Anuncio !

terça-feira, 19 de março de 2013

Análise Saga The Elder Scrolls


The Elder Scrolls é uma série de jogos RPG (Role-Playing Game), desenvolvidos sempre pela grandiosa "Bethesda Game Studios" e publicados igualmente pela "Bethesda Software", com exceção de "The Elder Scrolls IV: Oblivion" que recebeu a ajuda da 2K Games para publicar o game no início de 2006. A série começou os seus jogos em 1994, sem muito sucesso, porém ao decorrer dos tempos conseguiu levar seus games para os famosos consoles, ganhando assim mais popularidade. 


Info - Histórias Bem Feitas:

Os enredos dos games sempre foram bastante variáveis. Um jogo possuí uma história envolvendo política, já o outro envolvendo resgates de reis e até mesmo lutas com dragões de antigos tempos. A variação de gênero sempre mudou e a cada jogo novo que lançava, haviam se passados 200 anos do enredo do game anterior, e tudo aquilo que presenciamos antes, agora virou lenda. Não podemos negar que as histórias paralelas de Tamriel sempre foram ótimas. "Capricho" é a palavra ideal ao trabalho dos criadores desses enredos. 

Gráficos Sempre Realistas (Para um RPG):

Os gráficos de toda a franquia sempre foram considerados um salto altíssimo em jogos de RPG. Não podemos negar essa informação, até porque qualquer fã do gênero consegue perceber durante a jogatina a magia que é jogar "The Elder Scrolls". Desde de 1994, variando em cenários, personagens bem feitos (começaram a ficar realmente bem feitos apenas em 2002, com o 3° titulo, "Morrowind") e tudo a sua volta com um capricho de deixar qualquer um apaixonado por jogos medievais de boca aberta. 

Acima você pode conferir o salto evolutivo dos 
gráficos da franquia, de 2002 até 2011

É Incrível, é Espetacular:

Só com esses 2 parágrafos acima, já podemos perceber que a série é grandiosa demais, tanto em enredos, quanto em gráficos. Porém, o que podemos dizer que é o foco da série, com certeza é a jogabilidade. Versátil, diferenciada, simples, com controles fáceis e em 1° ou 3° pessoa, isso mesmo, os games lhe dão a oportunidade de jogar no formato que você mais gostar. Os combates de espadas, obviamente foram progredindo mais e mais aos longos dos laçamentos. Porém, no último lançamento da série, "Skyrim", temos o resultado do maior trabalho da produtora. O combate no jogo é espetacular, o personagem se contorna todo para fazer contra-ataques, existem vários tipos de golpes, que apenas podemos ver mais facilmente em 3° pessoa. Enfim, a jogabilidade da série é o foco... É incrível... É espetacular...

Variedade de Personalização:

Entrando então mais ainda para o universo da série, podemos também elogiar a personalização do personagem. Sem maiores explicações, em todos os jogos começamos com o personagem em caminho para execução, tanto em carroças, como em jaulas e barcos. Porém, logo depois de um pouco de conversa, já podemos criar nosso personagem. Nessa hora, decidiremos quase tudo, sexo, nome, se o personagem é velho, novo ou na meia idade, se é alto ou baixo e até se é gordo ou magro. Além dessas informações essenciais, podemos sempre alterar o tamanho de nossos olhos, bocas, orelhas, etc... É na maioria das vezes, nesse momento que os jogadores tentam fazer personagens parecidos com sigo mesmo, porém isso é meio difícil, pois os personagens sempre parecerão bonecos artificiais.

The Elder Scrolls
Acima um pequeno exemplo de como funciona a personalização dos personagens

Cenário ou Obra de Arte?

Na minha humilde opinião e experiência nos jogos da franquia, um dos pontos mais belos, que eu particularmente considero uma obra de arte da série são os cenários dos jogos... Desde de florestas escuras até montanhas estreitas... A série apresenta uma enorme liberdade, que pode ser dita mais profundamente adiante na análise, porém, graças a essa tamanha liberdade, nunca podemos conhecer todo o cenário, cantinho por cantinho, é praticamente impossível saber tudo sobre a gigantesca diversidade de cenários. 

Em "The Elder Scrolls V: Skyrim", tudo foi melhorado, principalmente o cenário, que eu particularmente acho INCRÍVEIS. Realmente é lindo de se ver e admirar, as vezes você pode parar de fazer qualquer coisa e procurar um bom ponto para admirar a vista. As áreas montanhosas são bem normais no game, veremos também florestas e em poucos casos lugares planos, ou seja, com o relevo baixo. Mas de qualquer vista é muito lindo de se ver, as vezes também preferimos fazer uma viajem de um lado para outro em Skyrim só para conhecer suas maravilhosas paisagens.

Skyrim
Vejam as maravilhosas paisagens do magnífico reino de Skyrim

Trilhas Sonoras de Arrepiar:

Uma boa curiosidade da franquia é a sua evolução na trilha sonora, que foi progredindo de tempo em tempos. Eu digo evolução, mas na verdade eu quero dizer o aumento de seus aparecimentos. No 1° jogo (Arena) não existiam músicas de fundo, no 2° jogo (Daggerfall), apesar de não frequentemente, foram apresentadas algumas evoluções e no 3° jogo (Morrowind) as trilhas sonoras foram contínuas e lindas, em todo momento tocava-se uma música, em momentos calmos se tocavam as que se assemelhavam-se à situação e em cenas de ação as músicas de fundo possuíam muita adrenalina. Isso continuou nos outros jogos seguintes (Oblivion e Skyrim), mas de forma muito mais trabalhada.

Aproveitando o assunto de trilhas sonoras de fundo e músicas envolventes, não podemos deixar passar o nome da música "Dragonborn Comes" presente no 5° capítulo da série, novamente em Skyrim. Essa música fazia parte do coral de músicas que fizeram também as outras trilhas do game, porém essa música em especial fez mais sucesso que as outras, o que trouxe fãs a fazerem covers inspirados em personagens que são músicos no universo do jogo. Além dessas homenagens, também foram feitos filmes cinematográficos de mais ou menos 5 minutos com esse música de fundo. Vale a pena conferir...

Skyrim
A principal cover da música, que acabou fazendo tanto sucesso com a 
sua linda voz que até CD para gravadoras ela acabou conseguindo adquirir

Raças Variadas e Famosas:

No universo de Tamriel existem, assim como em outros universos medievais, raças. No caso da franquia, existem mais ou menos 3 raças diferentes, os famosos Elfos, os Humanos e as raças Antropomórficas. Ao todo em cada uma das raças existem 10 classes. Essas classes são: High Elfs, Wood Elfs, Dark Elfs, Orcs, Bretons, Imperials, Nordics, Redguards, Argonians e Khajiits. Todas essas classes possuem sim diferenças, tanto em combate quanto obviamente nas suas aparências. Cada um deles também tem suas vantagens em poderes, um fato que prova isso é um poder exclusivo que cada raça acompanha consigo. 

Essas são as raças da franquia, representadas aqui no jogo 
The Elder Scrolls V: Skyrim, em que os gráficos já estão mais aperfeiçoados

"Tamriel" - O que é?

Já aproveitando para falar das raças desse universo da franquia, vamos agora explicar o que é Tamriel. "Tamriel" é o espaçoso local onde se passa as áreas dos jogos da franquia. Alguns dos games receberam seus títulos no nome dos estados, como no 3° jogo da franquia (Morrowind) que recebeu o nome do que talvez seria o estado de mais importância da província. No último título também implantaram esse feito, colocando o nome de "Skyrim", terra conhecida pelo grande números de Nórdicos. Entre alguns estados principais dessa devasta terra estão: High Rock (terra dos Bretões), Hammerfell (terra dos Redguards e algumas partes de Orcs), Cyrodill (cenário do 4° jogo da série e terra bastante ocupada pelos Imperiais), Valenwood (terra dos Wood Elfos), Elsweyr (terra bastante abitada pelos curiosos Khajiits) e Black Marsh (abitada por grande parte de Argonianos). Além dessas existem pequenos estados, pouco conhecidos e que os jogos ainda não aproveitaram bastante.

The Elder Scrolls V: Skyrim
Mapa oficial de Tamriel, província que também é cenário da franquia

Liberdade GIGANTESCA:

Em todo jogo que é lançado, a série nos coloca em um estado. Nesse cenário escolhido, o grande foco é a enorme liberdade, o que acaba deixando o jogador, além de animado, muito interessado em descobrir os segredos dessas terras. Para vocês terem uma ideia, os mapas dos jogos atuais são mostrados como GPS para o jogador poder ter uma visão dinâmica da área. Além disso, se você quiser atravessar o mapa de uma ponta a outra, você acabará levando, no mínimo, mais de 1 hora e meia para alcançar a linha de chegada, por isso, obviamente é criado o sistema de 'fast travel'.

Conseguiu Descobrir Todos?

Um dos maiores pontos da série com certeza é a variedade de inimigos. Realmente não existe um número certo de quantos inimigos diferentes e raças estão existentes nas terras de Tamriel, porém conhecemos alguns famosos como: Draugrs, Aranhas, Falmers, Trolls, Dwemers, Daedras, Bruxas, Gigantes, Lobos, Overlords, Dragões (apenas em "Skyrim"), Vampiros, Lobisomens, Ladrões, Monstros do Gelo, Ursos, Tigres, Leões e Fantasmas.  Esses são poucos dos dezenas de inimigos que existem nas terras da franquia.

The Elder Scrolls V: Skyrim
Alguns dos dezenas de inimigos existentes na franquia

Junto com a Enorme Liberdade...

Outro ponto grandíssimo na franquia é a variedade de lugares em que podemos interagir, tanto entrar e conhecer os seus interiores como em muitos casos matar os inimigos que lá habitam. Entre localizações estão: cidades do estado, cavernas, tumbas, casas de dragões (apenas em "Skyrim"), bares, esconderijos de ladrões e seres desconhecidos, minas, templos, localizações de dwemers e muito mais. A grandiosidade da série nesses últimos pontos citados na análise são incríveis e que serão conhecidos cada vez mais a cada jogo que será lançado no futuro.

Daggerfall - A Baixa Decepção:

A série consegue ser tão gloriosa que nenhum dentro dos 5 jogos até o momento foram alvos de críticas negativas. O máximo que já ocorreu na história da franquia que deixou alguns jogadores decepcionados foi a falta de criatividade no 2° capítulo, "Daggerfall". Isso em relação ao jogo anterior, pois o que acabaram por reclamar foi que apenas decidiram acrescentar uma trilha sonora, porém os gráficos e jogabilidade continuavam a mesma. Isso não decorreu na série e todos os novos capítulos apresentaram uma ótima evolução.

O 2° capítulo da franquia foi o único alvo de pequenas críticas negativas, 
que reclamavam da falta de criatividade

Morrowind - Um dos RPG's mais Respeitáveis de Todos os Tempos:

Depois de pequenas críticas chegou a hora da série encontrar sua verdadeira qualidade, com seu 3° lançamento, "Morrowind". Esse game é considerado, se não for o melhor RPG da história, um dos melhores já lançados. O jogo realmente é épico, e conseguiu ser assim pelos pontos inéditos de inovações, como por exemplo a alta liberdade, coisa absurda na época, os gráficos, que estavam ótimos e uma jogabilidade nova, versátil e muito realista. Realmente "Morrowind" superou todas as expectativas dos fãs e dos futuros jogadores que irão vir e conhecer a franquia mais afundo no futuro. 

"Morrowind", o game que superou todas as expectativas

Skyrim - A Perfeição:

E você pensa que o sucesso e auge da franquia acabariam aqui? Muito pelo contrário, "The Elder Scrolls" arrecadou mais fãs ainda com seus próximos 2 lançamentos, "Oblivion" e "Skyrim". O último título foi alvo das bilheterias, que acabou superando muito todas as expectativas. Skyrim apresenta uma linda trilha sonora, cenários fantásticos, variedade em todos os pontos, um enredo com um ótimo conceito, uma jogabilidade de primeira mão e gráficos que são revolucionários para um RPG. 

Esses são os pontos positivos, pois os negativos quase não existem, o que acaba as vezes atrapalhando são os loads muito demorados e repetitivos (nos consoles) e muitos bugs, que apenas acabam acontecendo pelo fato de tamanha liberdade, que em vários casos prejudica a jogatina, o que ocasiona esses pequenos defeitos. "The Elder Scrolls V: Skyrim" é um jogo perfeito para qualquer nerd, fã de RPG e que gosta de entrar realmente na aventura. 

Quase não tenho palavras para descrever "Skyrim". Apenas sei que é um
 jogo épico e que merece o respeito de TODOS...

Expansões Altamente Aclamadas:

Falando em Skyrim, o último lançamento foi também alvo de expansões essenciais para qualquer fã. Apesar de serem questionadas pelo preço e alguns fãs reclamando do atraso da versão para Playstation 3 e PC, todas as 3 expansões até agora lançadas podem ser consideradas um verdadeiro bom investimento do seu dinheiro. A 1° expansão foi a "Dawnguard", que acrescentava mais de 15 horas de novas quests, novas localidades, novas armaduras e uma novo enredo envolvendo mestres vampiros...

"Dawnguard", primeira de 3 expansões para "The Elder Scrols V: Skyrim"

A 2° segunda expansão foi chamada "Hearthfire", e adicionava a opção de fazermos casas, ou melhor, mansões, em áreas que antes não eram possíveis de se fazer construções. Além de construir, você pode decorar, fazer seu arsenal de armas e até mesmo montar uma linda família, adotando crianças. Essa expansão não foi cara, e vale a pena para quase todos os verdadeiros jogadores de Skyrim.

"Hearthfire", segunda de 3 expansões para "The Elder Scrolls V: Skyrim"

A última expansão lançado até o momento é "Dragonborn" que novamente trazia mais de 15 horas em quests extras e uma nova história se passando depois das missões principais do jogo, por isso, o nome do título. Além de mais horas de gameplay, "Dragonborn" adicionou a possibilidade de irmos a uma ilha chamada "Solstheim", localizada em "Morrowind", cenário, como todos já sabem, do 3° jogo da franquia. Com esse feito, somos capazes de ver inimigos que já existiam no título anterior da série, além também de sermos surpresos com novas trilhas sonoras de fundo, novos dubladores, novas armaduras e muito mais...

"Dragonborn", última de 3 expansões lançadas até o 
momento para "The Elder Scrolls V: Skyrim"

Resultado Final:

"The Elder Scrolls" é uma franquia simplesmente extraordinária. Desde 1994, a franquia vem encantando jovens jogadores, e desde lá, a série evoluiu absurdamente. Hoje, com os aclamados lançamentos de "Morrowind", "Oblivion" e "Skyrim", "The Elder Scrolls" é sinônimo de referência no mundo dos games. Sem sombra de dúvida, é uma das melhores franquias de RPG já existentes, que junto com o seu universo de Tamriel, proporciona a qualquer jogador uma das experiências mais lindas que um game pode ter. A série inteira é uma verdadeira obra de arte!

__________________________________________________________________


The Elder Scrolls: Arena
MS-DOS
Agosto de 1994

The Elder Scrolls: Arena é um RPG eletrônico open world de fantasia épica desenvolvido para o sistema DOS pela Bethesda Softworks e lançado em 1994. É o primeiro jogo da série The Elder Scrolls. Em 2004, uma versão para download foi disponibilizado gratuitamente como parte do 10º aniversário da série, mas os novos sistemas podem exigir um emulador, como o DOSBox, para executá-lo.

EnredoOs problemas do imperador Uriel Septim VII começaram no primeiro jogo da série. Seu Imperial Battlemage chamado Jagar Tharn planejava tomar o trono usando um poderoso artefato chamado Staff of Chaos. Em posse desse cajado de poder, o mago conseguiu aprisionar o imperador em uma outra dimensão, assumindo imediatamente sua forma física. Um plano perfeito, se não fosse a bisbilhotagem da aprendiz Ria Silmane. Você e ela ameaçam revelar o plano de Tharn se ele não libertasse o imperador, mas o mago preferiu uma solução um pouco mais sensata, matando a aprendiz e te aprisionando em uma de suas dungeons. Pois essa decisão não se provou muito boa assim, quando o fantasma de Ria te ajuda a fugir da prisão. Mas ao mesmo tempo, Tharn quebra o Staff of Chaos em 8 pedaços diferentes e os espalha em volta de Tamriel, pra impedir que o imperador volte de vez. Sua quest então é recuperar esses 8 pedaços, usar o Staff para derrotar o mago e libertar o imperador.

Nota: 8,5

__________________________________________________________________


The Elder Scrolls II: Daggerfall
MS-DOS
Agosto de 1996

The Elder Scrolls II: Daggerfall é um épico jogo RPG de fantasia e mundo aberto desenvolvido pela Bethesda Softworks e lançado em 1996 para o MS-DOS. É uma sequela de "The Elder Scrolls: Arena" e a segunda parcela da série The Elder Scrolls. Em 9 de julho de 2009, a Bethesda fez Daggerfall disponível como um download, gratuitamente em seu site, em comemoração ao 15 º aniversário da franquia The Elder Scrolls.

Enredo: O imperador Uriel Septim VII tem um grande papel em todos os jogos até agora, o que não foi exceção em Daggerfall. Durante a introdução ele envia você (o jogador) para executar duas tarefas. A primeira, e a principal, é libertar o povo do fantasma do rei Lysandus. A segunda diz respeito a uma carta misteriosa, que depois você descobre ter sido enviada a uma espiã dentro do castelo da cidade de Daggerfall. Conflitos e aventuras irão aparecer no caminho dessa jornada cheia de perigos.

Nota: 8,3

__________________________________________________________________


The Elder Scrolls III: Morrowind
PC / Xbox
Maio de 2002

The Elder Scrolls III: Morrowind (conhecido apenas como Morrowind) é o terceiro jogo da série The Elder Scrolls, um clássico RPG. O jogo foi lançado na América do Norte e na Europa para PC e Xbox entre 1 de maio e 22 de novembro de 2002, e foi desenvolvido pela Bethesda Game Studios e distribuído pela Bethesda Softworks (ZeniMax Meia) e Ubisoft. O jogo vendeu mais de 4 milhões de cópias no mundo inteiro.

Enredo: A história começa com a figura do imperador Uriel Septim VII (como tudo até agora), te eviando para Morrowind para completar uma profecia e se tornar a incarnação de um herói há muito tempo morto. As profecias também diziam que era pra ter cuidado com a tal da Sixth House, e o poderoso e imortal Dagoth Ur.

Nota: 10

__________________________________________________________________


The Elder Scrolls IV: Oblivion
Playstation 3 / Xbox 360 / PC
Março de 2006

The Elder Scrolls IV: Oblivion (ou simplesmente Oblivion) é um jogo de Ação/RPG desenvolvido pela Bethesda Softworks para Microsoft Windows, Xbox 360 e PlayStation 3. É o quarto jogo da série The Elder Scrolls. Foi lançado em março de 2006 para Windows e Xbox 360. A versão para o Playstation 3 foi lançada cerca de um ano depois.

Enredo: Depois do misterioso assassinato do Imperador, Uriel Septim VII (dublado por Patrick Stewart), o trono de Tamriel permanece vazio. Com o Império à beira do desmoronamento, os portais de Oblivion são abertos, e Daedras marcham sobre o solo de Tamriel - deixando um rastro de destruição por onde passam. Para lutar contra esse mal, o jogador deve achar o herdeiro perdido para o trono e esclarecer a sinistra conspiração que ameaça destruir toda Tamriel.

Nota: 9,8

__________________________________________________________________


The Elder Scrolls V: Skyrim
Playstation 3 / Xbox 360 / PC
Novembro de 2011

The Elder Scrolls V: Skyrim é um RPG eletrônico desenvolvido pela Bethesda Game Studios e publicado pela Bethesda Softworks. É o quinto jogo da série The Elder Scrolls, seguindo The Elder Scrolls IV: Oblivion. Foi lançado em 11 de novembro de 2011 para PlayStation 3, Xbox 360 e Microsoft Windows. É o primeiro jogo ocidental da história a receber 40/40 (nota máxima) na conceituada revista japonesa Famitsu. O Jogo Conseguiu três prêmios no VGA 2011, incluindo melhor jogo do ano.

Enredo: O personagem do jogador começa preso pelos Imperiais, por tentar atravessar a fronteira para Skyrim, e está sendo levado para a execução por decapitação pelo machado de um carrasco em uma cidade sob controle imperial, Helgen. Mas o jogador é salvo, involuntariamente, pelo dragão Alduin, que ataca a cidade. O personagem é um dos últimos "Dovahkiin" (Nascidos do Dragão), que deve derrotar o dragão Alduin para salvar Skyrim da destruição.

Nota: 10

__________________________________________________________________


~Lolo GM

2 comentários: