Anuncio !

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Análise The Walking Dead: Season 2

The Walking Dead: Season 2

"The Walking Dead: Season 2" é um game episódico, inspirado no universo pós-apocalíptico criado por Robert Kirkman em 2003 do mesmo nome. O jogo foi desenvolvido e publicado pela excelente Telltale Games, com o lançamento iniciado em 17 de dezembro de 2013, e finalizando em 26 de agosto de 2014. O título possui versões para Playstation 3, Playstation 4, Playstation Vita, Xbox 360, Xbox One e PC

Info:

"The Walking Dead: Season 2" começa aproximadamente 9 meses após os eventos da primeira temporada, e mostra a situação de Clementine, agora protagonista, tentando sobreviver no caos apocalíptico com Christa e Omid. Após o último morrer assassinado por uma estranha, Clem e Christa acabam se separando graças a um grupo de bandidos, 16 meses depois. 

Clementine agora vive sozinha neste mundo, e após um acidente com um cão, ela fica gravemente ferida, encontrando um grupo de pessoas na floresta. Ela deve então adquirir a confiança deste grupo, ao mesmo tempo que decide se realmente deve seguir uma trajetória com estas pessoas. 

Enredo SENSACIONAL:

Como já era de se esperar, a Telltale não iria nôs decepcionar, e mais uma vez a empresa nos proporciona uma das melhores experiências de enredo da atualidade de games. A justificativa é simples: o jogo trás consigo diversos novos personagens, e todos eles conseguem ser marcantes, o enredo possuí uma reviravolta diferente a cada final de episódio, e basicamente, todo o universo ao redor de Clementine e companhia está perfeito na imersão de um apocalipse. 

Confesso-me que em diversos momentos eu chorei, eu torci, eu ri, eu me diverti e com certeza, eu me surpreendi. Essas são sensações que apenas os melhores dos melhores enredos conseguem transmitir, e para a nossa felicidade, "The Walking Dead: Season 2" esbanja essas características em diversos momentos dos 5 episódios. O que já era difícil, que seria superar o enredo da primeira temporada, as novas aventuras de Clem conseguiram efetuar essa superioridade, o que foi realmente impressionante. Um dos melhores enredos dos últimos tempos!

O enredo de "The Walking Dead: Season 2" é simplesmente sensacional, 
espetacular e maravilhoso. Uma das melhores histórias da atualidade

Gráficos Levemente Melhorados:

Seguindo a linha de gráficos cartonizados, a Telltale não inova nessas características na sua nova temporada, e realmente, não chega a ser algo que tenhamos de nos importar. Os gráficos são legais, continuam com a impressão de estarmos dentro de uma revista, e ainda é uma singela homenagem aos fãs dos quadrinhos. Ainda sim, vale lembrar, os gráficos deram uma leve melhorada se comparados à temporada anterior. Eles estão mais coloridos e as expressões faciais estão mais naturais. 

Os gráficos do jogo estão com leves melhorias, trazendo características 
mais coloridas e melhoramentos nas expressões faciais

Jogabilidade Mais Leve:

Outro fator que a Telltale não fez questão de atualizar, mas ainda sim é algo que passa despercebido na maioria dos momentos, é a jogabilidade. Nesse caso, porém, ela pode ser considerada mais leve. A locomoção de Clementine ainda é robótica, mas levemente melhorada se comparada à de Lee na primeira temporada. 

O sistema de escolha de falas também esta modificado. Antes tínhamos as opções abaixo umas das outras, agora elas se encontram em caixas independentes e laterais. Um mero detalhe, mas que vale a pena de se comentar. 

A movimentação melhorou, e o sistema de falas 
está alterado, por um sistema mais dinâmico

Clementine - Uma das Maiores Protagonistas Femininas dos Últimos Tempos:

A nossa pequena Clem já cativava os jogadores desde primeira temporada do game, e agora, passados quase 2 anos dos eventos anteriores, a personagem se mostra mais forte do que nunca. O por quê? Simplesmente porque ela é uma excelente protagonista, e o fato dela ser criança passa totalmente despercebido, no momento que percebemos que ela é muito mais cativante que muitos outros 'badass' dos últimos tempos. Sem dúvida uma personagem única!

Clementine, uma das maiores e melhores 
protagonistas femininas dos últimos tempos

Dublagem Magnífica:

Um dos fatores mais atrativos de "The Walking Dead: Season 2", sem dúvida, é a sua dublagem. Essa, por sua vez, é simplesmente magnífica. Novamente, temos Melissa Hutchison dublando maravilhosamente a nossa querida Clementine, e a sua transformação de voz, que foi de uma garotinha desprotegida à uma que já viu quase todos os terrores do mundo, é simplesmente espetacular. Melissa dá tudo de si para a personagem, o que provavelmente irá lhe render outra indicação na categoria dublagem do VGX deste ano. Ainda sim, Melissa não é a única novidade no elenco de vozes. Personagens como Luke, dublado por Scott Porter ou Rebecca, dublada por Shay Moore, também possuem os seus momentos. 

Melissa Hutchison, dubladora de Clementine

Mas, se fossemos escolher o vencedor de dublagem na categoria coadjuvante, sem dúvida teríamos que eleger Michael Madsen por transportar a sua assustadora voz para o vilão Carver. Para quem não conhece o trabalho de Madsen, ele é um ator famoso de cinema, no qual já participou de clássicos Tarantinescos, como "Cães de Aluguel" e "Kill Bill: Volume 2". O ator, inclusive, já fez várias vozes no mundo dos games, como Toni Cipriani em "Grand Theft Auto III", Daud em "Dishonored" e Michael Finn em "Call of Duty: Blacks Ops II". A verdade, então, é que o ator é uma figura completa, com uma das melhores vozes da atualidade. 

Michael Madsen, como dublador do assustador vilão Carver

Personagens Espetaculares:

Um dos fatos que deixavam os fãs da primeira temporada com o pé atrás em relação à sua sequência, era que a grande maioria dos nossos personagens preferidos seriam substituídos por um nova trupe, com exceção, é claro, de Clemetine. Porém, essa era uma preocupação boba, pois simplesmente TODOS os personagens novos que conhecemos nessa nova temporada são fantásticos. 

Desde do querido Luke, até o já comentado assustador vilão Carver, todos são figuras importantíssimas nos 5 episódios, que preenchem de reviravoltas e surpresas, além de muitas vezes que iremos soltar muitas lágrimas com estes novos "estranhos". Vale lembrar também, que existe um certo nome já conhecido que reencontramos nesta temporada, e que simplesmente cria toda uma nova situação, com momentos tensos, engraçados e carinhosos. Um pacote completo de personagens!

O novo grupo de personagens é realmente insuperável na jogatina, 
e cada um deles possuem papéis fundamentais no decorrer dos 5 episódios

Episódios Mais Curtos:

Uma das características mais gratificantes na primeira temporada de "The Walking Dead", era sem dúvida, o fato de que cada um dos episódios tinham uma excelente duração de tempo. A segunda temporada também tem, mas se formos fazer uma comparação, podemos afirmar que a primeira foi realmente mais longa. Para isso, eu tive que re-jogar toda a Season 1 e comparar as horas de tempo. A primeira temporada eu completei com 11 horas de jogatina, e a segunda com 9 horas, ou seja, 2 horas a menos. 

Trilha Sonora Incrível:

Algo que passou despercebido na primeira temporada de "The Walking Dead" foi o fato do game não possuir uma trilha sonora marcante em torno de tantas boas características. Porém, isso foi alterado para a nova temporada, e temos como surpresa, uma trilha sonora lindíssima. Não, não temos uma trilha sonora instrumental ou original. O que temos aqui são músicas já existentes que fizeram suas participações nos créditos de cada episódio. 

Por exemplo, no fim do "Episode 1", fomos gratificados com a belíssima "In The Water", da banda Anadel. Em seguida, temos mais um ótimo som nos ouvidos, com a "Where Did You Sleep Last Night", cantada pela própria designer de animação do jogo, Janel Drewis. No terceiro episódio, temos a volta de Anadel, desta vez com a calma "Remember Me". No próximo capítulo, temos a bela "Salty Seas", da banda "Devics". Finalizando a temporada, os produtores decidiram terminar com a música original e temática do jogo, o que foi provavelmente a decisão correta de terminar a temporada. 

As belíssimas canções tocadas nos créditos finais de 
cada episódio realmente marcaram a atmosfera de "The Walking Dead"

Resultado Final:

É fato que 2014 estar sendo um ano fraquíssimo em novos grandes títulos, assim como à 2 anos atrás também foi, mas com isso lançou-se a primeira temporada de "The Walking Dead". Lá atrás, em 2012, a trajetória de Lee e Clementine foi considerada uma das mais marcantes já vistas no mundos dos games, e agora, a continuação desses eventos com a nossa querida Clem nunca foi tão dura. Mas claro, tudo no bom sentido, pois "The Walking Dead: Season 2" é um baita jogo. 

Basicamente, a nova temporada conseguiu o que era considerado impossível: superar os eventos anteriores! Com isso, podemos dizer que aqui temos uma história ainda mais dura, que desde seu primeiro grande episódio, até a magnífica e impressionante season finale, conseguiu fluir de maneira natural, e novamente, faz os jogadores chorarem e torcerem com os eventos na tela. Sem dúvida um dos melhores enredos de games da atualidade.

__________________________________________________________________


The Walking Dead: Season 2
PS3 / PS4 / PS Vita / Xbox 360 / Xbox One / PC
Dezembro de 2013/Agosto de 2014

"The Walking Dead: Season 2" é um game episódico, inspirado no universo pós-apocalíptico criado por Robert Kirkman em 2003 do mesmo nome. O jogo foi desenvolvido e publicado pela excelente Telltale Games, com o lançamento iniciado em 17 de dezembro de 2013, e finalizando em 26 de agosto de 2014. O título possui versões para Playstation 3, Playstation 4, Playstation Vita, Xbox 360, Xbox One e PC.

Enredo: "The Walking Dead: Season 2" começa aproximadamente 9 meses após os eventos da primeira temporada, e mostra a situação de Clementine, agora protagonista, tentando sobreviver no caos apocalíptico com Christa e Omid. Após o último morrer assassinado por uma estranha, Clem e Christa acabam se separando graças a um grupo de bandidos, 16 meses depois. Clementine agora vive sozinha neste mundo, e após um acidente com um cão, ela fica gravemente ferida, encontrando um grupo de pessoas na floresta. Ela deve então adquirir a confiança deste grupo, ao mesmo tempo que decide se realmente deve seguir uma trajetória com estas pessoas.

Nota: 10

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário