Anuncio !

domingo, 20 de abril de 2014

Análise Trilogia inFamous


"inFamous" é uma série de jogos, atualmente complementada por 3 títulos, lançados em 2009, 2011 e 2014, respectivamente. Todos os games foram desenvolvidos pela Sucker Punch Productions e publicados pela Sony Computer Entertainment, tornando a franquia exclusiva do Playstation. Os dois primeiros jogos foram lançados para Playstation 3, e o mais novo e atual capítulo, é considerado um dos primeiros títulos de peso para a nova geração de consoles, vindo assim para Playstation 4.

Info:

A base concreta da trilogia se dá no conceito do primeiro game, lançado em 2009. Aqui, tínhamos como protagonista Cole MacGrath, um cidadão comum da fictícia Empire City, no qual se vê em completo desespero, por fazer parte da maior explosão de carga elétrica vista na história da cidade, na qual dizimou todo a região central, matando centenas de inocentes. 

Mas, por um motivo inexplicado, Cole foi um sobrevivente, que logo percebe que essa misteriosa explosão lhe causou alterações na concepção de seu corpo, o transmitindo poderes elétricos. A partir daí, cabe ao jogador descobrir a verdadeira causa da explosão, achar os responsáveis, e dependendo de suas ações, tudo podê mudar. 

 Enredos Originais e Bem Aprofundados:

De fato, um conceito de enredo para toda a trilogia, causa na hora um ânimo absurdo de busca por informações extras. Realmente, as histórias de "inFamous" são bem feitas, e nunca decepcionaram. Não chegam a ser consideradas obras primas, mas utilizam de uma fonte, hoje em dia, muito popular, mas que na época do primeiro lançamento, podia ser considerada novidade. Óbvio que eu estou me referindo as escolhas do jogador, que merecem serem maiores destacadas mais a frente. 

Porém, devemos deixar claro, que essas escolhas é que fundiram todo o universo das cativantes metrópoles urbanas de Empire City. O conceito básico de todo o jogo é dado (ao menos, a partir do segundo game) com as suas escolhas feitas anteriormente, e isso decidirá grande parte do rumo que a história gerará. Sendo assim, não são considerados enredos fantásticos, só por aprofundar dessa característica, mas estão longe de serem desinteressantes. 

"inFamous" pode ser considerada uma série com enredos bem cativantes, mas, 
mesmo por usarem de escolhas a todo momento, estão longe de serem obras primas

Gráficos Sempre Lindos:

Se tem uma característica que nós percebemos que a Sony adora aprofundar em seus games, sem dúvida, são os gráficos. "inFamous" é a prova dessa afirmação. Isso pois, desde 2009, com a vinda do primeiro jogo, nós éramos deliciados com um belíssimo trabalho nessa área. Vale destacar ainda, que no primeiro jogo, não se existiam cutscenes, apenas o uso de desenhos em quadrinhos para aprofundar momentos do enredo. Ou seja, era possível ver que os gráficos verdadeiros do jogo eram bem bonitos. Mas, vale lembrar, que hoje em dia, na nossa situação, essas afirmações já não valem mais, mas é importante destacar o efeito da época. 

Então, vocês conseguem perceber, que além de focar, a Sucker Punch costuma inovar nesse quesito, e muito. Os gráficos, do primeiro para o segundo jogo, tiveram imenso salto inovador, e do segundo para o terceiro, dispensa comentários, apenas são os mais lindos, até agora vistos nos consoles da nova geração. 

Os gráficos do atual "inFamous: Second Son", são simplesmente de arrepiar

Jogabilidade Variada e Bem Feita:

"inFamous" sempre conseguiu caprichar também na jogabilidade. Isso pois, ela consegue ser variada, trazendo diversos aspectos diferentes, e representando bem o uso de um movimento já usado antes. Primeiramente então, é importante relatar, que o game usa "levemente" o uso do parkour nos seus jogos. Eu digo levemente pois, ao contrário de outros games mundialmente famosos (como "Assassin's Creed" ou "Mirror's Edge") "inFamous" não usa destes movimentos o tempo todo, ao contrário, apenas acrescenta ele de forma para variar a jogabilidade. Mas, apesar de tudo, ele acaba usando deste fator em certos momentos, como as escaladas em prédios, dos protagonistas. É importante também destacarmos que a locomoção do game sempre foi ótima, e levada para o lado realista, pelo menos quando em terra firma, pois nos ares a gravidade pode perder um pouco o seu significado. 

O parkour é usado de forma discreta nos jogos, principalmente 
nos momentos de escaladas em prédios dos protagonistas

No combate do game, somos divididos em duas categorias: os ataques a longa distância e os frenéticos ataques corpo-a-corpo. A longa distância, talvez seja o único fator um pouco problemático na jogabilidade, isso pois, usamos a mira dos nosso poderes contra os inimigos, mas essa mira é muitas vezes pequena e nunca automática, o que prejudica o raciocínio do jogador, que precisa de energia o tempo todo para executar suas ações. Porém, já o combate corpo-a-corpo, por incrível que pareça, acaba lembrando muito a franquia "God of War", e deixa o estilo do jogo muito mais frenético, ainda que efetuar esses movimentos aumente, e muito, a dificuldade já elevada do jogo.

A mira usada para executarmos nosso poderes contra os inimigos é talvez o único 
problema relacionado a jogabilidade, dado pela sua mira frágil e pequena

Muitas Escolhas, Dois Caminhos:

Talvez, a característica mais conhecida da série seja o seu uso de escolhas ao jogador. Nós já comentamos sobre elas, mas ainda sim é importante destacá-las. Desde do primeiro game, somos trazidos a um universo em que importantes decisões são colocadas na mesa, e algumas delas serão muito importantes já para o 'plot' do game seguinte. Sim, isso hoje em dia pode lembrar, e muito, a atual série de jogos "The Walking Dead", na qual já atravessou temporadas com as escolhas de cada jogador. 

Porém, apesar de todo esse 'nipe' gerado por essas decisões, elas não são tão carismáticas e frequentes como a série de zumbis citada anteriormente. Mas, é importante destacar "inFamous", pois o primeiro jogo, lançado em 2009, pode ser considerado um dos primeiros vídeo-games a usar desta característica de escolhas próprias. Ao explicá-las, colocamos em jogo os dois "Karmas" existentes nos títulos. Karmas serão determinados pelas suas ações, na quais as escolhas podem ser consideradas do bem ou do mal. Quanto mais do lado bonzinho você ficar, o seu karma será representado pela cor azul. Mas, se você é decidido de ser um vilão a mais no meio do caos, o seu karma será vermelho. 

Porém, o mais interessante, sem dúvida, é que não apenas no rumo da campanha que as suas escolhas o afetarão. O tempo todo, você decidindo o seu lado na história, tanto as reações das pessoas da cidade de Empire City, quanto os seus poderes disponíveis, serão diferentes uns dos outros. Uma decisão interessante, e bem organizada no universo de "inFamous".

Cada um dos dois lados da história serão representados 
pelas suas cores na campanha, mas afetarão todo o universo a sua volta

Poderes Muito Legais e Variados ao Extremo:

Os nossos poderes são dados a nós já na primeira cena que começamos a jogar, e sem eles, não seríamos nada no meio de todo o caos. Mas enfim, é importante destacarmos esses poderes, pelo fato do grande capricho que os produtores decidiram investir neles. Como já foi dito, dependendo do seu karma, você poderá ter tantos os poderes do mal, quanto os do bem, e eles não só se diferenciarão pelas cores, mas também como dano, forma e basicamente todas as outras características essenciais do gameplay. 

Sendo assim, sempre vale a pena completarmos os jogos em ambos os lados, não só para conhecermos a diferença das histórias, como também distinguirmos quais dos dois tipos de poderes nos são mais agradáveis. Sem sombra de dúvida uma das diferenças mais legais de se ver em "inFamous".

"inFamous: Second Son" foi talvez o capítulo da franquia, 
no qual os poderes do protagonistas estavam mais lindos e divertidos de se executarem

Protagonistas Legais:

Exclusivos de peso da Sony costumam ser conhecidos pelos seus protagonistas, ao menos, interessantes. Isso, felizmente, acontece em "inFamous". Até porque, em 3 jogos foram apresentados 2 diferentes personagens, e a franquia teve a felicidade de conseguir distinguir as características de cada um deles. 

Por começar por Cole MacGrath, o personagem principal de "inFamous" e "inFamous 2". Cole tem personalidade forte, é um homem sério, e realmente determinado a sua causa, de salvar ou afundar mais ainda o planeta, dependendo de suas escolhas. A verdade é que, o personagem não chega ao nível de um John Marston, ou até mesmo o Joel de "The Last of Us" (sendo outro exclusivo da Sony), mas ainda sim é um personagem quase memorável e que consegue se encaixar bem na franquia.

Cole MacGrath, protagonista dos dois primeiros games

Em "inFamous: Second Son", talvez a maior novidade da série seria que ela estaria chegando aos consoles da nova geração, mas, além disso, que o novo capítulo traria um protagonista inédito. Com as primeiras 'screenshots' e trailers, os fãs da série ficaram com o pé atrás em relação a Delsin Rowe, o novo personagem principal. O rapaz apresentava todas as característica que os fãs acabam não gostando, que seria a imaturidade, o excesso de juventude, o estilo urbano e a forma mimada. Mas, para a nossa surpresa, com o lançamento do jogo, percebemos que Delsin é um ótimo protagonista, e apesar de seu conceito clichê, nada de repetitivo existe nas suas características, e com o desenrolar do game, mostra que consegue ser um excelente personagem, tanto no presente, quanto para o futuro da série. 

Delsin Rowe, o protagonista de "inFamous: Second Son"

Cidade Urbana e Bem Elaborada:

O cenário de todos os jogos da franquia tem palco com a cidade de "Empire City", também conhecida como "New Marais", na qual sempre foi retratada de maneira esplêndida. Se no primeiro "inFamous" ela parecia ser cinzenta demais, no segundo jogo esse problema foi arrumado, e tanto o tamanho, quanto a coloração da cidade, foram altamente aperfeiçoados. Por fim, em "inFamous: Second Son" foi um absurdo de inovação, no qual o palco continuou o mesmo, mas com a sequência de tempo, a cidade se inovou completamente, e nem parece mais a mesma, sem falar no sua dimensão, grande demais, fazendo jus ao potencial do Playstation 4

É legal também comentar que, "Empire City", é conhecida por ser uma cidade fictícia, porém, o que algumas pessoas não sabem, é que ela possuí inspirações a cidades reais, como Paris, Nova Iorque, Londres, e muitas outras. Existem até mesmo localizações específicas, na qual imitam marcas reais destas cidades. Realmente interessante de se ver!

A belíssima "Empire City", também conhecida 
como "New Marais", é o palco da trilogia "inFamous"

Dificuldade Alta:

Uma das característica que pode trazer, como também pode afastar novos jogadores, é a alta dificuldade dos jogos "inFamous". Quem não conhece a série, nunca pensou que ela seguiria estes passos, mas a verdade é que a franquia gosta de desafiar os seus fãs. Em muitos momentos, chegamos até a não pode usar certos golpes pelo simples fato de ser uma morte certa contra os nossos inimigos. Inclusive, essa dificuldade é tão elevada, que pode fazer com que jogadores mais impacientes não gostem dos títulos, e passem reto em games futuros. 

Inimigos Variados:

"inFamous" é um jogo em que o protagonista, praticamente, tem de enfrentar inimigos em todas as missões. Sendo assim, uma característica positiva se dá, no momento em que existe uma variedade grandes de inimigos. Eles não são necessariamente divididos por classes, mas muitas vezes aparecem em altas quantidades, com características diferentes. 

Por exemplo, você pode estar numa batalha, e no momento que você decide atacar os seus inimigos, percebe que ao seu redor existiram alguns que lhe atiram, outros que virão para cima de você, outros conhecidos por serem 'snipers' nos prédios, e, por fim, para animar a situação, monstros gigantes que saem do chão. Isso sem falar em diversos momentos que o jogo nos põe contra chefes, de características variadas, e realmente grotescos.

"inFamous 2" é o principal jogo da série conhecido pelos 
seus monstros grotescos, que saem das profundas do chão

Dublagens Brasileiras:

Um dos fatos mais interessantes para os brasileiros, é que "inFamous 2" foi um dos primeiros jogos da geração passada a aprofundar da dublagem localizada do nosso país. Foi com ele que a Sony acabou percebendo que deveria acrescentar essas dublagens nos seus exclusivos. E comparado a qualidade, devemos dar um breve desconto, sendo "inFamous 2" um dos primeiros jogos a nos trazer desta característica, portanto, em relação a época, a dublagem era sim satisfatória. 

Os tempos passaram, e a dublagem brasileira voltou com "inFamous: Second Son". Agora, a situação é diferente, no mínimo 40% dos jogos atuais estão sendo lançados com dublagens localizadas do Brasil, e "Second Son" foi apenas mais um trabalho a usar deste fator, felizmente quase comum no nosso país. Em relação a qualidade, a dublagem está boa, ainda que trabalhamos mais atuais, também da Sony, como "The Last of Us", consigam ser superiores. 

inFamous - Hoje é difícil:

O primeiro game da franquia foi lançado em 2009, intitulado apenas como "inFamous". Como já foi dito, contava a história de Cole MacGrath, e a sua busca por respostas em relação aos seus novos e absurdos poderes que lhe foram transportados. 

Em relação a história, o game apresentava um bom início de franquia, e tanto o desenrolar, quanto o final, são de grande qualidade. Os gráficos do jogo eram estranhos, e talvez os únicos da franquia que não tenham sido tão bonitos, já mesmo na sua época de lançamento. Talvez, isso se dê pelo exagerado nível cinzento de coloração. E por último tínhamos a jogabilidade, que estabeleceu um único rumo para toda a franquia, sendo sempre calibrada e caprichosa. Porém, infelizmente, hoje em dia já fica difícil de se jogar o primeiro "inFamous". Isso pelo fato de ser um game considerado antigo, e pelas suas qualidades atuais, acaba enjoando, e muito. Ainda sim, estabeleceu o que a franquia é hoje em dia. 

"inFamous" podia ser considerado um jogo divertido na sua 
época de lançamento, mas hoje apresenta defeitos demais para ser apreciado

inFamous 2 - Acima de tudo, Divertido:

"inFamous 2" foi lançado em 2011, e confirmava o rumor de que a Sony se sentiu satisfeita com os seus resultados anteriores, e queria transformar o game em uma franquia. Na verdade, o final do primeiro jogo já deixava claro que uma sequência seria feita. No game, voltamos na pele de Cole MacGrath, no qual se vê em extrema pressão, quando descobre que uma fera gigantesca está devastando o mundo inteiro, e é uma questão de tempo para ele chegar também em "New Marais". Mas Cole sabe que ele é a única pessoa que tem uma chance contra o monstro, e mostrará que ele mexeu com a cidade errada. 

Em relação a história, tínhamos um conceito absurdo de tão interessante, e, para nossa felicidade, o desenrolar provava verdadeira essa afirmação. O enredo do game estava espetacular, e novamente, com um final arrasador. Os gráficos talvez fora a característica mais bem alterada de toda a série. Os produtores decidiram até mesmo mudar o visual do Cole, para aperfeiçoar o personagem melhor no game. Sendo assim, os gráficos estavam mais coloridos e vivos, além de expressões faciais realmente boas. E por último, a jogabilidade, na qual continuou a mesma, apenas com o aperfeiçoamento da locomoção do personagem, também muito bem feita. Sem dúvida um jogo divertido, acima de tudo, se comparado ao seu antecessor. 

"inFamous 2", sequência do game de 2009, no 
qual trazia, na grande maioria, qualidades positivas

inFamous: Second Son - Carismático e Divertido, Porém Muito Curto:

"inFamous: Second Son", estava sendo apontado como o primeiro exclusivo da nova geração de grande peso, e realmente, o jogo apresentou características que impressionam. Lançado em março de 2014, o game conta a história de Delsin Rowe, que após um acidente, descobre que é um "condutor", ou seja, uma pessoa que absorve os poderes de outras pessoas. Delsin vive num mundo em que qualquer um com estes tipos de mutações, são considerados bioterroristas, e até mesmo existe um grupo de extermínio destas pessoas. Sendo assim, Delsin deve sair desta situação, sobreviver ao extermínio, e confrontar a líder do seu grupo inimigo. 

O enredo de "Second Son" mostra-se muito interessante já no início, no qual põe o jogador já em escolhas difíceis de se efetuar, e que decidiram o curso do resto do jogo. Sendo assim, o game faz questão de trazer uma história divertida, intrigante e misteriosa. Novamente, sem dúvida, a característica que mais impressiona pela sua qualidade são os gráficos, talvez os mais bonitos apresentados em um game da nova geração, até o momento. E a jogabilidade, talvez seja o ponto mais interessante, pois mesmo vindo para o Playstation 4, continua a mesma dos games anteriores. Mas, de certa maneira, isso não causa decepção, pelo contrário, chega a ser uma característica boa, até porque, é um 'gameplay' caprichado. 

Porém, tudo possuí um defeito, que seria o curto período de jogatina, na qual a história não chega a alcançar as 4 horas, e para completar os 100%, não se vão nem 10. Algo decepcionante, mas que não estraga o jogo. Sem sombra de dúvida um ótimo título. 

"Second Son" é um ótimo game, mas que infelizmente 
possuí um curto período de duração

Resultado Final:

Como sentença final, é basicamente óbvio que nós temos impressões positivas em relação a série. "inFamous", se você quiser jogar hoje em dia, pode tranquilamente começar já pelo segundo título, pois a "origem" da série, atualmente já fica difícil de engolir. "inFamous 2" é um bom jogo, que pode irritar em certos momentos pela dificuldade, mas ainda sim consegue divertir. E talvez o mais importante, "Second Son", é um exclusivo de peso para o Playstation 4, no qual faz jus ao nome do console, ainda que poderia ter uma jogatina maior. 

__________________________________________________________________


inFamous
Playstation 3
Maio de 2009

Infamous (estilizado como inFAMOUS), é um videojogo de acção-aventura jogado em mundo aberto (sandbox). Foi produzido pela Sucker Punch Productions e distribuído pela Sony Computer Entertainment entre Maio e Junho de 2009, em exclusivo para a consola PlayStation 3. (Wikipédia - inFamous)

Enredo: Em Infamous, o jogador controla o protagonista Cole MacGrath, um ciclista estafeta apanhado no centro de uma explosão que devasta vários blocos da cidade fictícia de Empire City. Com a explosão a cidade mergulha num caos, enquanto Cole descobre que ganhou super poderes, baseados em eletricidade. (Wikipédia - inFamous)

Nota: 8,0

__________________________________________________________________


inFamous 2
Playstation 3
Junho de 2011

Infamous 2 (estilizado como inFamous 2) é um jogo de mundo aberto exclusivo para o PlayStation 3. Ele foi desenvolvido pela Sucker Punch Productions, publicado pela Sony Computer Entertainment, e anunciado em 4 de Junho de 2010 e lançado em 2011 e é a sequencia do jogo Infamous. (Wikipédia - inFamous 2)

Enredo: No mês seguinte aos eventos de "inFAMOUS", Cole se prepara para enfrentar a Fera, uma entidade de poderes inimagináveis cuja a vinda foi prevista por Kessler. Assim, ele buscará diversos poderes, para ter, ao mínimo, uma chance contra o monstro. 

Nota: 8,2

__________________________________________________________________


inFamous: Second Son
Playstation 4
Março de 2014

Infamous: Second Son (estilizado como inFAMOUS: Second Son) é um videojogo de acção-aventura produzido pela Sucker Punch Productions e publicado pela Sony Computer Entertainment em exclusivo para a PlayStation 4 em 21 de Março de 2014. Infamous: Second Son é o terceiro titulo principal da série Infamous e foi anunciado oficialmente durante uma conferência de imprensa da Sony, com o nome "PlayStation Meeting", a 20 de Fevereiro de 2013. (Wikipédia - inFamous: Second Son)

Enredo: O game conta a história de Delsin Rowe, que após um acidente, descobre que é um "condutor", ou seja, uma pessoa que absorve os poderes de outras pessoas. Delsin vive num mundo em que qualquer um com estes tipos de mutações, são considerados bioterroristas, e até mesmo existe um grupo de extermínio destas pessoas. Sendo assim, Delsin deve sair desta situação, sobreviver ao extermínio, e confrontar a líder do seu grupo inimigo. 

Nota: 8,5

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Um comentário: