Anuncio !

sábado, 2 de março de 2013

Análise Borderlands e Borderlands 2


"Borderlands" é uma dupla de jogos com gênero de ação, desenvolvidos pela GearBox Software e publicados 2K Games. Lançados em 2009 e 2012, os games tiveram versões para todas as plataformas principais, Playstation 3, Xbox 360, PC


Info:

A história de Borderlands se passa no planeta Pandora, usado como colônia penal, depósito de lixo e zona de mineração por muito tempo, o lugar tem a paisagem cortada por montanhas de entulhos e pneus, lixo tóxico, povoada por bandidos da pior espécie e pequenas vilas que vivem sob o medo dos maníacos e monstros que rondam o local. O primeiro game conta a história do suspense de um suposto cofre alienígena encontrado no planeta, aterrorizando a todos. O segundo game tem uma história menos ficção cientifica e mais ação, com o carismático vilão "Handsome Jack", que enganou os "Vault Hunters" (Caçadores de Cofres) O jogo então vira uma busca pelo Vault e por vingança contra o vilão.

Enredo não é o Foco:

Apesar dos enredos terem um conceito muito interessante, o forte dos dois games não são suas histórias, pois o game não é focado nesse ponto, e sim na ação furtiva e frenética. O game não apresenta novidades durante o desenrolar da história e possuí finais ruins. Não existem personagens carismáticos, cenas marcantes ou que deixam vocês com sentimentos de obras de artes, nada disso. O game possuí sim seus respectivos enredos mas nada de deixar entusiasmo.

Jogabilidade bem Trabalhada:

A jogabilidade dos games são em primeira-pessoa, com um sistema de combate bons, entre eles os tiroteios, precisões de miras, ataques corpo-a-corpo, entre muitos outros sistemas. A locomoção do protagonista e personagens paralelos são bem robóticas. A física não é das melhores, porém existem razões para não reclamarmos disso, pois como o game se passa em outro planeta, não sabemos a noção da gravidade de lá.

Acima você pode ver um pequeno exemplo do sistema de combates do game

Gráficos Diferentes, mas Dentro do Gênero:

Os gráficos dos jogos são cartoonizados, que para quem não sabe, são aqueles games que o universo parecem de uma revista de quadrinhos, ou se você preferir, HQs. Já que esses gráficos se baseiam nesse gênero eles não decepcionam, até porque, por incrível que pareça, as expressões faciais dos personagens são muito boas, conseguimos presenciar de maneira competente os sentimentos desses personagens durante a cena. Além disso, os cenários em volta não deixam a desejar, até porque também são cartoonizados. 

Acima dois exemplos dos gráficos do game, cartoonizados e 
com expressões faciais muito boas

Personagens à Dispor: 

Em Borderlands temos a opção de escolher entre 4 personagens para usarmos, 4 "Vault Hunters". Entre esses personagens estão "Mordecai" (classe Hunter), "Lilith" (classe Sirin), "Roland" (classe Soldier) e "Brick" (classe Berseker). Cada um dos personagens possuem suas respectivas classes e estão ali em Pandora por certos motivos, sendo assim, correspondendo para o conhecimento das suas histórias passadas. Cada um desses 4 personagens possuem características próprias, tanto visuais, quanto em combate. Um deles pode ter maior precisão em tiros longos, outros com ataques de perto ou até mesmo de corpo-a-corpo mais aprimorados que outros personagens.

Acima os 4 personagens disponíveis no 1° game

Em "Borderlands 2" os personagens para sua escolha mudaram, tanto seus visuais, quanto também suas histórias passadas. Dessa vez os escolhidos foram: "Salvador", "Maya", "Axton" e "Zero". Todos esses personagens tem semelhanças com os personagens do game anterior, porém apenas no visual e algumas classes, que são as mesmas, características de combate são totalmente diferentes.

Acima os 4 personagens disponíveis no 2° game

Co-op é Pura Diversão:

O modo co-op do game, sem sombra de dúvida, é o foco de ambos os jogos. Isso porque, além dele ser muito divertido, é um dos poucos jeitos de você conseguir completar a fraca campanha e missões secundárias completamente, pois você sozinho, até chegar num nível adequado, não dará conta de fazer tudo e ficará entediado. Esse modo ganhou MUITOS prêmios por "Borderlands 2", porém podemos falar disso um pouco mais pra frente na análise. 

Variedade Gigantesca de Inimigos:

Nos games, um dos pontos muito interessantes são a quantidade de variação de inimigos existentes em Pandora. Existem criaturas, humanos, robôs, guardiões, chefes e muito mais. Porém, alguns desses não são conhecidos por esse nome, e sim pelo nome de seus personagens, como por exemplo, os "Crabworm", os "Trash Feeder", os "Bruisers" e muitos outros... Com certeza, os dois melhores exemplos seriam os "garotos propaganda" dos games, que aparecem em trailers, capas dos jogos, cartazes e muito mais, que seriam os "Skags" e os famosos "Psychos". 

A variação de inimigos é muito grande

O Mesmo Acontece com o Arsenal de Armas:

Outra vantagem do game é o enorme arsenal de armas, que vão desde pistolas até rifles de precisão. Além também os melhoramentos dessas armas, como por exemplo, deixarem elas com balas explosivas, ou algo que deixem os danos maiores contra os seus inimigos.

O arsenal de armas do game é gigante

Dificuldade Alta:

Assim como já foi dito, mas que vale a pena comentar novamente para quem pretende jogar o game é a sua dificuldade, muito alta se jogado em single-player, ou seja, sozinho. Por isso que todos recomendam que a sua jogatina seja com pelo menos mais um amigo ao seu lado, pois senão você enfrentará muitos problemas pelo caminho e não terá o mínimo de paciência em completar nem mesmo missões paralelas. 

Interação com o Cenário é Extensa:

Outra curiosidade nos dois jogos é a possibilidade de interação com quase tudo no cenário, como por exemplo, chegar em uma casa e abrir todos os armários, gavetas e dentro achar balas para as suas armas, ou então achar suplementos para você e seus amigos. O curioso é que  as vezes se pode achar essas coisas dentro de destroços, ou até mesmo lugares não óbvios e escondidos.

Elementos de RPG:

Um dos pontos que o game apresenta são os vários elementos de RPG, que acaba trazendo os fãs do gênero a jogarem esses dois jogos. Entre eles, estão a possibilidade de ver a barra de vida dos seus inimigos, ganhar XPs e upar de level, melhorar suas armas e como já foi dito, a enorme possibilidade de interação em torno do cenário. O sistema de level talvez seja o mais semelhante, pois você irá começar fraco e irá melhorando seu personagem ao longo do tempo, assim como melhorar suas blindagens, sua precisão de mira, e muito mais. 

Dupla Premiada:

Como já foi dito, "Borderlands 2" ganhou vários prêmios, tanto no fracassado VGA 2012, quanto pelos críticos. Entre os prêmios estão "Melhor Multiplayer", "Melhor Jogo de Tiro", "Melhor Personagem Masculino" (Handsome Jack), e "Personagem do Ano" (Clap Trap). Porém, a pergunta que fica no ar é se todos esses prêmios foram merecidos ao game. Já foi comentado que o multiplayer dos jogos é o foco, mas será que o prêmio foi mesmo merecido? "Melhor Jogo de Tiro", existiam na lista Call of Duty: Black Ops II, a aclamada mecânica de Max Payne 3 e até mesmo Halo 4, porém o prêmio veio para Borderlands 2, merecido? Eis a questão... O pequeno robô "Clap Trap" ganhou o prêmio de "Personagem do Ano", com certeza a maior zebra daquela noite, pois 90% dos fãs dos dois jogos odeiam o personagem. E você?? Você acha que Borderlands 2 mereceu levar todos esses prêmios para casa?

"Clap Trap", o personagem do ano de 2012

Aquela Grana Extra com Expansões:

Assim como algumas pessoas já sabem, "Borderlands" gostou de exagerar nas expansões, pois foram lançadas 4 principais e algumas outras sem muita importância. As principais são "The Zombie Island of Dr. Ned", que como o nome já diz, tem uma temática com zumbis, lobisomens e franksteis. "Mad Moxxi’s Underdome Riot" que trás uma versão paródia do nosso aclamado Mad Max: Beyond Thunderdome (Mad Max: Além da Cúpula do Trovão)."The Secret Armory of General Knoxx", que conta história sobre um depósito secreto do General Knoxx  e a "Claptrap’s New Robot Revolution", que seria a última e a mais surpreendente de todas! Sobre essa eu não vou comentar absolutamente NADA pois pode comprometer o enredo.

As 4 expansões principais de Borderlands, lançados entre 2009 e 2010

Em "Borderlands 2" não esta sendo diferente, já lançaram 3 expansões principais e algumas outras paralelas. Já foram lançadas "Captain Scarlett and Her Pirate's Booty" que conta uma aventura sobre piratas e uma experiência única aos fãs. "Mr. Torgue's Campaign of Carnage", outra expansão principal, talvez a mais conhecida de todas. E por última a "Sir Hammerlock Big Game Hunt", contando mais uma aventura paralela para os fãs. 

As primeiras 3 expansões principais de Borderlands 2

Resultado Final:

Chegando ao resultado final eu indico que apenas joguem ambos os games quem não tiver o mínimo de interesse em enredos incríveis, personagens marcantes, gráficos de ponta, jogabilidade incrível, pois isso é deixado de lado pelos games, e a única coisa que importa muito é a diversão multiplayer. São dois ótimos títulos para divertir você e seus amigos...

__________________________________________________________________


Borderlands 
Playstation 3 / Xbox 360 / PC
Outubro de 2009

Borderlands é um jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa com elementos de ficção científica produzido pela Gearbox Software para o Windows, Xbox 360 e PlayStation 3. Foi relevado pela primeira vez em Setembro de 2007 na revista Game Informer.

EnredoA história de Borderlands se passa no planeta Pandora, Usado como colônia penal, depósito de lixo e zona de mineração por muito tempo, o lugar tem a paisagem cortada por montanhas de entulhos e pneus, lixo tóxico, povoada por bandidos da pior espécie e pequenas vilas que vivem sob o medo dos maníacos e monstros que rondam o local. O primeiro game conta a história do suspense de um suposto cofre alienígena encontrado no planeta, aterrorizando a todos. 

Nota: 8,0

__________________________________________________________________


Borderlands 2
Playstation 3 / Xbox 360 / PC
Setembro de 2012

Borderlands 2 é um jogo eletrônico de ficção científica de tiro em primeira pessoa com aspectos de RPG. Desenvolvido pela Gearbox Software, que desenvolveu o primeiro jogo da série, Borderlands, e publicado pela 2K Games para as plataformas Microsoft Windows, PlayStation 3 e Xbox 360. O jogo foi lançado no dia 20 de setembro de 2012.

Enredo:  Após a abertura do Vault no primeiro jogo, o planeta Pandora foi coberto pelo mineral Eridium. Por causa disso, Handsome Jack, cara que tomou conta da empresa Hyperion e se tornou o Ditador de Pandora, quer minerar o planeta e enriquecer. 
Os Vault Hunters (os personagens principais do jogo) são atraídos para lá em busca de um suposto novo Vault. Chegando lá, são traídos por Handsome Jack e deixados para morrer. O jogo então vira uma busca pelo Vault e por vingança contra o vilão.

Nota: 8,2

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário