Anuncio !

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Análise Remember Me


"Remember Me" é um game em terceira-pessoa, com gênero ação-aventura e pitadas de Hack & Slash, além de minímas características de stealth. O jogo foi desenvolvido pela Dontnod Entertainment e publicado pela Capcom, sendo lançado primeiramente no dia 3 de junho de 2013 para PC, e ao longo da mesma semana lançado para outras plataformas, entre elas Playstation 3 e Xbox 360.


Info:

Situada em NeoParis, a capital francesa futurista, Remember Me se passa em 2084 e mostra uma sociedade controlada por uma corporação chamada Memorize. A empresa administra o novo vício da humanidade, a reposição memorial, basta escolher uma nova lembrança que ela o fornece. O problema é que a Memorize pede sua memória em contrapartida, tudo que você é e já foi é confiscado pela companhia, instalando assim um controle absoluto na população mundial. Como todo domínio pede por uma revolta, um grupo de rebeldes luta contra o status quo, são os chamados Errorists. O jogador entra na pele de uma suas integrantes, Nilin, uma caçadora de memórias que foi sequestrada pela Memorize e começa a jornada sem lembrar do passado. Guiada por Edge, um amigo da resistência, Nilin parte em uma missão que visa a destruição da Memorize e que revelará mais sobre a própria vida.

Faxada é Sensacional, o Desenrolar é Outra História:

Com o parágrafo acima é difícil ter alguém que na hora já não se interesse pelo desenrolar de Remember Me em seu enredo. É, realmente a história do game tem um conceito sensacional, porém infelizmente nem tudo nela é um mar de flores. O que acaba acontecendo já é um problema clichê, em que o conceito sensacional não consegue seguir o resto do desenrolar do jogo, o que acaba deixando a história muitas vezes, monótona e um pouco desinteressante. O que acaba salvando ela é a reta final, que possuí uma reviravolta atraente, mas também não sensacional. Infelizmente o game acabou tendo o velho desempenho do "prometeu muito, cumpriu pouco", pelo menos nesse ponto.

Remember Me tem um ótimo conceito de enredo, em que qualquer jogador fica interessante 
com o desenrolar, porém, nem tudo é o famoso mar de flores nesse ponto

Altos e Baixos:

A jogabilidade do game é outro ponto que não põe, mas também não tira. Isso eu digo por ter funções boas e algumas novamente decepcionantes. Na sessão de boas está o conceito do combate, que é bastante realístico, funciona bem com os controles e já é bem sucedido em outros games, que nesse ponto, são idênticos. Já no ponto ruim da jogabilidade fica a locomoção da personagem, que no combate é boa, porém em momentos livres fica muito atrás de outros games recentes. 

Dentro do sistema de combates, temos um bom uso que o game apresenta, que é a customização de sequências de golpes. Não é o básico que todo mundo conhece, o sistema dado aqui é graças aos "Presenses". Existem 4 tipos de ataques: o de regeneração, o de dano, o de duplicação de PMP (o XP do game) e o relaxar, que serve parar melhorar o foco. Ao longo do game você vai crescendo e abrindo novas habilidades, mas em quanto isso, sempre você irá combinar esses 4 tipos de ataques, que servem cada um com uma função. Se você conseguir concluir uma sequência sem levar golpes, receberá benefícios em troca, que seriam as mesmas funções já existentes melhoradas para a próxima batalha. Além desses golpes clássicos, você poderá também em certos momentos usar os "S-Presenses", que são os golpes extras, especiais e obviamente que causam mais danos.

O sistema de combate do game funciona muito bem, com a criação de sequências, 
que foi uma boa jogada dos responsáveis

Gráficos bem Sucedidos:

Saindo da jogabilidade, temos um dos poucos pontos que acabam sendo totalmente bem sucedidos, que são os gráficos. Nesse final de geração é importante mostrar que os consoles atuais ainda virão com belas computações e cutscines para mais alguns anos. Isso novamente é mostrado em "Remember Me", em que os gráficos não decepcionam, podem em certos momentos mostrar pequenos defeitos nas texturas dos cenários ou expressões faciais pouco trabalhadas em certas situações, mas nada que decepcione nesse ponto, que no resultado final mostra mais uma vez que os consoles atuais podem ainda se mostrar competentes nesse quesito.

Os gráficos acabam sendo um dos poucos pontos que 
acabam sendo totalmente bem sucedidos

Memorize - Relembrando Empresas Já Conhecidas:

No game somos apresentados a uma empresa que, assim como outros games, faz o jogador ter verdadeira raiva dela, e de certo modo, você fica com desejo de querer destruí-la de vez. Obviamente eu estou falando da "Memorize", que para quem joga ou já jogou Remember Me, sabe que isso que eu estou falando não é nenhuma mentira. A empresa administra o novo vício da humanidade, a reposição memorial, basta escolher uma nova lembrança que ela o fornece. O problema é que a Memorize pede sua memória em contrapartida, tudo que você é e já foi é confiscado pela companhia, instalando assim um controle absoluto na população mundial. Coisa de maluco né? Porém, é lindo, graças a Memorize, conseguirmos sentir um gostinho extremamente parecido com a famosa e poderosa "Umbrella Corporations", da saga Resident Evil

"Memorize", a empresa mais odiada pelos jogadores no universo de Remember Me

Curiosidade Básica:

Um fato que muitas pessoas não sabiam a respeito do game foi que inicialmente ele estava previsto para ser um exclusivo do Playstation 3. Isso claro seria possível com o início do desenvolvimento do jogo, ele estaria sendo publicado pela Sony Entertainment Computer, ou seja, todos os direitos pertenceriam a empresa. Porém, graças a uma discussão entre os criadores e a Sony, em relação a protagonista, o trabalho acabou sendo publicado pela grandiosa Capcom. A discussão veio graças a questão de que a Sony queria um protagonista masculino, porém os criadores estavam com suas idéias feitas. O que muitos se perguntam é se a empresa estava certa com a sua decisão. A resposta depende de cada um, pois devemos lembrar que protagonistas lutadoras femininas estão realmente virando moda no mercado de games. 

VÁRIAS Referências:

Uma observação que eu tenho certeza que muitas pessoas acabaram percebendo foram as VÁRIAS referências que o game possuí em relação a outros jogos e filmes do mercado. Começando entre elas está o universo idêntico e certos inimigos extremamente parecidos com o filme "Eu, Robô" (I, Robot, no original) estrelado pelo extraordinário Will Smith. Outra semelhança possível de se perceber é a situação dos problemas que o universo passa, graças a empresa Memorize, que por sinal, como já foi dito, tem suas características parecidas com a famosa "Umbrella Corporations", da série zumbística Resident Evil. Porém, as idéias apresentadas pela empresa do game tem o mesmo nível de dificuldade de entendimento que o filme "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças", em que as idéias postas são idênticas. Com o enredo em mente é fácil notar que o jogo não se passa em 2084 por acaso, "1984", o clássico de George Orwell, é a principal referência ao longo de toda a história. Além disso, em diversos momentos é possível lembrar de cenários como os de Blade Runner: O Caçador de Andróides Tron.

Algumas referências óbvias que o game apresenta

Marketing Exagerado:

Sem sombra de dúvida o marketing de divulgação do game foi a função chamada "Memory Remixes", que alguns já sabem é o divertidíssimo momento em que Nilin entra  em determinada memória de suas vítimas, para alterá-las, de acordo com a produtora, ao seu mero gosto. Porém, não é isso que acontece. Os momentos "Memory Remixes" são sim os mais divertidos, em que qualquer um fica inquietantemente para o próxima alteração. Mas infelizmente dois problemas conseguem tirar muito a nossa diversão nesse ponto. O primeiro deles é que existem pouquíssimos momentos em que temos a oportunidade de usar esse feito, ao todo 4 vezes durante o gameplay. O outro grande problema foi a promessa não cumprida, que seria a nossa mera vontade em relação as alterações nas memórias feitas, o que é a maior mentira do game, pois esse método é extremamente linear, o que causou muita raiva em certos jogadores, que afirmaram que o game passava de falso em torno de outros títulos considerados obra-primas. 

Acima demonstração do "Memory Remixes", o infelizmente modo mais mentiroso do game, 
mas ao mesmo tempo um dos que mais diverte

Quantidade de Inimigos:

Em meio de tantas mentiras temos pelo menos algo que vale a pena admirar, que é a quantidade de inimigos que o game apresenta. Eles são divididos em 3 classes, em que cada uma, apresenta em torno de 5 componentes diferentes. No game, principalmente vocês irão dar bastante porrada nos coitados dos Leapers, que não são mais que humanos manipulados pela Memorize. Eles estão divididos em Prowlers, Skinners e Stranglers. Depois deles temos os fortões dos Enforcers, que já estão divididos em maiores números, com os Sabre Enforcers, Prison Enforcers, Heavy Prison Enforcers, Elite Enforcers e os Heavy Enforcers. Por último estão os Robots, que estão divididos em três chefes, o AV-78 ZORN, o AV-48S SERAPHIM, e finalizando com o AV-48N NEPHILIM.

Os três tipos de inimigos do game, divididos em 
suas classes: Leapers, Enforcers e Robots

Lindíssima Ambientação:

Outro ponto que o game apresenta de vantagem é a lindíssima ambientação, que como já foi dita, é relatada como uma "Nova Paris", do ano de 2084. Mesmo com todo lixo e miséria feito na cidade, o cenário consegue agradar muito a quem se importa com esse ponto em um game. Para ilustrar uma população aterrorizada pelo próprio governo, o jogo foi buscar inspiração em diversos lugares da cultura pop e acerta em cheio. NeoParis não só lembra a capital francesa mas também inúmeras metrópoles mundiais. Mas novamente um problema deixa muitos decepcionados. Em torno de dezenas de ambientações belas durante nossa jornada com Nilin, não podemos em nenhum momento interagir com a NeoParis, ou seja, a cidade é totalmente linear, o que é dado como desperdício pelos jogadores, que lamentaram a possível "escolha" dos criadores.

Alguns exemplos da belíssima ambientação de Remember Me

Trilha Sonora Controlada e Combinante:

Por outro lado, essa miscelânea de estilos fica bela quando atrelada à trilha sonora escolhida. Seja na cidade, na prisão ou mesmo nos combates, há um som envolvente, bem composto e que mistura música clássica ao eletrônico sem apelar para estilo do Daft Punk, por exemplo, tão usado em qualquer produto forjado com um enredo estabelecido no futuro. O especial então desse ponto é dado pelo ótimo trabalho ao misturar gêneros, que se encaixaram a cada situação. 

Resultado Final:

Pois então, depois dessa análise vocês com certeza acabam se perguntando se Remember Me é um dos tantos jogos que valeram a pena investir nesse ano cheio de ótimos títulos. A resposta é simples: você como jogador, pode ter a chance de esperar até o próximo ano se você se interessou pelo jogo após essa análise, pois como foi dito, o ano de 2013 está extremamente cheio de títulos de peso, e o game, provavelmente não teve a devida atenção merecida por lançar praticamente junto ao considerado jogo da década, The Last of Us

__________________________________________________________________


Remember Me
Playstation 3 / Xbox 360 / PC
Junho de 2013

Remember Me é um game produzido pela empresa francesa Dontnod Entertainment e foi publicado pela Capcom em Junho de 2013 para o PlayStation 3, Xbox 360 e Microsoft Windows.2 4 Foi originalmente anunciado na Gamescom de 2011 com o nome Adrift, na altura ainda sem publicador. O jogo foi então re-anunciado durante a conferencia de imprensa da Capcom em agosto de 2012 durante a Gamescom.

Enredo: Situada em NeoParis, a capital francesa futurista, Remember Me se passa em 2084 e mostra uma sociedade controlada por uma corporação chamada Memorize. A empresa administra o novo vício da humanidade, a reposição memorial, basta escolher uma nova lembrança que ela o fornece. O problema é que a Memorize pede sua memória em contrapartida, tudo que você é e já foi é confiscado pela companhia, instalando assim um controle absoluto na população mundial. Como todo domínio pede por uma revolta, um grupo de rebeldes luta contra o status quo, são os chamados Errorists. O jogador entra na pele de uma suas integrantes, Nilin, uma caçadora de memórias que foi sequestrada pela Memorize e começa a jornada sem lembrar do passado. Guiada por Edge, um amigo da resistência, Nilin parte em uma missão que visa a destruição da Memorize e que revelará mais sobre a própria vida.

Nota: 8,0

__________________________________________________________________


~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário