Anuncio !

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Análise Saga Resident Evil


"Resident Evil" é uma extensa franquia de gênero 'survival-horror' e posteriormente ação, desenvolvida pela "Capcom" (em alguns casos com parcerias da "Westwood Studios", "Nextech", "TOSE Software" e "Flagship") e publicados pela mesma. Ao todo, a série já lançou mais de 20 jogos, excluindo títulos para celulares, o que gerou 55 milhões de dólares em vendas. O criador do primeiro jogo é Shinji Mikami, e o nome da série no Japão é Biohazard.

 Info:

O enredo de toda a franquia tem como base uma série de relatos de canibalismo ocorridos na região das Montanhas Arklay, localizada na cidade fictícia de Raccoon City em 1998. Um esquadrão de soldados treinados, intitulados S.T.A.R.S. (Special Tactics And Rescue Squad, na tradução Esquadrão Tático de Armas e Resgate Especial) são enviados ao local. 

O "Bravo Team" é a primeira equipe à chegar, mas também os primeiros a serem considerados desaparecidos. Sucessivamente, a "Alpha Team" é enviada para encontrarem seus companheiros, além de descobrir o que realmente acontece no local. Porém, as coisas saem do controle da equipe, e eles testemunharam descobertas e traições que formará toda a lógica da série. 

Enredos Legais:

"Resident Evil" talvez tenha sido a primeira série de vídeo-games a abordar o tema de terror usando a figura dos zumbis. Estes foram primeiro apresentados no cinema em 1968 com "A Noite dos Mortos Vivos", e inicialmente eram bastante inspirados nas formas do mesmos. O fato é: a franquia sempre trouxe personagens carismáticos e que os jogadores simplesmente amam, além do fato de praticamente todos os jogos apresentarem os seus grandes momentos na trama. 

Ainda assim, nenhum dos jogos principais trouxeram o enredo como principal fachada (com exceção de "Code Veronica", mas os produtores nunca explicaram se o mesmo faz parte da cronologia central da série). De qualquer maneira, se formos comparar esta característica ao universo geral dos zumbis, "Resident Evil" saí disparado na frente em relação às suas tramas, graças ao simples fato de trazer alguns dos personagens mais carismáticos já existentes no mundo dos games. 

As tramas dos jogos da série podem não serem considerados fantásticos, 
mas apenas o fato de termos tantos personagens carismáticos
à nossa disposição já dispara o interesse do jogador

Gráficos Bonitos:

Todo mundo sabe que a franquia "RE" sempre fez um ótimo trabalho gráfico, isso não é novidade! Porém, o que alguns podem não saber, é que na maioria das cenas do jogo somos apresentados por CG's (computações gráficas). Isso começou com "Resident Evil 2", e em praticamente todos os jogos seguintes foram usados desta ferramenta para as 'cutscenes' principais. 

Na época, todas essas cenas eram bem bonitas e conseguíamos sentir até mesmo uma raiva pelo gráfico verdadeiro ser tão longe daquilo. Portanto, em relação aos gráficos reais da série, talvez eles tenham ficado um pouco para trás, a tamanha diferença que eles fazem em relação às CG's é muito grande, o que pode gerar uma boa decepção ou um sentimento de enganação. 

Os gráficos dos jogos da série são bem bonitos, mas vale lembrar que na grande maioria 
das cenas são usadas computações gráficas, e não a verdadeira potência do jogo

Jogabilidade Razoável, Mas Nunca Perfeita:

É um fato que a franquia "Resident Evil" é uma das que revolucionou suas engines de jogabilidade, pois presenciarmos da onde a série saiu em 1996, até os games atuais, como "Resident Evil 6". Sim, o salto foi gigantesco, mas isso não significa que a jogabilidade foi ficando cada vez mais perfeita, pelo contrário. 

No início, dentre os primeiros três jogos da franquia, a câmera era posicionada fixamente, e de acordo como se mexíamos, o local mudava e víamos o que estava adiante, podendo escolher entre seguir e enfrentar os inimigos ou voltar e ganhar uma posição estratégica. Não existia mira, e deveríamos controlar a posição da arma lateralmente para atirarmos nos inimigos.

A jogabilidade clássica da franquia se limitava na mudança de câmera, em que cada 
nova área seria uma nova surpresa e a possibilidade de atirarmos era limitada

Já nos games atuais, a jogabilidade encontra-se em 3° pessoa, e temos todas as funcionalidades de games modernos, como a possibilidade de mirarmos, o cover e os movimentos mais livres. Porém, hoje a jogabilidade é sim considerada ultrapassada, por ser dura e robótica. Claro, grande parte das críticas se dá em relação ao excesso de ação que os jogos atuais da série abordam. Se ao menos tivéssemos o verdadeiro terror, talvez essas características passariam despercebidas.

A jogabilidade dos games modernos da série é considerada ultrapassada, 
por sua locomoção dura e robótica, além de um sistema de cover falhado

Os Personagens da Série:

Se tem uma coisa que "Resident Evil" marcou história, foi com a criação de tantos bons personagens. Alguns deles formaram a lendária S.T.A.R.S, outros foram sendo apresentados ao longo dos jogos seguintes. 

O primeiro a ser mencionado é Chris Redfield. O personagem foi apresentado já no primeiro game da série, sendo um dos membros do S.T.A.R.S. Em torno dos 17 anos, Chris juntou-se à Força Aérea dos Estados Unidos, servindo como piloto e atirador. Em adição de sua habilidade aérea, Chris também foi trainado na base corpo-a-corpo e manuseamento de facas. Apesar de sempre elogiado, Chris regularmente tinha o hábito de confrontar seus superiores, o que fez com que ele se aposentasse do exército aos 24 anos. Vagando pelos EUA, Chris encontrou se amigo Barry Burton, que lhe indicou entrar para os S.T.A.R.S.

Chris Redfield, e sua evolução na série

Logo após, temos Jill Valentine, talvez a representação feminina na série. Jill também foi apresentada no primeiro game da franquia, sendo um dos membros da S.T.A.R.S. Antes de entrar para a equipe, Jill fazia parte do programa de treinamento "Força Delta" dos EUA. Lá, seus méritos foram bem reconhecidos, e com isso ela foi enviada para Raccoon City, juntando-se assim aos S.T.A.R.S, no qual aperfeiçoaria suas habilidades de combate.

Jill Valentine, e sua evolução na série

Em seguida, temos Leon S. Kennedy, um dos personagens mais emblemáticos da série. Este, por sua vez, não faz parte dos S.T.A.R.S, mas sim do "R.P.D. Officer" (Departamento de Polícia de Raccoon City). Leon possuí uma intensa vontade de proteger e salvar, no qual sua vida proporcionou sua primeira experiência como policial. Aos 21 anos, Leon foi chamado para trabalhar no "R.P.D. Officer", após se formar na academia. Em 29 de setembro de 1998, Leon vai para a cidade de Raccoon City em seu primeiro dia de trabalho como policial. Ao chegar à cidade desconhecida, se vê em uma situação inimaginável, tentando sobreviver em meio a zumbis bizarros que foram uma vez os cidadãos da cidade.

Leon S. Kennedy, e sua evolução na série

Logo após, temos Claire Redfield. A personagem foi apresentada pela primeira vez em "Resident Evil 2". Claire é uma sobrevivente do incidente de Raccoon City, em setembro de 1998. Após isso, ela vai a procura de seu irmão, Chris Redfield, no qual encontra pelo caminho Leon S. Kennedy. Após os dois sobreviverem juntos, Claire continua sua busca na Europa pelo irmão. 

Claire Redfield, e sua evolução na série

O último nome listado é o lendário Albert Wesker. O personagem foi inicialmente apresentado no primeiro jogo, como líder dos S.T.A.R.S. Sedento de poder, altamente bem preparado e com uma astúcia infinita, Wesker é um dos maiores vilões dos vídeos games. Ele é um homem que busca o poder sobre toda a raça humana, tudo por ganho próprio. Ele se uniu com a Umbrella Corporation (mais tarde explicações sobre a mesma), e tornou-se um dos pesquisadores mais ambiciosos e promissores, disfarçando-se como um policial no "R.P.D. Officer", tornando-se líder dos S.T.A.R.S. O resto da história acho que todos já sabem...

Albert Wesker, e sua evolução na série

Os Chefes da Série:

"Resident Evil" é uma série que apresentou, em seus diversos jogos, MUITOS inimigos para derrotarmos, e muitos deles são os denominados chefes. Alguns são mais marcantes que outros, mas estaremos relembrando os mais bizarros. Quem não se lembra da "Alexia Ashford", um dos últimos membros da Umbrella? Ou então "Jack Krauser", o 'Dente de Sabre' do Wolverine de Leon Kennedy. Temos também "William Birkin", talvez o maior responsável pelas mortes da franquia. O "El Gigante", antes um simples espanhol do vilarejo de "Resident Evil 4", até que o Las Plagas o infectou, e ele se transformou no que foi visto. Ainda, temos também o marcante "Tyrant", que talvez, se não fosse por ele, outros tantos chefes simbólicos sequer existiriam. 

Da esquerda para a direita, Alexia Ashford, Jack Krauser, William Birkin, El Gigante e Tyrant

Porém, o maior de todos, sem a mínima dúvida, é o lendário Nemesis. Se tem uma coisa que nós podemos nos orgulhar, é que todo vilão um dia tem que ser derrotado. Mesmo com lutas como as de "Final Fantasy VII", que podem durar até uma hora e meia, no final a luta irá acabar. Porém, essa afirmação não é tão válida com "Nemesis". Este bizarro monstro segue Jill Valentine em "Resident Evil 3", desde o que começo da trama até seu clímax final. Criado para matar o restante dos S.T.A.R.S, Nemesis é uma fusão do parasita NE-Alpha com o corpo de um Tyrant T-103 (também conhecido como Mr. X). Quando nos referimos a grandes vilões, "Resident Evil" pode se gabar a vontade desta criatura horrenda que já assombrou nossas madrugadas de jogatina. 

Nemesis, um dos maiores chefes, um dos maiores vilões dos vídeos-games

A Transformação dos Zumbis:

"Resident Evil" foi uma das primeiras séries a introduzir os adorados zumbis aos vídeo-games. Porém, a medida que a série foi ficando moderna, nossos inimigos também foram se alterando. Grande parte dessas mudanças deve-se ao fato de que diversos diferentes vírus foram introduzidos na série. No total, existem 11 tipos de vírus, e cada um deles possuem diferentes consequências no indivíduo. 

A doença original é a T-Vírus, vista nos três primeiros jogos da série. Essa foi uma doença criada pela "Umbrella Corporation", com o intuito de ganhar uma vantagem sobre as propriedades mutagênicas, criando assim uma nova arma biológica, denominada "B.O.W." (Bio Organic Weapon). As característica da doença são as conhecidas dos zumbis clássicos, portanto eles são lentos, estúpidos e não possuíam nenhum traço das pessoas que eram anteriormente. 

T-Vírus, o primeiro tipo de doença apresentada na série

Logo após, fomos apresentados também ao "T-Verônica", uma variante do vírus Progenitor, criado por Alexia Ashford, pelo qual, se estiver nas condições certas, permite que o indivíduo possua sua inteligência intelectual. A doença não possuí muitas diferenças com o T-Vírus, mas aqui algumas consequências se dão nos traços antropogênicos manifestados em suas mutações, como carapaças duras. 

Por último, e talvez o vírus mais recente apresentado na série foi o "C-Vírus". Por sua vez, ele também foi uma variante do Progenitor, além de ter sido usado para a série de ataques bioterroristas de 2012, visto em "Resident Evil 6". Ao contrário do "T-Vírus", o "C-Vírus" permite que o indivíduo infectado mantenha grande parte de sua inteligência, coordenando seus ataques e a possibilidade de usar armas. 

Os "zumbis" infectados pelo "C-Vírus"

Umbrella Corporation - Uma das Empresas Mais Marcantes dos Games:

Talvez a representação de "Resident Evil" se dê na empresa "Umbrella Corporation" (também 'Umbrella Inc, Umbrella Pharmaceutical Inc, ou Umbrella Corp). Basicamente, a "Umbrella" é a principal razão do caos e crises apocalípticas vistas em todos os jogos da franquia, tendo em vista que foi a empresa que criou o "T-Vírus" original. 

A "Umbrella" iniciou sua empreitada na década de 60, com o Lorde Oswell E. SpencerSir Edward Ashford e o Dr. James Marcus depois da descoberta do Vírus Progenitor. A empresa é também conhecida pelo seus slogans e lemas. Alguns dos mais famosos são "Obedience Breeds Discipline, Discipline Breeds Unity, Unity Breeds Power, Power is Life" (na tradução, 'Obediência gera disciplina, disciplina gera união, união gera poder, poder é vida') ou ainda "Our Business is Life Itself" (na tradução, "Nosso negócio é a vida em si").

A empresa serve, como principal faxada, sendo um monopólio no mercado mundial. A "Umbrella" vende produtos farmacêuticos, armamentos, computadores e outras atividades clandestinas de pesquisa biológica. Eles criaram o "T-Vírus", a partir do "Progenitor", como intuito de manter uma arma biológica para ganhos próprios. Não só um personagem, mas sim a "SkyNet" dos vídeo-games. 

"Umbrella Corporation", emblema e slogan

O Uso Inteligente do Silêncio:

Toda boa série de terror sabe usar efeitos sonoros. Na atualidade, muitos filmes 'hollywoodianos' usufruem do instrumento para despertarem o susto do telespectador. No caso de "Resident Evil", os produtores sabiam usar, inteligentemente, o silêncio como principal efeito de impacto. 

No caso, isso era visto nos primeiros jogos, em que você percorria os cenários sem o uso de uma trilha sonora, apenas o silêncio e efeitos dos passos do jogador, madeiras frágeis e por aí vai... De repente, um zumbi aparece em tela, mas a dinâmica como ele é apresentado é que fica especial, pois outros efeitos sonoros reaparecem para alertar o jogador, causando um susto único. É algo que pode parecer simples e normal nos dias de hoje, mas, em 1998, era a definição de tensão e medo. 

Dificuldades Desafiantes:

Assim como a maioria dos jogos de ação, survival horror e terror da década de 90, "Resident Evil" também era desafiador. Os jogos da época não apenas traziam objetivos ocultos ao jogador, como também colocam vários obstáculos pelo caminho, a fim de que o jogador tenha de usar meios estratégicos para passar de fase. 

Os primeiros jogos da série eram assim, e até mesmo os mais famosos e clássicos, como "Resident Evil 4", possuíam um alto grau de dificuldade. Mesmo assim, isso não impossibilitou de tantos jogadores ao redor do mundo de virarem o jogo tantas vezes seguidas, por mais irritante e desafiador que o jogo poderia ser em algumas partes. 

Resident Evil - O Clássico, o Único e Talvez o Melhor:

A "Capcom" deu início a sua série mais famosa, pela primeira vez, em 1996, com o "Resident Evil" original. Aqui, tínhamos o início de tudo, e provavelmente a melhor fase da franquia. A história gira em torno de um grupo de esquadrão, chamado "Alpha Team", que vão até as Montanhas Arklay, localizadas em Raccoon City, atrás de explicações sobre relatos de canibalismos recebidos. Ao chegarem no local, deparam-se com carnificina e animais bizarros que correm atrás de carne. Eles avistam uma mansão, e decidem ir se refugiarem no local. Eles estão preparados para explorar, mas irão se deparar com muitas surpresas pelo caminho. 

Na época, a proposta do jogo em si já era motivo de interesse por parte do jogador, pois tratava-se de um game de terror com zumbis (não muito populares na época). Justamente, o clima de tensão e suspense beirado por todo o jogo é que o tornou especial e clássico no mundo dos games. A história era bem elaborada, e apesar de não mostrar todos os caminhos e interesses da franquia em si na época, ele seria melhor desenvolvido nos jogos seguintes. Os gráficos eram muito bonitos, mas constantemente podia-se reparar na abordagem do 2D e 3D. Em diversos momentos, percebíamos quando aqueles items podiam ser interagidos ou se eles estavam ali apenas como uma pintura. A jogabilidade também era uma boa característica, pois apesar de seguir um estilo não tão convencional para a época (a mudança brusca de câmera, que poderia gerar uma confusão nos controles), ela era calibrada e bem feita. 

Dentre os poucos defeitos, o jogo pecava na amadora dublagem (algo que podia passar despercebido na época, até porque os jogos ainda não se importavam em trazer uma certa qualidade para essa característica) ou ainda nas ridículas cenas de "live-action", em que os atores escalados para abordarem a cena simplesmente eram péssimos e amadores ao extremo, pelo qual, em grande parte, foi o motivo das críticas negativas do jogo na época. Apesar de tudo, "Resident Evil" é um jogo clássico, seja por tantas boas lembranças ou por simplesmente ser a "Era de Ouro" de uma série que foi se perdendo gradativamente. 

"Resident Evil", um clássico de qualquer jogador dos anos 90

Resident Evil 2 - Uma Sequência de Peso:

Depois do estrondoso sucesso do "Resident Evil" original, uma continuação era eminente. Porém, uma desconfiança por parte dos fãs beirou na época, tendo em vista que os protagonistas tão amados do jogo anterior não voltariam aqui, e uma nova cota de personagens seria apresentada. Um deles, por sinal, era Leon S. Kennedy, que de início gerou polêmica pelo seu estilo duvidoso. 

Porém, todas essas duvidas seriam muito bem retribuídas, graças ao fato de que "Resident Evil 2" é um excelente jogo, e igualmente ao original, um clássico do gênero. Trazer tantos novos personagens foi uma boa tática, pois aumentou o universo do jogo (que seria ainda muito mais explorado nos jogos seguintes). O game contava a história de Leon S. Kennedy e Claire Redfield, e a perspectiva de ambos no caos apocalíptico de Raccoon City, graças ao "T-Vírus" espalhado pela Umbrella. Leon é um policial novato que se encontra perdido no caos, e Claire está a procura de seu irmão, Chris Redfield, um dos protagonistas do game original. 

O game contava com poucas novidades, porém significativas. O enredo, felizmente, é muito bem produzido, e a química entre Leon e Claire é excelente, fazendo ambos serem uma das melhores duplas dos vídeo-games. Os gráficos foram melhorados, porém, assim como no game anterior, a diferença entre o 2D e 3D eram muito evidentes na tela. Mas, vale lembrar, o jogo trazia belíssimas CG's, que na época eram deleites aos olhos dos jogadores. A jogabilidade continuava no mesmo estilo e conceito, porém os espaços entre os cenário estavam mais abertos, o que possibilitava o jogador a se locomover melhor. O game foi continua sendo um título clássico, e uma das maiores sequências já feitas nos vídeo-games. 

"Resident Evil 2", uma sequência de peso, e igualmente 
ao original, um clássico do gênero

Resident Evil 3: Nemesis - O Título Deixa Claro:

Iniciando uma trilogia com três diferentes pontos de vista, "Resident Evil 3" trazia de volta Jill Valentine (muito alterada fisicamente), nos eventos 24 horas antes do game anterior, ou seja, no meio ao caos que o apocalipse gerou em Raccoon City. Jill é uma das sobreviventes no local, e tenta fazer sua fuga. Porém, ao longo do caminho, ela encontrará um inimigo mais bizarro que ela já pode imaginar. 

A história de "Resident Evil 3" não é tão envolvente quanto os jogos anteriores, mas ainda assim era boa. Grande parte da força do jogo se dá, sem dúvida, na presença do vilão, considerado por muitos o maior 'boss' dos vídeo-games: Nemesis. O próprio título do jogo já esbanja o nome do vilão, que mostra que o intuito dos produtores era dar justamente o destaque merecido ao personagem. Isso, eles conseguiram gloriosamente.

Os gráficos estavam melhorados, traziam novamente as belíssimas CG's do jogo anterior, obviamente mais bem desenvolvidas. Outro fator que melhorou foi que a contínua diferença visual entre o 2D para o 3D estava finalmente ausente. A jogabilidade foi pouco alterada, algo que começava a irritar os jogadores. Era sim um bom sistema, mas a mudança brusca de câmera já estava ficando ultrapassada. "Resident Evil 3" pode não ter a força dos dois jogos anteriores, mas só o fato do lendário Nemesis dar as caras é motivo para torná-lo também um clássico dos vídeo-games.

"Resident Evil 3: Nemesis" é um clássico pelo personagem-título, 
mas é o menos inovador da trilogia inicial

Resident Evil CODE: Veronica - Isso é um Spin-Off?

Nós decidimos não comentarmos muito sobre os dezenas de 'spin-offs' da série, mas "CODE Veronica" é diferente. O jogo até hoje não foi confirmado pela Capcom se é um 'spin-off' ou não, mas, o problema, é que o jogo é MUITO incrível para não fazer parte da franquia principal. Ele simplesmente trazia diversas inovações e o melhor enredo da série, portanto é impossível não comentarmos sobre ele. 

A história gira em torno do ponto de vista dos irmãos Redfield's. 2 meses após os eventos de "Resident Evil 2" e "Resident Evil 3: Nemesis", Claire Redfield é presa ao invadir a sede da Umbrella Corporation, em Paris, após uma frustrante busca por documentos que a ajudassem a encontrar seu irmão. Após a prisão, ela é levada à Ilha Rockfort (América do Sul), pertencente à Umbrella. Seu objetivo é sair de lá viva! Leon, sabendo da situação, envia Chris Redifield para salvar a sua irmã, e ele é o personagem que usaremos na segunda metade do game.

O enredo de "CODE: Veronica", como já foi dito, é talvez o melhor da série. Ele é envolvente, cheio de ótimas reviravoltas e novas conspirações, além da cota dos personagens, alguns já conhecidos, alguns novos, que completam o excelente enredo. Os gráficos tiveram um pulo gigantesco, pois agora não tínhamos mais, definitivamente, a diferença visível do 2D para o 3D. As CG's voltaram também, mais belíssimas do que nunca. A jogabilidade também havia sido a melhor da série até o momento, pois apresentava a maior liberdade de movimentos, além da locomoção dos protagonistas que havia melhorado significantemente. 'Spin-Off' ou não, uma coisa é certa: "CODE: Veronica" é um excelente jogo, talvez o melhor da série desde o original. 

É estranho o quanto "CODE: Veronica" é um jogo tão bom, 
não sendo considerado parte da cronologia principal da série

Resident Evil 4 - O Início da Mudança:

Não é segredo para ninguém que "Resident Evil" foi uma série que se alterou, durante tantos anos no mercado. Se você acha que foi para pior, podemos dizer com toda certeza que foi a partir de "Resident Evil 4". Apesar de tudo, o título é um dos jogos mais vendidos do Playstation 2, é comercialmente o maior sucesso da franquia e eternizou a vida de muitos gamers. 

O enredo do jogo focava em Leon S. Kennedy, sobrevivente de Raccoon City, que agora trabalha como agente secreto para o governo americano. Leon deve investigar a suspeita de Ashley Graham, a filha do presidente, que foi sequestrada e aparentemente estar numa remota vila na Espanha. O enredo do jogo não era o mais bem elaborado da série, porém depende muito de gosto, pois muitos afirmam terem se envolvido mais com os personagens desta sequência. Ainda assim, existem de fato, vários personagens marcantes e reviravoltas interesses, sem dizer que "Resident Evil 4" é o jogo mais longo de toda a franquia. 

Os gráficos foram, talvez, a característica mais inovadora. Vindo para a geração Playstation 2, os gráficos eram completamente insanos para sua época de lançamento, o que fez com que o jogo nem precisasse de CG's. A jogabilidade, por sua vez, foi reavaliada, tendo em vista que mudou todo o conceito da série. Ela focava a câmera nas costas de Leon, tendo uma visão em terceira pessoa, e as antigas mudanças de câmeras ficaram para o passado. Porém, a jogabilidade sempre foi pesada, robótica e o fato de não podermos atirar enquanto estávamos andando é irritante. Apesar de tudo, "Resident Evil 4" é o jogo mais querido da série, mas para os mais críticos, o começo do fim.

"'Resident Evil 4" pode ser um jogo clássico, seja da franquia como 
do PS2, mas, aos olhares mais críticos, foi o início do fim

Resident Evil 5 - Jogo de Tiro em Terceira-Pessoa:

Sim, você pode gostar, você pode amar, mas o fato é que "Resident Evil 5" foi o game que definitivamente alterou a trajetória de um excelente jogo de survival-horror. O game é uma ação completa, pois nossos inimigos são pessoas infectadas com o "Las Plagas", uma doença que mantêm a inteligência motora do paciente. 

O enredo traz de volta o personagem Chris Redfield, agora um ativista da empresa B.S.A.A. que deve investigar uma pequena cidade africana que está sob contágio de uma forma avançada do Las Plagas. Enquanto isso, o vilão principal da saga, Albert Wesker, age nas sombras colocando em prática um novo plano que pode causar a extinção da humanidade na terra. Sendo o enredo menos chamativo da série (apesar de trazer personagens icônicos), talvez por ter alterado tanto o rumo da franquia, "Resident Evil 5" faz com que o interesse do jogador decaia gradativamente ao longo da jogatina. 

Os gráficos estavam bonitos para a geração de Playstation 3 e Xbox 360, mas nada inovador. A jogabilidade estava muito parecida com "Resident Evil 4", lançado 4 anos antes. Isso não é uma coisa boa, pois ela ainda era robótica e o fato de não podermos atirar enquanto caminhamos é extremamente irritante. "Resident Evil 5" não é um jogo péssimo, mas, na minha humilde opinião, não é "Resident Evil". 

"Resident Evil 5" não é um jogo péssimo, mas não esta longe 
de ser um verdadeiro jogo da série "Resident Evil"

Resident Evil 6 - Uma Divisão de Campanhas, Uma Divisão de Qualidade:

A espera era gigantesca, e em 2012, "Resident Evil 6" chegou às prateleiras das lojas. Porém, a surpresa foi igualmente grande, e o game recebeu críticas horríveis em sua época de lançamento, com notas como "1/10" ou "2/10". Primeiramente, deve-se deixar claro que "Resident Evil 6" está longe de ser um jogo fantástico, mas as notas recebidas a ele são ridículas, e não fazem o mérito do jogo. 

A história é contada a partir das perspectivas de Chris Redfield, membro e fundador da BSAA traumatizado por ter falhado em uma missão; Leon S. Kennedy, um sobrevivente de Raccoon City e agente especial do governo; Jake Muller, filho ilegítimo de Albert Wesker e associado de Sherry Birkin. 

A história do jogo interliga entre as campanhas, porém cada uma delas possuí uma qualidade específica em si. A de Leon, de longe a melhor, é que mais lembra os jogos originais, com momentos em mansões silenciosas, ruas com zumbis pegando fogo, e uma verdadeira sensação de nostalgia. A de Jake Muller, por sua vez, aparente que iria fazer uma referência à "Resident Evil 3", mas não é o caso, o jogo perde-se no desenvolvimento com demasiado ação, que definitivamente tira o brilhantismo da história. E, por fim, temos a campanha de Chris, que serviu, apenas, para segurar a âncora. É um verdadeiro caos de guerra, em que zumbis usam armas e parece que você está jogando um "Battlefield" em terceira-pessoa. Porém, apesar disso, a campanha de Chris é a que possuí o melhor final das três, sendo emocionante e marcante. 

Os gráficos apresentam uma divisão brusca. Em certos momentos, eles estão lindíssimos, e inclusive em certas cutscenes é usada a verdadeira potência gráfica do game. Porém, em outros momentos, é possível perceber serrilhados e texturas mau-acabadas, que prejudicam os olhos. E, inexplicavelmente, os produtores usaram CG's em algumas outras cutscenes. A jogabilidade, por sua vez, é travada, mas não deixa de apresentar bons controles. Ao menos, agora, podemos atirar e andar ao mesmo tempo, algo inédito na série depois de anos. Por fim, "Resident Evil 6" é um bom jogo, apresenta uma divisão de campanhas, e por si só, uma divisão de qualidades. É uma montanha russa, mas que em algumas partes gira para o lado certo do vento. 

"Resident Evil 6" possuí uma divisão de campanhas, 
e por si só, uma divisão de qualidade

Resident Evil: Revelations - Tentando Resgatar Clássicos da Série:

Inicialmente um 'spin-off' de Nintendo 3DS, a Capcom percebeu o sucesso inesperado do jogo, e decidiu lançá-lo também para Playstation 3, Xbox 360 e PC, além de considerá-lo um jogo da cronologia principal da franquia. Pois bem, "Revelations" é, acima de tudo, um jogo nostálgico, mas isso não o justificou para ser marcante na série. 

Resident Evil: Revelations é definido entre Resident Evil 4 e Resident Evil 5 e retrata os acontecimentos logo após a criação do grupo de combate ao terrorismo Bioterrorism Security Assessment Alliance (BSAA). Um ano antes dos eventos do jogo, o Bioterrorismo Federal Comissão (FBC) enviou agentes Parker Luciani e Jessica Sherawat para manter a "cidade flutuante" de Terragrigia sob controle depois que a organização bioterrorista "Il Veltro" lançou um ataque contra a cidade utilizando seres vivos geneticamente modificados, conhecidos como armas biológicas orgânicas (BOW) em oposição ao desenvolvimento de energia solar de Terragrigia. No presente, cabeça BSAA Clive R. O'Brian envia agente da BSAA Jill Valentine e Parker para procurar o agente da BSAA Chris Redfield e Jessica em sua última localização conhecida, o Cruzeiro Queen Zenobia no Mar Mediterrâneo.

A história, inicialmente, pode parecer complexa e bem produzida. Das duas, uma! O enredo não é fantástico, e evidentemente não é o destaque do game. Talvez por apresentar vários novos personagens, e a grande maioria não responder ao carisma ou a presença marcante dos jogos antigos. Os gráficos, evidentemente, estão nos limites do Nintendo 3DS, mas não são feios, apenas falta um trabalho de textura ou polimento em algumas cutscenes. A jogabilidade, por sua vez, não impressiona. Ela é mais dura que a de "Resident Evil 6", e sem dúvida mais ultrapassada. Talvez o que "Revelations" acertou foi na atmosfera de terror que ele conseguiu trazer de volta dos jogos originais, que realmente é um deleite para os fãs da primeira geração de "Resident Evil". Porém, por outro lado, o jogo peca em uma inteligência artificial ruim dos inimigos e aliados, sem falar nos "zumbis", que no caso não são mais zumbis, infectados por outra nova doença. 

"Resident Evil: Revelations" acerta em trazer uma atmosfera nostálgica e a busca 
da volta do terror, mas está ultrapassado em quesitos técnicos

Mídias Externas:

"Resident Evil" é uma série que não se limitou apenas aos jogos, e existem muitas mídias externas com o nome da franquia. Os mais famosos, de longe, são os filmes, estrelados por Milla Jovovich. Ao todo, existem 5 filmes estrelados pela atriz, sendo o sexto, e suposto último, com lançamento marcado para 2017. Ainda dentro do quesito filmes, existem 3 animações. "Biohazard 4D-Executer" foi o primeiro, um curta-metragem lançado exclusivamente no Japão, "Resident Evil: Degeneração", o primeiro longa-metragem, lançado no Brasil em 2009 e "Resident Evil: Condenação", lançado em outubro de 2012 no Brasil. 


Resultado Final:

Apesar de tudo, "Resident Evil" é uma franquia indiscutível do terror. Os primeiros jogos não apenas são clássicos do gênero, como também um dos melhores títulos do mundo dos games. Mesmo "Resident Evil 4" sendo um clássico do PS2, o fato que foi com ele que a franquia começou a alterar o caminho, e achou que os jogadores realmente gostavam daquilo que jogavam. 

"Resident Evil 5" chegou e percebemos que o gênero havia se alterado completamente, mas as esperanças não se acabaram, e "Resident Evil 6" lançou. Apesar de ser uma divisão completa de qualidade entre as campanhas, o game se saiu bem em resgatar a essência da série na campanha do Leon S. Kennedy. "Revelations" veio tentando mudar ainda mais a franquia, enquanto segue com a atmosfera de terror, mas mudanças drásticas no enredo e personagens não marcantes atrapalham a jogatina. Apesar de tudo, e mesmo que a série chegue a sua possível falência, "Resident Evil" sempre ficará nos corações dos apaixonados por 'survival-horror'. 

__________________________________________________________________


Resident Evil
PS / Sega Saturn / GameCube
Março de 1996

Resident Evil é um jogo eletrônico do gênero survival horror, feito pela Capcom tendo conseguido enorme sucesso (33 milhões de copias). Lançado originalmente para o PlayStation em 1996, fora no ano seguinte convertido para PC e Sega Saturn e relançado no PlayStation em versões especiais por duas vezes. Também recebeu remakes para o Nintendo GameCube (2002), Nintendo Wii (2009, sob o título Resident Evil Archives: Resident Evil) e Nintendo DS (2005, sob o título Resident Evil: Deadly Silence). (Wikipédia - Resident Evil)

Enredo: O primeiro jogo da série se inicia na noite de 24 de julho de 1998, onde nas Montanhas Arklay, houve uma série de assassinatos beirando o canibalismo. Para investigar estes assassinatos foi enviado um grupo dos S.T.A.R.S., a unidade tática da cidade de Raccoon City. Porém, assim que o time Bravo começa a sobrevovar as florestas de Arklay, eles perdem contato com a base policial. Para localizar o Bravo Team, foi enviado o Alpha Team. Ao pousarem perto de uma mansão desconhecida, um integrante de equipe, Joseph Frost, encontra uma mão decepada, e logo é atacado por cães, que o matam. Ao tentarem correr para o helicóptero, o piloto, Brad Vickers, desesperado, foge deixando o resto da equipe cercado. Eles conseguem correr para dentro da mansão. Com os cães vagando no lado de fora, os quatro membros restantes do Alpha (Chris Redfield, Jill Valentine, Barry Burton e Albert Wesker) se vêem presos lá dentro. Neste ponto, o jogador assume o controle do personagem e começa sua jornada pela sobrevivência. (Wikipédia Resident Evil)

Nota: 9,8

__________________________________________________________________


Resident Evil: Director's Cut
PS / Sega Saturn / GameCube
Março de 1996

A Capcom sempre foi mestra em lançar champion editions de seus jogos e com Resident Evil não foi diferente. Mudam os ângulos de câmera, têm uns zumbis novos mais difíceis, muda a posição de alguns itens, os personagens tem trajes novos, os acontecimentos mudam sutilmente, com o acréscimo de algumas cenas que tornam o jogo mais divertido. Como o fato de encontrar o corpo de Forest Speyer ,que está morto ao lado da lança-granadas, virar zumbi e se levantar para te atacar depois que você pegar a arma. Além disso, também é possivel jogar a versão original. Ou seja, quem tem este, não precisa de outra versão. Depois lançaram a versão DUAL SHOCK que usava o joystick vibrador, que no caso é esta versão. O Director's Cut era para vir sem a censura que a versão original americana teve (a apresentação preto e branco, por exemplo), mas na hora de gravar os CD alguém se enganou e gravou a apresentação velha e ficou por isso mesmo. (Wikipédia Resident Evil)

Nota: 9,8

__________________________________________________________________


Resident Evil 2
PS / Dreamcast / Nintendo 3D / GameCube / PC
Janeiro de 1998

Resident Evil 2 também conhecido como Biohazard 2 no Japão, é um jogo de survival horror originalmente lançado para o PlayStation em 1998. Foi desenvolvido pela Capcom como a segunda parte da série Resident Evil, a historia se passa dois meses após os eventos do primeiro jogo, Resident Evil. (Wikipédia - Resident Evil 2)

Enredo: Tudo acontece na pequena cidade americana, Raccoon City, cujos moradores foram transformados em zumbis pelo T-vírus, uma arma biológica desenvolvida pela empresa farmacêutica Umbrella Corporation. Em sua fuga da cidade, os dois protagonistas, Leon S. Kennedy e Claire Redfield, encontram outros sobreviventes, e são confrontados por William Birkin, o criador mutante do G-vírus, uma variação mais poderosa do T-vírus. (Wikipédia Resident Evil 2)

Nota: 9,8

__________________________________________________________________


Resident Evil 3: Nemesis
PS / Dreamcast / GameCube / PC
Setembro de 1999

Resident Evil 3: Nemesis, é um jogo eletrônico da série Resident Evil. Foi lançado originalmente para PlayStation, sendo o último jogo da série para esta plataforma. Posteriormente foi lançado para PC, Dreamcast e GameCube. (Wikipédia - Resident Evil: Nemesis)

Enredo: Em 29 de Setembro de 1998, Raccoon City se tornou uma "cidade zumbi". Após os avisos dos sobreviventes do chamado "Incidente da Mansão" não serem ouvidos, aos poucos uma misteriosa doença de pele se espalhou pela cidade e transformou quase toda a população em mortos-vivos. Cabe a Jill Valentine, um dos sobreviventes, fazer sua última fuga. Porém, um inimigo inigualável vai atrapalhar seus planos. (Wikipédia Resident Evil: Nemesis)

Nome: 9,0

__________________________________________________________________


Resident Evil: Survivor
PS / PC
Janeiro de 2000

Resident Evil: Survivor é um jogo de pistola de luz desenvolvido e publicado pela Capcom. Foi lançado sobre a Sony PlayStation no Japão, em 27 de Janeiro de 2000, e na América do Norte em 30 de agosto de 2000. (Wikipédia - Resident Evil: Survivor)

Enredo: Em Setembro de 1998 uma catástrofe atingiu a cidade de Raccoon City, um vírus(T-Vírus) transformou grande parte da população em mortos-vivos. Como última medida desesperada de acabar com a propagação da infecção, a governo dos Estados Unidos aprovou a idéia de isolar a cidade e atacá-la com um míssil ar-terra, destruindo por completo tudo o que lá existia. Pouco após este incidente, um helicóptero cai em um bairro de uma cidade privada da Umbrella Corporation na Sheena Island. O piloto escapa dos destroços sem se lembrar de nada, e é forçado a lutar contra as criaturas sem qualquer memória de sua identidade ou das suas razões para estar lá. (Wikipédia Resident Evil: Survivor)

Nota: 7,0

__________________________________________________________________


Resident Evil CODE: Veronica
PS2 / Dreamcast / GameCube
Fevereiro de 2000

Resident Evil CODE: Veronica, é o quarto jogo (dentro da cronologia principal) da série Resident Evil. Originalmente, lançado com exclusividade para o Dreamcast, em 2000, teve uma versão melhorada intitulada Resident Evil CODE: Veronica X para Dreamcast (somente no Japão) e PlayStation 2, em 2001. Dois anos depois, o jogo foi lançado para o GameCube. E em 2011 uma versão em HD do jogo foi lançada para PlayStation 3 e Xbox360. (Wikipédia - Resident Evil CODE: Veronica)

Enredo: A história gira em torno do ponto de vista dos irmãos Redfield's. 2 meses após os eventos de "Resident Evil 2" e "Resident Evil 3: Nemesis", Claire Redfield é presa ao invadir a sede da Umbrella Corporation, em Paris, após uma frustrante busca por documentos que a ajudassem a encontrar seu irmão. Após a prisão, ela é levada à Ilha Rockfort (América do Sul), pertencente à Umbrella. Seu objetivo é sair de lá viva! Leon, sabendo da situação, envia Chris Redifield para salvar a sua irmã, e ele é o personagem que usaremos na segunda metade do game.

Nota: 9,8

__________________________________________________________________


Resident Evil: Gaiden
GameBoy Color
Março de 2002

Resident Evil Gaiden é um jogo de Resident Evil do console portátil Game Boy Color, sendo o único da série até agora com Barry Burton como o personagem principal. Como a palavra sugere Gaiden (que significa "outra história"), o jogo não faz parte da Série Principal. Ele foi desenvolvido pela empresa agora extinta M4 Ltd. (Wikipédia - Resident Evil: Gaiden)

Enredo: Sua história traz dois dos personagens mais amados de muitos fãs da série: o policial Leon S. Kennedy, de Resident Evil 2, e Barry Burton, o ex-S.T.A.R.S. expert em armas, que participou do primeiro Resident Evil. Junto com Leon, eles formaram uma corporação clandestina anti-Umbrella. (Wikipédia Resident Evil: Gaiden)

Nota: 5,0

__________________________________________________________________


Resident Evil: Remake
Wii / GameCube
Março de 2002

Resident Evil, conhecido no Japão como Biohazard, é um videogame de survival horror desenvolvido e publicado pela Capcom e lançado exclusivamente para o GameCube em 2002. É um remake do jogo Resident Evil de 1996, com melhor apresentação, bem como uma variedade de elementos de jogabilidade, novos ambientes e detalhes da história, e também é conhecido sob os títulos de Resident Evil: Remake ou Resident Evil: Rebirth. (Wikipédia - Resident Evil: Remake)

Nota: 9,8

__________________________________________________________________


Resident Evil: Zero
GameCube / Wii
Novembro de 2002

Resident Evil Zero é um jogo de survival horror (horror de sobrevivência) que foi desenvolvido e publicado pela softhouse japonesa Capcom para o Nintendo GameCube, em 2002. É o quinto jogo da série principal de Resident Evil (não contando o remake de Resident Evil para o GameCube). Originalmente, o jogo seria lançado para o Nintendo 64, no entanto, a Capcom cancelou o projeto e resolveu lançar para o console uma versão de Resident Evil 2. (Wikipédia Resident Evil Zero)

Enredo: Em 23 de julho de 1998 a divisão de elite do R.P.D, a S.T.A.R.S, time Bravo é enviada para investigar uma série de terríveis assassinatos nas Montanhas Arklay, região do município de Raccoon. No caminho para a cena, o helicóptero do esquadrão sofre uma pane e é forçado a fazer um pouso na floresta. A equipe então se depara com um veículo militar tombado, onde fazem os corpos mutilados de dois oficiais.Não muito longe dali, sob a ferrovia uma locomotiva segue para seu destino, os passageiros exaustos e cansados são surpreendidos por hordas de sangue-sugas mutantes, que aparentemente matam a todos e param o trem. Foi então que a médica do esquadrão, Rebecca Chambers, que investigava a cena encontra o trem estagnado, o Ecliptic Express. (Wikipédia Resident Evil Zero)

Nota: 8,8

__________________________________________________________________


Resident Evil: Dead Aim
PS2
Fevereiro de 2003

Resident Evil: Dead Aim, conhecido no Japão como Gun Survivor 4: Biohazard "Heroes Never Die". É a quarta versão da Série Gun Survivor e o primeiro a ter a característica de terceira pessoa, similar ao seu antecessor título da série Resident Evil. A Capcom foi capaz de desenvolver e libertar este jogo para a Sony PlayStation 2, como Capcom exclusividade do contrato com o console Nintendo GameCube dizem respeito apenas aos jogos no que respeita à história principal da série, enquanto que Resident Evil: Dead Aim é um jogo expandido, depois de ter virtualmente nenhum envolvimento com a sua parcela versões anteriores, ainda que seja parte da história. (Wikipédia - Resident Evil: Dead Aim)

Enredo: No jogo, você controla dois personagens principais em uma trama ocorrida depois da destruição da cidade de Raccoon City. Bruce McGivern foi enviado para obter uma amostra do vírus da Umbrella que foi descarregado em um navio de luxo na França. Fong Ling é uma agente de origem chinesa, personagem que fez parte da série ao lado de Bruce McGivern. Trabalha como agente secreta no governo da China. (Wikipédia Resident Evil: Dead Aim)

Nota: 7,5

__________________________________________________________________


Resident Evil: Outbreak
Playstation 2
Dezembro de 2004

Resident Evil: Outbreak conhecido como Biohazard: Outbreak, no Japão, é o único jogo com os jogadores em linha de jogabilidade para o PlayStation 2 inicialmente lançado em 2004. Este jogo é o primeiro da série Resident Evil caracterizado em linha de multijogador; porém, não estava disponível para suporte online para jogadores europeus e australianos. (Wikipédia - Resident Evil: Outbreak)

Enredo: "Outbreak" começa dias depois do primeiro surto em Raccoon City, momentos antes da crise se tornar um caos completo. O jogo termina nos últimos instantes do incidente em Outbreak File #2, com o jogador tentando escapar da cidade antes que o Governo lance o míssil nuclear para eliminar a ameaça T-Vírus. O jogador controla um dos oito personagens, ou apoiando numerosos personagens que podem ser selecionados em seu lugar. Os eventos passam por várias regiões de Raccoon City e durante um período de vários dias, incluindo momentos situados entre os episódios 2 e 3. (Wikipédia Resident Evil: Outbreak)

Nota: 8,5

__________________________________________________________________


Resident Evil: Outbreak File #2
PS2
Setembro de 2004

Resident Evil: Outbreak: File # 2 é um jogo online de horror, aventura e ação desenvolvido e publicado pela Capcom. Foi lançado para o Playstation 2 no dia 9 de setembro de 2004 no Japão, 26 de abril de 2005 na América do Norte, e em 26 de agosto de 2005 na Europa. (Wikipédia - Resident Evil: Outbreak File #2)

Enredo: File # 2 é mais de uma extensão do primeiro jogo do que todo um novo jogo em si. Os mesmos oito caracteres a partir do primeiro título retornou com capacidades semelhantes, e o jogo tem lugar mais uma vez em Raccoon City. Cinco novos cenários estão disponíveis, e os quatro primeiros estão disponíveis desde o início. Sendo eles: Um jardim zoológico, um metrô, uma floresta, o outro uma versão modificada do Raccoon Police Department, que apareceu pela primeira vez em Resident Evil 2 e Resident Evil 3: Nemesis. E por último um laboratório da Umbrella. No Japão, o jogo é embalada com uma demo de Devil May Cry 3. (Wikipédia Resident Evil: Outbreak File #2)

Nota: 8,5

__________________________________________________________________


Resident Evil 4
PS2 / GameCube / Wii / PC
Janeiro de 2005

Resident Evil 4 é um jogo eletrônico de survival horror e, diferentemente de seus antecessores, ação e aventura desenvolvido e lançado pela Capcom. Resident Evil 4 é o sexto jogo da série de survival horror Resident Evil. Foi lançado em 11 de Janeiro de 2005, nos Estados Unidos, originalmente como um jogo exclusivo para o console GameCube. Uma versão para PlayStation 2 foi lançada no dia 25 de Outubro de 2005, com adições de jogabilidade. Versões para PC e Wii também foram lançadas, em março e maio de 2007, respectivamente, com uma versão para celular também anunciada no mesmo ano. (Wikipédia - Resident Evil 4)

Enredo: O enredo do jogo focava em Leon S. Kennedy, sobrevivente de Raccoon City, que agora trabalha como agente secreto para o governo americano. Leon deve investigar a suspeita de Ashley Graham, a filha do presidente, que foi sequestrada e aparentemente estar numa remota vila na Espanha. (Wikipédia Resident Evil 4)

Nota: 9,0

__________________________________________________________________


Resident Evil: The Umbrella Chronicles
Wii / PS3
Novembro de 2007

Resident Evil: The Umbrella Chronicles tem de volta a experiência de passar por cenários já conhecidos de Resident Evil Ø, 1, e 3, além de descobrir como um Império chamado Umbrella começou a cair. É desenvolvido pela Capcom com parceira da Cavia, sendo igualmente publicado pela Capcom. Lançado 13 de novembro de 2007 para Wii, mais tarde com versões para Playstation 3.

Enredo: Falando primeiro dos acertos, o jogo mostrou muita coisa que antes os fãs só imaginavam. Wesker saindo do Centro de Treinamento da Umbrella (RE0), os caminhos de Rebecca, ao lado de Richard pela mansão antes do Alpha Team chegar, como e por onde Wesker saiu, como Ada saiu de Raccoon City, a queda da Umbrella, sem contar os infindáveis arquivos (files) que você encontra nos cenários que ajudam ainda mais a enriquecer a série. (Wikipédia Resident Evil: Umbrella Chronicles)

Nota: 8,8

__________________________________________________________________


Resident Evil 5
PS3 / Xbox 360 / PC
Março de 2009

Resident Evil 5  foi lançado em março de 2009 para Xbox 360, Playstation 3 e PC e estabeleceu parâmetros para a série. Com gráficos em alta definição 3D e jogabilidade aprimorada, o game traz uma trama que fecha diversos arcos na história dos jogos anteriores, ao mesmo tempo em que apresenta uma nova jogabilidade, planejada para dois jogadores, que podem se unir tanto via internet, quanto offline, com tela dividida. (Wikipédia - Resident Evil 5)

Enredo: O enredo traz de volta o personagem Chris Redfield, agora um ativista da empresa B.S.A.A. que deve investigar uma pequena cidade africana que está sob contágio de uma forma avançada do Las Plagas. Enquanto isso, o vilão principal da saga, Albert Wesker, age nas sombras colocando em prática um novo plano que pode causar a extinção da humanidade na terra. (Wikipédia Resident Evil 5)

Nota: 5,5

__________________________________________________________________


Resident Evil: The Darkside Chronicles
Wii / PS3
Novembro de 2009

Resident Evil: The Darkside Chronicles é um jogo de rail shooter desenvolvido para o Wii pela Cavia e Capcom. O jogo foi lançado no dia 17 de novembro de 2009 na América do Norte. E foi lançado na Europa no dia 27 de novembro de 2009 junto com o acessório Wii Zapper. (Wikipédia - Resident Evil: The Darkside Chronicles)

Enredo: O jogo é dividido em três partes. Retrata os eventos ocorridos em Resident Evil 2. O policial novato Leon Scott Kennedy, em seu primeiro dia de trabalho, e a jovem Claire Redfield, em busca de seu irmão Chris Redfield, chegam em Raccoon City no momento em que ocorre uma infecção com o T-vírus, transformando os cidadãos em zumbis. Retrata os eventos ocorridos em Resident Evil CODE: Veronica. Claire Redfield continua sua busca por seu irmão, Chris Redfield, Ex-integrante do S.T.A.R.S. que sobreviveu a um incidente bizarro envolvendo a Umbrella Corporation, e que após o ocorrido, viajou até a Europa para desmascarar a empresa. Cenário inédito da série, passando-se em 2002, narra uma missão de investigação por parte do governo americano numa floresta isolada sul-americana. Leon e Krauser estão na caça de Javier Hidalgo, que, aparentemente, está por trás da infecção na região, além de possuir uma forte ligação com os negócios da Umbrella. Os personagens jogáveis são Jack Krauser e Leon Scott Kennedy. (Wikipédia - Resident Evil: The Darkside Chronicles)

Nota: 8,5

__________________________________________________________________


Resident Evil: Mercenaries 3D
Nintendo 3DS
Junho de 2011

Resident Evil The Mercenaries 3D é o terceiro jogo da série lançado em um novo portátil da Nintendo. Focado na ação do modo mercenário, citado pela primeira vez em Resident Evil 3, o título faz parte da celebração de 15 anos de Resident Evil. Anunciado em setembro de 2010 em uma conferência da Nintendo, The Mercenaries 3D tira proveito das características únicas do 3DS, apresentando pela primeira vez imagens em terceira dimensão.

Nota: 5,5

__________________________________________________________________


Resident Evil: Revelations
Nintendo 3DS / PS3 / Xbox 360 / PC / Wii U
Janeiro de 2012 (3DS) / Maio  de 2013 (Outras Plataformas)

Resident Evil: Revelations, conhecido no Japão como Biohazard: Revelations, é um videojogo de sobrevivência ao horror para Nintendo 3DS, Playstation 3, Xbox 360, Wii U e PC. O jogo é oitavo da série principal de Resident Evil e foi desenvolvido e publicado pela Capcom. Foi lançado a 26 de janeiro de 2012 no Japão, 27 janeiro de 2012 na Europa e 7 de fevereiro de 2012 na América do Norte. (Wikipédia - Resident Evil: Revelations)

Enredo: Resident Evil: Revelations é definido entre Resident Evil 4 e Resident Evil 5 e retrata os acontecimentos logo após a criação do grupo de combate ao terrorismo Bioterrorism Security Assessment Alliance (BSAA). Um ano antes dos eventos do jogo, o Bioterrorismo Federal Comissão (FBC) enviou agentes Parker Luciani e Jessica Sherawat para manter a "cidade flutuante" de Terragrigia sob controle depois que a organização bioterrorista "Il Veltro" lançou um ataque contra a cidade utilizando seres vivos geneticamente modificados, conhecidos como armas biológicas orgânicas (BOW) em oposição ao desenvolvimento de energia solar de Terragrigia. No presente, cabeça BSAA Clive R. O'Brian envia agente da BSAA Jill Valentine e Parker para procurar o agente da BSAA Chris Redfield e Jessica em sua última localização conhecida, o Cruzeiro Queen Zenobia no Mar Mediterrâneo. (Wikipédia Resident Evil: Revelations)

Nota: 7,8

__________________________________________________________________


Resident Evil: Operation Raccoon City
PS3 / Xbox 360 / PC
Março de 2012

Resident Evil: Operation Raccon City é um jogo da série Resident Evil. O jogo foi desenvolvido pela Slant Six Games e pela Capcom. Resident Evil: Operação Raccoon City é um jogo de tiro em terceira pessoa lançado em 20 de março de 2012 para a PlayStation 3 e Xbox 360 e em maio de 2012 para Microsoft Windows. (Wikipédia Resident Evil: Operation Raccoon City)

Enredo: O jogo se passa durante os eventos de Resident Evil 2 e Resident Evil 3: Nemesis, em Raccoon City, cujos moradores foram transformados em zumbis depois do surto do T-Virus, uma arma biológica ilegalmente desenvolvida pela compania farmacêutica Umbrella Corporation. (Wikipédia Resident Evil: Operation Raccoon City)

Nota: 4,5

__________________________________________________________________


Resident Evil 6
Playstation 3 / Xbox 360 / PC
Outubro de 2012

Resident Evil 6, conhecido como Biohazard 6 no Japão, é um jogo de vídeo do género horror dramático/de sobrevivência jogado na terceira pessoa desenvolvido e publicado pela Capcom. Apesar do nome é o nono jogo da série principal Resident Evil e foi lançado em 2 de outubro de 2012 para PlayStation 3 e Xbox 360. A versão para Microsoft Windows foi lançada no dia 22 de março de 2013. (Wikipédia - Resident Evil 6)

Enredo: A história é contada a partir das perspectivas de Chris Redfield, membro e fundador da BSAA traumatizado por ter falhado em uma missão; Leon S. Kennedy, um sobrevivente de Raccoon City e agente especial do governo; Jake Muller, filho ilegítimo de Albert Wesker e associado de Sherry Birkin; e Ada Wong, uma agente solitária com ligações aos ataques bio-terroristas pela Neo-Umbrella.

Nota: 7,5

__________________________________________________________________


Resident Evil: HD Remaster
PS4 / PS3 / Xbox One / Xbox 360 / PC
Janeiro de 2015

Capcom anunciou que lançará uma remasterização em HD para as plataformas PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One e Microsoft Windows no dia 20 de janeiro de 2015. (Wikipédia Resident Evil: Remake)

Nota: 9,0

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário