Hiram Burrows tomar o poder do reino, e deixar o reino a beira do caos. Corvo acaba ficando seis meses preso e descobre lá que algum grupo quer tirar ele dali, dando a chave da cela embaixo de sua refeição. O jogador a partir daí acaba descobrindo vários segredos pelo caminho e irá se tornar um dos homens mais respeitáveis por aqueles que arruinaram sua vida.

Imperatriz Jassamine em poucos segundos 
antes dela ser assassinada, e sua filha Emily, sequestrada...

Grande Trama:

A história de Dishonored primeiramente possui esse Prólogo, mostrando a introdução da trama. Desde dessas primeiras cenas já conseguimos sentir o ar, de que irá por vir uma grande história pela frente. Dishonored possui sim uma grande trama, muito caprichada, envolvente e com escolhas próprias. Ao longo do jogo podemos tomar decisões que irão interferir no final da história, sendo que o jogo possui 2 finais para a trama diferentes. Talvez o que deixa a história em um certo ponto decepcionante, é pelo fato dela envolver o tema de vingança, sendo assim, todos esperávamos ações do protagonista um pouco mais pessoais, coisa que para quem consegue perceber, acaba não acontecendo ao decorrer da jogatina, apenas no final dela. 

Inspiração nos Gráficos:

Os gráficos de Dishonored são altamente idênticos aos do jogo BioShock, assim também como o cenário do jogo, pessoas e vestimentas. Como muitos então devem saber, os gráficos não deixam a desejar, porém podiam ser melhores, mas pelo menos, são sim originais e completamente diferentes. Uma característica muito estranha de Dishonored, são que tanto os personagens principais, quanto os paralelos possuem uma diferença gráfica, mulheres aparentam ser mais parecidas com pessoas normais de verdade, já os homens são todos horríveis, cheio de cicatrizes no rosto e quase todos eles magros, porém musculosos.

a place of games
Os cenários de Dishonored são um dos grandes pontos do game, 
existem desde de belos prédios até cidades completamente infestadas pela praga retratada no jogo

Jogabilidade Viciante:

Talvez o ponto mais alto do jogo seja a jogabilidade, completamente viciante, com características próprias e com um modo Stealth muito bem feito. Para quem não sabe, o stealth é aquele jogo que você deve fazer ações em silêncio, sem outros personagens perceberem e sem causar problemas, caso contrário, você não terá tanta chance de sobreviver em um combate aberto. Belos exemplos de jogos stealths são: Hitman, Splinter Cell, Metal Gear e outros. 

Tentem perceber na imagem acima que o jogador irá executar o inimigo 
silenciosamente, sem maiores alertas...

Suas Ações Definem o Final:

Uma grande característica que muitos adoram e que o jogo possui é pelo fato dele ter mais de um final, sendo mais precisamente, 2 finais. Suas ações durante o jogo corresponderam ao final correto. No jogo, o seu personagem virá um assassino que preferencialmente deve ser silencioso. Se no game você matar muitos inimigos (inimigos paralelos e até mesmo os seus alvos), tanto em silêncio quanto em combates abertos, você irá presenciar o final ruim da trama. Porém, assim como o jogo prefere, se você não matar ninguém, ou quase ninguém, (sim você pode completar o jogo sem matar NINGUÉM), o jogo lhe mostrará o final correto da trama. As ações durante a jogatina é que definem tudo ao seu redor. 

Nenhuma Linearidade:

Com certeza esse é um fato muito interessante no jogo, pois existem vários meios de fazerem quase todas as suas ações, como por exemplo, você deve entrar em uma casa e assassinar o seu alvo, sendo assim, você pode se infiltrar procurando por janelas abertas, pode tentar entrar pelas portas do telhado, pode também usar seus poderes sobrenaturais (falado sobre eles mais para frente na análise) e possuir um animal, entrando assim pelos sistemas de túneis de correntes de ar da casa, ou pode também claro, silenciar a todos e entrar pela porta da frente. Existem diversos meios de escolhas para praticamente todas as suas ações, e cai entre nós, isso é muito legal. 

Apesar de Mudo, Consegue ser Marcante:

No jogo, o nosso protagonista é Corvo, e mesmo ele sendo mudo (assim como em outros exemplos de jogos da publicadora Bethesda), o personagem consegue deixar sua marca de carisma no mundo dos games por apenas ser quem ele é, por possuir todas as suas habilidades em combate, por ser um personagem, dependendo do jogador, vingativo. Porém, ao contrário dele, os outros personagens principais a sua volta não conseguem esse mesmo feito, talvez apenas alguns vilões na trama, que deixam o ar de verdadeiros FDPs e acaba sendo muito mais divertido procurar vingança contra eles. 

Corvo Attano, protagonista do game

Cenários Bizarros, mas Lindos:

Assim como já foi falado, a uma grande semelhança nos cenários com o jogo BioShock, porém isso merece uma maior atenção pois esses cenários são simplesmente incríveis, completamente bizarros e criados por uma mente muito criativa. O jogo é mundo aberto, porém na verdade ele não consegue deixar esse ar de liberdade total, talvez por não possuir algum tipo de mapa ou algum meio de locomoção rápida. O que realmente interessa é o total enterimento com os diferentes cenários de cada cidade que nós acabamos indo ao longo do jogo. 

Violência Gráfica:

Mesmo por não ser o totalmente correto do jogo, os estilos de mortes nele são impressionantes, se você esta sendo silencioso, as mortes são rápidas e os gráficos de sangue são muito bons, porém o grande forte nesse ponto seja por incrível que pareça nos combates abertos, mostrando completas mutilações, entre elas pescoços cortados fora, sangue saindo para todo lado, entre outras características.

Mesmo por não ser o correto, um lado bom nos combates abertos do jogo é ter a oportunidade de conseguir ver cabeças decepadas e partes externas dos corpos dos inimigos cortadas foras

Duração Baixa:

Uma grande decepção no game, que deixa a maioria de jogadores tristes, seja por ele possuir um pequeno tempo de duração de jogatina. Isso suou muito estranho, pois a Bethesda não costuma publicar jogos curtos, e sim jogos muito longos, como o melhor exemplo: The Elder Scrolls V: Skyrim, que possui umas 350 horas completando quase todas as suas tarefas no jogo. Porém, com o resultado de Dishonored, podemos esperar 8 horas de finalização da campanha, isso se você for um jogador que gosta muito de explorar tudo, senão, ai serão 5 horas de conclusão. Porém o que ajuda muito seja pelo fato dos troféus do game, que em muitos casos obrigam o jogador a completar e começar uma nova história novamente.

Poderes Especiais:

No jogo, o nosso personagem acaba recebendo poderes sobrenaturais de um homem muito misterioso, que aparenta ser de outra dimensão. Esse homem lhe oferece "A Marca", um símbolo que irá ser posto na sua mão lhe dando assim novos meios de defesa e ataques, entre outras palavras, os poderes. Essa característica no jogo merece ser posta numa análise por elas serem simplesmente incríveis. O nosso jogador pode adquirir esses poderes achando "Runes", um dos coletáveis do jogo. 

"The Mark" (ou "A Marca"), simbolo colocado na mão do 
protagonista para disponibilizar poderes sobrenaturais vindos dali

Existem entre os principais tipos de poderes o "Dark Vision", um poder usado para conseguir ver seus inimigos através das paredes, sendo o melhor exemplo o "Modo Detetive" do Batman, nos jogos Batman: Arkham Asylum e Batman: Arkham City. Outro poder bastante usado e o primeiro a ser lhe dado de graça é o "Blink", que nada mais é que o método de se teletransportar de distância não tão longas uma das outras. Existe também como outro exemplo e fortemente usado o "Possessão", que como o próprio nome diz é o método de possuir animais e depois que tiver a magia com um certo upgrade (sendo no caso usado com os mesmos Runes) você poderá possuir até pessoas. Existem vários outros poderes, como invocar ninhadas de ratos para devorarem inimigos, transformar inimigos em cinzas após suas mortes, parar o tempo, e outros...

"Dark Vision", um dos poderes mais usados 
para identificar os inimigos através das paredes

"Bend Time", poder usado para parar o 
tempo, tirando assim vantagem contra os inimigos

Resultado Final:

Dishonored foi sim o jogo de maior surpresa de 2012, sendo que concorreu aos prêmios GOTY (Game of The Year) no fracassado VGA 2012. Não levou o prêmio, porém ganhou o de "Melhor Jogo de Ação e Aventura", com certeza merecidíssmo a ele. O jogo possui uma história não completamente incrível, porém uma jogabilidade surpreendente e viciante, que infelizmente acaba mais rápida do que deveria. Se o jogo merecia o GOTY? Não sei dizer, porém com toda certeza ele é um ótimo jogo.

__________________________________________________________________


Dishonored 
Playstation 3 / Xbox 360 / PC
Outubro de 2012

Dishonored é um jogo de ação e stealth e tiro na primeira pessoa desenvolvido pela Arkane Studios e publicado pela Bethesda Softworks, lançado em outubro de 2012 para PC, PlayStation 3 e Xbox 360. Harvey Smith, conhecido pelo seu trabalho passado sobre a franquia Deus Ex e Thief: Deadly Shadows, e Raf Colantonio que trabalhou em Arx Fatalis e Dark Messiah of Might and Magic, são os designers do jogo.

EnredoO jogo começa com o nosso protagonista, Corvo, voltando de uma missão a cidade de Dunwall para entregar um comunicado a sua Imperatriz, Jessamine. Corvo é o Lord Protetor da Imperatriz e sua filha, Emily. Dunwall está devastada por uma praga de ratazanas que vai destruindo a população e eliminando os mais baixos estratos sociais do reino. Corvo surgi a cidade exatamente no momento em que a Imperatriz é morta por Assassinos altamente treinados, e sua filha Emily, sequestrada. Corvo acaba sendo acusado por matar a Imperatriz e sequestrar a herdeira, sendo levado a prisão. Já aprisionado, Corvo descobre pelas próprias palavras dos culpados que tudo era uma farsa para o Regente Hiram Burrows tomar o poder do reino, e deixar o reino a beira do caos. Corvo acaba ficando seis meses preso e descobre lá que algum grupo quer tirar ele dali, dando a chave da cela embaixo de sua refeição. O jogador a partir daí acaba descobrindo vários segredos pelo caminho e irá se tornar um dos homens mais respeitáveis por aqueles que arruinaram sua vida.

Nota: 9,5

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário