Anuncio !

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Análise Trilogia Max Payne


"Max Payne" é uma trilogia de jogos originalmente lançada em julho de 2001, contando a história do ex policial Max Payne. O primeiro jogo foi desenvolvido por diversas produtoras, porém a oficial é a "Remedy Entertainment". O segundo jogo foi novamente desenvolvido pela Remedy, porém o atual e último jogo da trilogia foi desenvolvido pela Rockstar Vancouver. Todos os jogos foram publicados pela Rockstar Games.

Info:

Max Payne era um policial que estava se tornando bem sucedido. Tinha se casado, acabou de ter uma filha e via o sonho americano se realizando em sua vida. Tudo acabou no dia em que sua casa foi invadida por viciados pela droga Valquíria enquanto estava no trabalho, e acabam por assassinar sua esposa e sua filha. Por conta disso Max Payne vai trabalhar no departamento de narcóticos da polícia de Nova York. A partir daí, a única coisa que Max quer é vingança pela morte de sua família.

Enredos Muito Caprichados:

O parágrafo acima representa a maravilhosa história do 1° jogo, porém obviamente, foi a partir daí que a introdução para as próximas continuações foram feitas. A história de quase todos os jogos da trilogia são muito boas, eu digo quase, pois em "Max Payne 2: The Fall of Max Payne" a história havia caído bastante de qualidade. Isso desanimou os fãs após muito tempo sem continuações, até que foi lançado "Max Payne 3", que trouxe para a alegria de todos um enredo completamente magnífico. 

O enredo dos três jogos da série são realmente caprichados, 
com uma pequena exceção do 2° capítulo, no qual caiu-se bastante de qualidade

Gráficos Incríveis:

Os gráficos dos 2 primeiros jogos eram realmente muito bons e interessantes para a época, pois os games foram lançados para as plataformas passadas, mas nem isso deixa perder o entusiasmo de jogar esses jogos ainda hoje em dia. Max Payne 3 já lançou para a atual geração de consoles, e não deixou a desejar graficamente, podendo até mesmo concorrer ao prêmio de "Melhores Gráficos" no VGA do ano de 2012, fato que para a surpresa de muitos não aconteceu...

"Max Payne 3" apresenta uma característica única: tamanha detalhação nos gráficos

Jogabilidade Evolutiva e Realista:

A jogabilidade de todos os jogos é também outra característica positiva para o currículo da trilogia. Isso se deve pelo fato do sistema de tiros em terceira-pessoa dos dois primeiros jogos serem bastante aperfeiçoados e muito elogiados na época. Outro fato interessante ainda na jogabilidade dos games é a inteligência artificial dos vários inimigos, que apenas foram se evoluindo ao longo do tempo, mais e mais. 

A jogabilidade dos games da série sempre foram bem caprichadas e muito realistas

Esses inimigos eram capazes já na época de se agacharem e pegarem "cover" em qualquer tipo de lugar que poderia ser utilizado, ou até mesmo o fato dos inimigos conseguirem lhe notar de um modo fácil quando você ainda não se revelou em um certo mapa ou local específico. Max Payne 3 trouxe tanta inovação na jogabilidade que nada mais justo comentá-la especificamente mais para frente na análise.

Expressão Facial Interessante:

Uma ótima curiosidade no 1° jogo da trilogia é pelo fato da modelagem do personagem-título ser feita diretamente do rosto do roteirista da equipe responsável pelo game. Sam Lake foi completamente transferido para o rosto de Max Payne, a ideia como vocês podem imaginar era pegar um rosto de alguém real e colocá-lo no personagem, sendo assim, ele teria expressões faciais altamente inovadoras para a época. Eu não preciso nem dizer que hoje em dia isso já é feito com vários personagens, um belo exemplo é o personagem "Desmond Miles" da série Assassin's Creed. Nos jogos seguintes não seguiram com a ideia da modelagem, porém no segundo jogo foi usado novamente um rosto real, mas desta vez de um ator profissional e com as expressões MUITO melhores.

O rosto de Sam Lake, roteirista do game, foi completamente transferido para o personagem. O resultado não ficou lá essas coisas, porém valeu pela intenção

Como vocês podem ver, o resultado no 2° game 
já ficou bem mais evoluído e bem feito

Bullet Time - Sistema Inovador e Criativo:

Outra curiosidade nos games, dessa vez relacionado com a jogabilidade é o método criado e altamente inspirado pelo famoso filme 'Matrix". O "Bullet Time" é um fato muito interessante que o jogo possuí até hoje. Quando é acionado o bullet time permite que o jogador desacelere o tempo, de forma que as balas podem ser vistas a olho nu (é uma forma de câmera lenta). 

Embora que Max também seja desacelerado, ele permite que o jogador possa movimentar a mira em tempo real, permitindo que o jogador tire uma grande vantagem dos inimigos. Isso facilita que Max desvie de balas e permite que ele execute movimentos de combate especiais. Esse método foi novamente usado em diversos jogos, porém com nomes diferentes e com algumas mudanças, mas podemos afirmar que em todos a ideia continua a mesma.

O "Bullet Time" é famoso hoje em dia, suas características 
são inspiradas em outras obras, porém mesmo assim são originais e inteligentes

Versão Alternativa:

A versão para Game Boy Advanced no 1° jogo foi desenvolvida pela Mobius Entertainment Ltd, mais conhecida como Rockstar Leed. Desde que foi desenvolvido em uma plataforma muito menos poderosa, essa versão é muito diferente das versões de PC, Xbox e PS2. Em vez de ser um jogo de tiro em 3D, o jogo é baseado em sprites gráficos e é exibido em um perspectiva isométrica. A jogabilidade do jogo foi mantida praticamente a mesma.

Essa versão do 1° game para Game Boy Advanced foi alterada, 
como vocês podem ver na imagem acima

Trilha Sonora Linda e Melancólica:

Na minha humilde opinião, uma das maiores características da trilogia é sua trilha sonora. Desde do primeiro jogo a música que tocava de fundo nos menus era fantástica, combinava perfeitamente com o universo de vingança do game. Para a alegria dos fãs, que eu imagino que também gostam muito da trilha sonora (deixem suas opiniões nos comentários), essa música foi contida no 2° game, porém agora até mesmo seus inimigos de vez em quando assobiavam a canção em quanto faziam a ronda, ou também o personagem poderia chegar perto de instrumentos, como um piano, e começaria a tocar a música. Em Max Payne 3 a trilha sonora continuava, porém não tocava diariamente como nos games anteriores e também estava com o estilo alterada, menos melancólica.

Dificuldade Calibrada:

A dificuldade do game não é alta, mas também não era muito baixa. Existem em todos os jogos vários níveis diferentes de dificuldade, e cada tinha suas novas características. Existiam desde de Easy, até a dificuldade Very Hard, que já deixava Max muito vulnerável a vários tipos de danos, como por exemplo, se ele tomasse um tiro direto de rifle, morreria logo em seguida ou ficaria muito machucado. Pois então, as dificuldades não são altas, mas afirmo com toda certeza que uma criança com menos de 11 anos não daria conta de terminar os jogos, principalmente o 1°...

Dublagem Excelente:

Outra bela característica boa no jogo é a incrível e premiada dublagem do personagem principal, Max Payne. James McCaffrey dá sua voz ao personagem e não podemos negar que mesmo com o visual de Max mudando em cada jogo novo a sua voz apenas ficava cada vez mais haver com o personagem. Em 2012, graças a Max Payne 3, o dublador ganhou a indicação no VGA para a categoria de dublagem masculina, infelizmente não ganhou, mas merecia mais que o próprio vencedor.

James McCaffrey, ótimo dublador de Max 
em todos os 3 jogos da trilogia

Max Payne - Excelente Personagem:

Já que estamos falando sobre o personagem de Max Payne, nada melhor do que comentar também sobre ele próprio. Como já é de costume nos jogos publicados pela Rockstar, o personagem principal sempre apresenta o seu derivado carisma. Com essa trilogia não foi diferente, e em todos os jogos, principalmente no 3°, o carisma de Max é assustador. Para quem é fã da Rockstar já sabe que eles nunca deixam esse ponto para trás, o que eu particularmente acho muito bom, pois é com esses personagens que acabamos nos identificando de algum modo específico, e é claro, vários de nós acabamos "pagando mó pau" para eles.

O personagem em si é muito carismático, amado pelos
 fãs da Rockstar e é claro, por mim (:

Max Payne 2 - Queda de Qualidade:

Infelizmente, como já foi comentado aqui na análise, o 2° jogo acabou decepcionando alguns, mas principalmente, acabou fracassando muito nas vendas. Isso talvez é normal de se explicar, pois realmente o jogo havia caído de qualidade na época, pois o game veio com uma história fraca, confusa, e em muitos momentos bastante forçada. Os gráficos do jogo na época haviam melhorado muito, apenas isso, pois a jogabilidade estava a mesma, com poucas alteridades. O jogo apresentava 2 finais, porém um deles era muito ruim...

"Max Payne 2: The Fall of Max Payne" decepcionou nas vendas, 
pela queda de qualidade comparado ao game anterior 

Max Payne 3 - Jogo INCRÍVEL:

Oito anos após o segundo jogo, foi lançado Max Payne 3. Na minha opinião para esta análise, o jogo é fantástico. O game trouxe gráficos muito bons, uma história perfeita e uma jogabilidade muito revolucionária. Como a jogatina do game é a novidade principal, nada mais justo que comentá-la especialmente. 

Os movimentos de Max são altamente realistas, como o seu estilo de andar e etc... A uma grande novidade é no sistema de tiros: dessa vez, podemos carregar apenas 3 armas, 2 pistolas, ou 2 metralhadoras e uma arma-pesada, uma AK-47 ou uma M4, tanto faz, porém se vocês estiver com uma arma pequena numa mão você vai estar segurando a arma pesada na outra mão, se é que vocês entenderam... Ou também se você usar duas armas pequenas a arma-pesada terá que ser deixada para trás, realmente muito realista... O Bullet Time continuou no jogo, apenas se aperfeiçoou. 

Existe agora também a mecânica de "Last Man Standing", o que dá Max um alívio da morte por um pequeno período, se ele tiver um analgésico com ele. Se o jogador é capaz de encher o inimigo que o feriu com balas irá então recuperar a energia suficiente.

Multiplayer - Divertido, Porém Desequilibrado:

Max Payne 3 também foi o 1° jogo da trilogia a ter modo multiplayer. Existem entre eles vários tipos de salas, entre elas: Team Deathmatch Em Equipe, Deathmatch Solo, Guerra de Gangues, Payne Killer (um modo que permitia que os jogadores virassem o próprio Max, sendo assim considerado o melhor jogador das equipes), entre outros. Podemos dizer sim que o multiplayer de Max Payne 3 é muito divertido, porém não dá muitas oportunidades aos jogadores novatos, pois todos os outros usuários já estão num nível muito alto e completamente viciados e não dão chance para nenhum novato. Pois então, se você tem interesse em jogar o multiplayer de Max Payne 3, eu indico que tome cuidado um cuidado extra com jogadores bem mais experientes que você.

O multiplayer de Max Payne 3 é muito divertido, apresenta 
uma variedade de modos e com certeza é um bom entretenimento além da campanha principal

Resultado Final:

Como resultado final, eu acho que depois de vocês lerem esse texto gigante acreditam que sim, vale muito a pena jogar TODOS os games. Eu digo todos, pois se tiver você um computador potente, pode baixar os dois primeiros jogos de graça, pois eles foram feitos preferencialmente para PC. E quanto ao 3° game, realmente indico que joguem ele, pois vocês não se arrependeram, provavelmente vocês irão jogar o jogo mais realista dos últimos tempos, além também dele oferecer legendas em português e você vivenciar a cidade de São Paulo (não em mundo aberto, por favor não se confundam).

__________________________________________________________________


Max Payne
Playstation / Xbox / PC / Macintosh / iOS
Julho de 2001

Max Payne é um jogo eletrônico de tiro em terceira pessoa vencedor do BAFTA desenvolvido pela empresa finlandesa Remedy Entertainment, produzido pela 3D Realms e distribuído pela Gathering of Developers em 2001 e pela Rockstar Games em 2002.

Enredo: Max Payne era um policial que estava se tornando bem sucedido. Tinha se casado, acabou de ter uma filha e via o sonho americano se realizando em sua vida. Tudo acabou no dia em que sua casa foi invadida por viciados pela droga Valquíria enquanto estava no trabalho, e acabam por assassinar sua esposa e sua filha. Por conta disso Max Payne vai trabalhar no departamento de narcóticos da polícia de Nova York. A partir daí, a única coisa que Max quer é vingança pela morte de sua família.

Nota: 8,8

__________________________________________________________________


Max Payne 2: The Fall of Max Payne
Playstation 2 / Xbox / PC / Macintosh
Julho de 2003

Max Payne 2: The Fall of Max Payne é um jogo de tiro em terceira pessoa desenvolvido pela empresa finlandesa Remedy Entertainment e publicado pela Rockstar Games lançado em 2003. É uma continuação do jogo Max Payne, mantendo as mesmas características do anterior como os movimentos em câmera lenta e o clima de um film noir em Nova York. Apesar de contar com fãs entusiasmados, o jogo não teve uma venda muito boa.

Enredo: Max Payne se transforma de prisioneiro em policial herói. Alfred Wooden cumpriu a sua palavra e limpou as acusações contra Max. Agora ele trabalha com Jim Bravura como detetive da polícia de Nova York. Porém ao tentar ajudar o amigo Vladmir Lem, contrabandista de armas russo, ao retomar o seu restaurante Vodka acaba por descobrir que há alguém querendo a sua cabeça.

Nota: 8,0

__________________________________________________________________


Max Payne 3
Playstation 3 / Xbox 360 / PC
Maio de 2012

Max Payne 3 é um jogo eletrônico de tiro em terceira pessoa da Rockstar Games lançado em maio de 2012 para Microsoft Windows, PlayStation 3 e Xbox 360. O desenvolvimento é liderado pela Rockstar Vancouver, em colaboração com os estúdios de Nova Inglaterra, Londres e Toronto. É o primeiro jogo da série que não foi desenvolvido pela empresa finlandesa Remedy Entertainment e também não é escrito pelo criador da série, Sam Lake.

Enredo: O jogo vai decorrer em São Paulo, Brasil, onde Payne está trabalhando na sector da segurança privada para uma rica família local, oito anos após os eventos do segundo jogo. Max Payne agora trabalha na proteção de executivos para os ricos Rodrigo Branco, na esperança de escapar às lembranças conturbadas do seu passado. Quando uma gangue de rua sequestra a esposa de Rodrigo, Max é puxado para uma conspiração sombria, em que todos os aspectos da sociedade de São Paulo estão envoltos numa teia mortal que ameaça engolir tudo e todos ao seu redor.

Nota: 9,5

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário