Anuncio !

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Análise The Wolf Among Us: Ep 01 à 05


"The Wolf Among Us" é um game dividido em 5 episódios, nos quais foram lançados mensalmente, sendo estes desenvolvidos e publicados pela grandiosa Telltale Games. O jogo possuí versões para todas as principais plataformas do mercado, como Playstation 4, Playstation 3, PS Vita, Xbox One, Xbox 360 e PC. O primeiro episódio foi lançado em 11 de outubro de 2013, e o quinto lançado em 8 de julho de 2014. 

Info:

"The Wolf Among Us" é baseado nas HQ's de Bill Willingham, chamada "Fables", no qual conta a história de todas as fábulas e personagens folclóricos que vivem em Nova York, do ano de 1986, chamada por eles de "Fabletown". O protagonista do game é Bigby Wolf, o nosso conhecido "Lobo Mau" das histórias da Chapeuzinho Vermelho. Ele é o xerife de "Fabletown" e tem como principal função cuidar e preservar a vida das fábulas. 

Em uma certa noite, Bigby vai se certificar que o sapo Mr. Toad já comprou o seu "glamour" (um disfarce que as fábulas devem usar para se parecerem com os mundanos), porém as coisas estão muito feias no seu apartamento, pois o Woodsman (o Caçador) está numa séria discussão com uma garota de programa mundana. Os dois brigam, e o Woodsman saí bastante ferido do local. Bigby sente um ar de estranheza na garota, uma espécie de suspense sobre para quem ela trabalha ou algo do tipo. Bigby abandona o local, o jogador acaba conhecendo mais personagens, porém a nossa amiga, "Snow White" (a famosa Branca de Neve) avisa à Bigby de um assustador assassinato na frente de seu apartamento. Bigby fica chocado, pois a vítima foi a garota de programa que ele havia conhecido momentos antes. Mas ele sabe que deve investigar o caso. Com isso, o jogador irá acabar descobrindo coisas nunca imagináveis, reviravoltas incríveis, e conspirações maiores que todo o universo das fábulas. 

Enredo Excelente:

Assim como todos já imaginávamos, o novo trabalho da Telltale, após o sucesso imenso de "The Walking Dead", no qual ganhou diversos prêmios, iria também focar no seu extraordinário enredo. Essa característica, assim como no universo de zumbis, não decepciona em nenhum momento dos 5 episódios. Claro, de vez em quando pode ser que alguma escolha fundamental do enredo (ou seja, que mesmo com as suas escolhas, ela iria acontecer) você possa se decepcionar, mas de qualquer maneira são características de cair o queixo. 

Novamente, existirão escolhas, e mais escolhas, e mais escolhas, e ainda mais escolhas para que você monte o quebra-cabeça de todo o desenrolar do enredo. Com Bigby, é você que escolhe as suas características, e é através dele, que os outros personagens terão uma opinião em relação a você. Isso foi, e continua sendo fantástico. Outro ponto positivo que continuou em toda a temporada de "The Wolf Among Us", é sem dúvida, a vinda de diversas reviravoltas, personagens inesquecíveis e finais completamente marcantes. Sem mais nem menos, A Telltale sabe fazer enredos, essa continua sendo a melhor característica de seus jogos. 

O enredo de 'The Wolf Among Us' é novamente 
a melhor característica do game da Telltale

Gráficos Legais, e Obviamente, Cartoonizados:

Como já era de se esperar, "The Wolf Among Us" veria novamente com gráficos cartoonizados em todos os seus 5 capítulos. Em relação a "The Walking Dead", esses gráficos tiveram uma quantia pequena de melhoria, ainda que fica evidente que os mesmos estão falando mais por si próprios. 

Por exemplo, aqui saímos de todo o ar sombrio e cinza que a atmosfera zumbiresca nôs transmitia, e conhecemos um mundo cheio de cores, que esbanjam arte ao longo da jogatina. E vale lembrar, que a cartoon chega a ser obrigatórios nessa situação, até porque, "The Wolf Among Us" é inspirado em uma novela de quadrinhos. 

Os gráficos do game estão com leves melhorias em relação à "The Walking Dead", 
porém podemos notar que eles estão falando mais por si próprios

Jogabilidade Mais Calibrada:

Novamente em relação à "The Walking Dead", "The Wolf Among Us" nôs trás uma jogabilidade de 'point and click' (no qual você seleciona com o mouse quais lugares você deseja interagir, ou quais falas irá o personagem pronunciar), sendo assim, podemos avaliá-la com muitas comparações. No caso, a movimentação de Bigby melhorou muito em relação aos movimentos de Lee, na primeira temporada de "The Walking Dead". 

Mas, de qualquer maneira, podemos criticar alguns pontos que talvez tenham sido minhas impressões da jogatina pessoal, como por exemplo, o tempo de escolha de falas que temos que pronunciar parece ter sido reduzido, e você deve pensar mais rápido à cada ação (além de traduzir todas as opções na tela). Isso pode ter sido algo proposital da Telltale, tornando assim a jogatina um pouco mais desafiante.

A jogabilidade de "The Wolf Among Us" segue a base 'point and click' da Telltale, 
com algumas melhorias na locomoção do personagem

Fables - O Universo de Inspiração:

Como já foi dito, "The Wolf Among Us" é inspirado em uma novela gráfica ou história em quadrinhas, chamada "Fables", criada em 2002 por Bill Willingham, sendo publicada pela grandiosa DC Comics. Com isso, podemos dizer que o universo do jogo é totalmente inspirado nessas HQ's, mas o mesmo tem muitas situações que a própria Telltale criou para o seu jogo, dando assim um ar de muita originalidade. 

Assim como no jogo, o protagonista das HQ's é o nosso querido Bigby Wolf, mas também são considerados importantíssimos personagens a querida Snow White, Mr. Toad, A Bela e a Fera (Beauty and the Beast), dentre muitos outros... Outro fator que foi teletransportado das revistas para a telinha foi a menção o tempo todo sobre locais como a "The Farm" (uma espécie de refúgio para as fábulas que não podem pagar pelos seus glamour's) ou o temível "The Witching Well" (um local que serve como uma prisão eterna para fábulas criminosas).

"Fables", ou "Fábulas" no Brasil, já ganhou 7 prêmios em toda a sua existência, de melhor escritor, melhor série iniciante, melhor antologia, entre muitos outros. Sem dúvida é uma franquia que deve ser lida e acompanhada, pois o universo ao redor dela é fantástico. 

"Fables" é uma série de HQ's que merecem ser lidas, 
graças ao seu universo fantástico e muito empolgante

Mais Decisões à Todo Minuto:

A Telltale sem dúvida é um exemplo de indústria de games no mercado, e o que faz isso acontecer, é que todas as pessoas sabem que a empresa cria as suas histórias de acordo com MUITAS escolhas do jogador. Isso foi visto na 1° temporada de "The Walking Dead", e sofreu um aumento mais significativo aqui. 

Porém, não se confundam, o que cresceu foi o número de decisões que podemos efetuar à todo minuto, mas não as suas importâncias. Por sinal, a quantidade aumentou, mas é mais difícil vermos momentos em que devemos dar um 'pause' no jogo, e pensarmos qual será o próximo passo. Isso, já por um lado, ocorria o tempo todo no universo zumbi (e continua acontecendo também na sua nova temporada). 

Mais Exploração:

"The Wolf Among Us" decidiu seguir um caminho mais extenso, pelo menos quando comparamos o tamanho de liberdade de exploração que o jogador possuí. Antes, isso era um pouco mais limitado, e o que deveríamos realmente fazer na jogatina é responder aos outros personagens. Porém, agora, a Telltale focou um pouco mais nessa exploração, provavelmente para fazer com que a história de investigação se encaixasse melhor em todo o contexto. De qualquer maneira, foi uma liberdade bem vinda!

"The Wolf Among Us" tem mais liberdade de 
exploração se comparado ao outros títulos da Telltale

Episódios Mais Curtos:

Uma característica negativa que eu pude perceber durante a minha jogatina pessoal, sem dúvida, foi a diminuição de tempo em cada um dos episódios da série. Na primeira temporada de "The Walking Dead", podíamos ver cerca de 2 horas e meia de jogatina em cada um dos capítulos, agora, esse período parece ter sido reduzido em uns 45 minutos. 

Por exemplo, o 3° episódio desta temporada deixa bem clara esta afirmação, no momento em que o meu tempo de jogo (registrado na Steam) elevou por apenas 1 hora. Mas, como vocês já devem imaginar, o tempo diminuiu, mas qualidade apenas elevou. 

Bigby Wolf - 'Badass' ao Extremo:

No game, o nosso protagonista jogável é "Bigby Wolf". Bigby também é o personagem principal das HQ's "Fables", mas no jogo ele ganha mais vida do que nunca. O conhecido "Lobo Mau" é simplesmente um 'badass' ao extremo, ou seja, tem a fama de ser muito admirado pelos fãs. E felizmente, no jogo ele mostra que consegue ser um excelente personagem. 

Os seus trejeitos, a sua forma de puxar o cigarro, e a sua capacidade de trazer medo no ambiente são fenomenais. Assim como foi visto com Lee e Clementine, de "The Walking Dead", Bigby também é um protagonista muito memorável, mas, ele irá agradar mais ainda às pessoas que gostam de personagens com famas de 'badass'. Inclusive, Bigby lembra figuras marcantes dos quadrinhos, como Hellboy e Constantine, ou seja, é um excelente personagem. 

Bigby Wolf, sem dúvida, é um excelente protagonista, 
e foi memoravelmente transportado das HQ's para a telinha

Sem Legendas:

Realmente, se tem uma coisa que a "Telltale" perde feio para as suas concorrentes, é que a empresa simplesmente ignora outros países que irão também receber os seus jogos, e não coloca nem sequer legendas para estes títulos. Com "The Wolf Among Us", não é diferente. O jogo só possuí legendas em inglês, e uma dublagem brasileira realmente fica evidente que não faz parte das ideias da empresa. 

Isso vem de tempos atrás, e em 2012, quando esta fama de legendar e dublar jogos estava começando a crescer, a Telltale já era uma das poucas empresas que não se importava com o assunto. Passaram-se 2 anos, e parece que ela ainda não dá a miníma para os jogadores estrangeiros que não sabem a língua do Tio Sam. 

Resultado Final:

Chegando ao nosso resultado final, é evidente que a equipe do blog só tem impressões positivas sobre o game, ou melhor, sobre esta temporada. A Telltale mais uma vez nôs trás uma experiência caprichada, com leves melhorias na parte técnica, como gráficos e a locomoção da jogabilidade. 

Porém, o que mais ganha destaque no jogo, novamente, é o enredo. A Telltale mostra que mesmo saindo de sua série campeã do prêmio "Game of the Year", ela ainda pode lutar para ganhar o respeito dos críticos na sua mais nova empreitada, e diga-se de passagem, foi uma baita temporada para "The Wolf Among Us". 

__________________________________________________________________


The Wolf Among Us
PS4 / PS3 / PS Vita / Xbox One / Xbox 360 / Wii U / PC
Outubro de 2013 / Julho de 2014

"The Wolf Among Us" é um game dividido em 5 episódios, nos quais foram lançados mensalmente, sendo estes desenvolvidos e publicados pela grandiosa Telltale Games. O jogo possuí versões para todas as principais plataformas do mercado, como Playstation 4, Playstation 3, PS Vita, Xbox One, Xbox 360 e PC. O primeiro episódio foi lançado em 11 de outubro de 2013, e o quinto lançado em 8 de julho de 2014. 

Enredo: "The Wolf Among Us" é baseado nas HQ's de Bill Willingham, chamada "Fables", no qual conta a história de todas as fábulas e personagens folclóricos que vivem em Nova York, do ano de 1986, chamada por eles de "Fabletown". O protagonista do game é Bigby Wolf, o nosso conhecido "Lobo Mau" das histórias da Chapeuzinho Vermelho. Ele é o xerife de "Fabletown" e tem como principal função cuidar e preservar a vida das fábulas. Em uma certa noite, Bigby vai se certificar que o sapo Mr. Toad já comprou o seu "glamour" (um disfarce que as fábulas devem usar para se parecerem com os mundanos), porém as coisas estão muito feias no seu apartamento, pois o Woodsman (o Caçador) está numa séria discussão com uma garota de programa mundana. Os dois brigam, e o Woodsman saí bastante ferido do local. Bigby sente um ar de estranheza na garota, uma espécie de suspense sobre para quem ela trabalha ou algo do tipo. Bigby abandona o local, o jogador acaba conhecendo mais personagens, porém a nossa amiga, "Snow White" (a famosa Branca de Neve) avisa à Bigby de um assustador assassinato na frente de seu apartamento. Bigby fica chocado, pois a vítima foi a garota de programa que ele havia conhecido momentos antes. Mas ele sabe que deve investigar o caso. Com isso, o jogador irá acabar descobrindo coisas nunca imagináveis, reviravoltas incríveis, e conspirações maiores que todo o universo das fábulas. 

Nota: 9,4

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário