Anuncio !

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Análise Saga Devil May Cry


"Devil May Cry" ou "DMC" é uma série de ação e gênero Hack and Slash, composta por 5 jogos inéditos e 1 relançamento, todos publicados pela grandiosa Capcom, e desenvolvidos pela mesma, com exceção do último lançamento da saga, que no caso teve seus desenvolvimentos pela Ninja Theory. A série começou em 2001 com o início do primeiro game, e é conhecida por ser primeiramente exclusiva da Sony, com essa exclusividade quebrada com o lançamento da versão HD Collection, que trouxe a série ao Xbox 360 e aos PC's.


Info:

DMC tem seu enredo original composto pelo protagonista Dante, e começa com o mesmo em seu escritório, curiosamente intitulado como Devil May Cry, a qual ele dedica a caça aos demônios. Ele recebe a visita de uma misteriosa moça, que diz que precisa dos seus serviços para derrotar Mundus. Esse demônio em especial é o suposto responsável pela morte da família de Dante, a qual ele o culpa pelos seus traumas. Com essa chance em sua vida, Dante parte a uma aventura repleta de perigos, mistérios e revelações que se tornaram contra ele, a fim de que enfim ele consiga vingar sua família.

Enredo com Ótimo Conceito e um Desenrolar Cheio de Revelações:

Desde do início da série, DMC tem o costume de deixar o jogador de boca aberta a revelar os segredos da trama. Isso ocorre em praticamente todos os jogos, mas em especial, é importante ressaltar a grandiosa história da trilogia inicial, a qual o nosso protagonista é Dante, e a cronologia dos jogos é misturada, o que não confunde, apenas trás mais interesse ao jogador. Obviamente o personagem é o que trás magia a série, em especial no 1° e 3° jogos, respectivamente. Os enredos são muito bem feitos, e qualquer fã da série acabou marcando sua vida com a história dos "Dois Irmãos" e a vingança de Dante. 

Enredos misteriosos e surpreendentes definem a saga Devil May Cry

Gráficos que Desde Sempre Impressionam:

Desde do primeiro lançamento da série em 2001, com versões apenas ao Playstation 2, DMC tem a marca registrada de impressionar com seus gráficos. Não só as cutscenes que mostravam seus potenciais, mas também os detalhes dos cenários e as expressões faciais. Tudo isso e muito mais trazem vida extra ao universo sombrio de DMC, a qual com os lançamentos mais recentes, como "DMC 4" e "DMC: Devil May Cry", impressionam com o potencial da atual geração de vídeo-games, em que já foram de gelar no início de geração, e de babar no final da mesma.

Sistema de Combate com um Gratificante Hack and Slash:

A jogabilidade da série se baseia em apenas um gênero para todos os jogos: a ação frenética com um gratificante hack and slash. Para quem não sabe, DMC de 2001 foi o primeiro jogo da história a ter tal gênero em 3D, o que como todos devem imaginar, marca até hoje a trajetória do mundo dos games. O jogo fez jus ao seu estilo e como todos sabem, funciona com o protagonista em vários níveis chamados de "missões", onde os jogadores que controlam Dante, têm de lutar contra vários inimigos, fazer tarefas ao tipo de plataformas, e ocasionalmente, resolver puzzles ou enigmas para progredir na história. 

A jogabilidade baseava-se com Dante entrando em salas, derrotando todos 
seus inimigos e adquirindo rankings

O estilo de jogo sempre continuou o igual, pois é isso é a marca da série, sem diferenças gigantes até mesmo hoje em dia, com a mudança de rumo no título atual. Obviamente teve sim vários melhoramentos, a vinda da atual geração trouxe muitas novidades, porém o estilo de jogo é o mesmo, e todos acreditam que sempre continuará assim.

Até mesmo hoje em dia, com o rumo da série alterado, o sistema de jogo 
é semelhante aos anos iniciais da saga 

Dante, um dos Personagens mais Marcantes do Mundo dos Games:

É muito difícil achar alguém que goste de vídeo game e nunca tenha ouvido falar de Dante, protagonista da trilogia inicial da série. Isso se dá pelo fato do personagem ser absurdamente carismático, com seu senso de humor a flor da pele. O sarcasmo é a arma principal de Dante, é isso que ele faz para esquecer todos seus traumas do passado. E acho que não precisamos nem comentar sobre seu estilo de luta, que já arregaçou milhares de inimigos. 

Apesar de seu personagem sempre estar com um estilo diferente em cada um dos três primeiros capítulos, tanto na aparência como na personalidade, Dante sempre consegue ser divertido, não interessa se ele está normal, se está calmo demais ou se está absolutamente louco, ele sempre conseguirá ser divertido. E não foi as duas mudanças de protagonistas que fizeram os fãs abandonarem a série, até porque Dante sempre será o mascote e símbolo de Devil May Cry.

Dante é sem sombra de dúvida um dos personagens 
mais carismáticos dos games

Uma Vontade de Mais Diversão:

Uma pequena decepção que a série toda nôs fornece é a sua duração, que apesar de ser mediana, todos sempre acabam com aquele desejo de querer mais. Isso é justificado pelas sempre míseras 5 ou 6 horas de gameplay, que contam ainda com grande parte do tempo de longas cutscenes. Isso infelizmente ocorre em todos os jogos, e igualmente neles, todos os jogadores tem o desejo de mais e mais. 

Red Orbs e Níveis de Rankings:

A trilogia clássica apresenta durante a jogatina alguns colecionáveis obrigatórios, que lhe trazem recompensas à diante. Esses colecionáveis são as famosas "Red Orbs", que caem dos corpos dos seus inimigos, que lhe recompensará com o número de esferas, dependendo do seu estilo de luta, itens usados, e danos recebidos. 

A representação das Red Orbs, principal colecionável do jogo

Ainda envolvendo esse tópico de recompensas, temos as notas de rankings que nos é fornecido. No fim de cada missão o jogador é recompensado com uma letra, conforme o seu desempenho: A, B, C, ou D, e adicionalmente a classe mais alta, o S. As classes de letras são dadas ao jogador com base no tempo gasto para completar a missão, o número de Red Orbs recolhidos, os combos omitidos, as armas que foram usadas, o quanto de dano o jogador tomou durante a chegada do objetivo.

Ótima Trilha Sonora:

Uma das marcas registradas da série DMC é a sua trilha sonora. Isso eu digo pelo simples fato de do criador Hideki Kamiya e outros responsáveis pelo game terem um excelente gosto musical. A todo momento, principalmente nos combates, é Rock o que rola solto. Pois então, como foi dito, todos os ligados a esse ponto possuem uma excelente bom gosto. 

A trilha sonora é uma das marcas registradas da série DMC, que principalmente na trilogia clássica e no último lançamento atual da série o tempo inteiro somos prestigiados com ótimas músicas, sendo que o Rock ficou um pouquinho de lado em "DMC 4", mas isso foi justificado pela trama que o game se encontrava, o que necessitou de músicas um pouco mais românticas. 

Inimigos e Chefes:

Um dos pontos que eu acredito que nenhum responsável pelo game se preocupou em caprichar foram os inimigos principais a quem enfrentamos a todo minuto. Isso eu digo por eles serem simplesmente horríveis, principalmente os seus visuais durante os games. Claro que isso melhorou muito no título atual da série, que já se encontra em um final de geração. 

Porém, o tamanho da falta de trabalho com inimigos normais foi transferido em um grande capricho com os chefes que enfrentamos durante todas as nossas jornadas. Ou seja, o que era de mal feito nos simples foi bem feito nos chefes, principalmente nos seus visuais.

 Ambientações Sombrias e Evolutivas:

Saindo de pontos um pouco negativos temos uma das mais memoráveis lembranças dos fãs, que são os cenários sombrios, porém completamente detalhados e evolutivos. Detalhados pois desde do primeiro game da série em 2001 era possível ver o capricho dos responsáveis nesse ponto, e evolutivo pois foi ficando cada vez melhor, e hoje em dia temos o atual resultado desse trabalho, que fez com que o título "DMC: Devil May Cry" apresentasse um dos mais lindos e bizarros cenários que vários gamers já tiveram a oportunidade de presenciar. 

É importante ressaltar também que apesar de serem considerados sombrios, a série em si consegue até hoje misturar os gêneros, ou seja, incluir cor viva a diversas ambientações que passamos durante nossas jornas com o personagem. 

Percebam com o exemplo dos cenários do último título da série e vejam como o game consegue misturar as diversidades das ambientações, desde das mais cinzas e escuras até as azuis mais coloridas

Referências ou Coincidências?

Uma das perguntas que ficam no ar sobre a série é se ela é muito admiradora ou são apenas coincidências que colidem o universo DMC com o universo do famoso morcegão "Batman". As semelhanças aparecem principalmente no terceiro game da série "Dante's Awakening". 

Lá conseguimos lembrar de Jester, um dos vilões da trama, que é ridiculamente óbvio a inspiração com o grandioso Joker, ou Coringa, do universo da DC Comics. Outra semelhança pode ser dada ao vilão principal do game, "Arkham", que além de sua aparência lembrar muito o vilão Hugo Strange, o seu nome é referência completa a "Prisão de Arkham", vista principalmente no segundo game da série, "Batman: Arkham City". 

Jester, vilão de "DMC 3" é extremamente semelhante com o 
famoso Coringa, do universo do Morcegão

Arkham, vilão de "DMC 3" é igualmente semelhante a Hugo Strange, 
que por sinal é um dos principais vilões em "Batman: ARKHAM City" 

E as semelhanças não acabam por aí, é interessante lembrar de Dante com seu gesto de tocar uma moeda para cima e decidir o destino de seus inimigos, o que por sinal é ridiculamente igual a ação constante de "Duas-Caras", outro famoso vilão do universo Batman. E finalizando é inevitável comentar sobre as ambientações da primeira trilogia, que trazia a mesma sensação gótica que Gotham City sempre nos trouxe nos quadrinhos, filmes e jogos.

Os Irmãos da Série:

Não, eu não estou falando de nenhum produtor ou criador da série. Quando eu menciono algo sobre "Os Irmãos", eu estou me referindo ao símbolo da série, uma das maiores rivalidades que já existiram nos vídeo-games, dois personagens que juntos fizeram história, tanto na série, como no coração de qualquer fã de vídeo game. Obviamente eu estou me referindo a Dante e seu irmão, Virgil


Dante e Virgil, irmãos que juntos, fizeram história no mundo dos games

Vergil acredita que Dante não se importou com a morte da mãe dele, além de que, como já foi dito, todo seu senso de humano foi escondido, desde momento que Mundus passou a pertencer a sua alma e transformá-lo em um demônio. Vergil ao contrário de Dante, usou o isolamento para esconder seus sofrimentos passados, já seu irmão, como todos sabem, resolveu escolher o sarcasmo como forma de camuflagem. Em "DMC 3", cronologicamente o primeiro da série, vimos o triunfo do confronto dos dois irmãos, em que um não aceitava o destino do outro. Os dois, por possuírem características diferentes, tinham os fãs separados, cada um se identificando com um personagem.

Como forma de demonstrar suas paixões, os fãs preparam 
cosplays constantes de ambos personagens

DMC 1 - Jogo Aclamado:

Tudo começou em 2001 com o primeiro título da série, Devil May Cry. Para um game iniciante, ele agradou muito, tanto a crítica como o público. DMC tinha tudo que todo mundo gostava, foi o primeiro game hack and slash 3D da história, tinha um enredo muito interessante, gráficos surpreendentes, um sistema de combate muito bem feito e realista e obviamente apresentou Dante, um dos protagonistas mais carismáticos já existentes. 

O jogo foi muito bem recebido e teve uma alta bilheteria. Tamanho resultado rendeu várias continuações.

Devil May Cry 1: um jogo aclamado pela crítica e pelo público

DMC 2 - A Decepção:

Pegando carona ao sucesso do primeiro Devil May Cry, "DMC 2" estreou e tudo que tinha de bom no título original veio de ruim nesse novo capítulo. De acordo com a cronologia da série, esse seria o capítulo final da saga, porém um final de novela muito longe de estar com qualidade. Um enredo completamente decepcionante, um gráfico melhorado, mas não tão cativante e um Dante sem seu senso de humor, e completamente sem carisma. 

Ou seja, "DMC 2" veio com o impulso do sucesso do primeiro game, e acabou vendendo mais que seu antecessor, e é considerado por muitos como o pior título da série. Como todos devem imaginar, Hideki Kamiya não participou do desenvolvimento desse capítulo. 

Devil May Cry 2: um jogo decepcionante

DMC 3 Dante's Awakening - A Revolta Vira Cinzas:

O final da jornada de Dante termina com uma cronologia interessante. Isso eu digo pois "Devil May Cry 3" é o primeiro título da história da saga. "DMC 3" veio e veio com tudo, não em bilheteria, mas com certeza foi aclamado pelo público e pela crítica. Isso é fácil de justificar, o novo capítulo voltou com a origem da série, trouxe de volta um enredo muito cativante, gráficos de ponta e um Dante mais jovem e mais louco do nunca, além de acrescentar novos golpes especiais, que formaram a ótima jogabilidade da série. O que reclamaram agora foi a altíssima dificuldade, que fez poucos jogadores completarem o game ao todo e também o que fez a crítica mostrar um dos poucos defeitos que o game apresentava.  

"DMC 3" é considerado o melhor jogo da saga, por ser o triunfo dos irmãos Dante e Vergil, que já foi explicada a situação de ambos dentro dessa análise. O título não vendeu tanto, pois "DMC 2" trouxe a dúvida aos jogadores na época, que acreditavam que não daria tempo de evoluírem tanto a série.

Devil May Cry 3: Dante's Awakening, considerado o melhor game da série

DMC 4 - Uma Mudança de Rumo:

A ideia era ousada: mudar totalmente o estilo da série. A trilogia clássica havia terminado, e a função era trazer a série para a nova geração de consoles, dentro do ano de 2008. A Capcom tinha e usou uma ideia completamente distinta, mostrar um novo protagonista, um enredo com um ar mais romântico, cenários mais coloridos, uma trilha sonora mais leve e um capítulo único. No geral, a maioria dessas ideias conquistaram vários jogadores, que passaram a admirar o jogo. Isso é justificado pelo excelente gráfico, que até hoje impressiona completamente, um enredo bem interessante e um protagonista, chamado Nero, que apesar de parecer visualmente muito com o famoso Dante, é menos louco, não tão calmo, mas bem mais fraco em um combate, porém o carisma prevalece. 

"DMC 4" foi principalmente admirado pelos excelentes gráficos, mas mesmo assim, é um ótimo jogo, que trouxe muitas novidades para o estilo da série, novidades que não foram ruins, não para todos, pelo menos. 

"Devil May Cry 4": uma mudança de rumo que no geral funcionou bem

DMC: Devil May Cry - Não Bastava Uma Mudança:

O último lançamento da série foi "DMC: Devil May Cry", jogo agora desenvolvido pela Ninja Theory, que recebeu todos os direitos por parte da Capcom, com uma função ousada novamente: mudar toda a origem anterior, colocar mais um protagonista diferente, mostrar sobre algum universo paralelo, em que as histórias inclusive da trilogia original são alteradas, não só um, mas vários detalhes. 

O game foi lançado no começo de 2013 e possuí gráficos ótimos, cenários que conseguiram combinar perfeitamente com as situações, misturando alguns bem cinzentos, outros já bem coloridos. Um enredo que dividiu muito as opiniões do público, de um lado alguns jogadores que simplesmente se recusam a experimentar o título, obviamente pelo fato da radical mudança que a série sofreu, mas já por outro lado, existem jogadores que realmente gostaram do jogo, e não se decepcionaram com as novas ideias. Além de tudo, mostraram um novo protagonista, que só para provocar, também se chama Dante, mas ao contrário de seu mestre louva-deus, é muito rebelde com todo mundo, não só seu estilo, mas sua personalidade também. Obviamente que o personagem não agrada a todos, mas alguns não se importaram tanto com a mudança. 

"DMC: Devil May Cry" é um título que divide muitas opiniões, 
mas nem todas são justificadas

Devil May Cry HD Collection:

Em 2012 foi lançada uma edição muito bem sucedida que marcou também a série. Essa edição especial era uma coleção HD com os jogos da trilogia clássica, protagonizados por Dante. Essa edição foi muito bem recebida pelo seu preço, ao trazer 3 jogos exclusivos para a atual geração em gráficos HD. 


"Devil May Cry: HD Collection" uma edição especial bem sucedida

Resultado Final:

Chegando ao final dessa gigantesca análise é evidente que a nossa opinião é positiva. "Devil May Cry" marcou a geração PS2, milhares de pessoas tiveram a oportunidade de jogarem um dos games mais divertidos já existentes. Hoje em dia, na nova geração, o que apenas falta é os fãs darem uma chance, acreditarem na série. 

Não existe desculpa para experimentar não os games antigos, eles estão por preços muito baixos e se encontram facilmente na versão HD, lançada para Playstation 3 e Xbox 360. Devil May Cry marcou a vida de muitos gamers, e muitos admiram essa saga consagrada pelos jogadores. 

__________________________________________________________________


Devil May Cry
Playstation 2
Outubro de 2001

Devil May Cry, frequentemente abreviado como DMC, é um jogo de ação do gênero hack and slash desenvolvido e publicado pela Capcom em 2001 para PlayStation 2.

Enredo: DMC tem seu enredo original composto pelo protagonista Dante, e começa com o mesmo em seu escritório, curiosamente intitulado como Devil May Cry, a qual ele dedica a caça aos demônios. Ele recebe a visita de uma misteriosa moça, que diz que precisa dos seus serviços para derrotar Mundus. Esse demônio em especial é o suposto responsável pela morte da família de Dante, a qual ele o culpa pelos seus traumas. Com essa chance em sua vida, Dante parte a uma aventura repleta de perigos, mistérios e revelações que se tornaram contra ele, a fim de que enfim ele consiga vingar sua família.

Nota: 9,2

__________________________________________________________________


Devil May Cry 2
Playstation 2
Março de 2003

Devil May Cry 2, é o segundo título da série Devil May Cry dos mesmos criadores de Resident Evil para Playstation 2 e novamente desenvolvido e publicado pela Capcom.

Enredo: Devil May Cry 2 começa com Dante e Lucia separadamente entrando em um museu onde um importante item chamado de Medaglia está. Depois de matarem um grupo de demônios no museu, Lucia convida Dante para segui-la a ilha de Dummary, onde ela introduz Matier, sua mãe. Matier explica que uma vez, ela já lutou junto com o pai de Dante, Sparda, para defendendo a ilha dos demônios. Ela pede ajuda de Dante em sua luta contra Arius, um empresário internacional que usa seu poder demoníaco para tentar dominar o mundo.

Nota: 6,8

__________________________________________________________________


Devil May Cry 3: Dante's Awakening
Playstation 2
Março de 2005

Devil May Cry 3: Dante's Awakening é um jogo eletrônico de ação ao estilo hack and slash,e terceiro jogo da série Devil May Cry,lançado em 17 de fevereiro de 2005 no Japão,originalmente para PlayStation 2 e depois convertido para Windows.

Enredo: Neste terceiro título, Dante funda uma loja de extermínios de demônios a domicílio, a qual nem nome deu ainda. Logo em seguida de Dante sair do banho, um homem misterioso chamado Arkham chega com um convite do irmão de Dante, Vergil, na forma de um ataque brutal de demônios. Depois de Dante derrotar os inimigos, uma imensa torre rompe o chão a uma curta distância. Sentindo que Vergil esta no topo da estrutura, Dante leva a situação como um desafio. Dante começa a lutar contra inúmeros demônios durante sua jornada, que, uma vez derrotados, tornam-se suas armas. Dante é então atacado por uma mulher em uma motocicleta, seu nome é Mary, mais tarde apelidada de Lady por Dante. Lady é a filha de Arkham, e deseja matá-lo para vingar a morte de sua mãe. Arkham está trabalhando com Vergil e eles planejam tomar a metade do amuleto de Dante, uma vez que a mãe dos gêmeos entregou uma parte do amuleto para ambos. Juntos, eles reativam a capacidade da torre para conectar o mundo humano e o mundo dos demônios.

Nota: 9,5

__________________________________________________________________


Devil May Cry 4
Playstation 3 / Xbox 360 / PC
Fevereiro de 2008

Devil May Cry 4 é um jogo eletrônico de ação produzido e distribuído pela Capcom. Ele foi lançado para Xbox 360, PC e PlayStation 3.

Enredo: No quarto jogo, os papéis se invertem em relação ao primeiro Devil May Cry, do qual a quarta versão é uma sequência direta. O jogo possui um novo protagonista: Nero é um jovem meio demônio e meio humano (como Dante), que pertence a um grupo que idolatra Sparda e está incumbido de acabar com todos os demônios restantes. Sendo Dante um descendente de Sparda, este também é muito respeitado pelo grupo, o que se revela, mais tarde, quando Dante ataca a irmandade e assassina o "Papa" chamado Sanctus. A partir daí, Dante, que protagonizou todos os jogos anteriores, se torna o alvo da vingança de Nero.

Nota: 9,0

__________________________________________________________________


DMC: Devil May Cry
Playstation 3 / Xbox 360 / PC
Janeiro de 2013

DmC: Devil May Cry é um videojogo de ação do gênero hack e slash desenvolvido pela Ninja Theory e publicado pela Capcom. É o primeiro jogo da série a não ser produzido diretamente pela Capcom. Em vez disso, o desenvolvimento foi tratado pelo estúdio inglês Ninja Theory, enquanto as filiais japonesas e americanas da Capcom supervisionaram a produção criativa e logística do jogo. Foi lançado a 15 de janeiro de 2013 para PlayStation 3 e para Xbox 360 e a 25 de janeiro de 2013 para Microsoft Windows.

Enredo: O jogo decorre num universo paralelo da série Devil May Cry. Dante e na sua viagem através da cidade fictícia de Limbo, uma cidade que aparentemente calma no início, mas que se transforma numa retorcida paródia de si mesma com demônios e outras monstruosidades, que como ela, frequentemente tentam matar Dante. Durante a história, Dante conhece uma moça chamada Kat que o leva-o a conhecer o chefe da "The Order", uma organização vista pela imprensa como terrorista, que luta contra os demônios de Limbo. Vergil é o chefe da "The Order" e recruta Dante para lutar com ele. Enquanto luta contra os inimigos Dante descobre que é um Nefilim, filho de um anjo e de um demônio. Durante o jogo, Dante é perseguido por Mundus (interpretado nesta versão como um demônio de aparência humana com um complexo de Deus), que o procura para matá-lo.

Nota: 9,0

__________________________________________________________________

~Lolo GM

Nenhum comentário:

Postar um comentário