Anuncio !

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Análise Dead Island: Riptide


"Dead Island: Riptide" é uma continuação direta do seu jogo antecessor, lançado em 2011, de gênero "survival horror" e ação. O game foi desenvolvido pela Techland e publicado pela Depp Silver, sendo lançado primeiramente em 23 de abril na América do Norte. Novamente o jogo foi lançado para as plataformas principais, Playstation 3, Xbox 360 e PC


Info:

O jogo se passa imediatamente após o primeiro "Dead Island", com os quatro sobreviventes (Logan, Sam B, Xian Mei e Purna) escapando da prisão da ilha de Banoi, e assim, são levados pela "Força de Defesa Australiana" sob custódia. Lá eles conhecem o Coronel Sam Hardy e um vip civil chamado Frank Serpo. Além disso, um novo sobrevivente também é apresentado aos jogadores, o Sargento John Morgan. Os sobreviventes acabam adormecendo, e quando acordam, acabam percebendo que o navio está infestado de zumbis, e Frank fugindo com seu helicóptero. Os sobreviventes conseguem sair com vida, e acabam naufragando em uma nova ilha, chamada Palanai. O grupo acaba sendo encontrado por Harlow, uma pesquisadora OMS, que lhes diz que a infecção zumbi se espalhou lá também. A partir de agora, uma nova jornada de sobrevivência irá começar. 

Novamente Decepcionante:

Mais uma vez o enredo de "Dead Island: Riptide" é bem fraco, sem nenhuma novidade, ou seja, a história começa praticamente igual, porém com outra ocasião, e o desenrolar dela é novamente desinteressante. Reviravoltas, personagens marcantes ou surpresas, nada disso existe aqui, e mais uma vez, a única coisa que interessa é fazer o que os outros mandam, ou seja, sobreviver e ir matando para não ser morto. 

A história de "Riptide" é novamente fraca, assim como o título anterior. 
O foco principal na verdade é o divertimento em matar zumbis

Ainda sem Inovações:

Os gráficos é também um dos pontos que não inovaram muito. Podemos analisá-lo de duas maneiras. A primeira é comparando como um só, nesse caso, os gráficos podem ser considerados altamente ultrapassados em relação a outros jogos. Ou também podemos compará-los com o título anterior, que nesse caso ele melhorou levemente, em torno dos 10%, e só... Porém, devemos ter noção de que aqui podemos encaixar as expressões faciais e cenário, mas o sangue jorrado pelos zumbis, assim como em 2011, continua sendo bem feito. 

Conseguiu Piorar:

A jogabilidade talvez seja o ponto que mais ficou igual e foi piorando. Isso se dá pelo fato de serem exatamente idênticos ao primeiro game, e no caso, só foram acrescentados bugs a mais (que serão comentados melhor mais a frente). Com o sistema em primeira-pessoa, o jogo continua com uma movimentação extremamente estranha, melhorada também, mais ainda sim estranha. 

Novos Inimigos:

Para a grande "alegria" dos jogadores, somos presenteados com novos 4 inimigos na ilha de Papanoi. Se você achou esse número baixo, nem se preocupe pois vários "fãs" já reclamaram disso. Começando pelos "Droners", zumbis que ficam aparecem apenas nos momentos de barcos, em que seus objetivos são apenas de lhe trazer para água, você e seus amigos. Outro inimigo é o "Grenadiers", que por sua vez arrancam próprias partes do corpo e arremessam em você, sendo esses "furúnculos"  tóxicos. Os "Wrestlers", que são os novos mais fortes inimigos do jogo, em que com no mínimo 2 golpes conseguem lhe derrotar. E por último as "Screamers", que como o próprio nome indica, usa seu ataque sonoro para lhe atordoar, ao mesmo tempo que atrai novos inimigos. 

Da esquerda para direita: Droner, Grenadier, Wrestler e a Screamer

Antigos e Novos Bugs:

Depois de diversos jogadores reclamarem dos altos níveis de bugs apresentados no game anterior, dessa vez era a esperança, no mínimo, de suavizada melhora desses bugs. Porém, "Riptide" consegue ter mais bugs que seu título antecessor, obviamente que os bugs antigos ainda estão lá. O que acontece frequentemente são relacionados com os inimigos, em que eles acabam aparecendo do nada, ou somem, ou ficam parados na sua frente sem lhe atacar, sem falar nos bugs do ambiente. Uma chance de melhora extremamente desperdiçada pelos criadores. 

Bem Ultrapassado Hoje em Dia:

Para quem ficou interessado nos possíveis "defeitos do cenário", temos o melhor exemplo a péssima textura e remasterização dos ambientes, no caso, de todos possíveis. Isso pode ser visto se você gastar o mínimo do seu tempo em observar a ambientação que havia sido muito elogiada no game anterior. Podemos dizer que em 2011 não havia reclamações, pois a geração gráfica não estava a mesma dos dias de hoje, mas dessa vez, com a situação que nos encontramos, é inegável que haja capricho nas texturas e, ao mínimo, uma remasterização boa. 

Alguns exemplos da idêntica ambientação de "Dead Island: Riptide" 
com o primeiro título

Parece uma Expansão:

Talvez a maior decepção em "Riptide" é sua extrema semelhança com o primeiro game. Não é só história, gráficos e jogabilidade que estão iguais, o estilo de jogo é que está. Os textos nas telas, as missões, "challenges" extras e muitos outros pontos estão descaradamente iguais, o que faz com que o game se parece mais uma expansão, um dlc chamado "Dead Island: Riptide". O jogo é o mesmo basicamente. 

Missões Extras Interessantes:

Um dos pontos "novos" mais interessantes e legais que o game possui são as missões extras, que se assemelham muito as missões de caçar animais raros em "Far Cry 3", só que nesse caso o objetivo é caçar zumbis raros, como um Thug mais agressivo que outros monstros, encontre-o e acabe com a sua raça. O interessante é que existem vezes que essas missões, consideradas paralelas, conseguem ser mais divertidas que as da campanha principal. Vai entender né!!

Outro tipo de missões novas são as conquistas e defesas de bases, que na maioria das vezes acontecem nas missões principais. Esses objetivos são interessantes, principalmente, se você está jogando com os amigos, pois você sente aquela nostalgia das situações de hordas em "Left 4 Dead", que são consideradas épicas na indústria de jogos de terror. Aqui o objetivo é bem semelhante, porém devemos primeiro matar alguns zumbis quando tentamos conquistar a base, depois disso, existiram vários momentos super divertidos em que devemos mantê-la, dessa maneira, defendendo de vários hordas que surgiram do cenário. Uma das poucas jogadas mais legais que o game conseguiu nos proporcionar. 

Acima um exemplo de asseguração de base, em que os jogadores tentem 
de todas as maneiras impedir que os zumbis entrem no acampamento

Polêmica antes mesmo do Lançamento:

Um fato interessante que ocorreu um pouco antes do lançamento em abril do game foi a polêmica da edição limitada que o game estava oferendo. No conjunto, além de trazer tudo aquilo óbvio em toda edição limitada, como um 'artwork', expansões exclusivas e obviamente, o jogo, o destaque do conjunto era uma estátua do corpo de uma zumbi mulher, que em quase todas as partes estavam cortadas, com sangue obviamente. Porém, a polêmica foi a má recepção do público, que como sempre, disseram que apenas mostrar o corpo de um zumbi, com os seios intactos, era um ato de machismo. Vai entender!!!!!!!!!


Acima a foto completa da "Dead Island: Riptide - Zombie Bait Edition"

Resultado Final:

Assim como o primeiro game, apesar dos vários defeitos críticos, qualquer um consegue se divertir se estiver jogando com no mínimo, mais um amigo. Isso obviamente graças ao modo co-op, e o que muitos diziam em 2011 era: "Dead Island é um jogo que diverti para quem não liga para os pontos principais, e apenas quer matar alguns zumbis com um ou mais amigos". Essa afirmação ainda é válida em "Riptide", que funciona basicamente como uma expansão ao jogo de 2011, lançada um ano e meio depois. Pois então, como resultado final temos essa opinião novamente, se você não é um jogador crítico, você até consegue se divertir com esse, que é sim um ultrapassado game deste final de geração.

__________________________________________________________________



Dead Island: Riptide
Playstation 3 / Xbox 360 / PC
Abril de 2013

Dead Island: Riptide é um jogo de gênero survival horror, ação e terror. Foi desenvolvido pela Techland e publicado pela Deep Silver e lançado para Playstation 3, Xbox 360 e PC. O game lançou no dia 23 de abril de 2013 na América do Norte e na Austrália, sendo a versão para PC lançada um dia depois, 26 de abril, assim como a versão de Xbox 360 na Austrália. 

Enredo: O jogo se passa imediatamente após o primeiro "Dead Island", com os quatro sobreviventes (Logan, Sam B, Xian Mei e Purna) escapando da prisão da ilha de Banoi, e assim, são levados pela "Força de Defesa Australiana" sob custódia. Lá eles conhecem o Coronel Sam Hardy e um vip civil chamado Frank Serpo. Além disso, um novo sobrevivente também é apresentado aos jogadores, o Sargento John Morgan. Os sobreviventes acabam adormecendo, e quando acordam, acabam percebendo que o navio está infestado de zumbis, e Frank fugindo com seu helicóptero. Os sobreviventes conseguem sair com vida, e acabam naufragando em uma nova ilha, chamada Palanai. O grupo acaba sendo encontrado por Harlow,  uma pesquisadora OMS, que lhes diz que a infecção zumbi se espalhou lá também. A partir de agora, uma nova jornada de sobrevivência irá começar. 

Nota: 6,8

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Um comentário:

  1. Amigo os droners aparecem em qualquer lugar que tem água, não só naquela parte do barco

    ResponderExcluir