Anuncio !

domingo, 6 de julho de 2014

Análise Left 4 Dead e Left 4 Dead 2


"Left 4 Dead" e "Left 4 Dead 2" juntos formam uma dupla de jogos, lançados primeiramente em novembro de 2008, sendo inicialmente desenvolvido pela Turtle Rock Studios, no qual em janeiro do mesmo ano foi comprada pela Valve Corporation, a qual assumiu tanto o desenvolvimento quanto a publicação de ambos os games. A dupla teve versões para o console da Microsoft, o Xbox 360,e juntamente vendido na rede Steam (também da Valve), chegando assim para os PC's. O segundo game chegou ao mercado 1 ano mais tarde, em novembro de 2009.

Info: 

"Left 4 Dead" não é um jogo com um enredo concreto. Tudo o que sabemos é que houve um apocalipse zumbi, e que 4 pessoas se juntam para tentar sobreviver neste novo caos. Sem muitas explicações, conhecemos esses protagonistas, e cada jogador irá controlar um deles em diferentes "campanhas". Existem por volta de 5 campanhas em cada um dos jogos, e apenas nas primeiras fases de cada uma delas é que mostrada uma curtíssima 'custscene' de explicação ou continuação ao fato dos sobreviventes estarem ali. 

É Preciso Sempre Ter um Enredo? Nesse Caso, Não:

A Valve, como sempre, apresentou mais um game com uma arriscadíssima iniciativa de não trazer um enredo concreto, e praticamente não nôs dar iniciativa alguma para completarmos os nossos objetivos, assim como ainda é visto no aclamado "Team Fortress". Isso pode, ou não funcionar. Mas, nas mãos da Valve, um enredo excelente é passado despercebido com tamanha diversão que apenas a jogabilidade já nos proporciona. 

Ou seja, basicamente nós não sabemos nada sobre o apocalipse à nossa volta, como ele se iniciou, como os sobreviventes se encontraram ou como as mutações genéticas afetaram tanto alguns indivíduos. Porém, isso é algo que não irrita nem o maior admirador de ótimos enredos. Eu sou um bom exemplo para isso, pois sempre admirei uma boa história junto com a jogabilidade, mas com "Left 4 Dead", nós acabamos nôs satisfazendo apenas com o que é mostrado no pacote de bombons. 

Praticamente não existe enredos em ambos os jogos, mas isso 
pouco interessa com tamanha diversão que só a jogabilidade já nôs proporciona

Gráficos Bem Bonitos:

"Left 4 Dead", ao contrário de "Team Fortress", não pretende levar os seus gráficos gerais para o lado dos desenhos. Com isso, o jogo mostra que pretendeu, em suas determinadas épocas de lançamento, ter um visual o mais realista possível. E realmente, o game consegue! 

Ambos os títulos possuem as limitações dos gráficos 'multiplayers', mas ainda assim, nos anos de 2008 e 2009, os gráficos conseguiam ser muito bonitos. As expressões faciais não eram tão possíveis de avaliar, até porque os jogos não possuem 'custecenes'. Mas, por outro lado, é evidente os detalhes dos cenários, e principalmente, o ponto mais alto de ambos os games, é a qualidade de sangue dos inimigos. É simplesmente lindo ver tamanho trabalho nesses momentos do combate. 

O detalhamento dos sangues dos inimigos 
é sem dúvida o ponto mais ato dos gráficos

Jogabilidade Viciante e Altamente Divertida:

Se tem uma característica que é muito difícil os fãs da série reclamarem, sem dúvida é a jogabilidade. O game consegue trazer a mecânica do motor Source da Valve, e mesmo ele sendo muito simples nos seus períodos de lançamento, poderia ser considerado facilmente um FPS mais divertido que um "Call of Duty" ou "Battlefield" da época.

A jogabilidade tinha um objetivo simples: escolha as suas armas e atravesse de fase, enfrentando os mais diversos obstáculos, que vão desde simples zumbis inimigos, até o temível Tank. Com isso, nós podemos ver que o combate do jogo era simples, porém frenético. A movimentação era muito boa, e mudava de estilo cada vez que o personagem tem menos vida no seu "perfil". Ou seja, a jogabilidade de ambos os games é algo tão simples, tão inovador, e tão divertido que só a Valve consegue nôs proporcionar. 

A jogabilidade de ambos os games é divertidamente viciante

Personagens - Left 4 Dead:

O primeiro "Left 4 Dead", lançado em 2008, apresentou ao mundo 4 protagonistas únicos. De fato, nós não sabemos nada sobre eles, como detalhes de quem eles eram antes ou como eles se juntaram nesse mundo apocalíptico. Não existe também nenhuma relação de amizade, amor, ou algo do tipo entre eles, a única coisa que sabemos são os seus nomes, e que eles estão juntos para sobreviver, e cabe a cada jogador fazer essa tarefa se concluir. 

No primeiro jogo, somos apresentados a Bill, Francis, Zoey e Louis. O primeiro deles é Bill, um homem em torno dos seus 60 anos, que serviu a guerra do Vietnam, virando assim um veterano, e ajudando o mesmo a ter tantas habilidades com armas. O próximo é Francis, um motoqueiro da gangue fictícia "Hell's Angels", que basicamente aprendeu a lutar e se defender, graças ao simples fato dele ser um motoqueiro. Temos também Zoey, a única mulher do grupo, e também a mais jovem fisicamente, com apenas 18 anos. Após os seus pais se separarem, ela decidiu se distanciar de toda a família, cursando então na faculdade sobre filmagens de cinema. E por último, temos Louis, talvez o mais normal do grupo, sendo um gerente de uma loja de eletrônicos.

Os 4 sobreviventes do primeiro Left 4 Dead, 
da esquerda para direita: Bill, Zoey, Louis e Francis

Personagens - Left 4 Dead 2:

"Left 4 Dead 2" surgiu logo 1 ano após o lançamento de seu antecessor, e a grande surpresa para os fãs do primeiro game foi, sem dúvida, que os personagens jogáveis teriam sidos substituídos. O motivo é desconhecido, mas talvez os produtores queriam apenas trazer um pouco de novidade para a sequência, até porque, o resto das características estavam praticamente iguais.

Com isso, fomos apresentados a Nick, Coach, Rochelle e Ellis. Primeiramente começamos com Nick, um vigarista que passava de estados em estados roubando de cassinos e restaurantes. Em seguida temos Coach, um treinador de educação física em uma faculdade de Savannah. Ele é o mais velho do grupo, e sendo um homem religioso, ele sempre está a disposição de ajudar novos sobreviventes (que simplesmente não existem no universo do game). Logo após temos Rochelle, uma produtora de estações de notícias com uma alta reputação. Ela estava em Savannah produzindo uma matéria sobre os centros de evacuações, quando tudo aconteceu. E por fim, temos Ellis, o mais jovem do grupo, sendo um mecânico da cidade de Savannah. 

Os 4 sobreviventes do segundo Left 4 Dead, 
da esquerda para direita: Ellis, Coach, Rochelle e Nick

Inimigos Clássicos:

Os nossos inimigos em "Left 4 Dead" são uma das coisas mais conhecidas entre os fãs da franquia, isso pois, eles já foram alvos de hipóteses sobre os seus passados, motivos das mutações e diversas piadas relacionadas aos mesmos. Isso acontece pois, além da existência de simples inimigos, iremos confrontar os "zumbis especiais". 

Estes zumbis possuem nomes, e cada um tem uma característica diferente, tanto física quanto ao seu dano em relação ao jogador. Primeiramente, podemos falar do "Boomer", em que sua forma física é gigantesca, e o seu golpe trata-se de vomitar um ácido que atraí muitos outros zumbis, além de embasar a sua vista. Temos também o "Hunter", um zumbi encapuzado que pula em cima do jogador, o impossibilitando de se mexer, e tirando a sua vida rapidamente. Em seguida conhecemos o "Smoker", um zumbi esguio, capaz de lhe agarrar com a língua, novamente o deixando incapacitado. Conhecemos também o "Charger", que assim como o nome indica, corre contra o jogador para prendê-lo e esmagá-lo, retirando a sua vida rapidamente. Temos o chamado "Jockey", um zumbi pequeno e corcunda, que lhe agarra pela cabeça e começa a correr com o personagem. Em seguida temos a grotesca "Spitter", que também vomita um ácido, mas diferentemente do 'Boomer', este ácido fica no chão, tirando toda a sua vida em questão de segundos. Quase encerrando, temos a "Witch", uma garota que se você chegar um pouco perto, ela irá correr atrás de você, e com apenas 1 golpe, irá tirar toda a sua vida e derrubá-lo no chão. E por fim, temos o talvez mais temível inimigo do jogo, o "Tank", que assim como o nome indica, é um verdadeiro monstro genético com uma resistência muito grande, que com poucos golpes lhe derruba no chão, ou lhe arremessa para metros de distância. Este inimigo inclusive tem uma trilha sonora própria esta prestes a aparecer. Realmente assustador!

Todos os grotescos inimigos especiais 
existentes no universo de "Left 4 Dead"

Extenso Arsenal de Armas:

O nosso arsenal de armas disponível em "Left 4 Dead" é único! Bom, você pode pensar que eu esteja exagerando, mas na verdade eu não estou. No game, simplesmente podemos usar as mais variadas classes de armas. Por cima, podemos dizer que existem 2 tipos de pistolas, 3 tipos de escopetas, 4 tipos de sub-metralhadoras e 2 tipos de rifles. 

Porém, o que ganha destaque não serão nenhuma dessas armas de fogo. O jogo se diferencia de outros FPS's, no momento que deixa à merce do jogador armas de corpo-a-corpo. Essas, por suas vezes, são totalmente diferenciadas, bizarras e originais. Novamente por cima, podemos citar cassetetes, facões, serras elétricas, machados, guitarras, espadas de samurais e até mesmo panelas (sim, o jogo deixa disponível matarmos zumbis com paneladas, algo único de se fazer). Sem dúvida um belíssimo arsenal de armas!

Matar Zumbis Nunca Foi Tão Divertido:

Seja pela simples e objetiva função, seja pela jogabilidade viciante, ou pelo divertido arsenal de armas, o fato é que "Left 4 Dead" é o jogo mais divertido de se matar zumbis. Nenhum outro título teve a mesma essência que ambos os jogos tiveram nesse universo. Isso não é bem explicável, porém quem joga os games até hoje sabem do que estou em referindo. A essência é única!

Sangrento ao Extremo:

Outra características ultra divertida em ambos os jogos são a exuberância de sangue que despejamos na tela a todo momento. Os zumbis do game jorram muito sangue ao matá-los, e o mais legal também são que eles simplesmente se despedaçam muito facilmente, e suas partes do corpo saem voando ao redor da área, como braços, pernas, estômago, cabeça, entre outros membros... Algo violento, porém altamente aliviante de se ver!

Basicamente, os cômodos das campanhas do jogo 
ficam neste estado após uma invasão de hordas...

Tem que ser Co-Op:

"Left 4 Dead" entra na lista daqueles jogos que devem ser essencialmente jogados em 'co-op', ou seja, com 1 ou mais amigos os acompanhando. Isso pois, o jogo é feito para o divertimento online, e jogá-lo apenas com a IA do game não é tão gratificante assim. Porém, eu não estou dizendo que a inteligência artificial dos nossos parceiros é ruim, mas óbvio que eles nunca serão tão inteligentes ou montaram estratégias elaboradas como outro jogador o faria. Pois então, fica a dica: só jogue "Left 4 Dead" com outros amigos ou jogadores 'onlines'.

Multiplayer - Outros Divertidos Modos:

É legal ressaltarmos que ambos os "Left 4 Dead" não ficam apenas no divertimento da campanha, existem outros modos 'onlines' que também irão encher os olhos de quem jogá-los. Por exemplo, você pode escolher uma sessão de "Survivor" (Sobrevivência), em que novamente os 4 sobreviventes irão estar em uma pequena área aberta, poderão se preparar e assim chamar hordas e mais hordas de zumbis inimigos. É divertido e frenético ao mesmo tempo. 

Logo após temos o aclamado modo "Versus", nesse em que as coisas mudam de vez. Serão 8 jogadores em cada sessão, divididos em 2 grupos, os Sobreviventes e os Infectados. Sim, nós podemos controlar os nossos odiados e amados inimigos da campanha, para fazermos outros jogadores os odiarem mais ainda, e vice-versa. Vale acrescentarmos o "Realism Versus", que sugere-se com as mesmas regras do 'Versus' clássico, mas com as alternâncias do modo 'Realista', em que se um jogador esteja caído por uma Witch ele acaba morrendo instantaneamente, ou em que os Sobreviventes não brilham mais na tela, entre outras mudanças. 

Outro modo divertido e intrigante é o "Scavange", tratando-se de um 'Versus', porém com um novo objetivo para os Sobreviventes: recolher 21 tanques de gasolina espalhados pela área. E por último temos as "Mutations", que nada mais são que tópicos listados pela própria Valve, como forma de acrescentar novos modos limitados a cada semana, e esperar o 'feedback' dos jogadores. 

Modos alternativos de "Left 4 Dead" dão inclusive a possibilidade 
de controlarmos os odiados e amados inimigos da campanha principal

DLC's de Peso:

A Valve, por incrível que pareça, não se limitou em relações a novas DLC's para ambos os seus dois jogos. Com isso, foram feitas 3 expansões para o primeiro game, e respectivamente, 2 para o segundo. Primeiramente, podemos falar sobre o "Survival Pack", um conjunto gratuito, lançado em abril de 2009, trazendo algumas novidades para o modo "Versus" e apresentado o até então inédito modo "Survival", mas como principal novidade, a expansão trazia uma nova campanha, chamada "The Last Stand". Ainda no primeiro jogo, fomos também apresentados a "Crash Course", lançada em setembro de 2009, uma DLC que trazia menos novidades, mas novamente, a principal dela era a acrescentamento de uma nova campanha, intitulada com o nome da mesma. Por último na sessão do primeiro jogo, tínhamos a aclamada "The Sacrifice", em que trazia novamente uma nova campanha, porém muito mais intrigante e importante que as anteriores. Aqui, conheceríamos o destino final de um dos 4 sobreviventes do primeiro game, em que este iria se sacrificar para salvar o resto do grupo, durante um ataque de Tank's à beira da salvação. A história da DLC foi também contada em uma HQ digital, dividida em 4 episódios. 

Agora em "Left 4 Dead 2", fomos apresentados a duas novas expansões. Vale mencionar que a "The Sacrifice" lançou simultaneamente em outubro de 2010 para ambos os jogos. Com isso, fomos apresentados a "The Passing", uma nova campanha lançada em dezembro de 2009, situada no centro de duas outras campanhas principais do jogo: 'Dead Center' e 'Dark Carnival'. E por último, tínhamos a chamada "Cold Stream", uma campanha totalmente nova, situada em mapas de florestas e riachos, sendo lançada em fevereiro de 2011. 

Acima, todas as campanhas extras que ambos os 
jogos trouxeram ao público em 2009, 2010 e 2011

Left 4 Dead 3:

A Valve é uma empresa que realmente não gosta no número "3", isso pois as suas melhores franquias não alcançaram esta posição de lançamento, como "Half-Life", "Team Fortress" e claro, "Left 4 Dead". Os fãs da nossa querida série de 'survival horror' já estão pedindo a anos que a empresa libere alguma informação em relação a sequência tão aclamada e especulada. Porém, vale lembrar que já fazem quase 4 anos que a Valve nem se quer cogita o nome de "Left 4 Dead" em eventos, entrevistas, etc... Porém, a esperança é a última que morre, e quem sabe, quando menos esperarmos, poderemos comemorar o lançamento de mais uma sequência dessa nossa tão amada franquia. 

Resultado Final:

Chegando finalmente ao nosso resultado final, é mais que óbvio que nós recomendamos que se algum indivíduo nunca jogou "Left 4 Dead", que pare agora mesmo de fazer, seja lá o que for, e comece a apreciar estes, que juntos formam um dos games mais divertidos de todos os tempos. Sim, eu tenho a audácia de dizer que "Left 4 Dead" foi um daqueles jogos que marcaram a minha vida como 'gamer', e trouxeram consigo diversas das melhores situações que eu pude passar jogando 'online' com os amigos. 

Sendo assim, tenho a total liberdade de dizer que "Left 4 Dead" é um dos melhores trabalhos da Valve, um dos games mais divertidos de todos os tempos, e sem dúvida, é o melhor título de zumbis da história dos vídeo-games. Longa vida à Left 4 Dead!

________________________________________________________________________


Left 4 Dead
PC / Xbox 360
Novembro de 2008

Left 4 Dead é um jogo multiplayer de survival horror, cooperação de primeira pessoa inicialmente desenvolvido pela Turtle Rock Studios que passou, no dia 10 de Janeiro de 2008, a fazer parte da corporação Valve. O jogo foi construído pelo Source Engine da Valve e está disponível para PC e Xbox 360. (Wikipédia - Left 4 Dead)

Enredo: Left 4 Dead começa na Pensilvânia, após o surto de um vírus letal conhecido apenas como "Green Flu", um vírus altamente transmissível que se manifesta no indivíduo contaminado causando extrema agressão, com um aumento maciço de violência e com a perda de muitas das funções cerebrais superiores da sua vítima. Duas semanas após a primeira infecção, quatro sobreviventes imunes ao vírus (a estudante Zoey, o veterano de guerra Bill, o motoqueiro Francis e o empresário Louis) tentam sobreviver enquanto atravessam a cidade de Fairfield, quando acabam por descobrir que o vírus está criando novas e ainda mais perigosas mutações. (Wikipédia - Left 4 Dead)

Nota: 9,8

__________________________________________________________________


Left 4 Dead 2
PC / Xbox 360
Novembro de 2009

Left 4 Dead 2, assim como seu antecessor, é um jogo multiplayer de survival horror e cooperação de tiro em primeira pessoa. É a sequência do jogo ganhador de prêmios da Valve Corporation, Left 4 Dead. O jogo foca a jogabilidade cooperativa do original e usa a engine Source da Valve, a mesma engine usada em Left 4 Dead. O jogo fez a sua estreia na E3 2009 em um trailer durante o evento de imprensa da Microsoft. (Wikipédia - Left 4 Dead 2)

Enredo: A história começa por volta do meio-dia em Savannah, na Georgia. Com os helicópteros de resgate começando a deixar os edifícios, quatro sobreviventes (Ellis, Coach, Rochelle, e Nick) tiveram que subir um hotel para pedir ajuda, porém tiveram o azar de serem deixados para trás por apenas alguns segundos de atraso. Com a situação recente, o grupo decide ir para um shopping depois de ouvirem que lá existe outro Centro de Evacuação ainda em operação. (Wikipédia - Left 4 Dead 2)

Nota: 9,8

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário