Anuncio !

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Análise Mirror's Edge

análise mirror's edge

"Mirror's Edge" é um game de ação e aventura em primeira-pessoa, desenvolvido pela "EA Digital Illusions CE" e publicado pela "Eletronic Arts". O jogo foi lançado em 12 de novembro de 2008, com versões para Playstation 3 e Xbox 360, e 13 de janeiro de 2009 para PC. Na época, o jogo usava o que era considerado um dos melhores motores gráficos da atualidade, o "Unreal Engine 3".

Info:

Em um futuro não muito distante, com a necessidade de combater o alto índice de criminalização na sociedade, o governo implanta medidas de leis altamente rígidas, que fazem com que a população já não se sinta mais livre nas suas próprias casas. Em um mundo visto com esses olhos, os "Runners" nascem para ajudar alguns cidadãos, em troca de uma quantia significativa de dinheiro. 

Os "Runners" são habilidosos corredores, que conseguem escapar da polícia o mais rápido possível, além de usarem caminhos não muito ortodoxos. Eles servem como um método de comunicação, para recolher e entregar mensagens de figuras importantes da sociedade. Dentro deste cenário, temos a protagonista Faith, que descobre que sua irmã foi alvo de uma conspiração, sendo culpada pelo assassinato de um importante político. A partir daí, ela deve abandonar o trabalho, e ajudar a salvar a vida de sua irmã. 

Enredo que Passa Despercebido:

O enredo de "Mirror's Edge" tem os seus valores. Possuí todo um cenário caprichado e cheio de vida, com discussões políticas que podiam trazer uma história marcante. Mas, infelizmente, este não é o caso! O game tem um enredo que passa despercebido no momento que percebemos que é o gráfico e a jogabilidade que são os verdadeiros focos do jogo. 

Portanto, o enredo serve mais para dar aquela enrolada de linguiça, sendo difícil alguém realmente se importar com a busca de Faith pela verdade. Ainda assim, nós a jogamos, acompanhamos, e bem antes do que esperamos, a história já se acaba.

análise mirror's edge
O enredo do jogo fica camuflado quando focamos na jogabilidade e gráficos

Gráficos Excelentes:

É difícil de acreditar que Mirror's Edge é um jogo de 2009, isso pois a capacidade gráfica do game é impressionante. Gráficos que, ainda hoje, seriam facilmente considerados ponta de linha. Mas, o interessante é ver que o jogo realmente foca-se no mínimos detalhes, como a textura das mãos de Faith, uma boa expressão facial de outros personagens, e claro, o magnífico cenário colorido e altamente vivo que o jogo nôs apresenta. 

análise mirror's edge
Os gráficos gerais do game são simplesmente LINDOS

Jogabilidade Fluída ao Extremo:

A jogabilidade do game é outra característica que Mirror's Edge tira de letra. A experiência do 'parkour' em primeira-pessoa é algo que apenas o jogo conseguiu proporcionar tão bem. É facilmente possível de afirmarmos que o título é a melhor representação do 'parkour' dentro de um game. Claro, nós não esquecemos da franquia "Assassin's Creed", mas Mirror's Edge acrescentou uma experiência mais realista e que foi retirada diretamente de profissionais para o jogo. 

No geral, tudo fluí de maneira esplêndida, e a experiência do 'parkour' nunca havia sido tão bem representada. No jogo, podemos correr, andar, pular, agachar, e se segurar em diversos objetos pelo cenário. Como um todo, a jogabilidade é desafiadora, pois muitas vezes você não sabe direito aonde está, e a ação frenética do cenário colabora para nôs atrapalhar, ainda que dê um toque mais realista. 

análise mirror's edge
A jogabilidade do jogo é outra característica que Mirror's Edge tira de letra

O Parkour - Representação Magnífica:

Nós já explicamos e contamos parte da origem do 'parkour' na análise da saga Assassin's Creed, mas Mirror's Edge faz valer a pena de retomarmos este ponto novamente. O Parkour é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. 

Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante (desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto), pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como "traceurs" e mulheres como" traceuses". No caso, a protagonista Faith seria uma ótima representação de "Traceuses".

Vale lembrar que no ano de 2009 foi lançado também "Assassin's Creed II", ainda considerado o melhor jogo da série da Ubisoft. Mas, não é possível compararmos ambos os jogos, pois cada um deles  possuí um estilo diferente de jogabilidade e representação do 'parkour'. Mirror's Edge abusa do capricho em primeira-pessoa, e Assassin's Creed foca-se nos detalhes da terceira-pessoa. 

análise mirror's edge
O parkour do jogo é representado de forma magnífica

Faith - Uma Personagem Habilidosa e Interessante:

Faith é a protagonista de Mirror's Edge, e também mostra que personagens femininas podem ser tão 'badass' quanto os masculinos. Faith é uma jovem independente, que detesta o regime totalitário que está imposto no seu estado. Suas atitudes contra isso são vindas desde o passado da personagem, o que a fez possuir este estilo rebelde, além de adentrar no grupo de 'Runners'. 

Faith geralmente se vê em conflitos envolvendo o governo, até por que, os seus pais também eram contra o regime duro que a cidade vive à tempos. Inclusive, essas relações passadas são mostradas nas seis interessantes HQ's lançadas em 2010 para o jogo. Pois então, Faith é um personagem muito interessante, que usa de suas habilidades sempre ao favor do povo, e contra o governo desnecessário que sua cidade vive. 

análise mirror's edge
Faith é uma protagonista muito habilidosa, e tanto
ela quanto o seu passado são altamente interessantes

Sistema de Luta Ineficaz:

Como já foi dito, a jogabilidade do game é muito boa, mas o que realmente se destaca é a representação do 'parkour', altamente realista. Porém, se formos falar do sistema de luta do jogo, podemos facilmente o considerar um dos pontos negativos para o título. Isso pois além de ineficaz, a inteligência artificial também não é das melhores. 

Neste caso, ela é exageradamente difícil, e mesmo você desviando e batendo mais no oponente, ele será acabará o matando com 1 ou dois golpes. É um sistema frustante, ainda que não chegue a atrapalhar tanto a diversão do game. 

Ambientação Magnífica:

Se fossemos escolher uma característica que Mirror's Edge mais foi elogiado na época de seu lançamento, sem dúvida, foi a sua lindíssima ambientação. Nós do "A Place of Games", também temos um fascínio gigantesco por esta característica, e inclusive citamos o jogo na postagem especial de "Melhores Cenários do Mundo dos Games". 

No geral, o jogo tem uma variedade gigante de ambientação, e cada diferente cenário faz questão de destacar uma cor em especial. Por exemplo, você entra em um local, e verá nele a junção de amarelo com branco. Saindo então pela cidade, verá uma variedade de verde, azul, vermelho e até mesmo laranja. Esse sistema de cores no game é o que faz a ambientação do game ser uma das melhores já existentes. 

Análise Mirror's Edge
As ambientações de Mirror's Edge podem ser facilmente 
consideradas uma das melhores já existentes no mundo dos games

Curta Duração:

Infelizmente, a diversão e beleza que Mirror's Edge proporciona não é longa. O game possuí uma duração que não passa das 6 horas, além do fato de que o jogo não chega nem perto de ser mundo livre, o que o faz mais limitado ainda. Ainda sim, os preciosos momentos da jogatina valem pela beleza, gráficos e ótima jogabilidade que Mirror's Edge nôs proporciona. 

Dificuldade Elevada:

Não exatamente difícil, mas desafiante! A dificuldade de Mirror's Edge pode ser considerada alta no momento em que o jogador acabará morrendo a cada 30 segundos. Como tudo e todos estão sempre frenéticos no game, a jogatina acaba afetada, e várias vezes você cairá ou executará o movimento errado em diversas situações do game. Isso sem falar na já comentada inteligência artificial exagerada e ineficaz dos nossos inimigos, que fazem com que tenhamos morte certa a cada guarda com o qual nos deparamos. 

Resultado Final:

Por fim, podemos facilmente considerar "Mirror's Edge" um dos melhores games do ano de 2009, junto com "Assassin's Creed II" e "Uncharted 2: Among Thieves". Ainda que possua uma história que passa despercebida, e uma dificuldade exagerada quando nos deparamos com inimigos, o jogo ainda consegue arrasar. 

Seja pelos excelentes gráficos, que até hoje impressionam, pela realista jogabilidade em primeira-pessoa, que faz com que realmente sentimos a experiência 'parkour' ou pelos belíssimos cenários e diferentes ambientações do jogo, que podem ser facilmente consideradas uma das melhores já existentes no mundo dos games. 

__________________________________________________________________

Análise Mirror's Edge

Mirror's Edge
Playstation 3 / Xbox 360 / PC
Novembro de 2008 (PS3 e X360) e Janeiro de 2009 (PC)

Mirror's Edge é um jogo eletrônico em primeira-pessoa de ação-aventura e esporte desenvolvido pela EA Digital Illusions CE (DICE) e publicado pela Electronic Arts. O jogo foi lançado para PlayStation 3 e Xbox 360 em novembro de 2008 e para Microsoft Windows em janeiro de 2009. O jogo foi anunciado em 10 de julho de 2007 e utiliza o motor Unreal Engine 3 com um novo efeito de iluminação, desenvolvido pela Illuminate Labs em associação com a DICE. (Wikipédia - Mirror's Edge)

Enredo: Em um futuro não muito distante, com a necessidade de combater o alto índice de criminalização na sociedade, o governo implanta medidas de leis altamente rígidas, que fazem com que a população já não se sinta mais livre nas suas próprias casas. Em um mundo visto com esses olhos, os "Runners" nascem para ajudar alguns cidadãos, em troca de uma quantia significativa de dinheiro. Os "Runners" são habilidosos corredores, que conseguem escapar da polícia o mais rápido possível, além de usarem caminhos não muito ortodoxos. Eles servem como um método de comunicação, para recolher e entregar mensagens de figuras importantes da sociedade. Dentro deste cenário, temos a protagonista Faith, que descobre que sua irmã foi alvo de uma conspiração, sendo culpada pelo assassinato de um importante político. A partir daí, ela deve abandonar o trabalho, e ajudar a salvar a vida de sua irmã. 

Nota: 8,3

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário