Anuncio !

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Análise Evolve


"Evolve" é um jogo de tiro em primeira-pessoa, preferencialmente co-op, desenvolvido pela "Turtle Rock Studios" e publicado pela "2K Games". O jogo foi lançado apenas para consoles da nova geração, entre eles Playstation 4, Xbox One e PC, em 10 de fevereiro de 2015. O jogo é dos mesmos criadores do lendário "Left 4 Dead", e assim como seu título de origem, "Evolve" foi especialmente feito para ser jogado em co-op. 


Info:

O jogo se passa em um futuro distante, no qual os humanos já traçaram guerras e os recursos do planeta Terra estão escassos. Sendo obrigados à procurarem vida em outros planetas, os habitantes se dividiram nas galáxias, com alguns morando em Marte, Mercúrio, Vênus, etc... Até que, finalmente, eles encontram Shear, um dos planetas mais bem colonizado e rico em recursos que havia sido encontrado. 

Tudo parece em ordem, portanto os humanos restantes se instalam no planeta. É conhecido que algumas espécies de animais existam na área, mas todas são controláveis e não esbanjam perigo eminente. Porém, existiam outras espécies, maiores, mais fortes e agressivas, que estavam em um sono profundo, até que foram acordadas pelo seus novos visitantes. Uma guerra por território acaba por ser traçada, e a luta entre humanos e monstros irá decidir quem ficará com a posse do planeta. 

Enredo Conceitual:

Como já foi dito e repetido, "Evolve" é um game preferencialmente cooperativo, ou seja, não esbanja interesse nas qualidades de enredo, por exemplo. É o que ocorre aqui, tendo em vista que todos os fatos ditos anteriormente são apenas conceituais para a ação online que se desenvolve durante a jogatina. 

De fato, assim como "Left 4 Dead", os personagens e suas determinadas classes, além de serem de extrema importância para o cotidiano do jogador, conseguem de maneira marcante, serem carismáticos e darem um "clima" de importância para a cronologia conceitual da história. 

"Evolve" trás um enredo conceitual, não se preocupando com sua qualidade ou desenrolar, 
provavelmente pelo fato de ser um jogo especialmente cooperativo

Gráficos Muito Bonitos:

Cada vez mais estamos nos deparando com ótimas qualidades gráficas vindo de jogos especialmente cooperativos. Ano passado, tivemos um belo exemplo com "Destiny", e inclusive já em 2015 podemos citar "Dying Light" com seus belíssimos gráficos. "Evolve" não é diferente, e assim como ambos títulos mencionados, foca suas atenções na qualidade do cenário. 

As texturas da grama, da flora geral e do comportamento atmosférico dos objetos no jogo é excelente, e mostra um ótimo trabalho vindo da "Turtle Rock". Em relação à textura dos personagens e monstros, essas também se saem bem, tendo em vista que as criaturas esbanjam uma boa qualidade em sua deformação. Porém, apesar de tudo, é a ambientação que ganha destaque nesse ponto. 

Os gráficos de "Evolve" são de uma alta qualidade, 
porém se destacam mais na ambientação 

Jogabilidade Calibrada e Divertida:

Jogos com foco no multiplayer não costumam trazer jogabilidades revolucionárias ou inovadoras, e de fato, "Evolve" não trás. Porém, para o quadro social dos jogos cooperativos, o trabalho da "Turtle Rock" está de acordo com o esperado. A jogabilidade é calibrada e divertida, tendo em vista que é simples e fácil de se acostumar, assim como qualquer outro 'shooter'. 

No jogo, possuímos habilidades diferenciadas para cada personagem (que serão explicadas em breve na análise), portanto o sistema jogável de cada partida depende da classe que você se encontrará. Porém, com todos os personagens nós podemos andar, correr, saltar para as direções, atirar, se abaixar e etc... Vale citar a ótima locomoção dos personagens jogáveis, tanto os humanos quanto os monstros, que está ótima. 

"Evolve" trás uma jogabilidade simples, porém calibrada e divertida

Classes e Personagens:

Em "Evolve", o trabalho em equipe é fundamental. O jogo faz questão de diferenciar bem suas classes e personagens, fazendo com que cada jogador seja de gigantesca importância para a vitória contra o monstro. Dito isso, existem 4 classes diferentes, cada uma delas com uma 'play-style' única. Todas as classes possuem 3 personagens, cada um com suas habilidades e armas. 

A primeira classe existente é a "Assault" (Assalto). O objetivo desses personagens é gerar o maior índice de dano possível no monstro, sendo que os outros jogadores devem tentar mantê-lo vivo. Na classe, temos Markov, que usufruí de um rifle único para atacar à distância, Hyde, com sua mini-gun e Parnell, que aproveita o potencial de sua 'shotgun'. 

Da esquerda para direita: Markov, Hyde e Parnell

Logo após, temos a classe "Medic" (Médico), que, assim como o nome já deixa claro, tem a função de manter os outros integrantes vivos. Dentre os componentes, temos Lazarus, que usa uma 'sniper' silenciosa, Val, que usa um rifle para elevar o dano na criatura, além da "Medgun", uma arma que cura seus aliados, e por fim temos Caira, que usufruí de um lança-granadas que libera projéteis de curas e 'napalms'. 

Da esquerda para direita: Lazarus, Val e Caira

Em seguida, temos a classe "Support" (Suporte), que assim como os "Assault", também devem colocar uma série de danos na criatura. Porém, a classe apresenta outros objetivos mais complexos, como proteger os outros jogadores e possuí uma habilidade de se camuflar em campo. Primeiro temos o Bucket, que usa um lançador de mísseis guiado que vai direto no inimigo, Hank, que usufruí de um laser cortador e Cabot, que usa uma "Railgun", que lança fogo contra seus oponentes em objetos sólidos. 

Da esquerda para direita: Bucket, Hank e Gabot

Por fim, temos a classe "Trapper" (Caçador), que possuí a importante função de parar o monstro. Para isso, eles usam diversas armadilhas ou barreiras que evitem que o inimigo saia da área de ação. Dentre os personagens, temos a Maggie, que usa uma 'machine pistol' como arma primária, além de um arpão como arma secundária, Griffin, no qual possuí uma 'gauss SMG', juntamente com o arpão dos caçadores e finalmente Abe, o único que possuí "Mobile Arena", que fecha a área ao redor. 

Da esquerda para direta: Maggie, Griffin e Abe

Os Aterrorizantes Monstros:

Do outro lado da batalha, temos os Monstros. Estes, por sua vez, possuem o simples objetivo de matarem os outros jogadores que estão lhe caçando. Porém, antes disso, eles devem "Evoluir", no qual o título do game ganha sentido. Você, como o Monstro, começa a partida no Level 1, com um personagem pequeno e inofensivo. Para ganhar mais Level e Evoluir seu Monstro, você deve matar outras criaturas no mapa. Quanto maior a criatura, maior o seu índice de Evolução ficará.

Dentre os Monstros, o primeiro que os jogadores terão acesso é o "Goliath". Este, por sua vez, é considerado o adversário mais balanceado dos três, pois possuí uma boa dose de dano e manobrabilidade contra os jogadores. Ele possuí uma armadura bastante resistente, e conta com o seu pulo (gastando stamina) que pode transportá-lo à grandes distâncias. 

Goliath, o primeiro Monstro que os jogadores terão acesso disponível na jogatina

Logo em seguida, temos o "Kraken", o segundo Monstro que os jogadores podem liberar. Este, por sua vez, não possuí tanta proteção quanto o "Goliath", porém é mais rápido que o mesmo e preferencialmente ataca os inimigos de longas distâncias. Seu poder especial é o "Glide", que permite que ele se lance na direção do jogador. A partir daí, ele pode se deslizar até colidir com o chão ou o jogador acionar o poder novamente. Com essa habilidade, o "Kraken" pode se deslocar rapidamente de várias localizações do mapa. 

Kraken, o segundo Monstro que os jogadores terão acesso disponível na jogatina

Por fim, temos o "Wraith", o terceiro e último Monstro disponível aos jogadores. Diferentemente dos anteriores, o "Wraith" usa suas habilidades silenciosas para atacar seus oponentes na surpresa, causando um imenso dano. Porém, sua armadura é de menor qualidade, e se for diretamente atingida, pode ser bastante danificada. Sua habilidade é a de teleporte, que causa uma confusão no direcionamento dos jogadores inimigos. 

Wraith, o último Monstro que os jogadores terão acesso disponível na jogatina

Diferentes Climas Que Influenciam a Jogatina:

"Evolve" usa um sistema de climas, em que cada partida possuí diferentes características terrestres. Os animais podem mudar, porém junto com eles toda a atmosfera do mapa pode prejudicar os caçadores ou o Monstro. Por exemplo, as vezes os jogadores se deparam com uma nevasca que prejudica a visão, assim como tempestades de chuvas ou climas nublados. 

Tudo isso dependerá de quem foi o vencedor na partida anterior. Caso tenha sido o monstro, essas serão as características da nova batalha. Porém, se tiver sido os caçadores, o céu se encontrará limpo e um horizonte bem visível. É um ótimo sistema, que rende uma boa diversificação! 

Inteligência Artificial Péssima:

Quando dizemos que um jogo deve ser, preferencialmente, jogado em multiplayer online, nós estamos falando sério... "Evolve" mostra que isso é mais que essencial, no momento que trás uma péssima inteligência artificial dos NPC's. Caso você queira jogar sozinho, juntamente com a máquina e enfrentando apenas o seu adversário, prepare-se para presenciar uma partida chata, monótona e sem diversão. É isso que a péssima IA do jogo proporciona, pois seus parceiros serão burros, não farão estratégias e serão completos suicidas. 

Quer jogar sozinho com outros NPC's? Ok! Apenas prepara-se para ficar entediado

Loads Escrotos:

"Evolve" apresenta o problema em trazer 'loads' exageradamente longos, que além de irritarem, tiram parte do prazer e paciência que a partida irá fornecer. Para se ter uma noção, a espera para entrar em uma partida online chega à 1 minuto ou mais. Para adentrar no mapa em offline, o tempo diminuí, mas é igualmente longo e irritante. É algo totalmente inexplicável e ridículo nos jogos atuais. 

"Pacotinhos" com Conteúdos Extras:

Talvez isso já esteja virando moda, e nós Gamers teremos preocupações no futuro... Eu me refiro à polêmica que "Evolve" trás, mas que não é o primeiro game do gênero à apresentar. Os famosos "pacotinhos" extras estão cada vez mais comuns, e não diremos que eles não existiam, mas hoje em dia eles já possuem vida antes do jogo ser lançado, fazendo com que a "Season Pass" do jogo seja o dobro do valor, em relação ao título simples. 

Existe DLC para tudo, para arma, para mapa, inclusive para NOVOS PERSONAGENS, INCLUINDO MONSTROS. Portanto, basicamente, se você não possuí a expansão, mas o jogador adversário sim, prepara-se para ser aniquilado, apenas porque você não pagou o "jogo completo". É uma vergonha alheia, pelo qual a "2K Games" está passando por diversas críticas mundiais e processos, definitivamente merecidos. 

Este é "Behemoth", o conteúdo extra que vem junto com a 
"Monster Expansion Pack"... É ou não uma apelação sem limites?

Resultado Final:

"Evolve" pode ser lembrado por diversas características, seja pela qualidade e diversão nas partidas onlines ou através das polêmicas envolvendo apelativos pacotes de expansão. Mas uma pergunta fica no ar: "Evolve" é um jogo MARCANTE ou REVOLUCIONÁRIO? A resposta é curta e fria: NÃO! O jogo é um entretenimento garantido, mas não é uma novidade ao mundo dos jogos cooperativos, assim como "Destiny" ou "Titanfall" também não foram. 

O jogo trás ótimos gráficos, que glorificam na sua belíssima ambientação. Possuí uma jogabilidade simples, porém calibradíssima e com uma movimentação muito boa. Por outro lado, o jogo faz jus ao termo de "jogos cooperativos não apresentam enredo", além de trazer loads absurdos de tão demorados, uma IA falha e seus polêmicos pacotinhos de expansão, que são simplesmente um roubo esbanjado na cara do jogador. Ainda assim, "Evolve" é um jogo que vale a pena de se conferir, mas talvez quando o mesmo abaixar o preço nas lojas físicas ou virtuais. 

__________________________________________________________________


Evolve
PS4 / Xbox One / PC
Fevereiro de 2015

"Evolve" é um jogo de tiro em primeira-pessoa, preferencialmente co-op, desenvolvido pela "Turtle Rock Studios" e publicado pela "2K Games". O jogo foi lançado apenas para consoles da nova geração, entre eles Playstation 4, Xbox One e PC, em 10 de fevereiro de 2015. O jogo é dos mesmos criadores do lendário "Left 4 Dead", e assim como seu título de origem, "Evolve" foi especialmente feito para ser jogado em co-op. 

Enredo: O jogo se passa em um futuro distante, no qual os humanos já traçaram guerras e os recursos do planeta Terra estão escassos. Sendo obrigados à procurarem vida em outros planetas, os habitantes se dividiram nas galáxias, com alguns morando em Marte, Mercúrio, Vênus, etc... Até que, finalmente, eles encontram Shear, um dos planetas mais bem colonizado e rico em recursos que havia sido encontrado. Tudo parece em ordem, portanto os humanos restantes se instalam no planeta. É conhecido que algumas espécies de animais existam na área, mas todas são controláveis e não esbanjam perigo eminente. Porém, existiam outras espécies, maiores, mais fortes e agressivas, que estavam em um sono profundo, até que foram acordadas pelo seus novos visitantes. Uma guerra por território acaba por ser traçada, e a luta entre humanos e monstros irá decidir quem ficará com a posse do planeta. 

Nota: 7,5

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário